Baixe em PDF Baixe em PDF

A maioria das pessoas, quando ouve a expressão papel de arroz, logo pensa naqueles embrulhos de doce ou de rolinhos primavera. O papel de arroz comestível é tradicionalmente preparado com algum tipo de amido, água e farinha de tapioca ou de arroz. Já o não comestível é fabricado na Ásia, à base de plantas, e muito usado em atividades que requerem papel, como caligrafia e origami. A industrialização tornou o papel de arroz figurinha fácil nos supermercados ao redor do mundo, mas você também pode fazê-lo facilmente em casa: basta misturar a farinha, o amido e a água, espalhar a massa sobre uma camada de plástico-filme e levá-la ao micro-ondas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de farinha de arroz (joshinko).
  • 1 colher de sopa de amido de batata (katakuriko).
  • 1 ½ colheres de sopa de água.
  • Uma pitada de sal.
Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a pasta de papel

Baixe em PDF
  1. Em uma vasilha, coloque a farinha de arroz, o amido de batata, a água e o sal. Bata bem até formar uma pasta parecida com cola. [1]
  2. Separe um prato grande próprio para micro-ondas e um rolo de plástico-filme. Estique o plástico por cima do prato, deixando-o bem presinho.
  3. Vire a vasilha sobre o prato, deixando a mistura cair sobre ele. Lembre-se de que o plástico deve estar bem preso para que a pasta não escorra. Em seguida, incline levemente o prato para espalhar a pasta, formando uma camada lisa de mais ou menos 20 cm. [2]
    • Você também pode usar uma colher para espalhar melhor a pasta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Solidificando o papel de arroz

Baixe em PDF
  1. Coloque o prato com plástico e tudo no micro-ondas e aqueça a pasta em potência máxima por 45 segundos. O tempo de preparo vai variar de forno para forno, mas ele costuma ficar entre 40 a 50 segundos em um micro-ondas de 500 W.
  2. Sem remover o papel de arroz, solte o plástico-filme do prato, deixando-o intacto. Você também pode virar o prato de cabeça para baixo, porém, lembre-se de que ele vai estar quente e que as luvas de cozinha podem tornar difícil soltar o papel de arroz.
  3. Tente levantar o papel pelas beiradas. Conforme ele for esfriando, as laterais vão começar a levantar por conta própria. Com bastante calma, continue levantando uma das beiradinhas do papel. Continue mesmo que ele comece a rasgar. Vire o papel de arroz de ponta-cabeça antes de recheá-lo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando e guardando o papel de arroz

Baixe em PDF
  1. Para fazer um rolinho primavera, coloque o seu recheio preferido no terço inferior do papel. Algumas ótimas opções são legumes crus, tofu, carne de porco e frango. Vire a parte inferior do papel de arroz por cima do recheio e enrole-o de baixo para cima, apertando bem os ingredientes. [3]
    • Para fritar os rolinhos, coloque-os em óleo fervente até eles ficarem douradinhos.
  2. Ponha-o dentro de um recipiente com tampa e leve à geladeira. Uma vez pronto e exposto ao ar, o papel de arroz vai começar a absorver umidade. Para guardar folhas por pouco tempo ou os rolinhos primavera já prontos, basta envolver o papel de arroz em um pano úmido e em uma camada de plástico-filme e levá-lo a geladeira para que ele continue macio. [4]
  3. Quando coberto e refrigerado, o papel de arroz fresco costuma durar alguns dias. Porém, a refrigeração pode deixá-lo endurecido. Antes de usar o papel de arroz, mergulhe-o em água morna e coloque-o para descansar em um prato. Caso ele não fique tão molinho quanto você gostaria, jogue-o fora ou transforme-o em macarrão.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Um micro-ondas.
  • Um prato próprio para micro-ondas.
  • Plástico-filme.
  • Uma colher.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 617 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade