PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O cachorro do vizinho não deixa você dormir de noite? É hora de agir! Geralmente, a maneira mais rápida e eficaz para acabar com o barulho é conversar cara a cara com o vizinho e encontrar uma boa solução. Se isso não fizer efeito, chame a polícia para resolver o problema por você. Enquanto isso, tente utilizar um apito para cachorro ou algum outro método que o auxilie a ficar quieto.

Método 1
Método 1 de 3:

Confrontando o vizinho

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas partem direto para medidas drásticas em vez de simplesmente falarem com o vizinho sobre o problema. A menos que não se dê bem com ele, geralmente a melhor maneira de resolver o conflito é justamente conversando. Você pode simplesmente se aproximar dele na próxima vez que o vir ou escrever um bilhete pedindo para marcarem uma hora para conversar. [1]
    • Durante a conversa, você deve usar um tom amigável e respeitoso, mas firme. Não faça ameaças legais; talvez tenha que fazer mais tarde, mas por ora tente manter as coisas em um nível cordial.
    • Presuma que ele desconhece o problema. Você pode dizer: "Eu acho que você gostaria de saber que seu cachorro está latindo muito alto de noite e que isso me atrapalha porque meu quarto fica de frente para o seu quintal".
    • Explique que esses latidos estão tendo um efeito negativo no seu sono e na sua concentração, entre outras coisas, e que gostaria de encontrar uma boa solução.
    • Agradeça-o por ouvi-lo e fazer alguma mudança. Vizinhos atenciosos tentarão ao máximo entrar em um acordo com você de imediato.
  2. É possível que seu vizinho tenha ciência da questão, mas não saiba como fazer o cão parar de latir . Se souber mesmo qual é o problema, não há nada de errado em fazer uma sugestão, principalmente se também possuir um cachorro. Vocês podem ainda conversar sobre como é difícil fazer um cão parar de latir. A seguir, alguns problemas comuns que você pode citar:
    • Cachorros que ficam do lado de fora muitas vezes latem por tédio; isso acontece mais com raças energéticas, como pastor alemão, terriers (incluindo pit bulls) e cães de guarda, como dobermanns e rottweilers. Você pode dizer que o cachorro precisa de mais exercício. [2]
    • Alguns cães são muito animados e nervosos e podem latir para qualquer coisa que passar. Um treinamento de obediência pode ser muito útil. Seria bom fornecer o nome de alguns centros de treinamento bem conceituados na região.
    • Cachorros também latem se estiverem com frio ou calor. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o pelo de um cão o mantém aquecido mesmo em temperaturas negativas; isso não é verdade (a menos que se trate de um husky). Se tiver visto o cachorro tremendo ou parecendo muito infeliz no calor do dia, conte ao seu vizinho que ele pode estar latindo por se sentir desconfortável.
  3. Em vez de esperar que o vizinho pare de vez com os latidos do animal, talvez seja mais viável concordar com uma solução prática que funcione para vocês dois. A seguir, algumas soluções (você pode adaptá-las à sua situação caso seja necessário): [3]
    • Veja se ele concorda em levar o cachorro para dentro de casa durante certas horas, como entre 22:00 e 7:00.
    • Se o latido durante o dia é que estiver incomodando, já que o cão fica do lado de fora de casa, veja se seu vizinho concorda em instalar um canil onde o animal possa descansar durante essas horas. Cheguem a um acordo sobre a data em que o canil será instalado.
    • Se o cão tiver problemas de comportamento e o vizinho concordar em tratar deles, veja se é possível marcar uma data para que o cachorro comece a frequentar as aulas de obediência.
  4. Se seu vizinho ignorar os pedidos ou não mudar algo depois de você ter pedido educadamente, o envolvimento dos outros vizinhos pode ajudar. Converse com outras pessoas que morem por perto e veja se elas também não conseguem dormir por causa do cachorro. Feito isso, vocês podem falar de novo, como um grupo, com o vizinho. Desta vez o pedido certamente será levado mais a sério.
    • Se não quiser que todos o confrontem juntos, peça aos outros para contatarem o dono do cachorro individualmente.
    • Na melhor das hipóteses os vizinhos serão capazes de se unir e bolar uma solução que não faça com que alguém se sinta excluído. Contudo, se o dono do cão não estiver aberto a escutar ninguém e os latidos continuarem descontroladamente, talvez seja hora de mudar de tática e envolver as autoridades. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Contatando as autoridades

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure os códigos de lei, estatutos ou legislações sobre animais. Talvez exista um código de lei contra animais de estimação indisciplinados ou que latem incessantemente à noite; muitos lugares possuem legislações ou regulamentações que lidam exclusivamente com cachorros ou barulho. Talvez também exista um código de lei sobre vizinhos que ignoram solicitações.
    • Muitas vezes há espaços de conciliação civil em sua região que possuem pequenos dossiês sobre questões envolvendo cachorros (já que são reclamações comuns). Veja se existe um precedente na área.
    • Se quiser, compartilhe as descobertas com o vizinho, oferecendo a ele uma última chance antes de chamar as autoridades. Se tiver certeza absoluta de que isso não funcionará, continue para o próximo passo.
  2. Descubra que departamento municipal ou que autoridade chamar para que possa fazer uma reclamação de barulho sobre seu vizinho. As autoridades conversarão com o dono do cachorro e avaliarão a situação, e depois você será informado sobre o resultado. Se nada mudar, entre novamente em contato após alguns dias.
    • Quando fizer a reclamação, pergunte se ela pode ser feita anonimamente. Em alguns casos, isso talvez não seja preciso, principalmente se estiver bem claro que é você quem está movendo o processo, graças às tentativas anteriores. Contudo, se vários vizinhos estiverem irritados, o anonimato pode ser útil para evitar qualquer tipo de retaliação.
    • Algumas jurisdições aceitam reclamações anônimas, enquanto outras exigem que se forneça um nome e endereço (mas não os revelam para o reclamado). Verifique a situação pública ou particular antes de fazer uma reclamação.
  3. Se achar que os latidos são resultado de negligência ou de outra forma de abuso, você tem o direito de chamar o controle de zoonoses. Se o cão estiver sofrendo muitos abusos, ele será retirado do dono, mas na maioria dos casos ninguém leva o animal embora. Em vez disso eles avaliam a situação e tentam ensinar o dono a cuidar adequadamente do cachorro.
    • Um bom motivo para chamar o controle de zoonoses é se o cachorro for deixado para fora de casa durante temperaturas muito quentes ou frias.
    • Se o cão parecer estar desnutrido ou desidratado também é possível chamá-los.
  4. Se as autoridades receberem múltiplas chamadas sobre a mesma pessoa elas ficarão mais propensas a tomar uma ação rapidamente. Em tal situação, há força nos números; assim, reúna o máximo de pessoas que conseguir para remediar a situação. [5]
  5. Mesmo após as autoridades se envolverem, alguns donos teimosos podem não cumprir com os pedidos para aquietar o cão. Se nada mais funcionar, você pode processá-lo por perturbação em um juizado de pequenas causas. Seu objetivo será conseguir justificar que o latido do cachorro o está impedindo de aproveitar sua própria casa. [6] Se ganhar a causa, o dono do cachorro terá que pagar a você uma pequena quantia de dinheiro. Prepare-se para processá-lo fazendo as seguintes coisas:
    • Tente negociar com ele (para que possa mostrar ao juiz que você se esforçou).
    • Decida por quanto dinheiro você quer processá-lo. Um advogado pode ajudá-lo a calcular uma quantia.
    • Reúna testemunhas e outras provas, como fotos ou gravações.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Testando apitos para cachorro e outras soluções

PDF download Baixe em PDF
  1. Não é muito certo se esses aparelhos realmente funcionam, mas muitas pessoas já tiveram sucesso com um. Apitos silenciadores fazem um som que cães ouvem, mas humanos não, de modo que o vizinho nem vai saber que você está usando. Sempre que o cão latir, sopre o apito. Talvez precise de várias tentativas, mas eventualmente o animal associará o latido com o barulho agudo do apito e parará.
  2. Ele utiliza uma tecnologia mais avançada para silenciar o latido do cachorro, mas parte do mesmo princípio que o apito. Mais uma vez os resultados não são conclusivos; esse aparelho parece funcionar melhor com alguns cachorros do que com outros. Se já tiver esgotado todas as outras alternativas, pode valer a pena pagar tão caro e experimentar.
  3. Se ele latir toda vez que vir algum movimento, impedi-lo de ver qualquer tipo de agitação pode ajudar. Aumente a altura da cerca ou feche as áreas onde o cachorro possa ver movimentação. Se ele estiver sendo atiçado por gatos ou outros animais se movendo de noite no quintal, talvez isso baste para aquietá-lo.
    • Experimente olhar a paisagem pela perspectiva do cachorro quando ele estiver fora. Veja se ele late para algo do lado de fora em particular, como coelhos, esquilos, um segundo cachorro ou alguma outra coisa. Depois disso, pense se há algum modo de diminuir essa provocação.
    Publicidade

Dicas

  • Se seu vizinho mora de aluguel, ligue para o dono da casa.
Publicidade

Avisos

  • De modo algum atire ou machuque um animal de qualquer maneira. É ilegal e desumano ferir animais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 387 616 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade