Baixe em PDF Baixe em PDF

É normal um inquilino pedir uma carta de referência ao se mudar do imóvel. O texto não precisa ser muito elaborado, basta explicar se ele pagava o aluguel em dia, mantinha a propriedade em boas condições e era respeitoso com os outros. Pense muito bem antes de escrever uma carta de referência para um mau inquilino, pois você poderia ter que responder legalmente a uma carta com conteúdo negativo. No ramo de aluguéis de imóveis, também é comum ser contactado por uma imobiliária ou senhorio em potencial pedindo uma carta de referência. Quando isso acontecer, peça uma autorização por escrito e assinada pelo inquilino dando permissão para divulgar informações sobre o histórico do aluguel. Nesse caso, é melhor responder apenas às perguntas específicas que foram feitas e não fornecer mais informação do que o necessário.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Reunindo informações

Baixe em PDF
  1. Um futuro senhorio vai querer saber por quanto tempo a pessoa alugou a propriedade. Procure pelo contrato assinado no momento de celebração do negócio para determinar a data exata de início da locação.
    • Caso não haja contrato, procure pelo primeiro recibo de pagamento ou veja o extrato bancário para determinar quando começou a receber o valor referente ao aluguel.
  2. Um futuro senhorio também vai querer saber se o inquilino era pontual com o aluguel. Da mesma maneira, verifique os registros para ver se o aluguel era pago integralmente e dentro do prazo.
    • Em caso negativo, especifique por quanto tempo o inquilino atrasou o pagamento. Foi necessário procurá-lo para cobrar o dinheiro? Foi dado algum aviso por escrito?
  3. A carta de referência também deve mencionar se houve alguma reclamação do inquilino, principalmente de outros inquilinos. Não se esqueça de dizer sobre o que foi a reclamação caso tenha recebido alguma.
    • Pense também em como o inquilino reagiu ao saber da reclamação. Ele foi educado ou ficou com raiva? Fez alguma coisa para resolver o problema?
    • Preste atenção às reclamações sobre animais de estimação. Muitos proprietários evitam inquilinos com animais. Houve alguma reclamação sobre o bichinho da pessoa?
  4. Na carta também deve constar se o inquilino deixou o imóvel em boas condições. Estava limpo? Foi necessário fazer algum reparo? Os hábitos dele causaram alguma infestação de pragas? Diga ao morador que quer ver a propriedade antes de escrever o texto.
    • Enquanto a pessoa ainda estiver morando no local, será necessário avisar com antecedência antes de entrar no domicílio. Avise com no mínimo 24 horas de antecedência, e de preferência por escrito.
  5. Escrever uma carta de referência com conteúdo negativo só trará dor de cabeça. Por exemplo, o inquilino pode ficar com raiva do que foi escrito. Ou a pessoa pode contestar as informações e dizer que não conseguiu outro lugar para alugar por causa da carta.
    • Saiba que escrever uma carta referência não é obrigatório e é direito do senhorio recusar-se, sendo a melhor opção nesse caso.
    • Do mesmo modo, não escreva uma carta de referência positiva para um mau inquilino. Você poderia ser responsabilizado legalmente por mentir no documento. [1]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Escrevendo a carta

Baixe em PDF
  1. Escreva a carta usando um estilo profissional. Caso o encontre, use papel timbrado para imprimir. Caso contrário, escreva seu endereço no início.
    • Escolha uma fonte padrão, para que todos possam entender o texto com facilidade. Times New Roman ou Arial com tamanho entre 12 e 14 está ótimo.
  2. Provavelmente você não conhece a pessoa para quem o inquilino mostrará a carta. Sendo assim, comece com uma saudação como "A quem possa interessar". Coloque uma vírgula depois da frase. [2]
  3. A carta não precisa ser longa. Se possível, escreva apenas um parágrafo relatando todas as informações que foram reunidas anteriormente. Talvez seja necessário um segundo parágrafo caso tenha tido algum inconveniente com a pessoa.
    • Você poderia escrever por exemplo: "Eu recomendo o inquilino Douglas Machado, que mora em um imóvel alugado por mim desde abril de 2012, na cidade de São Paulo. Douglas tem sido um ótimo inquilino, sempre pagando o aluguel na íntegra e dentro do prazo. Nunca tive uma reclamação sobre ele. Ele mantém o local bem cuidado e informa sobre a necessidade de qualquer reparo sempre que necessário. Eu definitivamente alugaria novamente para ele e dispensaria o valor de depósito de segurança". [3]
    • Faça adaptações no texto de acordo com o histórico da locação. Por exemplo: "O Douglas tem sido um bom inquilino, tendo sido feita apenas uma queixa de barulho sobre o cachorro dele em junho de 2012. Porém, ao comunicá-lo não houve problema algum".
  4. Informe ao futuro senhorio como ele poderia entrar em contato se necessário. Inclua um número de telefone e um endereço de e-mail se tiver.
    • Escreva algo como "Coloco-me à disposição para dar mais informações sobre este inquilino. Entre em contato pelo telefone (00) 1234-5678 ou e-mail exemplo1234@email.com".
  5. Escreva "Atenciosamente," e pule algumas linhas, deixando-as em branco. Digite seu nome. [4] Depois de imprimir, assine no espaço em branco usando uma caneta de tinta azul ou preta.
  6. Enaltecer o inquilino em excesso pode parecer uma mentira para o senhorio em potencial, como se você na verdade estivesse tentando se livrar de um morador problemático, fazendo-o parecer bom demais para ser verdade. Prefira limitar-se aos fatos e manter uma linguagem neutra.
    • É importante ser honesto. O futuro senhorio pode querer processá-lo caso haja informações falsas. [5]
  7. Deixe a carta de lado por algum tempo e depois pegue-a novamente para revisar. [6] Procure por erros de digitação, ortografia ou gramática.
    • Leia a carta em voz alta. Será mais fácil identificar possíveis erros.
  8. Entregue uma cópia assinada para o inquilino em mãos ou envie diretamente para o endereço do senhorio em potencial. De qualquer forma, guarde uma cópia para si antes de entregar ou enviar.
    • É muito provável que o inquilino leia a carta ou pelo menos tome ciência do conteúdo dela. Por exemplo, alguém pode se recusar a alugar para ele e ele perguntar o porquê da recusa. O senhorio dirá: "A carta de referência do senhorio anterior era negativa".
    • Sendo assim, é uma boa ideia mostrar a carta ao inquilino antes de enviá-la caso haja informações negativas. Converse com ele e ofereça a opção de não usá-la.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 063 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade