Baixe em PDF Baixe em PDF

Assim que o gatilho é puxado, é praticamente impossível de fugir do tiro. A bala é rápida demais para o ser humano. No entanto, você pode seguir os passos abaixo para evitar que alguém atire em você.

Método 1
Método 1 de 4:

Quando Você NÃO é o Alvo

Baixe em PDF
  1. Se você estiver em uma situação em que outras pessoas estejam atirando umas nas outras ou em alguém que não seja você, seu objetivo principal deve ser se afastar o máximo possível. Se você perceber que pode ir embora sem problemas, faça isso assim que ouvir os tiros. Se você não souber de onde os tiros estiverem vindo mas souber que há um cômodo seguro por perto, vá para lá. [1]
  2. Se você não vir modo algum de sair, então é melhor achar abrigo. Fique de preferência atrás de algo que possa parar balas, como um carro ou outro objeto bem sólido. Paredes finas ou uma porta não são o suficiente, embora possam evitar que o atirador veja que você está lá. Fique atrás do abrigo, e se for grande o suficiente, fique no chão. Deitar no chão reduz significativamente a probabilidade de levar um tiro.
  3. Não pare para pegar seus pertences antes de fugir. Isso pode afetar significativamente a quantidade de tempo que você tem para ir embora e faz uma grande diferença na sua habilidade de fugir antes do atirador perceber que você está lá. Apenas fuja. Você é mais importante do que sua carteira.
  4. Enquanto estiver escondido ou fugindo, fique o mais quieto possível. Respire lentamente e tente não chorar. Alertar o atirador com a sua presença pode te colocar em perigo. Não fale com ninguém por perto ou faça ligações. Se puder, coloque o celular no silencioso. Mande mensagem se você quiser ajuda ou chamar a atenção de alguém.
  5. Quando estiver escondido, permaneça escondido. Não mova de um abrigo para outro a não ser que você realmente precise. Ficar parado também diminui a quantidade de barulho que você faz e chama menos atenção para sua presença.
  6. Se você puder se abrigar em um único quarto seguro, certifique-se de criar barricadas nas entradas. Tranque as portas, mova os móveis para bloquear as portas, cubra as janelas se puder, apague as luzes e desligue qualquer coisa que faça barulho. Fique em silêncio e mova-se o mínimo possível.
  7. Quando você estiver em um lugar relativamente seguro, seja com barricadas ou escondido embaixo de alguma coisa, apenas espere a ajuda. Essa é a única coisa que você pode fazer. A maior parte dos tiroteios dura menos de três minutos, então embora pareça que vá durar para sempre, provavelmente você não terá que esperar muito pela ajuda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Quando Você É o Alvo

Baixe em PDF
  1. Se alguém estiver tentando atirar em você especificamente, primeiro é melhor que você avalie a situação. Se estiver sendo assaltado, faça tudo que a pessoa pedir, seguindo muitas das instruções da primeira parte. Se você estiver em uma luta, suas opções são mais limitadas.
  2. Se você estiver sendo perseguido, faça o que puder para fugir. Se você foi pego mas vê uma chance de fugir ou distrair o agressão, faça isso, mas apenas se suas chances de escapar são razoavelmente boas. Virar de costas para ele faz com que seja mais fácil de ser atingido. Enquanto estiver fugindo, corra em ziguezague (isso vai fazer com que seja mais difícil te acertar). Se puder, crie uma distração visual para o agressor, como usar o extintor de incêndio.
  3. Talvez você não seja capaz de poupar tempo suficiente para escapar completamente, mas conseguir um abrigo pode ser útil, pelo menos. Além disso, se você vir que está prestes a levar um tiro, pule para achar cobertura se puder.
  4. Durante o confronto, procure um objeto que possa ser usado como uma arma. Objetos pesados, especialmente os com cantos afiados, são boas armas, mas se você tiver acesso a algo um pouco mais potente, é melhor.
  5. Se você não tiver lugar algum para ir ou se esconder e não tiver mais nenhuma opção, sua melhor opção é conversar com o atirador. Não implore pela sua vida ou tente fazer com que ele sinta pena de você. Em vez disso, mostre empatia e tente perguntar o que ele quer. Ofereça ajuda e pergunte a ele por que ele está fazendo o que está fazendo. Isso pode te dar um tempinho a mais até a ajuda chegar.
  6. Se parece que eles vão atirar mesmo, o melhor que você pode fazer é tentar sair do caminho. Pelo menos o movimento aumenta as chances de você ser atingido em uma área menos importante, já que é muito difícil acertar um alvo enquanto ele se move.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Confrontos com a Polícia

Baixe em PDF
  1. Se você for parado pela polícia enquanto estiver no seu carro ou tiver tempo antes de eles se aproximarem (como antes de você entrar em uma área frequentada por policiais), reserve um momento para retirar chapéu e óculos de sol se estiver usando um deles. Se a polícia puder ver seus olhos, eles ficarão bem menos nervosos. No entanto, se a polícia já estiver de olho em você ou próximos a você, é melhor não fazer isso, pois o movimento vai deixá-los nervosos.
    • Repetindo, você só deve fazer isso se ainda não tiver sido visto. Se você fizer isso e o policial te ver, eles podem pensar que você está pegando uma arma.
  2. Esteja você em um carro ou na rua, você precisa deixar suas mãos bem visíveis para o policial. Se estiver em um carro, abra a janela e deixe as mãos lá. Se estiver na rua, deixe-as um pouco para cima e longe do seu corpo. Isso vai diminuir a tensão do policial.
  3. Não tente pegar nada ou se mover mais do que realmente precisa. Com certeza não faça nenhum movimento súbito, pois isso pode ser entendido como um sinal de que está pegando uma arma.
  4. Não tente discutir com o policial e não deixe a raiva transparecer. Mesmo se você sentir que seus direitos estão sendo violados, o que pode muito bem ser o caso, não diga isso a ele. Arranje um advogado quando o confronto tiver acabado e processe-o, mas de modo algum brigue com eles lá.
  5. Fale com os policiais lenta e calmamente e no mesmo tom (não grite com eles). Isso vai ajudar a mostrar que você não é hostil e vai ajudar a evitar que eles entrem em pânico. Sim, deveria ser obrigação deles manter a calma, mas ‘deveria’ não vai te impedir de levar um tiro.
  6. Se eles te mandarem parar, pare. Se mandarem sair do carro, saia do carro. Se mandarem colocar as mãos na parede, coloque as mãos na parede. Como dissemos, a hora de sustentar seus direitos não é agora, é mais tarde. Só é preciso um policial super estressado para você morrer.
  7. Sempre que precisar se mover, diga ao policial o que você estiver fazendo. Faça eles saberem por que você está se movendo, para onde está se movendo e faça esses movimentos lentamente. Diga essas coisas com calma para eles. Isso vai evitar que eles pensem que você vai pegar uma arma.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Evitando a Situação

Baixe em PDF
  1. Evite áreas que tenham alta criminalidade e violência. Às vezes é inevitável, mas permaneça em áreas internas o máximo que puder se precisar ir para essas áreas.
  2. Se você precisar sair em áreas que sejam perigosas, passe por elas rapidamente em vez de ficar na rua com os amigos ou sozinho. Evite andar a pé para onde precisar ir, em vez disso pegue um ônibus ou vá de carro (o carro de um amigo ou o seu).
  3. A taxa de criminalidade sobe à noite, então evite áreas perigosas e até mesmo relativamente seguras depois que escurecer. Nada de bom acontece às 2 da manhã. Apenas fique dentro de casa e passe sua noite em segurança.
  4. Certos tipos de roupas atraem a atenção de policiais e vizinhos suspeitos. Embora você deva ser capaz de vestir o que quiser, isso não muda a realidade. Você também deve evitar certas cores de times se souber que vai passar pelo território oposto. Usar camisas verdes próximo à sede da gaviões da fiel em são paulo, por exemplo: não é muito esperto.
  5. Não se envolva com drogas, quadrilhas e não cometa atos criminosos. Na verdade, não chegue perto de áreas com crime organizado se puder, já que matar uma pessoa aleatória geralmente pode ser parte da iniciação ao crime. Colocar-se nessas situações perigosas vai aumentar significativamente as chances de você levar um tiro.
  6. Nas palavras de um sábio: Quando um não quer, dois não brigam. Isso quer dizer que se você não arranjar confusão, terá meio caminho andado para evitar confusão. Roubar o celular de álguém ou dormir com a namorada dos outros não é esperto. Evite pessoas malucas evitando entrar em confusão.
    Publicidade

Dicas

  • É uma boa ideia ter um conhecimento prévio de armas, ao menos o suficiente para identificar o que estiver na sua frente, quantidade máxima de balas em um pente (hoje em dia pode-se apostar de 7 a 15) e sua eficiência. A maioria das pessoas morre realmente porque desistiram. Ajuda saber se levou um tiro com uma 9mm Parabellum ou com um .45 ACP.
  • Tente adquirir o hábito de carregar algum tipo de arma de autodefesa, como uma faca retrátil ou para botas, ou uma caneta para autodefesa.
  • Lembre, essas instruções são apenas sugestões, e não pretendem substituir o senso comum ou ser usadas em vez de instruções, ordens ou ajuda de autoridades da segurança pública.
  • Se o seu agressor estiver usando uma pistola, quanto mais distância entre você e o atirador, melhor. Ao contrário dos filmes, pistolas são extremamente difíceis de se atirar com exatidão; e apenas atiradores habilidosos podem atingir o alvo com precisão a uma longa distância.
  • Se o seu assaltante estiver usando um revólver bem de perto, lembre que o cilindro deve rodar ANTES do tiro sair. Então se você conseguir colocar a mão na arma, certifique-se de segurar de um modo que o cilindro não possa roda. Faça isso APENAS se a arma não estiver engatilhada. Dá para ver se arma está engatilhada pela posição do cão, o qual está acima do cabo, atrás do cilindro. Se o cão estiver para cima, quer dizer que a arma não está engatilhada.
  • Se você tiver um celular, chame a polícia escondido, NÃO ameace seu agressor dizendo que tem um celular. Se ele souber que você tem um, ele vai tomar de você.
  • Faça tudo que precisar para aumentar suas chances imediatas de sobrevivência. Se o atirador quiser que você concorde com alguma exigência, faça isso. Se ele quiser que você fique em silêncio, fique. Se ele quiser que você imite um pato, faça isso. Faça o que ele quiser, e espere a hora de escapar ou ser resgatado. Não faz sentido morrer por causa do seu orgulho.
  • Na maior parte das pistolas semi-automáticas, se o ferrolho (a parte de cima da arma) não está para frente, o cartucho está sem munição e você está seguro por um tempinho.
  • É sempre melhor arriscar desviar do que levar um tiro.
  • Bandidos e criminosos comuns são famosos por terem má pontaria; eles não praticam muito então faça o tiro depender da sorte e continue movendo erraticamente.
  • Enquanto estiver escondido, você deve pegar uma pedra ou ferramenta que possa te ajudar a machucar o atirador quando ele se aproximar de você.
  • Se a pessoa com a arma ainda não tentou atirar em você, tente não dar razões para ela. Finja concordar com as exigências e mostre empatia com os problemas deles.


Publicidade

Avisos

  • Se uma pistola semi-automática não tiver um cartucho, ainda pode ter uma bala na câmara.
  • Se tudo mais falhar, não tente dizer ‘’mas você não teria coragem’’, pois você tem muito mais a perder do que a ganhar com isso.
  • Veja que a melhor resposta ao ser confrontado por um assaltante armado é a passiva. Na improvável situação em que você encare uma arma, aumentar a tensão ou irritar o assaltante aumenta significativamente a chance de se machucar.
  • Diga ao assaltante “não faça isso com você mesmo”, implicando que ele tem mais a perder do que você, ou do que o ganho em potencial.
  • Nunca se jogue no atirador. A não ser que você esteja próximo o suficiente para tocar a arma ou não esteja diretamente no campo de visão do atirador, você não deve correr na direção do atirador. Isso pode assustá-lo e fazer com que ele atire sem querer.
  • Tente convencê-lo conversando e espere por ajuda externa. Resistir vai aumentar suas chances de ser assassinado, então a menos que seguir as ordens do agressor represente um aumento no perigo, como abdução, concordar com as exigências é o melhor modo de sobreviver. (Muitas vezes com a possibilidade de abdução é melhor obedecer. A polícia pode te encontrar, mas não podem fazer muita coisa se estiver morto.)
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 404 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade