PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O narcisismo maligno é a forma mais extrema de narcisismo. Talvez você esteja cansado de ver aquele seu conhecido narcisista maligno passar por cima das pessoas… Talvez não aguente mais ouvir as mentiras dele. Não importa a motivação, expor um narcisista é o melhor jeito de mostrar aos outros o que está acontecendo — e até ajuda a restaurar a ordem no seu mundo, seja em família ou no seu círculo social como um todo. Por mais que esse processo pareça complicado, tudo fica mais simples caso você adote estratégias bem pensadas e não deixe o narcisista vencer. Leia as dicas deste artigo para entender o passo a passo!

Método 1
Método 1 de 5:

Como saber se uma pessoa é narcisista maligna?

PDF download Baixe em PDF
  1. O narcisismo maligno é uma subclasse do transtorno de personalidade narcisista — que, por sua vez, geralmente é marcado por uma visão distorcida e inflada de si próprio. Todo narcisista acha que o mundo gira ao seu redor, e isso também vale para os malignos. [1]
    • No geral, o narcisista acredita que é a pessoa mais importante onde quer que esteja. Muitos deles se irritam quando não recebem a atenção ou o tratamento especial que acreditam merecer.
    • Enquanto a maioria das pessoas leva o sentimento dos outros em consideração quando cultiva relacionamentos, os narcisistas se importam muito mais (ou até somente) consigo mesmos.
  2. A pessoa em questão é apática para valer ? Agressiva? Perde a linha com os outros e os ridiculariza pelo menor dos erros? Todos esses itens são sinais do narcisismo maligno. O indivíduo pode até não ser violento em sentido físico, mas é abusivo verbal e emocionalmente. [2]
    • Muitos narcisistas malignos usam uma tática conhecida como "gaslighting", com a qual tentam convencer as pessoas de que percepção da realidade delas está errada. [3]
    • Alguns narcisistas malignos também são sádicos, ou seja, sentem prazer em machucar ou humilhar as pessoas.
  3. Existem outros tipos de narcisismo, mas nenhum outro deles costuma apresentar traços de paranoia. Os malignos tendem a pensar que as pessoas estão tramando contra eles ou deduzem que estão sendo vítimas de conspirações quando não conseguem o que querem. [4] Veja alguns dos outros tipos de narcisismo:
    • Extrovertido: narcisistas extrovertidos são alegres e espirituosos, mas extremamente arrogantes e mimados. Além disso, eles têm um orgulho exagerado de si próprios.
    • Introvertido: esses narcisistas têm sérios problemas de imagem e não deixam claro que acham que são o máximo. Eles adoram bancar a vítima.
    • Antagôníco: narcisistas antagônicos são arrogantes e gostam de discutir. Eles guardam rancor e adoram arranjar confusão.
    • Comunal: esses narcisistas sentem satisfação em impressionar os outros e, muitas vezes, usam uma suposta superioridade moral e preocupação com causas sociais para receber elogios.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Como expor um narcisista maligno?

PDF download Baixe em PDF
  1. Narcisistas malignos costumam falar de ideias incompatíveis e incoerentes. Sempre que você notar uma inconsistência do tipo, faça um comentário a respeito de maneira educada e não combativa. A pessoa pode voltar atrás e admitir que está mentindo — ou até dobrar a aposta e ir mais além. De um jeito ou de outro, você já está tirando um pouco a máscara dela. [5] Por exemplo:
    • Narcisista: "Eu tô cansado da Melissa. Ela vive reclamando de tudo."
      Você: "Que engraçado. Você tá reclamando agora."
    • Narcisista: "Não acredito que tenho que pagar R$ 10,00 pra estacionar aqui."
      Você: "Ué, mas você não acabou de ganhar um aumento? Achei que as coisas estavam indo bem!"
    • Narcisista: "Não aguento gente desleixada.
      Você: "Tem uma mancha de mostarda na sua camisa."
  2. Se você conseguir "forçar" a pessoa a continuar se contradizendo, ela pode acabar em uma sinuca de bico em que se vê obrigada a mentir na cara dura ou retirar o que disse. De todo modo, ela vai ficar bastante constrangida por ter que se mostrar pequena na frente dos outros. E quem sabe outro colega seu não fala alguma coisa também? [6] Veja um exemplo:
    • Se você sabe que o narcisista acabou de ser dispensado pela namorada, mas agora ele está se gabando da facilidade que tem de conhecer gente nova, diga "Você tá saindo com muita gente? Qual foi seu último encontro legal?".
      • Se ele dobrar a aposta e disser "Ah, com várias. Tô ficando com uma gata agora...", dobre a sua também: "Ah, é? Como ela chama? Achei que você tava com sua ex até semana passada."
      • Caso a pessoa dê para trás e responda com "Bem, não tô... Mas só porque eu não quero.", diga "Certeza que você vai conhecer alguém logo!".
  3. Muitos narcisistas malignos aproveitam toda oportunidade que têm para culpar suas vítimas e pisar em pessoas que já estão abaladas. Reconforte essas vítimas para mostrar que o narcisista não é o dono da verdade, como tenta passar a impressão de ser. Isto é ainda mais importante caso ele seja o líder do seu círculo social, visto que a tática mina a autoridade dele. [7]
    • Por exemplo: se um narcisista tirar sarro de uma amiga em comum porque ela tirou uma nota ruim em uma avaliação, diga a essa amiga "Fica tranquila. Todo mundo se deu mal na prova. Eu também!".
    • Se o narcisista criticar alguém por causa da aparência, diga à pessoa: "Não dá bola pra ele. Eu adorei seu corte de cabelo! Combina com seu rosto."
  4. Se seu grupo sempre se reúne na casa do narcisista maligno, convide o pessoal para ir à sua casa de vez em quando; se ele sempre sugere ir a um bar que ninguém mais curte, chame a turma para conhecer um lugar novo no fim de semana; e assim por diante. Quanto mais você aprender a controlar as situações, mais vai tirar o narcisista do sério — e mais fácil vai ser expor a natureza real dele.
    • Isso vale até para as coisas pequenas! Por exemplo: se ele odeia sertanejo, coloque Chitãozinho e Xororó para tocar na próxima vez que vocês passearem de carro; se ele não suporta o frio, marque um rolê com a turma no meio do inverno.
  5. Não deixe o narcisista se safar quando ele disser ou fizer algo abusivo, grosseiro ou cruel — sobretudo na frente dos outros. Tire satisfação com ele e explique por que essa atitude não é legal. Não saia do sério, mas também não tenha papas na língua. O próprio comportamento da pessoa vai falar muito dela. [8]
    • Por exemplo: se a pessoa tentar ridicularizar alguém que cometeu um erro inocente, diga "Todo mundo erra. Você não tem que pegar no pé dele por isso. Não seja babaca."
  6. Nada tira um narcisista maligno do sério mais do que ver as pessoas conquistando o que querem. Concentre-se em si mesmo, nos seus relacionamentos, na sua paz interior e nas suas realizações. Celebre os momentos especiais com seus amigos e familiares — mesmo com o narcisista por perto — e veja a reação que isso causa. [9]
    • Por exemplo: quando um amigo ou familiar perguntar como você está na frente do narcisista, diga "Tô ótimo! Acabei de apresentar um trabalho na faculdade que foi elogiado pra caramba!".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

O que acontece quando um narcisista maligno é exposto?

PDF download Baixe em PDF
  1. À medida que você desgasta o status e a confiabilidade do narcisista maligno, ele vai começar a exalar uma energia cada vez mais negativa. Se ele perder as estribeiras como nunca perdeu antes, não tente conter a situação: ignore ou até "console-o" para sair por cima na história. Assim, todo mundo vai ver o quanto essa pessoa é infantil! [10]
    • Por exemplo: se a pessoa perder a linha e gritar com você, diga "Ah, desculpa. Não queria te tirar do sério assim. Você tá bem?".
    • Você pode até aproveitar e olhar para quem estiver por perto com uma expressão incrédula, com as sobrancelhas arqueadas, para deixar ainda mais claro o quanto o narcisista está fazendo drama.
  2. Após ser exposto, o narcisista maligno vai fazer o possível para derrubar você pelas costas: contar mentiras, espalhar boatos etc. Lembre-se de que, a longo prazo, o único que vai sofrer de verdade com isso é ele próprio. Não se deixe abater! [11]
    • A melhor opção aqui é ignorar as falsas acusações de vez. O narcisista vai sentir que apertou sua ferida se você ficar na defensiva.
    • Essa tentativa de sabotagem pode até ser boa, desde que você tenha uma reação contida e elegante. Todo esse comportamento infantil só vai reforçar o quanto a pessoa é insegura e desonesta.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Como lidar com um narcisista maligno?

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter esses limites é indispensável para lidar com um narcisista e manter o comportamento dele sob controle. Determine o que você considera aceitável e o que não vai mais tolerar e, em seguida, explique tudo nos mínimos detalhes à pessoa. Isto vai melhorar bastante sua convivência! Veja mais do que fazer:
    • Imponha um limite: dá para você dizer "Você não pode me criticar na frente das pessoas".
    • Explique as consequências: diga "Se você me criticar, não vou mais te convidar pra sair".
    • Não aceite negociações: o narcisista vai tentar resistir ao seu limite, mas é melhor você falar "Isso não tá aberto pra discussão. Não vou negociar nada."
    • Reforce o limite: se o narcisista desrespeitar sua decisão, é possível que ele esteja tentando testar você. Não ceda e nem abra exceções. Continue firme na sua decisão.
  2. Narcisistas malignos precisam de elogios e atenção constantes. Sendo assim, você pode recrutar amigos e familiares para evitar que aquele seu conhecido problemático tente acabar com a alegria de todo mundo — principalmente se eles também conhecem a pessoa e estão cansadas do comportamento dela. Converse com todos para vocês elaborarem uma estratégia de combate interessante.
    • Você pode dizer a um amigo próximo: "Olha, o Júlio tá tratando a gente muito mal de uns tempos pra cá. Não gosto disso e sei que você também não gosta. Vou chamar a atenção dele na próxima vez. Queria só te avisar pra você não ficar assustado."
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Como superar a convivência com um narcisista maligno?

PDF download Baixe em PDF
  1. Bloqueie a pessoa no WhatsApp, apague o perfil dela das suas mídias sociais e evite todo e qualquer tipo de interação. Você precisa de um espaço para se recuperar emocionalmente do estrago que o narcisista maligno causou na sua vida. Não se culpe — e nem volte atrás! As coisas vão melhorar aos poucos.
    • Cortar o contato fica difícil quando o narcisista maligno é um parente próximo, tem muitos amigos em comum com você ou trabalha na mesma empresa. Mesmo assim, é possível e saudável.
    • Se não der para cortar a pessoa da sua vida de vez, pelo menos minimize o tempo que vocês passam interagindo.
  2. O comportamento abusivo de narcisistas pode causar um impacto emocional muito sério. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda profissional com um psicólogo que consiga oferecer a você as ferramentas e o espaço necessários para se recuperar de vez.
    • Faça uma busca por profissionais da saúde mental qualificados na internet ou com seu provedor de plano de saúde.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 700 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade