Baixe em PDF Baixe em PDF

Os sangramentos nada mais são do que a perda de sangue dos vasos sanguíneos localizados em qualquer lugar do corpo. Se alguém foi ferido e estiver sangrando, é importante agir rapidamente para controlar a perda de sangue. Na maioria dos casos, você deve manter o sangramento sob controle sem muita dificuldade. Em casos mais sérios, porém, o sangramento descontrolado ou grave pode contribuir para o estado de choque, para a interrupção da circulação ou para consequências à saúde mais sérias – como dano a tecidos e órgãos, o que pode levar à morte. Siga os passos abaixo para estancar sangramentos.

Método 1
Método 1 de 3:

Estancando sangramentos menores de cortes pequenos

Baixe em PDF
  1. A água corrente não apenas limpará o ferimento, como também ajudará a estancar o sangramento. Passe água corrente no corte para contrair os vasos sanguíneos e interromper o sangramento. Fazer o mesmo com água quente cauterizará o corte, permitindo que o sangue se coagule. Não use água quente e fria – você só precisa de uma das duas.
    • Você pode usar um cubo de gelo no lugar da água gelada para fechar artérias. Pressione o gelo na área do corte por alguns segundos até o ferimento se fechar e parar de sangrar.
    • Se tiver múltiplos cortes pequenos no corpo, tomar um banho quente limpará o sangue e cauterizará múltiplos ferimentos como consequência.
  2. Tendo em vista a textura cerosa da vaselina, a aplicação de uma pequena quantidade dela a cortes menores bloqueará o fluxo de sangue para fora da pele e dará tempo para que o ferimento se coagule. Você pode usar protetor labial caso não tenha vaselina em mãos.
  3. As propriedades adstringentes do vinagre ajudam a desinfetar e a coagular pequenos cortes. Passe um pouco de vinagre branco no corte com a ajuda de uma bola de algodão, e espere o sangramento parar.
  4. Semelhantemente ao vinagre branco, o hamamélis age como um adstringente natural para coagular o sangue em pequenos cortes. Despeje um pouco sobre o corte ou passe-a com a ajuda de uma bola de algodão para obter o mesmo efeito.
  5. Espalhe um pouco de amido de milho no corte, tomando o cuidado para não esfregá-lo ou causar qualquer abrasão. Você pode pressionar ligeiramente o pó no corte para ajudar a acelerar o processo. Quando o corte parar de sangrar, use água corrente para remover o amido de milho da pele.
  6. Siga o conselho da Mary Poppin’s e despeje um pouco de açúcar sobre o corte. As qualidades antissépticas do açúcar ajudarão a limpá-lo, enquanto contribuem para o processo de coagulação do sangue.
  7. Essa é uma grande opção caso você tenha se cortado durante uma trilha ou um passeio. Pegue um pouco de teias-de-aranha (solução grátis!) e coloque-as sobre o corte, enrolando-as se necessário. As teias estancarão o fluxo de sangue e fornecerão tempo ao corte para que ele cicatrize internamente. [1]
  8. Esses lápis cerosos originalmente eram feitos para cortes provocados pelas lâminas de barbear, mas funcionam muito bem para cortes pequenos. Esfregue o lápis sobre a pele e permita que os adstringentes naturais contidos nele atuem. Isso causará um pouco de dor no contato, mas a dor e o sangramento passarão após alguns segundos.
  9. Semelhante ao lápis hemostático, seu desodorante possui cloreto de alumínio, que funciona como adstringente para interromper o fluxo sanguíneo. Passe um pouco no dedo antes de esfregá-lo sobre o corte – ou passe o produto diretamente sobre o ferimento.
  10. Sim, seu enxaguante bucal pode interromper o fluxo sanguíneo. Passe um pouco diretamente sobre o corte ou mergulhe uma bola de algodão em Listerine para estancar o ferimento. Você deve notar uma diminuição no fluxo de sangue após um ou dois minutos.
  11. A pimenta caiena ajudará a fechar o sangramento rapidamente e o estancará. Porém, este é o método mais doloroso de todos. Se tiver pressa em parar seu sangramento e não se importar com um pouco de dor, passe uma pequena quantidade de pimenta caiena sobre o corte e permita que ela faça sua mágica. Quando o sangramento parar, enxugue o produto com um pouco de água. [2]
  12. Essa barra livre de odores e criada a partir de minerais ajudará a impedir o sangramento. Molhe a pedra de alume com água e esfregue-a gentilmente sobre o corte. Não há necessidade de aplicar pressão enquanto o bloco é colocado sobre o ferimento: os minerais atuarão sozinhos. [3]
  13. Você conhece aquela membrana fílmica deixada no interior da casca após a quebra do ovo? Bem, essa substância ajuda a fechar cortes e fornece tempo ao seu corpo para que ele coagule o sangue. Remova a membrana do ovo (tente usar o maior pedaço possível) e coloque-a sobre o corte. Dentro de alguns segundos, você notará uma interrupção no fluxo de sangue. [4]
  14. Aplique um curativo esterilizado ou outro produto do gênero sobre o ferimento para manter fora qualquer sujeira e interromper novos sangramentos. Você pode usar um band-aid simples ou um pedaço de gaze limpo. ]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando ferimentos sérios

Baixe em PDF
  1. Será útil diminuir a probabilidade de choques caso você possa elevar as pernas ou posicionar a cabeça num nível menor que o tronco. Verifique a respiração e a circulação da vítima antes de proceder. Se necessário, |chame uma ambulância imediatamente.
  2. Elevar a parte do corpo ferida (assumindo que uma extremidade tenha sido ferida) acima do coração ajudará a reduzir sangramentos graves. Se você suspeitar que haja ossos quebrados, porém, não tente mover o membro.
  3. Limpe qualquer material externo e sujeira, mas não limpe profundamente o ferimento para não correr o risco de agravá-lo. [5] Sua prioridade imediata é estancar o sangramento grave. A limpeza do ferimento pode esperar.
    • Se o corpo estranho for grande (um pedaço grande de vidro, uma faca ou coisas parecidas), não o remova. É provável que tal objeto esteja estancando boa parte do sangramento. Apenas aplique pressão e curativos ao redor do objeto, tomando cuidado para não enterrá-lo ainda mais na vítima.
  4. Use lenços, gazes, curativos ou panos (até mesmo suas mãos podem funcionar caso nada mais esteja disponível). Coloque a mão sobre o lenço e aplique pressão firme com os dedos. Na falta de panos, pressione firmemente sua mão sobre o ferimento.
  5. Se o ferimento for em uma perna ou em um braço, você pode usar uma fita ou enrolar um pano ao redor do ferimento para manter a pressão (um curativo dobrado triangularmente colocado sobre o ferimento e amarrado é o ideal). Para tratar virilhas ou outras partes do corpo onde seja impossível enrolar o ferimento, use um pano pesado e continue usando suas mãos para pressionar o ferimento.
  6. Adicione mais gazes ou curativos se o original ficar encharcado de sangue. Não use gazes/curativos em excesso, pois o número elevado de tais produtos pode reduzir a pressão sobre o ferimento. Se você suspeita que o curativo não esteja funcionando, remova-o e reconsulte a aplicação. [6] Se o sangramento parecer controlado, mantenha a pressão até garantir que ele tenha sido estancado ou até a ajuda médica chegar.

  7. Se não puder parar o sangramento através da pura pressão, utilize a pressão direta sobre o ferimento em associação à aplicação de força firme sobre um dos pontos de pressão. Use seus dedos para pressionar os vasos sanguíneos contra os ossos. Os pontos mais comumente utilizados são descritos abaixo:
    • A artéria braquial. Para ferimentos na parte inferior do braço. Percorre o interior do braço, entre o cotovelo e a axila.
    • A artéria femoral. Para ferimentos na coxa. Percorre a virilha, perto da linha do biquíni. [7]
    • A artéria poplítea. Para ferimentos na parte inferior da perna. Ela é encontrada atrás do joelho.
    • Não use um torniquete caso ele não seja seu último recurso para salvar uma vida. É importante saber como e quando usar um torniquete. Se a técnica for usada incorretamente, ela pode causar danos graves desnecessários ou até a amputação do braço ou da perna.
  8. Verifique se os curativos não estão muito firmes. Se a vítima sentir frio, sua pele empalidecer, seus dedos não voltarem à cor normal após a compressão ou se a pessoa reclamar sobre qualquer sensação de formigamento ou de dormência, é provável que o curativo aplicado esteja muito apertado. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sangramentos internos

Baixe em PDF
  1. Leve a vítima para o hospital o mais rápido possível. Sangramentos internos não podem ser tratados em casa e só podem ser controlados por um médico.
  2. Mantenha a vítima calma, repousando confortavelmente, e impeça novos ferimentos. Não force movimentos, e permaneça deitado se conseguir.
  3. Verifique a respiração . Monitore as vias aéreas da vítima, a respiração e a circulação dela. Cuide de sangramentos externos caso eles existam.
  4. Evite ficar muito quente ou muito frio através da aplicação de panos mergulhados em água e colocados sobre a testa.
    Publicidade

Dicas

  • Quando aplicar pressão ao ferimento sangrando, não mova o curativo para determinar se o sangramento parou. Em vez disso, continue a aplicar pressão.
  • O sangramento arterial exige um tipo mais específico de pressão sobre o vaso sanguíneo. Isso pode exigir pressão com as pontas dos dedos no ponto de onde o sangramento está saindo – e não uma pressão generalizada sobre o próprio ferimento. Isso ocorre devido à pressão maior do sistema arterial. No caso de sangramentos arteriais, procure a ajuda de um profissional médico assim que possível.
  • Se disponíveis, coloque luvas de borracha ou de látex antes de entrar em contato com o sangue de outros. Você pode até usar sacos plásticos limpos para proteger suas mãos.
  • Se estiver tomando um anticoagulante, pode ser necessário mais tempo e pressão para parar o sangramento. Se você estiver tratando alguém, procure por braceletes ou colares médicos que indiquem que ele esteja anticoagulado.
  • Para sangramentos sérios, ligue para obter ajuda ou peça para que alguém ligue para a ambulância assim que possível.
  • Se a pessoa sofreu ferimentos abdominais sérios, não reposicione órgãos. Cubra-os com panos até a pessoa ser removida da área por gente especializada. [5]
Publicidade

Avisos

  • Geralmente, não é recomendado usar um torniquete. Porém, no caso de lesões sérias ou de extremidades gravemente feridas, é possível que seja necessário o uso de um para salvar uma vida. Compreenda que isso pode causar a amputação da parte do corpo da pessoa. [9]
  • Para impedir a transmissão de doenças entre você e a vítima, é importante tomar precauções específicas: [10]
    • Use uma barreira entre o sangramento e sua pele. Use luvas (preferencialmente que não contenham látex, visto que algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica à tal substância) ou um pano limpo dobrado.
    • Lave as mãos muito bem com sabão e água após ajudar uma vítima de sangramento. Use um sabão para higienizar as mãos, e não o usado na preparação de alimentos.
    • Não coma, beba ou toque o nariz/boca/olhos antes de lavar profundamente as mãos após tratar a vítima de sangramento.
Publicidade
  1. Australian Red Cross, First Aid, Responding to Emergencies, p. 90, (2002), ISBN 9-780909-896744

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 972 107 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade