Baixe em PDF Baixe em PDF

A amizade pode ser uma coisa complicada. Você pode achar que está criando vínculos com alguém até o momento em que descobre que a pessoa não está interessada na sua companhia. Se alguém rejeitar a sua amizade, esforce-se para superar. Há muitas razões para não querer a amizade de alguém e a maioria delas não tem a ver com você. Tente deixar essa amizade perdida para lá, reconhecendo que não é uma questão pessoal e focando as energias em outra coisa. Seja bondoso consigo mesmo para controlar melhor as emoções e, quando estiver pronto, pense se é possível aprender algo com a situação: talvez haja algo que você poderia ter feito de modo diferente. No futuro, tente estar mais consciente do seu comportamento.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Encontrando maneiras de superar a relação

Baixe em PDF
  1. Se alguém não quis ser seu amigo, você pode se pegar pensando nisso sem parar, assim como pode se fazer várias perguntas tentando descobrir o que deu errado e o porquê após ser rejeitado. No entanto, tente evitar essa atitude. A menos que a pessoa fale na sua cara, você nunca vai saber ao certo o motivo da rejeição, portanto, não faz sentido se preocupar. [1]
    • Pense na proximidade que você tinha com a pessoa. Se você estivesse apenas conhecendo alguém até perceber que a pessoa não estava interessada, pense no quanto você realmente a conhecia. Pode ser melhor esquecer o que houve e seguir em frente.
    • Tenha consciência dos seus pensamentos. Ao se perceber remoendo algo, faça uma atividade para se distrair, como ler um livro ou ver TV.
  2. Caso você esteja sempre online, evite visitar o perfil da pessoa que o rejeitou. Ficar sempre de olho no perfil do Facebook só serve para abrir as feridas de novo, pois você pode começar a pensar no motivo da rejeição da sua amizade. [2]
    • Tente bloquear as atualizações da pessoa por um tempo. Assim, é possível evitar ver a página dela sem querer ao navegar nas redes sociais.
    • Pode ser uma boa ideia ficar longe das redes sociais um pouco, principalmente se você estiver com dificuldade de aceitar a situação.
  3. Você pode ter problemas para superar ao encarar a rejeição como algo apenas negativo. Em vez de vê-la como uma derrota, entenda-a como uma tentativa dentre várias outras que não deu certo. Desse modo, é mais fácil esquecer e passar para a próxima. [3]
    • Pense desse modo: você saiu da sua zona de conforto e tentou fazer um novo amigo. Muitas pessoas morrem de medo de expandir os círculos sociais, portanto você merece um crédito por tentar conhecer alguém novo.
    • Essa amizade não deu certo e isso é normal. Muitos indivíduos têm diversos compromissos e relacionamentos e, se a amizade não bater, podem simplesmente decidir seguir em frente.
    • Olhe para o futuro. Tal amizade não engrenou, mas há várias outras oportunidades de conhecer pessoas novas e fazer amigos.
  4. Não há problema nenhum em se sentir magoado depois de uma rejeição. Ao tentar se esquecer completamente dos sentimentos negativos, é possível que você os sinta ainda mais, portanto, para superar, aceite a dor por um tempo. Assim, é possível liberar a raiva e o ressentimento para depois seguir em frente. [4]
    • Ninguém gosta de ser rejeitado. Quando alguém não quer ser nosso amigo, isso machuca. Permita-se ser humano e lamentar a perda, tirando algumas horas ou um dia para ficar triste.
    • Em seguida, concentre as energias no futuro, pensando em algo como: "A situação foi triste. Eu queria que tivesse sido diferente, mas agora é preciso seguir adiante."
  5. Caso você seja tímido por natureza e tenha dificuldade de fazer amizades, a rejeição pode doer ainda mais. Uma ótima maneira de esquecer alguém que não quis ser seu amigo é tentar expandir a sua rede de contatos. Encontre lugares onde seja possível conhecer pessoas novas. [5]
    • Comprometa-se a interagir mais com os outros. Comece aos poucos, prometendo a si mesmo que você vai conversar com mais gente no trabalho essa semana, por exemplo.
    • A partir desse ponto, esforce-se mais. Por exemplo, tente ir a uma festa para a qual você foi convidado ou ir sozinho a um local de convívio social, como uma cafeteria ou um centro comunitário, para conversar com os outros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Controlando as emoções

Baixe em PDF
  1. Você pode se sentir pessoalmente ferido se alguém não quiser ser seu amigo. No entanto, o motivo pode não ser pessoal, portanto tente encarar a situação de modo objetivo. Ao ser honesto consigo mesmo, avalie: a rejeição foi pessoal mesmo? [6]
    • Pense nos relacionamentos na sua vida. Há muitas chances de que você tenha rejeitado a amizade de outra pessoa no passado. Talvez um colega de classe ou de trabalho tenha convidado você para sair várias vezes e você tenha dado várias desculpas. Foi pessoal? Provavelmente não. Talvez suas personalidades não tenham batido ou você estava muito ocupado para novas amizades.
    • A pessoa que rejeitou a sua amizade pode ter motivos semelhantes. Talvez ela já tenha muito o que fazer e não queira outros amigos ou então ela ache você muito simpático, mas não sinta uma conexão maior. Há uma probabilidade alta de que a rejeição não reflita o seu valor como pessoa.
  2. A rejeição pode causar um impacto grande na autoconfiança e você pode se sentir mal consigo mesmo por causa dela. Em vez de mergulhar em sentimentos de autopiedade, tente buscar maneiras de desenvolver a autoconfiança. [7]
    • Faça uma lista de tudo o que você gosta em si. Pense nas coisas que você fez direito durante a semana, examinando os talentos e habilidades para enxergar o seu valor.
    • Também é preciso fazer um esforço para se lembrar dos relacionamentos atuais. É muito provável que você já tenha vários bons amigos agora. Só porque uma pessoa não quis a sua amizade, não significa que você não seja legal.
  3. Ao se descobrir em um monólogo interior negativo, pare e substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Assim, é possível estimular a confiança e o senso de valor. [8]
    • Perceba os pensamentos ao longo do dia, principalmente quando o assunto for a amizade que não deu certo. Por exemplo, você pode ouvir essa pessoa fazendo planos com outro amigo seu e pensar: "Acho que não sou bom o bastante para ser amigo dele."
    • Pare e redirecione os pensamentos. Substitua os pensamentos ruins por positivos. Um exemplo é: "Eu não me dei bem com a Laura, mas sei o quanto a Mariana valoriza a minha amizade. Devo estar fazendo a coisa certa para ter uma amiga tão boa quanto a Mariana."
  4. O sentimento de rejeição não vai durar para sempre. Ao começar a remoer sentimentos negativos, pare e lembre-se do seu valor. Você não vai ficar triste para sempre, mesmo que agora pareça assim. Um dia, vai ser possível seguir em frente e encontrar outros amigos melhores. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprendendo com a experiência

Baixe em PDF
  1. É possível aprender ao ser rejeitado, vendo uma oportunidade de desenvolver a resiliência em vez de encarar a situação como algo puramente negativo. [10]
    • A rejeição faz parte da vida. O medo da rejeição social pode fazer com que você limite o círculo de amizades e interações.
    • Ao passar por tal situação mais de uma vez, fica mais fácil lidar com ela. Portanto, veja a rejeição como uma prática – você aprendeu como é quando um possível amigo o rejeita. Agora que a situação foi superada, você não vai ficar tão nervoso se ela voltar a ocorrer no futuro.
  2. Ninguém é perfeito e, na maioria das vezes, a rejeição não é sua culpa. No entanto, você poderia ter agido de outro modo? É possível se beneficiar como pessoa a partir da rejeição ao pensar em maneiras de crescer e amadurecer. [11]
    • Pense nas interações com essa pessoa. Você fez comentários grosseiros ou negativos que podem tê-la deixado desconfortável? Você falou demais muito cedo, desmarcou um combinado ou fez planos muito rígidos?
    • Na maior parte do tempo, a rejeição não tem a ver com você. No entanto, se você fez algo errado, reconhecer a atitude pode ajudá-lo a crescer.
  3. Qual é a importância dessa pessoa para você? Pode ser uma boa tentar reparar a situação se você gostar muito dela, principalmente ao achar que alguma ação sua causou o problema. [12]
    • É possível tentar mandar uma mensagem de texto ou e-mail breve falando sobre o assunto. Não é preciso entrar em muitos detalhes.
    • Tente dizer algo simples, como: "Olá! Desculpa por ter furado os planos. Quero ser seu amigo, mesmo que não tenha parecido. Me dá um toque se você quiser tomar um café um dia desses!"
    Publicidade

Dicas

  • Tenha a coragem de seguir em frente e colocar um fim em uma amizade caso você tenha tentado resolver a situação, mas sem sucesso. Você vai se sentir melhor e saber, no fundo do seu coração, que era a coisa certa a fazer.
  • Peça desculpas se o erro tiver sido seu. Deixe a pessoa em paz se ela não aceitar as desculpas, pois um bom amigo sempre perdoa os erros do outro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 277 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade