Baixe em PDF Baixe em PDF

Não é difícil fazer dreads no cabelo: você só precisará de cera capilar e muita paciência. O processo pode ser feito em um salão de beleza de sua confiança, muito porém, fazer em sua casa pode ser, com um pouco de informação e direcionamento, bem mais fácil e barato. Planeje-se, pois você demorará vários meses para formar seus dreadlocks por completo, e deverá dedicar algum tempo do seu dia-a-dia para mantê-los limpos e em bom estado. Veja aqui como iniciar este processo.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo os Dreads

Baixe em PDF
  1. Os óleos que naturalmente se acumulam em seu cabelo vão torná-lo escorregadio, o que pode prejudicar a montagem do seu dread: por isso, é melhor começar com o cabelo recentemente lavado. Se seu cabelo estiver limpo, sem resíduos e seco, o processo também sairá mais rápido. Use apenas shampoo.
    • Não adicione condicionador ou quaisquer outros produtos em seu cabelo após a lavagem;
    • Tenha certeza de que seu cabelo esteja completamente seco antes de começar a montar seus dreads.
  2. Cada tufo de cabelo vai se tornar um dreadlock: cabe a você somente decidir o tamanho de seus dreads. Quanto maior a quantidade de cabelo dividido desta forma, maior a mecha do dread. Para uma aparência mais homogênea do penteado, tente fazer cada mecha do mesmo tamanho, dividindo igualmente as partes do cabelo.
    • Um pente de dentes largos pode ajudar a repartir o seu cabelo e delinear os tufos. Use pequenos elásticos para separar as mechas;
    • Tufos de cabelo formados por quadrados de três centímetros, vão originar dreadlocks médios, que são os mais utilizados. Quadrados menores, de pouco mais de um centímetro, vão formar belas mechas, pequenas e elegantes;
    • Tenha em mente que quanto mais mechas você dividir, mais tempo precisará para terminar o penteado;
    • Os espaços quadrados entre as mechas vão ficar visíveis, formando pequenas linhas em seu couro cabeludo. Se você quiser evitar uma aparência padronizada em seu penteado, você pode reunir os tufos em zig-zag: neste formato o aspecto final é mais natural.
  3. Segure as mechas de cabelo (que serão seus futuros dreads), formando linhas retas e horizontais. Mais ou menos a três centímetros da raiz, penteie o cabelo da mecha para trás em direção ao seu couro cabeludo. Repita esta técnica várias vezes na mesma mecha de cabelo, até que ela comece a formar pequenos tufos amontoados na altura da raiz. Continue penteando para trás de três em três centímetros ao longo da mecha, até que toda ela seja penteada em direção ao couro cabeludo. Prenda a ponta do tufo final com um elástico.
    • Como você está penteando com uma só mão, utilize a outra (que está segurando o cabelo), para girar suavemente a mecha em que você está trabalhando. Isso mantém a forma do tufo de cabelo, auxiliando o processo;
    • Continue aplicando a técnica em cada mecha de cabelo, até que todas as mechas sejam penteadas desta forma. Ter alguém por perto para ajudar pode acelerar o processo: enquanto você penteia uma mecha, a pessoa pode auxiliar penteando outra;
    • Tenha paciência, cuidado e o mesmo tempo de atenção com cada dread. Se você acabar se apressando ao longo do processo, vai acabar com um dreadlock desigual.
  4. Para se manterem fixos, cada dread deve ter um pequeno elástico no final, e um próximo ao couro cabeludo. Os dois elásticos irão fixar o dread no lugar, à medida em que ele cresce junto ao cabelo.
  5. Use uma cera natural ou gel especial para este tipo de penteado, para evitar que o seu dread se desgaste ou desmanche. Aplique a cera, ou o gel, com cuidado em toda a extensão do dread, cobrindo toda a totalidade da mecha.
    • Escolha uma cera especial ou gel específico para este tipo de penteado. Normalmente são feitos com aloe, cera de abelha ou outro ingrediente natural. Para melhores resultados, dê preferência a produtos naturais: produtos químicos capilares derivados do petróleo vão atrapalhar tremendamente o processo de confecção do seu dreadlock;
    • Você pode usar gel capilar tradicional de aloe vera, ao invés do gel específico para dreads.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cuidando de seus Dreadlocks

Baixe em PDF
  1. Lavar o cabelo regularmente vai ajudar os dreads a se manterem fixos e organizados, de forma a favorecer seu processo de crescimento (de duração média de, pelo menos, três meses). Durante este tempo, seus “dreads” virarão “dreadlocks”. Use um shampoo que não contenha perfumes, condicionadores, ou outros aditivos que possam se acumular no cabelo, ocasionando mau cheiro.
    • Quando lavar o cabelo no banho, concentre seu esforço no couro cabeludo. Não esfregue demais os dreads: você não quer que eles comecem a se embaraçar;
    • Lave-o pela manhã, para que seus dreadlocks tenham tempo de secar. Se você for para a cama com os cabelos molhados, mofo e bolor podem se acumular nas mechas enceradas.
  2. Pulverize uma mistura de óleo e água sobre os seus dreads todos os dias, para afastar o desgaste. Use um óleo de essências como o de lavanda. Não exagere, ou os dreads vão ficar gordurosos. Uma borrifada apenas é o suficiente.
    • Não use óleo vegetal, azeite, ou outros óleos alimentares em seus dreadlocks: estes óleos deixam o cabelo rançoso;
    • Existem à venda hidratantes especiais para seu dreadlock.
  3. Sua rotina diária de cuidados com seu dreadlock irá, inevitavelmente, envolver esta tarefa. Use uma agulha de crochê ou uma pinça e re-embarace os cabelos que se dispersarem de volta para os dreads.
  4. Para manter a forma lisa dos dreads, você pode enrolá-los entre as mãos periodicamente. Dobre as extremidades finas da mecha de volta ao dread, esmagando-as na palma de sua mão: assim você pode reacomodá-las na mecha, dando um aspecto homogêneo e arredondado para seu penteado.
    • Embora enrolar os dreads seja uma tarefa essencial, se você gostar de manter as extremidades finas, não há necessidade de neutralizá-las;
    • Não exagere no rolamento: com muita fricção os dreads estarão mais propensos a se desfazer.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo a manutenção de longo prazo dos seus dreadlocks

Baixe em PDF
  1. Quando os seus dreads se enrolarem completamente, você não precisa mais dos elásticos para mantê-los fixos no lugar. Remova os elásticos das raízes e das pontas somente após passados três meses da aplicação da cera.
  2. Como seus dreads vão crescer naturalmente (junto de seu cabelo), as raízes nascem diferenciadas do penteado depois de um certo tempo. Você terá então que suar a camisa um pouco para incorporá-las aos dreads. Use os dedos para esfregar o cabelo, tufo por tufo, enrolando as raízes junto ao restante dos dreads.
    • Não é necessário fazer isto com muita freqüência pois, com o crescimento dos dreads, os primeiros centímetros das raízes se enrolam naturalmente até o couro cabeludo. Pouco tempo depois, porém, o cabelo tende a crescer sem nó: é neste momento que você deve proceder desta maneira;
    • Tenha cuidado para não sobrecarregar as raízes, já que você pode fazer com que elas se enfraqueçam a ponto de perder o dread que suportam.
  3. Óleos e resíduos acumulados no couro cabeludo vão manter o cabelo liso, impedindo-o de atar-se com o resto do dread. Mantenha o cabelo recém crescido limpo e seco. Desta forma, naturalmente, ele se tornará parte do resto da mecha.
    Publicidade

Dicas

  • Muitas decorações podem adornar os seus dreads. Eles podem ser tingidos, podem ter miçangas ou também podem ser enfeitados com pequenas tiras coloridas.
  • Se você em algum momento quiser se desfazer de seus dreadlocks, há sempre a possibilidade de cortar todo o cabelo. Se você quiser manter o cabelo, porém, existe a alternativa de desembaraçá-lo e recondicioná-lo através de kits de reparo e hidratação (peça a ajuda de um cabeleireiro especializado). Ainda restarão algumas pontas duplas, mas os dreads podem ser removidos com certa tranquilidade.
  • Para evitar o "cheiro de cachorro molhado" em seus dreadlocks, evite enrolar o cabelo até que esteja seco. Se isto não for feito, você vai começar a sentir um típico cheiro de mofo em seu penteado;
  • Não se preocupe muito pois todo o cabelo começará a se embaraçar naturalmente, sem muito esforço. Apenas proceda como orientado;
  • Em sua borrifada diária de água com óleo de essências, enrole seus dreads com a palma da mão, em uma só direção, enquanto eles ainda estiverem úmidos. A água é o “lubrificante natural” dos dreads. Não se esqueça, porém, de secá-los depois e torcer as mechas. Se você proceder desta forma, os nós no cabelo ficarão adequadamente apertados.
Publicidade

Avisos

  • O processo de fazer dreadlocks fará com que seu cabelo pareça mais curto. Esteja consciente de que isto é normal, visto que o tamanho médio de um dread é de cerca de um terço do comprimento original do cabelo;
  • Só use elásticos que sejam fáceis de remover ou cortar. No processo de pentear os tufos, não se esqueça de tirar os elásticos, pois se forem deixados no cabelo vão se embaraçar junto da mecha;
  • Não puxe seus dreads depois de terem estado em seu cabelo por muito tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 365 221 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade