PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Estilizar seu cabelo pode fazer você ficar mais atraente e criar uma vibe, e também é uma ótima forma de mostrar sua personalidade. Há muitos jeitos de estilizar o cabelo, e você deve encontrar o que fica melhor para você. Embora isso dependa do comprimento e textura do cabelo, há muitas formas de criar um visual que combina com a sua personalidade.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tratando seu cabelo corretamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Nem todo mundo precisa lavar o cabelo todos os dias. Caso seu cabelo seja seco, você deve lavá-lo a cada dois a três dias; lave todos os dias apenas se ele for oleoso.
    • Use um xampu que seja específico para a textura, espessura e porosidade do seu cabelo. Use condicionador ou mousse se for preciso.
    • Às vezes pode ser mais fácil de estilizar cabelo “sujo” que não foi lavado por alguns dias; ele pode segurar cachos melhor. Penteie seu cabelo das pontas até a raiz para desembaraçá-lo antes de estilizá-lo. Use creme e spray para ajudar.
  2. Caso seu cabelo seja cacheado ou tenha pontas duplas, ele provavelmente precisa de hidratação (e um corte). Procure por produtos com ingredientes hidratantes, como óleos naturais, e evite produtos com álcool.
    • Invista em algum óleo regenerador ou máscara capilar para manter seu cabelo saudável enquanto você o deixa crescer, corta, ou pinta para alcançar o estilo desejado. Ao invés de condicionador, você pode passar um óleo natural no seu cabelo, como o de coco ou de argan. Use-o do comprimento até as pontas para brilho e nutrição. [1]
    • Caso seu cabelo seja fino ou sem volume, procure por produtos com biotina, colágeno ou queratina, pois esses produtos ajudam a dar volume e deixar o cabelo forte. Você também pode passar condicionador no cabelo, colocar uma touca de banho, e dormir assim. Quando você tirar a touca, apenas enxágue o cabelo como faria normalmente.
  3. Poucas coisas danificam mais o cabelo do que utilizar ferramentas como secador e babyliss demais. Nenhum estilo fica bom em cabelo frito.
    • Seque o cabelo naturalmente o máximo possível para mantê-lo saudável. Caso você precise usar o secador, use com um difusor. Isso é um acessório que você coloca na ponta do secador para diminuir os danos do calor.
    • Use um spray protetor térmico para proteger seu cabelo. Borrife-o em todas as partes do cabelo que você quer fazer cachos. Não segure-o perto demais da cabeça, ou seu cabelo pode ficar úmido por causa dos líquidos e você não conseguirá cacheá-lo.
  4. Seu cabelo não segurará bem um penteado se for fraco ou não tiver um bom corte, então vale a pena ir ao salão a cada seis semanas para aparar as pontas duplas. Enquanto estiver lá, pergunte ao cabeleireiro que escova seria melhor para o seu tipo de cabelo. [2]
    • Há muitos formatos e tipos de cerdas diferentes, e todos têm efeitos diferentes no cabelo. Quando começar a fazer o penteado, não penteie demais o cabelo. Escovar demais pode causar frizz ou até mesmo danificar o cabelo. Ao invés disso, tente usar um pente com dentes largos; eles tendem a ser mais gentis com o cabelo. [3]
    • Cortes em camadas realçarão cachos naturais. Caso você queira cabelo liso, deixe-o mais comprido. Esteja ciente de que cortes mais curtos podem ser ruins para cabelos bem cacheados. Se você for homem, não pode esperar que gel conserte tudo; você precisa de um bom corte de cabelo. Para pessoas com cabelo comprido, isso é especialmente verdade se você quer que o cabelo pareça estilizado e não escorrido.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo um estilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Há pessoas treinadas em estilizar cabelo, então por que tentar descobrir você mesmo? Consulte alguém que seja especialista nisso. Caso você não tenha condições financeiras, procure on-line. A Internet é um ótimo lugar para encontrar tutoriais para todos os tipos de estilos imagináveis.
    • Peça ajuda para um cabeleireiro. Esse é o profissional que estilizará seu cabelo e explicará como você pode fazer isso sozinho. Pergunte no salão que você frequenta se eles têm um estilista de cabelo que pode dar lições de como estilizar seu cabelo.
    • Caso você precise de um corte para um grande evento como formatura ou um casamento, considere ir a um profissional. Se isso não for uma opção, pratique antes do grande dia para ter uma ideia de como fazer.
    • Veja tutoriais no YouTube ou outros sites. Abra os sites e procure pelo penteado que você quer. Há vários vídeos de passo a passo que a ajudarão a fazer certo corte.
  2. Pense nos estilos que você admira e junte fotos deles. Vá eliminando até sobrarem três que você realmente quer tentar, ao mesmo tempo que vê penteados que ficam bem com o formato do seu rosto e funcionam com seu estilo de vida (cabelo mais comprido dá mais trabalho).
    • Você gosta de luzes ou cores fantasia? Prefere um comprimento específico? Que cor você quer? Separe celebridades que têm cabelo ondulado como o seu, ou com rosto redondo como o seu, pois isso permite que você tenha uma ideia de como um estilo ficaria em você.
    • Peça a opinião dos outros. Pergunte aos seus amigos, cabeleireiro, e familiares a opinião deles nas suas ideias de cortes. É o seu cabelo e seu estilo, mas eles podem dar ideias em que você não pensou ou sugestões para manter seu estilo apropriado. Dê uma variada. Tente não cair na rotina de sempre usar seu cabelo preso ou solto.
  3. Saiba a textura e comprimento do seu cabelo. Sabem a espessura, comprimento, textura e taxa de crescimento do seu cabelo pode ajudar a determinar quais estilos são práticos. Comprimento acima dos ombros é normalmente considerado curto, médio geralmente é do ombro até um pouco abaixo nas costas, e longo é abaixo disso.
    • Você deve conseguir perceber a espessura dos fios apenas olhando e passando os dedos neles, mais há basicamente duas categorias: fino e grosso. Você tem cabelo naturalmente liso, cacheado ou ondulado?
    • Caso você tenha cabelo curto, pode fazer cachos pequenos, frisos, e usar acessórios fofos. Para comprimento médio, você pode fazer tranças, cachos, ondas, frisos, alisar, coques, rabos de cavalo. Em cabelo longo, pode fazer praticamente qualquer coisa.
  4. Copiar todas as tendências de cabelo por aí não é a melhor ideia. Você precisa escolher um estilo que combina com a sua personalidade e circunstâncias. Há muitos estilos que você pode escolher, como tranças, ondas, curto, permanente, dreads, metade raspada, com desenhos, ou luzes.
    • Primeiro, conheça a si mesmo. Olhe-se no espelho e pergunte que tipo de pessoa você quer ser. Sempre escolha uma roupa antes. Considere suas circunstâncias de trabalho; o estilo combina com o ambiente de trabalho?
    • Normalmente é uma boa ideia usar o que você tem naturalmente para acentuar sua beleza. Alisar cabelo cacheado ou cachear cabelo liso todos os dias pode danificar seu cabelo e dá muito trabalho.
  5. Descubra o formato do seu rosto , para escolher um estilo que a deixa mais bonita. Todos os estilos não ficam bom com todos os rostos. Esse é o ponto principal, então você precisa descobrir o que fica melhor com o formato do seu rosto. [4]
    • Para determinar o formato do seu rosto, olhe no espelho e trace o contorno da sua face no espelho com batom. Então, veja a forma e decida com qual formato ela mais se parece. Rostos em formato de coração, por exemplo, não ficam tão bem com cortes curtos, mas sim com o cabelo puxado para trás. Caso você tenha o rosto quadrado, escolha cortes que destacam as maçãs do rosto e suavizam o queixo, como camadas começando da ponta das orelhas e indo até os ombros.
    • Se o seu rosto tiver um formato de sino, com a parte superior menor, evite franjas e cortes curtos. Caso suas orelhas sejam particularmente grandes, pense em deixar o cabelo crescer. Algumas franjas ou uma separação para um lado são boas ideias se você tem uma testa grande. Rostos ovais ficam bem com praticamente qualquer estilo, mas se você tiver traços marcantes, como um rosto retangular ou em formato de diamante, faça linhas mais suaves para amenizar o visual.
    • Um rabo de cavalo ou penteado puxado para trás podem não ser uma boa ideia se você é insegura em relação ao formato do seu rosto ou testa. Franjas podem ser ideais para dar forma a um rosto, seja reto ou não. Um estilo bob pode alongar seu pescoço. Um coque pode ser bem sofisticado, junto com outros penteados presos. Um rabo de cavalo pode ser descontraído, divertido e jovem.
  6. 6
    Experimente com opções não permanentes. É uma boa ideia testar estilos que você gosta antes de apostar em uma opção mais permanente para que você possa tirar umas fotos e ver como fica.
    • Por exemplo, use um babyliss algumas vezes antes de fazer um permanente. Você pode até colocar uma peruca para ver como fica com uma cor ou corte.
    • Use tonalizante temporário antes de ir ao salão, e teste franjas falsas ou extensões antes de passar a tesoura no cabelo ou deixar que ele cresça.
    • Você pode encontrar muitos sites gratuitos on-line que permitem que você carregue uma foto e teste estilos diferentes para ver como ficam. [5] Considere o tipo de mensagem que você quer passar para as pessoas quando elas olham para você. Um bom look natural mostra que você é descontraído. Caso você queira parecer rebelde, pode usar cor para dar um efeito, ou até mesmo raspar parte do seu cabelo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Atingindo o visual desejado

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns exemplos desses produtos são cera capilar ou mousse. Para deixar seu cabelo mais fácil de lidar, use produtos como séruns para controle de cachos ou que removem frizz de cabelos cacheados, produtos que dão volume para cabelo fino, ou spray fixador.
    • Xampu seco é o seu melhor amigo. Use-o para dar volume e textura, ou para disfarçar cabelo oleoso ou raiz se ele combina com seu cabelo tingido.
    • Compre produtos bons, não os mais baratos que encontrar no supermercado. A diferença será o acabamento, a textura e o cheiro. Não aplique produto demais, pois isso pode levar o cabelo a parecer oleoso. Foque nas mechas de cabelo ao invés do topo da cabeça. Tente distribuir o produto uniformemente dividindo o cabelo em partes.
    • Use acessórios para cabelo. Faixas e tiaras ficam ótimas em cabelo curto! Use uma larga para disfarçar a oleosidade do segundo dia depois da lavagem, ou franja rebelde. Você também pode usar uma presilha ou fita para deixar um rabo de cavalo ou coque mais arrumadinho.
  2. Pessoas gostam de cabelos que elas possam passar os dedos, então você quer que o seu não fique duro ou oleoso demais. Use os produtos certos em pouca quantidade.
    • Use uma cera capilar de boa qualidade. A melhor forma de estilizar seu cabelo é usando cera de boa qualidade; pegue uma pequena quantidade e aqueça um pouco esfregando suas palmas uma na outra. Então, passe em todo o cabelo antes de estilizá-lo.
    • Para homens, ao criar um visual espetado ou caótico, considere usar uma cera ou gel que não deixará o cabelo duro, e sim fazê-lo parecer natural. Coloque um pouco nas mãos, espalhe, aplique no cabelo, e então passe com movimentos para cima, como se estivesse tentando mandar seu cabelo para o centro da cabeça; os espetados se formam sozinhos por causa desse movimento. Passe a cera parra assentar e "afofe" o cabelo.
  3. Caso seu cabelo já tenha ondas naturais, uma ótima forma de estilizá-las é simplesmente realçá-las e intensificá-las. Para ondas mais com cara de praia, use um spray de água salgada no cabelo; isso cria uma ótima textura e ondas suaves e naturais. [6]
    • Depois de sair do banho com o cabelo recém lavado, seque o cabelo e aplique mousse. Não use produto demais. Jogue o cabelo para frente, aplique o mousse de cabeça para baixo e amasse, amasse, amasse.
    • Então, deixe o cabelo secar naturalmente por 30 minutos até uma hora. Finalize com o secador em velocidade baixa e ar frio. Caso seu cabelo seja pesado e não segure bem as ondas, amasse e desfie a raiz com a cabeça para baixo depois de secar com o secador.
    • Aplique spray fixador. Seque o spray com o secador em velocidade baixa e temperatura fria. Vire seu cabelo para o lado certo e aproveite!
  4. Há tipos diferentes de ferramentas de calor que você pode usar: uma prancha alisadora, babyliss, ou rolos elétricos. Às vezes você precisa aplicar calor para ficar com cachos. [7]
    • Para usar chapinha, aplique protetor térmico. Caso você tenha cabelo grosso, separe-o em duas camadas e faça uma por vez. Não pegue mais do que 2,5 cm de cabelo e tenha cuidado para não se queimar.
    • Para usar um babyliss, passe protetor térmico no cabelo. Alterne a direção dos cachos ou faça todos para o mesmo lado (para dentro ou fora). Todo o cabelo deve ficar nas suas costas, e quando você fizer cada cacho, mova-o para a frente dos ombros para que ele fique separado doo resto. Se você tiver cabelo comprido, deve pegar mechas de mais ou menos 2,5 cm e enrolar na ferramenta sem sobrepor em cada girada.
    • Nunca faça cachos com um babyliss em cabelo molhado, pois é extremamente danoso para o cabelo. Depois, separe o cabelo em partes. Dependendo da espessura do cabelo, você pode precisar de 2 a 6 partes. Deixe uma parte solta de cada vez, e prenda o resto no topo da cabeça. Quanto mais curto o cabelo, maiores as partes. Se você quiser cachos mais marcados, deixe por 10 a 12 segundos. Para ondas ou cachos mais soltos, deixe por 8 a 10 segundos. Essas são apenas aproximações, pois o cabelo de cada pessoa é diferente.
  5. Faça um coque ou tranças . Essas são opções rápidas que dão ao seu cabelo um pouco mais de estilo e classe, e também são bem fáceis de fazer.
    • Quando fizer as tranças, divida o cabelo em três partes, passe a esquerda por cima da do meio, puxe, passe a direita por cima da do meio, puxe, passe a esquerda por cima da do meio, puxe, e repita até chegar no final. [8]
    • Para fazer um coque fácil e rápido, você precisará de dois elásticos, um grampo para cabelo e uma escova. Faça um rabo de cavalo, e então pegue o cabelo e torça ao redor do elástico. Depois, pegue o outro elástico e coloque ao redor do coque, e prenda o grampo no meio. [9]
  6. Um penteado simples para cabelo fino é deixar o cabelo solto, pegando as duas mechas frontais e prendendo-as atrás da cabeça. Adicionar uma coroa de flores dá um ar indie-hippie ao estilo. Fazer cachos nesse penteado fica bonito se você tiver protetor térmico à mão.
    • Um estilo simples para cabelo grosso é o penteado meio preso. Você pode fazê-lo prendendo metade do cabelo em um rabo de cavalo e deixando o resto solto. Caso você tenha franja, deixá-la solta pode ficar fofo.
    • Uma opção simples para cabelo cacheado ou ondulado é o rabo de cavalo que deixa o cabelo parecendo mais comprido. Esse penteado consiste em prender metade do cabelo em um rabo alto, e fazer outro rabo abaixo do primeiro usando o resto do cabelo. Isso faz com que o cabelo pareça mais comprido e volumoso. Adicionar uma bandana ou faixa deixa o visual mais arrumadinho.
  7. Embora você deva ter cuidado com a quantidade de calor a que expõe seu cabelo, tem vezes que você precisará ligar o secador de cabelo para dar mais volume ao seu cabelo. [10]
    • Quando você secar o cabelo usando o secador, adicione mousse volumizador ao cabelo e passe por toda a raiz, indo até as pontas e amassando o cabelo enquanto faz isso. Depois, seque o cabelo com a cabeça para baixo para dar mais volume, amassando as pontas em direção à raiz constantemente.
    • Adicione um pouco de spray fixador à raiz quando estiver com a cabeça para baixo para manter o volume que você criou durante o dia. Depois, escove o cabelo e finalize com um óleo para cabelo para dar brilho e dimensão a ele.
    • Para garotas com cabelo liso que querem ondas, tome banho, passe xampu e condicionador normalmente, seque com a toalha para que o cabelo fique úmido, e prenda-o em um coque no topo da cabeça. Durma assim e você deve acordar com um bom volume.
    • Para garotas com cabelo ondulado e com frizz, tenha um desumidificador em seu quarto e mantenha-o frio. Tome banho ao menos 2 horas antes do que planeja dormir para que seu cabelo possa estar completamente seco quando você for para a cama.
    Publicidade

Dicas

  • Encontre um corte de cabelo que facilite a estilização dele e evite exagerar no penteado.
  • Caso seu cabelo esteja um pouco oleoso, use xampu seco.
  • Não lave seu cabelo com muita frequência. Você está tirando os óleos naturais do cabelo e os substituindo novamente, mais rápido. Ao invés disso, lave seu cabelo três vezes por semana ou o suficiente para que ele não fique oleoso. Muitas pessoas dizem que é mais fácil arrumar o cabelo no segundo dia depois de lavar.
  • Troque sua fronha com periodicidade para prevenir oleosidade no cabelo.
  • Compre uma fronha de seda para seu travesseiro. Isso ajuda a prevenir frizz se você tem cabelo cacheado.
  • Aplique spray fixador para ajudar a manter o penteado. O cabelo de cada pessoa é diferente; as com cabelo mais fino provavelmente precisarão de muito mais fixador do que as com cabelo crespo. Caso você tenha cabelo fino, deve borrifar o spray em cada cacho imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 276 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade