PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Já teve a sensação de que o seu marido simplesmente desliga o cérebro toda vez que você abre a boca? Você expressa as suas opiniões, mas não se sente ouvida por ele? Muitas mulheres sofrem com maridos que não as escutam. O segredo para ter atenção é entender e lidar com as diferenças entre o casal. Homens e mulheres têm um estilo de comunicação totalmente diferente. Saiba como se comunicar com o seu cônjuge de forma mais eficaz para que ele comece a ouvir o que você tem a dizer.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mudando a abordagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Segure-se para não ligar no celular dele assim que ficar irritada com alguma coisa, pois uma ligação no meio do expediente tem tudo para dar errado. [1]
    • O melhor lugar para conversar é um cômodo silencioso, sem celular ou TV. Se vocês tiverem filhos, esperem até que eles durmam ou saiam de casa para que não fiquem bisbilhotando.
  2. Mesmo que queira um papo mais sério, pode ser que ele não esteja de bom humor, esteja com sono ou zangado e em nenhuma dessas situações dá para ter uma conversa produtiva. Ao perguntar se vocês podem conversar, esteja preparada para ouvi-lo dizer que não é uma boa hora e respeite esse fato. [2]
    • Se não for o melhor momento, pergunte quando ele prefere falar. Para ter um diálogo real, é preciso respeitar esse pedido e esperar um pouco mais.
    • Defina um horário realista e cumpra o combinado.
  3. Ficar frente a frente pode ser assustador e até mesmo o contato visual durante uma discussão mais difícil pode virar uma distração. Se ficarem um ao lado do outro, o ambiente fica mais aconchegante e relaxado para começar a conversa. [3]
    • Todos gostam de ser respeitados no relacionamento e muitas pessoas se sentem incomodadas quando há um contato visual forçado.
  4. Nos dias de hoje, a vida anda muito ocupada e todos aprendemos a ignorar os ruídos de fundo para focar em coisas mais importantes. O seu marido precisa de um sinal para entender que o assunto é sério e que precisa prestar mais atenção.
    • Quem nunca falou “sim, meu bem” sem nem escutar o que o cônjuge disse? Não leve para o pessoal se for preciso repetir algumas vezes até ele perceber a importância do assunto. Quando ele concordar em falar, deve ter entendido o seu pedido de verdade. [4]
    • Uma das melhores formas de indicar que determinado assunto é importante é se aproximar e falar com um tom de voz diferente do habitual usado em conversas corriqueiras. Não é preciso gritar ou levantar a voz para chamar a atenção do seu marido.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Superando barreiras de comunicação

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez ele valorize o fato de que você foi capaz de falar o que queria sem ficar enrolando ou dando voltas. Além disso, se a mensagem não for sucinta, há o risco de perder a atenção do seu marido de novo. Caso você fale demais sem chegar ao assunto principal, pode ser que ele desligue.
    • Não confunda “ir direto ao ponto” com fazer acusações ou se deixar levar pelas emoções. Você precisa ser assertiva ao dizer o que quer, sem fazer rodeios ou usar uma linguagem cifrada, e dar o tempo que ele precisar para responder.
  2. Esse é o tipo de coisa que desmotiva qualquer pessoa a participar de uma conversa, pois não é eficaz. A implicância constante com atitudes do outro pode parecer um gesto desanimador e manipulador para muitos, além de não motivar ninguém a prosseguir um diálogo. [5]
    • A implicância não funciona, pois de nada adianta repetir sem parar um pedido para ele fazer algo que, por alguma razão, ainda não fez. Não é reclamando pela décima vez seguida da mesma forma que você vai conseguir que o seu marido faça alguma tarefa.
    • Essa técnica não dá certo, pois os homens aprenderam a ignorá-la e, muitas vezes, acham que estão sendo tratados como crianças. Você pode importunar e culpar alguém sobre quem tenha autoridade, como um filho, e não o seu parceiro. Os homens querem se sentir poderosos e respeitados, o que não combina com essa atitude.
  3. Dessa forma, você não joga a culpa no seu marido e ele não fica na defensiva. Porém, não adianta começar a frase na primeira pessoa e seguir reclamando. Ao usar esse recurso, você assume a responsabilidade pelas suas emoções, fazendo com que o seu parceiro entenda que uma atitude tomada por ele causou certa reação.
    • A fórmula certa para falar frases na primeira pessoa seria: “Eu me sinto _____ quando você _____, pois _____.”
    • Veja alguns exemplos de frases na primeira pessoa a seguir:
      • “Eu me sinto envergonhada quando você me provoca na frente da sua família, pois queria que eles gostassem de mim.”
      • “Eu me sinto frustrada quando você chega atrasado na reunião da escola do nosso filho, pois não sei o que dizer.”
      • “Eu sinto raiva quando você toma decisões financeiras por conta própria, pois não sou consultada.”
  4. Talvez o seu marido não a dê ouvidos por também ter a impressão de que você não presta atenção no que ele diz. Observe o seu comportamento e veja se dá para melhorar nesse quesito. Pratique a escuta ativa: em vez de querer rebater ou se defender de imediato, preste atenção de verdade nas palavras dele e tente compreendê-las. [6]
    • O segredo para demonstrar que você o ouviu com atenção e que entendeu a visão dele é repetir os principais pontos da fala do seu marido. Entender o que é dito é muito diferente de concordar. Ninguém precisa concordar com o outro sempre, mas é fundamental saber escutar.
    • Ao parafrasear e repetir as alegações do seu parceiro na primeira pessoa, é possível esclarecer os sentimentos e razões dele, além de legitimar o que foi dito.
    • Veja abaixo um exemplo de paráfrase:
      • Marido: “Eu estou cansado de ouvir os seus berros. Estou cansado e de chegar em casa e ser recebido com gritaria. Não sou idiota. Mal passo pela porta e você já começa.”
      • Esposa: “Entendi que você não gosta que eu grite e que se sente frustrado por ser bombardeado com pedidos assim que chega do trabalho, é isso?”
  5. Infelizmente, os problemas com um marido desatento podem persistir mesmo após as suas tentativas de mudar o jeito de se comunicar. Algumas vezes, o fato de ele não a escutar indica problemas mais profundos. Ambos devem entrar em contato com um terapeuta, pois o profissional pode ajudar o casal a superar barreiras mais sérias de comunicação.
    • Por exemplo, se o seu parceiro for um caso não diagnosticado de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), essa pode ser a causa da sua queixa frequente. Além disso, ele pode não respeitar a sua opinião ou se esquivar de conversas com uma carga emocional muito grande. Qualquer um desses problemas pode ser identificado e controlado por um profissional.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reconhecendo as diferenças

PDF download Baixe em PDF
  1. Homens e mulheres aprendem a se comunicar de um modo muito diferente, mas um jeito não é melhor do que o outro. As mulheres tendem a ser mais flexíveis e, dessa forma, conseguem se adaptar ao jeito do marido.
    • Em geral, a mulher deseja ser amada no relacionamento, enquanto o homem prefere ser respeitado.
    • A mulher pode ser mais flexível quando se trata de adaptação, pois, na nossa sociedade machista, o homem foi educado para ser um líder e não um cuidador no sentido tradicional. Saber o que o seu marido espera do relacionamento e empenhar-se para não perder o respeito nas conversas já faz muita diferença. [7]
  2. Uma atividade na qual os dois possam ser ativos juntos, como caminhadas ou a prática de algum esporte, pode fazer a energia do seu marido fluir e motivá-lo a se abrir ao diálogo.
    • Se ele sentir que não vai ser ouvido, não vai querer uma conversa intensa. A atividade compartilhada mostra que você "o conhece" e o deixa mais confortável. [8]
  3. Demonstrar respeito de uma maneira que ele considere adequada pode ser gratificante, fazendo com que o seu marido comece a escutá-la melhor. [9]
    • Os homens costumam se concentrar mais nos gestos do que nas palavras. Uma maneira de demonstrar respeito inclui fazer um esforço para dar espaço quando ele chegar em casa se ele precisar de um tempo para relaxar.
    Publicidade

Dicas

  • Conseguir que o seu marido a escute é um processo que pode exigir várias tentativas.
  • Seja direta e diga o que está acontecendo; não espere que ele leia a sua mente.
  • Trabalhem em conjunto para aperfeiçoarem a comunicação entre o casal de uma maneira proveitosa para ambos.
Publicidade

Avisos

  • Pare de fazer cobranças e reclamações. É compreensível que você esteja frustrada e irritada, mas a implicância só serve para afastá-la do seu objetivo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 787 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade