PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Entrar no mundo da televisão é bastante difícil, mas o barateamento da tecnologia e a proliferação da internet facilitam muito o processo. Quase todo mundo pode ser notado e conhecido, basta comprometer-se e esforçar-se.

Método 1
Método 1 de 3:

Desenvolvendo uma ideia

PDF download Baixe em PDF
  1. Sua ideia pode ser simples como "e se uma equipe de documentário filmasse uma pequena empresa vendedora de papéis" ( Vida de Escritório ) ou complexa como "e se um professor de química começasse a produzir metanfetamina?" ( Breaking Bad – A Química do Mal ). Essa é a espinha dorsal do programa, destacando-o e vendendo-o.
    • Muitos "e se" podem surgir com a mistura de diversos programas existentes. A série Um Maluco na TV , por exemplo, é uma mistura do mundo do programa americano Saturday Night Live com o humor de Vida de Escritório ou Cheers . O drama A Escuta é uma mistura entre programas criminais e políticos.
    • Pegue os programas de que gosta e gostaria de emular e tente resumir a premissa deles em uma frase simples com "e se". [1]
  2. Essa é uma decisão muito importante, pois ela afeta toda a produção seguinte. O gênero – comédia, drama, reality show – define o clima, enquanto o formato dita o tempo e o funcionamento. Existem as seguintes opções:
    • Episódico: Cada episódio contém uma história autocontida. As comédias costumam ser episódicas com episódios de meia hora, mas alguns programas criminais e dramas também são episódicos.
    • Seriado: Cada episódio dá continuidade à história do episódio anterior. Esses programas costumam contar uma única história no decorrer da temporada, como é o caso de Breaking Bad – A Química do Mal e West Wing: Nos Bastidores do Poder , e seus episódios costumam durar uma hora.
    • Esquete: Os programas com esquetes costumam ser compostos por pequenas histórias autocontidas, como Saturday Night Live ou A Praça é Nossa .
  3. Liste-os e descreva-os em até três frases. Tente capturar a essência do personagem e evite descrições físicas. [2]
    • Os bons personagens possuem defeitos e virtudes. Eles vão além de "o jardineiro maldoso" ou "a mãe carinhosa."
    • O que o personagem quer e do que ele tem medo? Essas características ditarão as ações dele.
    • Os reality shows também precisam descrever os personagens. O que os torna interessantes e por que o público vai querer conhecer a história deles? [3]
  4. O primeiro tratamento é utilizado para demonstrar o que um produtor executivo deve esperar do programa caso opte por concretizá-lo. Para desenvolver o tratamento, você precisará de algumas coisas:
    • O título: Um bom título normalmente possui dois significados. Mad Men: Inventando Verdades , por exemplo, promete um mundo de publicidade e de intrigas pessoais.
    • O storyline: Um breve resumo do programa, um gancho, baseado na premissa. O storyline da série Community , por exemplo, pode ser: "Um advogado figurão é obrigado a fazer novos amigos quando é obrigado à voltar para a universidade após ter seu diploma falso descoberto."
    • A sinopse: Um resumo de uma página da ideia do programa, listando a ambientação, a trama e o foco geral de cada episódio. É possível transmitir a essência do programa em poucas frases? Tente pelo menos demonstrar a progressão da primeira temporada. [4]
    • Perfis dos personagens: Escreva algumas frases sobre cada personagem, focando-se nas personalidades e nos objetivos.
    • Guia de episódios: Escreva um parágrafo sobre os primeiros quatro ou cinco episódios do programa, detalhando a trama que os comporá. [5]
  5. O melhor modo de vender sua ideia é mostrar o progresso. Com o barateamento dos equipamentos e com a internet, está cada dia mais fácil divulgar seu trabalho. O tipo de material a ser desenvolvido dependerá do programa, entretanto.
    • Roteiro: É uma ótima ideia ter um roteiro antes de tentar vender um programa, principalmente uma série de uma hora.
    • Webisódios: O melhor modo de chamar a atenção dos outros é desenvolver o programa por conta própria. Com o Youtube, você pode criar episódios curtos com os personagens e compartilhá-los com o mundo. As séries americanas Broad City e Workaholics foram compradas pela TV após serem divulgadas na internet.
    • Storyboards e demonstrações: Assim como os webisódios, os storyboards e as filmagens de teste podem ajudá-lo a vender o programa. Você pode simular um episódio de reality show ou uma entrevista de talk show em casa, por exemplo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escrevendo um roteiro para TV

PDF download Baixe em PDF
  1. Entenda o básico das convenções e da formatação de roteiros. Há muito tempo foi estabelecida uma formatação padrão para a indústria audiovisual que faz com que cada página do roteiro represente aproximadamente um minuto de imagem. Não seguir o formato padrão provavelmente fará com que sua ideia seja ignorada, portanto, procure um programa de formatação de roteiros como o Celtx, o Final Draft ou o Writer Duets. [6]
    • Os roteiros de televisão possuem uma formatação diferente, pois é necessário montar os pontos em que entrariam os comerciais. Estude essa formatação e aprenda as convenções da industrias.
    • Existem muitos exemplos de roteiros na internet, como essa lição , escrita no formato de um roteiro.
  2. Procure por versões online dos roteiros de programas parecidos com o seu para entender o funcionamento deles. Conforme lê, faça anotações sobre o estilo, a trama e a substância.
    • Ler roteiros é essencial para a indústria. É necessário aprender a ser dramático, empolgante e engraçado sem a ajuda de atores, músicas ou câmeras.
    • Preste atenção no que funciona, no que não funciona e no modo com o qual o roteirista constrói o mundo fictício nas páginas. [7]
  3. Piloto é o nome dado ao primeiro episódio de uma série de TV. É muito difícil escrever um, pois você precisa mostrar muita coisa em um espaço de páginas relativamente pequeno. É necessário:
    • Introduzir os personagens: Não é necessário contar a história inteira deles, mas o público deve saber o suficiente para querer acompanhá-los. É necessário mostrar a personalidade básica do personagem na primeira cena dele.
    • Introduzir o mundo: Além da ambientação, é necessário definir as "regras" do programa. Quais as principais preocupações dos personagens? Quais eventos ocorrem regularmente no mundo fictício? Você precisa explorar a premissa inicial.
    • Demonstrar o padrão geral do programa: Não é preciso introduzir tudo no piloto, mas ele precisa ser bom. As pessoas devem ter uma ideia do que verão nas semanas seguintes. O piloto da série Arrested Development é perfeito nesse quesito, pois define os personagens, mostra o mundo (administradores ricos e corruptos) e também a estrutura interligada da trama que tornou o programa famoso.
  4. Por mais que sejam originais e diversos, os programas de TV seguem uma estrutura bastante rígida, principalmente por conta das publicidades exibidas entre os atos. Considere cada ato uma coleção de cenas que contam uma mini história de um episódio. Entre as propagandas, há a progressão da história, que termina em uma mudança ou em um clímax que faz com que o público continue no canal até que o programa retorne. Compreenda essa estrutura para criar um programa de acordo com a fórmula que funciona. [8]
    • A abertura: Muito comum nas comédias de situação, essa cena breve aparece antes dos créditos, podendo impactar a trama do episódio ou ser apenas uma piada. Nos dramas, normalmente há um incidente incitante, como a localização de um cadáver em Lei e Ordem .
    • Os atos: Os programas de uma hora possuem cinco atos, enquanto os de meia hora possuem três. Cada ato deve ser o mais autocontido quanto possível: inclua o início de um problema, as complicações que impedem sua solução, um clímax e uma solução.
      • O ato um introduz um problema. Todos os personagens tentam resolvê-lo sem sucesso.
      • No ato dois, os personagens estão em uma situação pior e, em uma nova tentativa, acabam piorando ainda mais as coisas ou gerando um novo problema ainda maior.
      • No ato três tudo volta ao normal, seja pelos personagens voltarem ao mundo comum ou por consertarem a encrenca em que se meteram.
    • O final: O último ato chama o público de volta. No piloto, você precisa fazer com que o público volte na semana seguinte.
      • O final dos dramas normalmente contém um gancho, prometendo a próxima aventura.
      • O final das comédias normalmente termina onde tudo começou. Os personagens evoluem pouco entre os episódios.
    • A chamada: Uma breve cena logo antes ou após os créditos, normalmente para demonstrar uma breve resolução, continuar uma piada ou indicar o que acontece no episódio seguinte. [9]
  5. Reúna alguns amigos, entregue cópias dos roteiros para eles e peça que leiam os diálogos como se fossem os atores. Você pode ser o narrador, mas evite ser um dos personagens para que seja possível prestar atenção na leitura e ver o que soa natural e o que não soa. Pergunte o que os convidados acharam do roteiro: quais foram as partes confusas, o que mais gostaram, eles assistiriam o programa? É necessário ter uma visão de fora e a leitura do roteiro em voz alta pode ajudá-lo a perceber os problemas que passaram despercebidos.
  6. Fique alguns dias longe do roteiro e então volte a escrevê-lo com a mente fresca. Como existem muitos roteiros no mercado buscando atenção, é necessário polir bem o seu para causar uma boa impressão. Fique de olho em:
    • Ortografia, gramática e formatação. Um erro de digitação na primeira página provavelmente fará com que o roteiro seja jogado fora sem sequer ser lido.
    • Ritmo. Todas as cenas devem progredir a trama para que o programa não fique arrastado. As cenas não podem ficar estagnadas. Os personagens e as situações devem mudar para que a trama não seja lenta demais.
    • Diálogos. Os personagens parecem naturais? Você precisa fazer com que o leitor visualize o personagem apenas com a leitura, portanto, cada personagem deve falar de modo natural e único. Os personagens são importantes e você os apresentará através da fala. [10]
  7. Retire descrições, exposições e traços de personagens desnecessários. Se algo não é importante para a trama, descarte-o. O visual do ator e a cor da parede são coisas que serão decididas pelo diretor, não pelo roteirista. O roteiro precisa ter um ritmo rápido e carregar o leitor com a história e os personagens. Um roteiro curto é ótimo, pois significa que você se livrou de coisas que não eram essenciais ou muito boas.
    • Os roteiros de programas de uma hora devem ter entre 45 e 70 páginas.
    • Os roteiros de programas de meia hora normalmente tem entre 25 e 37 páginas. [11]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Botando o programa no ar

PDF download Baixe em PDF
  1. . Se você nunca trabalhou na indústria audiovisual, o melhor modo de se conseguir atenção é criando a demanda por ela. É muito difícil conseguir que um executivo leia seu roteiro, mas um vídeo com algumas centenas de visualizações começará a ser notado pelos outros. Não é preciso filmar o programa inteiro, também, pois um pequeno teaser já pode colocá-lo no caminho certo.
    • A série Always Sunny in Philadelphia, por exemplo, foi roteirizada e filmada com um orçamento pequeno. Os produtores a enviaram para os executivos do canal FX, que ficaram tão impressionados que compraram a ideia e a produziram.
    • Qualquer pessoa pode produzir um programa para a internet. Basta ter alguns equipamentos básicos e publicar seu trabalho na internet.
  2. Tente encontrar agentes e produtores que aceitem sugestões e participe de festivais para ganhar exposição. Fique de olho nos editais da ANCINE para conseguir verba para desenvolver roteiros e outras produções ou procure por representantes de grandes estúdios e produtoras audiovisuais. Fique antenado também em sites relacionados à indústria.
    • Sempre que assistir um programa parecido com o seu ou encontrar um roteirista ou produtor que admira conseguindo um emprego, descubra o nome da agência dele e dos colaboradores. Consulte os sites das agências e solicite reuniões. [12]
    • Procure também alguns sites que aceitem roteiros. Os agentes e produtores costumam frequentar esses sites em busca de novas oportunidades de produção. Alguns deles são pagos, portanto, sempre veja se outros projetos vingaram através do site antes de pagar.
  3. Encontre pessoas interessadas em programas como o seu e entre em contato com elas, seja através da internet ou de telefones. Faça uma busca intensiva para descobrir quais os profissionais que podem ter interesse no roteiro para aumentar suas chances de sucesso.
    • Você não enviaria um programa de terror para o canal GNT, mas talvez para a FOX sim. Os produtores de reality shows não são os mesmos que produzem séries como 8 MM . Analise a produção atual do estúdio para oferecer seu programa para as pessoas certas. [13]
  4. Poucos alcançam o sucesso sem ter começado lá embaixo. É possível criar um programa e decolar de uma hora para a outra, mas quase todos os produtores de TV começaram como assistentes, operadores de câmera, atores, etc. Trabalhar na indústria, mesmo que em uma função menor, pode ajudá-lo a conhecer as pessoas que o ajudarão no futuro.
    • Leve pelo menos três roteiros consigo para onde for. Você nunca sabe quando alguém vai gostar de uma ideia, quando alguém vai gostar de você, mas quererá outra história ou quando alguém vai querer ver mais de seu trabalho. Os produtores de sucesso não param de trabalhar até que algo seja colocado no ar.
    Publicidade

Dicas

  • Produza o programa com alguém que tenha qualquer tipo de experiência e contato com a produção de TV para expandir suas conexões e aumentar as chances de vender a produção.
  • Divulgar programas, vídeos e ideias nas redes sociais é um ótimo modo de conseguir atenção para si mesmo.
Publicidade

Avisos

  • Nunca envie um conceito ou um programa inteiro sem alguma evidência de que você é o autor e de que está enviando o projeto para outra pessoa, pois sua ideia pode ser roubada. Registre o roteiro para obter proteção contra plágios.
  • Não é fácil exibir um programa em um canal grande de TV, mas você não pode desistir . Continue tentando!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 92 392 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade