Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para saber como escapar das “travadas eternas” ao assistir vídeos do YouTube, seja no computador, no Tablet ou no smartphone. Às vezes, os vídeos podem parar em um momento e não continuem, o que significa que não foi feito o “buffering” (carregamento prévio do conteúdo); é raro que isso ocorra com usuários que possuam conexões de internet rápidas e não estão com muitos aplicativos abertos, quando não devem ocorrer interrupções. No entanto, se o vídeo trava com frequência, é possível solucionar esse problema diminuindo a qualidade da reprodução até que a internet volte a funcionar normalmente. Caso isso não funcione, é bem provável que exista outro empecilho relacionado à rede, software ou hardware.

Método 1
Método 1 de 2:

Ajustando a qualidade de reprodução

Baixe em PDF
  1. O site ajusta de modo automático as propriedades de acordo com alguns fatores, como tamanho da tela, velocidade de internet e a qualidade do vídeo. [1] Se o conteúdo trava a todo momento para fazer o “buffer”, talvez a qualidade definida esteja muito alta em relação à capacidade de sua conexão de internet. Comece a reproduzir um vídeo do YouTube em seu navegador de internet ou no app móvel do site para smartphones e Tablets.
  2. Outros ícones serão exibidos.
  3. No primeiro caso, a engrenagem estará no canto direito inferior do vídeo, enquanto o menu dos aplicativos fica do mesmo lado, mas no canto superior.
    • A qualidade atual aparecerá em parênteses, ao lado de “Auto” (automático). Isto não significa que o vídeo está sendo reproduzido naquele nível desde o começo, e sim se adaptando de acordo com as condições de velocidade de sua internet.
  4. Escolha uma que não seja a mais alta possível e volte a reproduzir o conteúdo; se ele ainda estiver travando após alguns minutos, diminua ainda mais e continue realizando essas alterações até encontrar uma que mantenha a reprodução constante.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Solucionando problemas de reprodução

Baixe em PDF
  1. Quando o vídeo entra constantemente em estado de carregamento ou sequer é iniciado, talvez seja necessário atualizar a página para começar “do zero”. No browser, você deverá conseguir isso ao clicar com o botão direito em uma área vazia da página e escolher “Recarregar”.
  2. O YouTube pode travar e recarregar com maior frequência se o dispositivo estiver com muita memória sendo consumida ao mesmo tempo, logo, feche os programas, inclusive o YouTube, abra-o outra vez (seja pelo app ou pelo navegador de computador) e faça mais uma tentativa.
    • Quando estiver usando um navegador, tente fechar as guias abertas, já que isso consome muito da RAM e do poder de processamento, impactando a reprodução no YouTube.
  3. Por exemplo: se você costuma assisti-los pelo Google Chrome, experimente entrar no YouTube pelo Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Safari. Em smartphones e Tablets, saia do app e tente acessar pelo navegador em si. Caso isso funcione, faça o seguinte:
    • Limpe o cache do navegador de internet. Esse artigo possui todas as instruções para saber como realizar o processo em praticamente todos os navegadores.
    • Quem usa o aplicativo do YouTube para Android, iPhone ou iPad deverá acessar a Loja Play Store ou a App Store para baixar atualizações, se houver.
    • No Chrome para computador, clique no ícone de três pontos no canto direito superior do browser e escolha “Nova janela anônima”. Volte ao YouTube e coloque um vídeo para rodar; se ele parar de travar, o problema deve ser de alguma extensão defeituosa do Chrome. Acesse outra vez o menu de três pontos, entre em “Ferramentas” e em “Extensões” para desabilitar todas que você não reconhecer.
  4. Usuários do YouTube que usam VPN (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) devem desativá-lo e atualizar o site para utilizá-lo a partir da conexão normal. É bem provável que a VPN seja a “culpada” se a reprodução voltar ao normal após desligá-la. [2]
    • Se existir a opção de conectar-se a vários servidores distintos no VPN, faça essa tentativa.
  5. Às vezes, erros podem ocorrer, como um vazamento de memória de um programa ou o encerramento incorreto de um serviço. Reiniciar o PC, Mac, Android, iPhone ou iPad pode ser mais útil do que você pensa!
    • Quem possui Windows ou macOS deve limitar a inicialização de aplicações desnecessárias ao ligar o computador. Leia este artigo para saber como.
  6. Primeiro, retire ambos da tomada (caso sejam separados) e aguarde por cerca de 30 segundos; ao ligá-los, espere cerca de cinco minutos para que a rede fique novamente online e apenas depois tente acessar o YouTube.
  7. Pode haver algo mais consumindo os recursos da conexão, como um outro usuário assistindo filmes ou séries em plataformas de streaming, jogando na internet ou realizando vídeoconferências. [3]
  8. Caso o YouTube esteja com problemas em uma conexão de internet específica, como o Wi-Fi da casa, tente reproduzir os vídeos através de outra rede e veja se os travamentos persistem. Alguns exemplos são:
    • Em smartphones e Tablets, tente usar o pacote de dados móveis (cuidado, já que os vídeos consomem muito) e analise se ainda há algo de errado. Se você já estava usando o pacote de dados, tente conectar-se a uma rede Wi-Fi.
    • Já na conexão sem fio em computadores, procure ligar o modem diretamente a ele através de um cabo Ethernet. É possível que a rede Wi-Fi esteja fraca ou sobrecarregada se os vídeos rodarem sem qualquer problema com o cabo conectado.
  9. Siga as instruções a seguir:
    • Acesse o Google em qualquer navegador de internet.
    • Digite teste de velocidade internet no campo de pesquisa e clique no ícone de uma lupa.
    • Entre no site “SpeedTest” e selecione “Iniciar”.
    • Compare os resultados de acordo com a velocidade contratada junto à provedora de internet. Se a conexão estiver lenta, entre em contato com a empresa; pode ser um problema no sistema deles ou algo relacionado ao seu modem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 044 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade