PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Voluntariar-se é o ato de dedicar seu tempo e serviços à outra pessoa ou organização sem esperar receber qualquer recompensa financeira. Para ser um voluntário, antes de mais nada, é preciso escolher uma organização para participar. Depois, você pode escrever uma carta para explicar o porquê de querer se voluntariar, qual vaga de voluntário deseja e também apresentar sua experiência. Saber como escrever uma carta de voluntariado e quais informações é preciso incluir pode ajudá-lo a fazer o bem para uma causa com a qual você se importa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Encontrando uma vaga

PDF download Baixe em PDF
  1. É possível encontrá-las nos sites das organizações ou em plataformas específicas para trabalhos voluntários.
    • Selecione a vaga que mais tiver a ver com você.
    • Informe-se sobre o que a vaga exige dos candidatos. É importante verificar bem as informações ante de se candidatar. Por mais que não seja um trabalho pago, algumas habilidades específicas, formações acadêmicas ou tempo de experiência podem ser exigidos.
  2. Depois de encontrar uma posição que o interesse, familiarize-se com a organização. Mesmo que tenha o interesse e as qualificações necessárias, pode ser que os valores da organização sejam um pouco diferentes dos seus. Antes de se candidatar, estude sobre a organização para saber se poderá exercer um bom trabalho e ficará feliz no cargo.
    • Leia sobre a missão e os valores da organização. Eles provavelmente estarão em um ponto bem visível do site e podem evitar que você se frustre e perca tempo.
  3. Não importa se a posição de voluntariado para a qual deseja se candidatar foi divulgada em mídia impressa ou online, provavelmente há algum e-mail ou telefone de contato, com o nome do responsável pelo processo de recrutamento.
    • Se não houver nenhuma informação de contato, vá até o site da organização e veja se há quaisquer informações. Provavelmente, você terá que falar com o setor de recursos humanos para poder se candidatar.
    • Caso as decisões de recrutamento sejam tomadas por alguém acima do departamento de recursos humanos, talvez você tenha que endereçar a carta à pessoa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo um rascunho da carta

PDF download Baixe em PDF
  1. Escreva sua carta da mesma maneira que faria se estivesse se candidatando a um emprego registrado. Seja profissional e consistente, pois uma carta mal redigida pode comprometer o processo de candidatura.
    • Use uma fonte uniforme e apropriada para uma carta formal. Mantenha o tamanho entre 10 e 12 e escolha uma fonte de fácil leitura, como as da família Sans Serif. Algumas boas opções: Arial, Century Gothic, Futura, Lucida Sans, News Gothic, Technical, Times New Roman e Rockwell. [1]
    • Não use letras coloridas; o documento deve ser todo escrito em preto.
  2. Siga as diretrizes padrão de formatação para deixar a carta o mais profissional possível.
    • Escreva suas informações de contato no canto superior esquerdo do documento: nome completo, endereço, telefone e endereço de e-mail. [2]
    • Insira duas ou três quebras de linha e escreva as informações do destinatário. Comece com o nome completo da pessoa (ou o título mais apropriado, como por exemplo: Sr. Silva), o departamento onde ela trabalha, o nome da organização e o endereço. [3]
    • Inclua também uma data na carta para que a pessoa que está cuidando do processo seletivo possa saber quando você se candidatou. Coloque-a entre suas informações de contato e as da organização. [4]
  3. A primeira coisa a se fazer é se dirigir ao destinatário da carta com o título apropriado. Se ele tiver um título de doutorado, por exemplo, chame-o de “Doutor”. Caso contrário, use “Sr.” ou “ Sra”. Se não tiver certeza sobre o gênero da pessoa, coloque apenas o nome completo dela. [5] Se não houver um contato listado no anúncio, preencha a linha com o assunto da carta em vez de uma saudação formal. [6]
  4. Agora, é hora de se promover para a organização. Apresente-se e divulgue suas intenções desde o início.
    • Declare seu interesse pela posição.
    • Mencione onde viu o anúncio para a oportunidade de voluntariado.
    • Descreva sua experiência na área de interesse usando duas ou três frases.
    • Se você é formado na área ou já fez algum curso, inclua essa informação na carta.
    • Faça referências à missão ou aos valores da empresa e diga porque eles são importantes para você. Fale também sobre seu histórico acadêmico, experiências e interesse nos valores e na missão da empresa. Informe-os de que está disposto a trabalhar de acordo com os objetivos da empresa.
  5. Agora que já se apresentou e declarou formalmente o interesse no trabalho, fale um pouco mais sobre si mesmo.
    • Fale sobre seu histórico profissional e voluntario, explicando como suas experiências se aplicam à posição da qual você está se candidatando. Se os seus empregos anteriores não tem muito a ver com o voluntariado, use o histórico profissional como uma forma de destacar suas maiores qualidades. Você pode falar sobre a ética de trabalho, sua dedicação à empresa que trabalha ou as que trabalhou e quaisquer outras habilidades que possam ser úteis na posição desejada.
    • Mencione quaisquer habilidades que possam ser relevantes para o trabalho e explique o porquê da importância de cada uma.
    • Se você tem conquistas importantes das quais se orgulha (e que de alguma forma sejam relevantes para a vaga), detalhe-as e explique como elas o tornam o candidato ideal para a vaga.
    • Inclua quaisquer questões ou problemas que foi capaz de identificar e resolver com sucesso, tanto no emprego atual como nas experiências anteriores. [7]
    • Fale sobre situações em que foi capaz de incluir novas políticas ou procedimentos em seu trabalho atual ou nas experiências anteriores. [8]
    • Acrescente quaisquer instâncias que demonstrem a sua habilidade de tomar a iniciativa e ser responsável ou agir como um líder. [9]
  6. Os primeiros dois parágrafos serviram para apresentar você como um candidato à vaga de voluntariado, explicar o porquê da sua candidatura e mostrar que você pode ser o candidato ideal. No parágrafo de conclusão, você deve resumir suas intenções e seu comprometimento.
    • Informe ao destinatário quanto tempo você pode dedicar ao trabalho por semana. Se há dias ou horários específicos nos quais está livre, informe ao destinatário da carta para que ele saiba quando você poderá trabalhar, caso seja aceito na organização.
    • Não presuma que já está contratado. Escrever sobre você e a sua disponibilidade como se a vaga já fosse sua pode fazer com que a organização desconsidere a candidatura.
    • Pergunte se há a possibilidade de marcar uma entrevista pessoalmente para conversar sobre a vaga e informe-os sobre a sua disponibilidade. É importante ser flexível ao tentar agendar uma entrevista, então, tente deixar sua agenda aberta e esteja disposto a comparecer a uma entrevista de última hora.
  7. Agradeça formalmente o destinatário pela atenção dedicada à carta. Use uma linguagem formal e profissional, incluindo uma despedida como “Atenciosamente”, “Meus sinceros cumprimentos” ou algo similar.
  8. Inclua uma assinatura digitada e uma escrita à mão. Se for enviar a carta pelo correio, imprima uma cópia e assine-a à caneta (tinta preta, para combinar com a fonte) e escaneie a carta assinada para um arquivo em PDF.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Enviando a carta

PDF download Baixe em PDF
  1. Corrija quaisquer erros de ortografia, pontuação e gramática, senão, sua carta parecerá desleixada e nada profissional. [10]
  2. Mesmo que já tenha falado sobre suas habilidades, experiências e qualificações na carta, ainda é recomendável enviar um currículo junto da carta. Assim, o destinatário poderá conhecer melhor seu histórico profissional e acadêmico, incluindo a duração de cada curso, emprego ou trabalho voluntário. Incluir seu currículo também demonstrará mais profissionalismo da parte. O destinatário terá a impressão de que você leva sua candidatura a sério e está disposto a se esforçar para ter a chance de contribuir para a organização.
  3. Embora nem todas as vagas exijam cartas de recomendação, para alguns processos seletivos, elas podem ser obrigatórias. Mesmo que não seja obrigatório, incluir cartas de recomendação pode ser outra maneira de demonstrar seu comprometimento e profissionalismo. [11]
    • As cartas de recomendação devem ser escritas por referências profissionais ou pessoais que possam comprovar seu caráter e capacidade. [12]
    • Para as cartas de recomendação, inclua uma lista de referências profissionais com as informações de contato de cada uma. Assim, o destinatário poderá entrar em contato com elas, caso necessário. Isso também mostra que você é capaz de manter um relacionamento amigável com seus colegas de trabalho e chefes antigos ou atuais.
  4. A organização deve especificar para onde as cartas devem ser enviadas, seja online ou em cópia física (que pode ser enviada pelos Correios ou entregues pessoalmente). Siga as instruções da organização. Se for enviar sua carta pelo correio, prefira ir diretamente a uma agência dos Correios para garantir que o envelope tenha a quantidade certa de selos e que o endereço está correto.
  5. Espere pelo menos alguns dias (uma semana é o recomendável) antes de entrar em contato para confirmar o recebimento da carta e não pressione ou seja exigente. Apenas envie um e-mail ou ligue durante o horário comercial para confirmar o recebimento da carta e reforçar formalmente seu interesse pela vaga. E, acima de tudo, seja sempre profissional e educado.
  6. Essa é uma maneira profissional de informar ao contratante que você agradece pelo tempo e a atenção que ele dedicou a você. A nota pode ser enviada em cópia física ou por e-mail. Envie uma nota de agradecimento para cada entrevistador separadamente. [13]
    • Dirija-se ao entrevistador pelo nome. [14]
    • Agradeça-o pela oportunidade de ser entrevistado e conversar sobre a vaga. [15]
    • Mencione algo específico que o entrevistador disse durante a entrevista. Demonstre que você prestou atenção em tudo que ele disse e que leva a oportunidade a sério. [16]
    • Encerre de maneira educada, mas sem presumir que a vaga é sua. Diga algo como “desde já agradeço a oportunidade” ou deseje boa sorte ao entrevistador com o processo seletivo.
    • Algumas organizações recebem muitas candidaturas e pedem para que não sejam enviados e-mails de confirmação. Respeite as instruções da organização para a qual você está se candidatando.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 220 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade