PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Usar o óleo de coco é um jeito maravilhosamente natural de fazer com que a pele e os cabelos fiquem macios, radiantes e saudáveis. Jogue fora seus condicionadores, seus cremes para as pálpebras e suas loções — você não precisa mais disso! Um pote de óleo de coco não-refinado é um hidratante multiuso ótimo para todo tipo de pele e cabelos. Se quiser aprender a usar o óleo de coco em seus cabelos e em sua pele, continue lendo.

Método 1
Método 1 de 4:

Condicionando seus cabelos

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode derramar óleo de coco sobre seu corpo. Use camisetas velhas ou enrole uma toalha ao redor dos ombros para impedir que a substância atinja suas roupas. É melhor começar o tratamento de condicionamento em seu banheiro — mas você deverá conseguir fazer suas coisas enquanto deixa o produto agir em seus cabelos por algumas horas.
  2. Você pode usar uma touca plástica de banho, um pedaço de papel-plástico grande ou uma segunda camiseta velha para embrulhar o cabelo. Escolha algo que você possa suportar na cabeça por várias horas ou até por uma noite.
  3. A quantidade de óleo de coco necessária dependerá da extensão e da espessura de seus cabelos. Se você tiver cabelos longos e volumosos, use 5. Se seus cabelos forem curtos e finos, você precisará apenas de 3 ou 4 colheres.
    • Prefira não usar o óleo de coco refinado. O óleo de coco refinado possui aditivos e é processado de uma maneira que acaba perdendo alguns dos compostos naturais que o tornam tão saudável para a pele e para os cabelos. O óleo de coco não-refinado é completo em sua beleza natural e saudável.
    • É aceitável usar acidentalmente mais óleo de coco do que seu cabelo precisa. Ele será lavado, de qualquer forma.
  4. Evite o micro-ondas, pois ele pode destruir compostos bioativos do óleo.
    • Você pode derreter o óleo de coco com suas mãos caso não tenha um micro-ondas. Derreta uma colher-de-mesa por vez entre as palmas da mão, comprimindo-as. O óleo de coco derrete com pouquíssimo calor.
    • Aqueça uma panela ou tigela no fogão. Tire a panela do fogo e despeje um pouco de óleo. Aqueça até derreter.
    • Você pode aquecer o óleo de coco no forno. Coloque num recipiente propício e leve ao forno até derreter.
    • Você também pode aquecer o óleo de coco ao colocar o pote em água quente até a substância se derreter. Isso levará apenas alguns segundos.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Courtney Foster

    Cosmetologista
    Courtney Foster é uma Cosmetologista, especialista em perda de cabelo e Educadora em Cosmetologia de Nova Iorque. Courtney é proprietária da Courtney Foster Beauty, LLC. Seu trabalho já foi destaque em The Wendy Williams Show, Good Morning America, The Today Show, The Late Show with David Letterman e na East/West Magazine. Recebeu sua licença em Cosmetologia pelo estado de Nova Iorque após treinar na Empire Beauty School - Manhattan.
    Courtney Foster
    Cosmetologista

    Truque de Especialista: misture o óleo de coco com outros produtos para condicionar seus cabelos. O óleo de coco funciona como um carreador. Por exemplo, você pode fazer um condicionador misturando óleo de coco, azeite de oliva, óleo de cominho preto e óleo de alecrim.

  5. Espere o óleo esfriar um pouco para não correr o risco de se queimar. Distribua o óleo uniformemente ao redor do couro cabeludo. Use os dedos para massageá-lo e introduzi-lo entre os cabelos, levando-o até as pontas. Continue massageando até seus cabelos ficarem completamente encharcados de óleo de coco.
    • Você pode usar um pente para distribuir uniformemente o óleo. Passe-o da raiz dos cabelos até as pontas.
    • Você pode querer condicionar apenas as pontas dos cabelos, e não as raízes. Se esse for o caso, aplique o óleo de coco nas pontas dos cabelos em vez de espalhá-lo pelo couro cabeludo. Massageie-o com as mãos.
  6. Coloque a touca de banho, o plástico ou a camiseta sobre a cabeça e enrole-a de maneira que seus cabelos fiquem completamente cobertos.
    • Você pode prender os cabelos com uma faixa para mantê-los bem presos.
    • Use uma toalha para remover quaisquer gotas que tenham chegado ao seu rosto durante o processo.
  7. Quanto mais você o mantiver nos cabelos, mais condicionados ficarão. Espere o quanto puder para obter os melhores efeitos.
  8. Lave os cabelos. Use seu shampoo predileto (preferencialmente, um que contenha ingredientes naturais que mantenham os cabelos saudáveis) para lavar o óleo de coco. Lave de duas a três vezes até o cabelo não parecer mais oleoso.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Courtney Foster

    Cosmetologista
    Courtney Foster é uma Cosmetologista, especialista em perda de cabelo e Educadora em Cosmetologia de Nova Iorque. Courtney é proprietária da Courtney Foster Beauty, LLC. Seu trabalho já foi destaque em The Wendy Williams Show, Good Morning America, The Today Show, The Late Show with David Letterman e na East/West Magazine. Recebeu sua licença em Cosmetologia pelo estado de Nova Iorque após treinar na Empire Beauty School - Manhattan.
    Courtney Foster
    Cosmetologista

    Lave bem o óleo. O óleo de coco é hidratante, mas solidifica em temperatura ambiente, o que pode ressecar seus folículos capilares. Se você não lavá-lo, ele deixará seus cabelos quebradiços.

  9. Permita que o ar seco seque os cabelos (ou use um secador) para enxergar os efeitos do tratamento condicionador. Os cabelos devem ter ficado macios, brilhosos e lindos após a aplicação especial de óleo de coco.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Hidratando seu rosto

PDF download Baixe em PDF
  1. Independentemente de você lavar rapidamente o rosto com água, esfoliá-lo com uma escova ou usar outro método de limpeza, vá em frente e higienize o rosto. Seque com uma toalha macia sem esfregar — a pele facial é frágil e sensível à fricção.
  2. O óleo de coco é um maravilhoso creme para a região abaixo dos olhos e para as pálpebras. Ele ajuda a hidratar a pele fina, acabando com manchas escuras e mantendo rugas afastadas. Passe uma pequena quantidade ao redor dos olhos, focando nas áreas com rugas.
    • Você provavelmente precisa apenas de uma quantidade do tamanho de uma ervilha para cada olho. Tome cuidado para não usar demais.
    • Evite passar o óleo de coco nos olhos. Ele apenas produzirá uma fina camada sobre os olhos, deixando a visão borrada por um tempo.
  3. Caso você tenda a ter manchas muito secas entre as sobrancelhas, nas têmporas ou em outros pontos, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco em tais regiões. Esfregue gentilmente usando movimentos circulares.
  4. O óleo de coco não-refinado amaciará e hidratará os lábios rachados. Ele é completamente comestível — portanto, não há por que se preocupar em ingerir um pouco.
  5. Coloque-o antes de tomar banho ou após lavar o rosto. Permita que ele seja absorvido pela pele por 10 minutos antes de aplicar maquiagem. Você precisará de uma quantidade do tamanho de uma moeda para cobrir o rosto inteiro.
    • Algumas pessoas têm erupções na pele quando usam óleo de coco demais. Experimente usar o óleo de coco em apenas uma parte de sua pele por alguns dias. Se você gostar do efeito e não enxergar o aparecimento de espinhas, use-o no rosto todo.
    • O óleo de coco pode ajudar a reduzir a oleosidade; porém, para algumas pessoas, ele é prejudicial. Novamente, tome cuidado se seus poros costumarem se entupir. Você pode cortar o óleo de coco com óleo de rícino caso esteja preocupado com possíveis efeitos colaterais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Hidratando seu corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando sua pele estiver quente e hidratada após o banho, o óleo de coco será absorvido mais facilmente.
  2. Use uma colher-de-mesa para passar o óleo em seus braços. Use a mão oposta para esfregar a substância no braço até ela derreter nele. Cubra bem o braço com o óleo e continue esfregando até ele desaparecer. Repita com o outro braço.
  3. Pegue duas colheres-de-mesa e passe-as nas coxas, na área dos joelhos, na parte inferior das pernas e nos pés. Continue esfregando até todo o óleo ter derretido na pele. Repita na outra perna.
  4. Esfregue a substância nas costas, no bumbum, no estômago, nos seios e em todas as regiões que você quer hidratar. Você pode usar o óleo de coco como se ele fosse uma loção qualquer.
  5. Você pode ter de esperar 15 minutos para ver o óleo ser totalmente absorvido pela pele. No meio-tempo, vá para o banheiro ou use um roupão para que o óleo não caia nas roupas ou nos móveis.
  6. Despeje 30 ml de óleo em uma banheira quente e mexa até dissolver. Banhe-se por um tempo. Repita por algumas semanas, uma ou duas vezes por semana, até reparar que sua pele está mais hidratada.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando óleo de coco de outras maneiras

PDF download Baixe em PDF
  1. Use-o como um óleo de massagem . Você pode aromatizar o óleo de coco com algumas gotas de óleos essenciais, como o de lavanda ou o de rosas. Passe a substância na pele ou peça para que seu parceiro lhe faça uma massagem sensual.
  2. Passe uma pequena quantidade de óleo de coco entre as mãos. Em seguida, passe o óleo sobre os cabelos para fazê-lo deixar de esvoaçar.
  3. Esfregue óleo de coco sobre a cicatriz. Repita duas vezes por dia. Com o tempo, o tamanho da cicatriz se reduzirá e ela se misturará à pele.
  4. Use-o para tratar eczemas . Esfregue o óleo de coco em partes inflamadas e ressecadas de pele para aliviar a coceira e hidratar a área. [1]
  5. Despeje um pouco de óleo de coco em uma tigela. Aqueça-a e, logo em seguida, esfrie-a.
    • Pegue uma pequena quantidade com suas mãos.
    • Aplique no escalpo. Massageie e amarre os cabelos.
    • Faça isso durante a noite. Pela manhã, lave os cabelos. Seus cabelos terão se tornado sedosos e fortes.
  6. Lave as mãos com água e sabão. Aplique o óleo de coco nas cutículas. Uma quantidade pequena, do tamanho de uma moeda, é o suficiente por mão. Massageie o óleo nas cutículas até que elas absorvam-no bem.
  7. Aqueça o óleo de coco e os ingredientes. Permita que a solução resfrie em temperatura ambiente e aplique no couro cabeludo usando bolas de algodão. Massageie suavemente e deixe descansando durante a noite. Na manhã seguinte, lave com xampu. Seu cabelo ficará maravilhosamente brilhante e macio.
  8. O óleo age como um creme gelado: passe-o no rosto, deixe-o descansar por alguns minutos e limpe com um pano ou lenço. Lave o rosto normalmente. Algumas vezes, o óleo de coco funciona melhor que removedores de maquiagem na eliminação de sombras e máscaras.
    Publicidade

Dicas

  • Uma pequena quantidade de óleo ajuda muito. Tome cuidado para não usar demais.
  • O óleo de coco é um potente agente anticaspa.
  • O óleo de coco deixa os cabelos mais saudáveis e pode ajudá-los a crescerem mais rápido quando aplicados.
  • Não deixe o óleo de coco nos cabelos por mais de um dia sem lavá-los. Os cabelos ficarão gordurosos e com cheiro ruim.
  • Se você pintar os cabelos em casa, o óleo de coco pode ser usado para ajudar a reduzir os danos causados por compostos químicos ao adicionar umidade. Aplique algumas gotas em sua tintura e misture bem antes de usar.
Publicidade

Avisos

  • O tratamento com óleo de coco quente é bom — mas evite aquecê-lo demais. Ele pode queimar sua pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 880 256 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade