Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os esmaltes de cerâmica são misturas complexas que derretem na cerâmica quando colocados em um forno de alta temperatura. Os esmaltes são responsáveis por decorar a cerâmica e por criar uma superfície brilhante atraente que protege a cerâmica de desgaste e água. Embora a esmaltação possa ser um processo longo e complicado, não é muito difícil de aprender e os resultados são aperfeiçoados com a prática. Se você não tem acesso a um forno, tente encontrar um antes de começar, como descrito na seção "Queimando o esmalte" abaixo.
Passos
-
Comece com uma cerâmica resistente e não esmaltada. Uma loja de cerâmica ou um artista poderá orientá-lo quanto aos objetos apropriados. Em geral, esses objetos passam por um processo de queima biscoito para se tornarem resistentes. Diferentemente de alguns tipos de cerâmica queimada, o biscoito tem uma superfície porosa e absorvente. Essas características permitem absorver esmalte úmido, que cria então um acabamento protetor à prova d’água quando a cerâmica é queimada uma segunda vez.
- Dependendo do tipo de argila usada, a cerâmica biscoito pode ser branca ou vermelha.
- Se a peça passou pela queima de biscoito, limpe-a para remover as marcas de dedos deixadas por sabão, loções, poeira ou qualquer coisa que possa fechar os poros da argila.
- Se você tem um objeto de argila feito por si mesmo, queime-o no forno para torná-lo resistente, mas ainda poroso antes de esmaltar. A temperatura exata da queima do objeto depende do tamanho e do tipo de argila, portanto, se possível, peça orientação a um ceramista experiente. Um ceramista pode estar disposto a permitir que você use o forno dele, embora possa pedir uma retribuição.
-
Use luvas descartáveis ao manusear a cerâmica. O objeto de biscoito que você vai esmaltar deve ser mantido bem limpo. Até o óleo das suas mãos pode impedir que o esmalte se fixe corretamente, portanto use luvas de látex descartáveis sempre que tocar o objeto a ser esmaltado. [1] X Fonte de pesquisa Mude as luvas sempre que elas ficarem sujas antes de tocar a cerâmica.
-
Compre esmaltes pré-misturados se possível. Embora você possa misturar seus próprios esmaltes usando pó e água, essa atividade exige uma máscara respiratória para evitar a inalação do que são essencialmente partículas de poeira de vidro. [2] X Fonte de pesquisa Os esmaltes pré-misturados também costumam causar menos problemas durante a queima, especialmente se você nunca misturou seus próprios esmaltes antes.
-
Considere usar esmaltes com base na temperatura de queima deles. Esmaltes diferentes requerem queima do mesmo objeto a temperaturas distintas para se fixarem corretamente no objeto. Não use dois esmaltes que necessitam de temperaturas de queima diferentes para o mesmo objeto, ou você se arrisca a quebrar a cerâmica.
- As temperaturas de queima podem ser listadas simplesmente como "alta" ou "baixa", ou podem ser denominadas "cone 2", "cone 4", etc. Essas medidas se referem a cones do ceramista feitos de diferentes tipos de argila, que cedem a temperaturas diferentes no forno.
-
Tenha cuidado com ingredientes nocivos do esmalte. Pergunte de que o esmalte é feito antes de comprá-lo. O alto esmalte com base de chumbo não é recomendado para objetos que estarão em contato com comida ou bebida. Os esmaltes tóxicos de qualquer tipo não são recomendados se houver crianças envolvidas no processo de esmaltação ou se elas tiverem acesso à área onde você armazenará os esmaltes.
- Os baixos esmaltes com base de chumbo com um alto esmalte protetor sem chumbo são seguros inicialmente caso o esmalte tenha sido queimado adequadamente. No entanto, o chumbo pode começar a se soltar do esmalte após uso prolongado, em especial se a cerâmica é esfregada com frequência ou exposta a comidas altamente ácidas, como tomates. Pare de usar o recipiente imediatamente se observar pó ou fissura na superfície do esmalte.
-
Adquira um ou mais baixos esmaltes com base na cor posterior à queima. Há baixos esmaltes em várias cores e eles são usados para decorar ou pintar um objeto. Você pode usar quantas cores de baixos esmaltes desejar para decorar a cerâmica. [3] X Fonte de pesquisa No entanto, note que os esmaltes passam por um processo químico no forno que pode alterar bastante a cor deles. Examine as cores na tabela de esmaltes do fabricante para obter exemplos da cor final dos esmaltes. Não suponha que um esmalte queimado terá a mesma aparência de antes da queima.
-
Compre um alto esmalte. Mesmo que decida decorar o objeto de cerâmica com baixos esmaltes, você sempre precisará de um único alto esmalte. Ele cria um acabamento brilhante e protetor sobre a superfície do objeto. Escolha um alto esmalte transparente que não ocultará a cor dos baixos esmaltes, ou, se você não usar baixos esmaltes, escolha um alto esmalte de qualquer cor.
- Observação: Como descrito acima, use esmaltes que queimem à mesma temperatura se usar vários esmaltes em um objeto. Se você queimar um esmalte à temperatura errada, o objeto poderá ser danificado.
Publicidade
-
Lixe a superfície até retirar protuberâncias e imperfeições. Se você perceber saliências no objeto que não deveriam existir, lixe-as com uma lixa 100 até obter uma superfície lisa. [4] X Fonte de pesquisa Esfregue o objeto depois com uma esponja úmida para remover a poeira criada quando você o lixou.
- Se você comprou um objeto preparado para esmaltação, a maioria das imperfeições, senão todas, deverá ter sido removida.
-
Esfregue o objeto com uma esponja úmida antes de começar e sempre que ele ficar sujo. Antes de começar, e sempre que a cerâmica ficar suja ou que você aplicar esmalte em excesso, esfregue com uma esponja úmida. Evite enxaguar ou pingar água em excesso na cerâmica. Use os dois lados da esponja com moderação para mantê-los o mais limpo possível; mantenha várias esponjas por perto.
- Lembre-se de que você deve reduzir a quantidade de sujeira e óleo na cerâmica usando luvas descartáveis sempre que manuseá-la.
-
Aplique cera à base do objeto e na junção entre duas partes removíveis. Uma camada de cera evita que o esmalte grude na base da cerâmica, e assim cole na base do forno. Pelo mesmo motivo, aplique a cera à borda que toca uma tampa ou a qualquer outro ponto em que duas peças distintas se toquem durante a queima. [5] X Fonte de pesquisa Embora alguns ceramistas usem cera de parafina levemente aquecida para este fim, uma opção mais segura e com menos cheiro é a "proteção de cera" criada com este fim e encontrada em lojas de cerâmica ou em fornecedores de material artístico. Você pode aplicar proteção de cera com um pincel. Mantenha esse pincel separado dos esmaltes. [6] X Fonte de pesquisa
- Pode-se esfregar lápis de cera no objeto para criar uma cobertura de cera, mas existe a possibilidade de que as cores do lápis de cera se fixem à cerâmica.
- Se você estiver esmaltando cerâmica com crianças, talvez ache mais fácil pular este passo e colar com cola quente os objetos esmaltados das crianças em um disco de argila logo antes da queima para aparar o esmalte que pingar. [7] X Fonte de pesquisa
-
Se você misturar seus próprios esmaltes, siga instruções e procedimentos de segurança com cuidado. Recomendamos um esmalte pré-misturado para os primeiros projetos (pelo menos) devido aos riscos à segurança e às dificuldades envolvidas na mistura de esmaltes. Se você decidir misturar um pó de esmalte com água, siga as instruções do fabricante com cuidado ou o esmalte poderá não adquirir as características desejadas. Sempre use máscara respiratória para evitar inalar partículas secas de esmalte e trabalhe ao ar livre ou em um ambiente bem ventilado. Não admita ninguém próximo à área de trabalho sem uma máscara respiratória. [8] X Fonte de pesquisa É recomendável usar luvas e óculos de segurança.
- Embora este artigo não inclua instruções completas devido às variações entre misturas de esmaltes diferentes, você precisará de água, uma longa colher para mexer e um hidrômetro para testar a densidade ou a "gravidade específica" do esmalte. [9] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Mexa cada esmalte com cuidado. Mesmo que você tenha comprado esmaltes pré-misturados, talvez seja necessário mexê-los para levá-los de volta a uma consistência uniforme antes da aplicação. Siga as instruções da embalagem e mexa até eliminar os depósitos no fundo ou a camada aquosa na superfície. [10] X Fonte de pesquisa
-
Derrame cada esmalte em um prato pequeno com seu próprio pincel. Mantenha as cores separadas e use pincéis diferentes para evitar misturá-las. Derrame-os em um recipiente pequeno em vez de mergulhar o pincel diretamente no pote. Isso ajuda a manter o esmalte restante limpo para projetos posteriores.
-
Aplique o baixo esmalte com os pincéis. Decore o objeto como desejar usando pincéis mergulhados nos baixos esmaltes. Esse é um processo em aberto e você pode optar por usar sua criatividade e pingar, salpicar ou até mesmo borrifar o esmalte se quiser um efeito diferente de uma pincelada cuidadosa. É completamente aceitável cobrir a superfície inteira com um único esmalte baixo se você quiser uma única cor sólida.
- Lembre-se da cor final de cada esmalte ao escolher o desenho.
- Ceramistas costumam usar respingos intencionais para obter um ótimo efeito, mas lembre-se de que respingos grossos podem alterar a textura da cerâmica e tornar a queima imprópria.
-
Raspe o esmalte indesejado com um objeto de metal. Se você aplicar esmalte no local errado ou se o esmalte começar a pingar, raspe-o com uma faca ou outro objeto de metal. Depois limpe com uma esponja úmida. [11] X Fonte de pesquisa
- Limpe a faca com cuidado em água quente com sabão antes de usá-la para comer ou cozinhar.
-
Esmalte o interior de recipientes ocos com aberturas estreitas. Se você for esmaltar um bule, uma caneca ou outro objeto com uma superfície interna, talvez seja difícil ver por dentro ou alcançar a superfície com o pincel. Em vez disso, você pode derramar uma pequena quantidade de esmalte dentro do objeto e espalhá-lo com as mãos enluvadas para aplicá-lo uniformemente. [12] X Fonte de pesquisa
-
Deixe cada camada de esmalte secar antes de aplicar a próxima. Antes de tentar aplicar uma cor diferente de baixo esmalte ou o acabamento de alto esmalte final, aguarde o objeto de cerâmica secar. Isso acontecerá mais rápido se você mantiver o objeto em uma área com boa ventilação. Só aplique um novo tipo de esmalte quando o anterior secar e não borrar quando o pincel tocar nele.
-
Termine aplicando um alto esmalte. Se você tiver uma pinça de ceramista, a maneira mais fácil de fazer isso é segurar o objeto com a pinça e mergulhá-lo de um a três segundos em um recipiente contendo o alto esmalte. Se você quiser um acabamento mais grosso e brilhante, mergulhe o objeto por um período menor de tempo, espere secar completamente e mergulhe-o novamente. Você pode mergulhar várias vezes, mas o tempo total de aplicação não pode ser maior que três segundos. [13] X Fonte de pesquisa
- Você também pode remover um pouco do alto esmalte. Faça isso para que a superfície fique completamente coberta por uma camada fina. É preferível esperar a cerâmica secar e aplicar uma segunda camada fina do que aplicar esmalte em excesso de uma vez.
-
Retire o esmalte das superfícies que poderão grudar no forno. Além disso, retire o esmalte de superfícies que estarão em contato com outros objetos de cerâmica no forno, como uma tampa. Se você seguiu as instruções acima, a base do objeto deverá estar coberta com cera. Assim será mais fácil limpar o esmalte que poderia fixar o objeto à base do forno. Use uma esponja úmida e limpa.
- Remova o esmalte dessas superfícies após cada aplicação de esmalte, antes que ele seque.
- Se o esmalte escorrer ou pingar excessivamente, você pode manter 6 mm ou mais das laterais do objeto sem esmalte. Até artistas profissionais fazem isso. [14] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Procure um forno de acesso público. Comprar o próprio forno pode ser caro. Se você mora perto de uma área urbana, é possível que existam ateliês de cerâmica que aluguem espaço no forno. Pesquise por ateliês de cerâmica ou fornos na sua região com os quais você poderia entrar em contato e alugar espaço no forno.
- Uma boa busca no Google ou em sites especializados pode ajudar você a encontrar espaços onde consiga trabalhar.
-
Busque ajuda especializada se você precisar comprar ou operar seu próprio forno. Se você precisar comprar um forno pessoal, busque um elétrico. Há muitos fatores a considerar, incluindo despesa, fiação e quais ferramentas adicionais comprar. A operação de um forno é complexa e potencialmente perigosa, e você deve procurar um ceramista experiente para orientá-lo nas primeiras vezes em que usá-lo.
-
Queime o esmalte de acordo com as instruções. Os esmaltes são de baixa temperatura ou de alta temperatura e queimá-los à temperatura errada pode quebrar a cerâmica ou impedir a fixação do esmalte. O forno usado deve estar preparado para o "cone" certo conforme descrito na embalagem do esmalte.
- Se você deixar seu objeto de cerâmica em um ateliê para que os funcionários o queimem mais tarde, inclua uma nota detalhando a temperatura da queima. Não fixe a nota diretamente no objeto esmaltado.
-
Aguarde várias horas para reaver a cerâmica. Há muitas formas diferentes de operar um forno e alguns processos podem exigir mais tempo do que outros. De qualquer forma, você deve aguardar várias horas até que o objeto esteja pronto após a queima. Se o forno for usado por muitas pessoas, o objeto pode ficar retido por um dia ou dois. Depois de queimado e resfriado, o objeto estará pronto para ser transportado e admirado.
- A cera deverá queimar no forno. Se ela ainda estiver fixada ou tiver derretido no esmalte, tente usar outro tipo de cera da próxima vez.
Publicidade
Dicas
- Limpe os materiais com a maior frequência possível para evitar misturá-los. Mantenha o pincel de cera e os pincéis dos esmaltes separados a menos que estejam completamente limpos.
- Há centenas de tipos de cerâmica e esmaltes. Um ceramista experiente ou um livro de instruções especializado em cerâmica pode ensiná-lo muitos outros métodos de decoração de cerâmica ou de criação de efeitos singulares com o esmalte.
Publicidade
Avisos
- Tente não aplicar esmalte em demasia ou ele escorrerá e criará uma cobertura desigual. Use o suficiente em cada camada para cobrir totalmente o objeto, mas não mais que isso.
Publicidade
Materiais Necessários
- Objeto de cerâmica biscoito;
- Um ou mais baixos esmaltes (que queimem à mesma temperatura);
- Um alto esmalte;
- Cera;
- Dois ou mais pincéis;
- Esponjas;
- Água limpa;
- Recipientes limpos para misturar esmalte;
- Objeto de metal para raspagem;
- Pinça de esmalte;
- Forno;
- Suporte para forno.
Referências
- ↑ http://ceramicartsdaily.org/pottery-making-techniques/ceramic-glazing-techniques/glazing-for-success-12-tips-to-help-you-master-pottery-glazing/
- ↑ http://www.potterymakinginfo.com/news/mixing-pottery-glazes/
- ↑ https://suite.io/elizabeth-beeson/2z2j2ma
- ↑ http://www.howtomakepottery.com/glazing_and_firing.html
- ↑ http://www.bigceramicstore.com/info/ceramics/tips/tip56_tips_resists_wax_latex.html
- ↑ http://www.bigceramicstore.com/info/ceramics/tips/tip56_tips_resists_wax_latex.html
- ↑ http://www.bigceramicstore.com/info/ceramics/tips/tip56_tips_resists_wax_latex.html
- ↑ http://www.potterymakinginfo.com/news/mixing-pottery-glazes/
- ↑ http://www.potterymakinginfo.com/news/mixing-pottery-glazes/
- ↑ http://www.nanrothwellpottery.com/?page_id=602
- ↑ http://ceramicartsdaily.org/pottery-making-techniques/ceramic-glazing-techniques/glazing-for-success-12-tips-to-help-you-master-pottery-glazing/
- ↑ http://ceramicartsdaily.org/pottery-making-techniques/ceramic-glazing-techniques/glazing-for-success-12-tips-to-help-you-master-pottery-glazing/
- ↑ http://www.nanrothwellpottery.com/?page_id=602
- ↑ http://www.nanrothwellpottery.com/?page_id=602
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 023 vezes.
Publicidade