Baixe em PDF Baixe em PDF

Com os instrumentos corretos, é possível fazer seu próprio fubá dos grãos de milho inteiros secos ou do milho de pipoca não processado. O fubá caseiro geralmente é menos processado do que as versões comerciais, o que o deixa com maior qualidade nutricional e um sabor mais forte.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Reunindo o milho e os equipamentos

Baixe em PDF
  1. Você pode usar praticamente qualquer tipo de milho, contanto que os grãos tenham secado corretamente. [1] Este tutorial aborda o processo para o milho congelado.
    • Se usar milho congelado, você precisará de um saco de 500 gramas.
    • Pode-se usar qualquer variedade de milho local se você for um pouco mais ousado, mas o processo pode levar mais tempo, já que o produto precisa ser ressecado da haste. A melhor variedade para esse método é o milho duro, também conhecido como kernel, mas o milho doce também serve.
    • A opção mais fácil seria usar milho para pipoca não cozido. Não será necessário desidratar o produto, pois já vem seco.
  2. 2
    Obtenha um instrumento de trituração. Os trituradores de grãos elétricos e manuais são as melhores opções, pois você terá maior controle do processo. É necessário usar bastante força com um manual, principalmente ao triturar algo da espessura e do tamanho do milho.
    • Compre um triturador elétrico pela internet ou em alguma agropecuária.
  3. [2] Utilize apenas liquidificadores de alta potência: um instrumento padrão pode não ser forte o suficiente para moer grãos secos de milho, portanto, evite nesse processo.
    • Para pequenas quantidades, você pode usar um almofariz e pilão, um moedor de temperos ou de café. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Desidratando o milho

Baixe em PDF
  1. Abra um pacote de 500 g de milho congelado e espalhe sobre a bandeja em uma camada única. A camada precisa ser uniforme. Se estiver usando milho fresco, remova a casca e use uma faca de cozinha afiada para remover os grãos da espiga. Uma espiga grande de milho, em geral, possui 500 gramas.
    • É possível desidratar os grãos diretamente do congelamento. Se alguns estiverem grudados pelo gelo, bata-os em uma mesa para separá-los.
  2. [4] Coloque a bandeja no desidratador e ajuste a temperatura para começar o processo. Como a temperatura precisa ser bem baixa, use um desidratador em vez do forno.
    • A maioria dos fornos tradicionais não chega a uma temperatura tão baixa como essa para secar o milho sem cozinhá-lo.
  3. Verifique os grãos após oito horas. Remova-os do aparelho se estiverem completamente secos; caso contrário, continue desidratando à medida que for necessário, verificando o estado a cada 30 a 60 minutos. Para verificar a progressão do milho, pegue alguns grãos e manuseie entre os dedos. Os grãos secos não terão mais uma consistência flexível e maleável.
    • Se os grãos não estiverem mais flexíveis, faça outro teste jogando-os em uma superfície dura, como um balcão ou uma mesa. O som deve ser um “clique” distinto quando estiverem prontos. [5]
  4. Se você for fazer o fubá imediatamente, transfira o milho para uma tigela média e deixe de lado. Caso contrário, coloque em um recipiente fechado ou um saco plástico. Os sacos plásticos vedáveis podem ser utilizados se você planeja usar os grãos dentro de uma ou duas semanas. Se quiser armazenar por mais tempo, use um frasco ou um recipiente de plástico fechado.
    • Armazene em um local seco, escuro e em temperatura ambiente se você for usar em um mês. Se for armazenar por mais tempo, leve à geladeira ou ao congelador.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Triturando o milho

Baixe em PDF
  1. Moa cerca de dois copos (150 gramas) de milho desidratado por vez. Quando quiser muito fubá, você precisará moer várias levas. Coloque o milho no funil e gire a manivela para moer. [6] Deixe uma tigela ou outro tipo de recipiente sob o triturador para armazenar o milho processado.
    • O método para ajustar a moedura da máquina irá variar de acordo com o aparelho. Verifique o manual de instruções de seu moedor para determinar o procedimento correto. Normalmente, você pode ajustar a moedura com uma alavanca na lateral da máquina.
    • Se estiver moendo com um pilão, encha o almofariz de milho até a metade. Use o pilão para moer o milho em pequenos pedaços amassando-o nas laterais e no fundo do almofariz.
    • Quando usar um moedor elétrico ou um liquidificador potente, você precisará apertar um botão em vez de girar uma manivela. Alguns liquidificadores permitem que você ajuste a grossura da moedura.
  2. Despeje o milho moído grosso em uma peneira de rede fina e agite gentilmente de um lado para o outro para separar os pedaços finos dos mais grossos. [7] O ideal é usar uma peneira bem fina com furos de cerca de 1 a 1,5 mm. Os furos maiores podem deixar escapar pedaços muito grossos, que não são classificados como fubá.
    • Colete os pequenos pedaços em uma tigela separada debaixo da peneira e retorne os pedaços grossos ao funil da máquina.
  3. Ajuste novamente os pratos do moinho, configurando em uma grossura média. Triture os pedaços maiores como anteriormente. Em geral, grãos individuais de milho terão cerca de três milímetros nessa fase.
    • É importante mudar a grossura para uma configuração mais fina nesse passo; caso contrário, os pedaços mais grossos não serão mais triturados.
  4. Transfira a nova remessa de milho moído para uma peneira mais fina e mova de um lado para o outro, permitindo que os pedaços mais finos passem pela rede e sejam coletados na tigela de fubá.
    • É provável que você colete mais fubá durante esse passo do que antes, mas na maioria dos casos, você ainda terá uma boa quantidade de grãos mais grossos na peneira.
  5. Ajuste novamente o moinho em uma consistência média/fina. Retorne os grãos mais grossos ao funil e triture pela terceira vez.
    • A máquina precisa ser configurada em graus mais finos, mas evite a mais fina. Até mesmo para a consistência do fubá, o milho moído pode ser muito grosso para passar pela configuração mais fina dos moinhos.
  6. Peneire o milho moído mais uma vez, coletando o fubá bem fino na tigela original e retendo os grãos mais grossos.
    • Neste momento, você deve ter mais do fubá do que dos grãos restantes, e o fubá deve ser quase a mesma quantidade do milho seco do início do processo.
    • No entanto, se você ainda não estiver satisfeito com a quantidade de fubá produzida, passe os grãos grossos no moinho mais uma vez. Depois disso, peneire novamente. A quantidade resultante da quarta vez que você peneirar será menor do que as vezes anteriores. Além disso, moer mais que quatro vezes pode acabar sendo menos benéfico.
    • Se estiver satisfeito com a quantidade restante dos grãos, tente guardar e preparar da mesma forma que faria com os grãos comercializados.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Armazenamento

Baixe em PDF
  1. Você pode usar imediatamente – o uso no mesmo dia ou no dia seguinte retém a quantidade máxima de nutrientes e sabor. Use fubá caseiro em receitas como bolo de milho, purê de farinha de milho e massa para fazer um peixe à milanesa.
    • Você também pode usá-lo em qualquer receita que peça por fubá, incluindo cuscuz
  2. Coloque-o em um saco com lacre para congelador. Remova todo o ar possível do saco e deixe apenas 3 centímetros de espaço aberto nele (para o lacre).
    • Use um canudo para sugar o máximo possível do ar restante pela abertura da sacola. Faça isso com cuidado para evitar a inalação acidental do fubá.
    • Empacote o produto em um frasco ou recipiente, deixando um pequeno espaço vazio. Feche e leve a um lugar fresco e escuro. Nessas condições, o fubá durará de nove a 12 meses.
  3. Empacote o produto em um frasco ou recipiente, deixando um pequeno espaço vazio. Feche e leve ao congelador. Ele pode ficar até 24 meses no congelador.
    • Geralmente, pode-se usar o fubá diretamente do congelador sem ter que descongelar, mas para receitas sensíveis à temperatura, descongele em temperatura ambiente por 30 a 60 minutos antes de usar.
    Publicidade

Dicas

  • Você também pode preparar o fubá utilizando um liquidificador de alta potência. As instruções exatas para o processo dependem da máquina, mas geralmente, é necessário bater no aparelho em velocidade alta por 50 a 60 segundos para moer o milho e formar o fubá. [8]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Faca afiada;
  • Desidratador;
  • Bandeja para desidratador;
  • Tigela de tamanho médio;
  • Moedor ou liquidificador de alta potência;
  • Pilão e almofariz (opcional)
  • Coador de rede fina;
  • Três tigelas médias;
  • Potes com tampa;
  • Sacos com lacre.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 825 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade