Baixe em PDF Baixe em PDF

Está procurando por formas simples e fáceis de se fazer um coração de papel? Há muitos caminhos a se seguir que podem ser usados em decorações, presentes ou ornamentos. Esse é um projeto bastante possível e adequado também para se fazer com crianças. Com esses passos, você logo terá em mãos um coração de papel!

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo um ornamento

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de adorno é muito bonito e só requer alguns minutos para ser feito, o que o torna ideal para guirlandas. Ele consiste em fitas de papel dobradas em formato de coração.
    • Você precisará de: papel resistente, tesoura, grampeador, perfurador de papel e barbante.
  2. Use um papel resistente, como cartolina ou papel para embrulho. Serão necessárias nove fitas de comprimentos diferentes, mas todas com 5 cm de largura.
    • Três delas terão 25 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 32 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 40 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 50 cm de comprimento.
  3. Elas devem estar juntas em uma ordem específica para formar o coração como resultado.
  4. É importante que as pontas de todas elas estejam igualmente alinhadas uma com a outra. Para isso, use um único grampo para mantê-las unidas.
  5. Mantenha-as unidas na ponta, próximo ao grampo, e dobre-as em direção aos dedos. Começando com a menor fita de cada lado, dobre-as para se encontrarem na base.
  6. Isso manterá as fitas na posição dobrada. Use tantos grampos quanto necessário para que permaneçam no lugar.
  7. Insira um longo pedaço de fita, laço, linha ou barbante pelo furo e dê um nó. Ele poderá ser usado para pendurar o seu adorno.
  8. Agora que o coração está completo, você pode colocá-lo em um local de sua escolha. Também é possível fazer outros e uni-los em uma guirlanda, se desejar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo uma corrente de corações de papel

Baixe em PDF
  1. Essa corrente resulta em vários corações idênticos conectados entre si. Trata-se de um projeto bastante simples e adequado para crianças. [1]
    • Você precisará de: papel, tesoura, lápis/giz de cera/marcador/caneta, barbante, fita adesiva e objetos de decoração.
  2. É possível trabalhar com qualquer tamanho, mas os mais convenientes são os tamanhos A4 e Carta, a partir dos quais se pode fazer duas correntes de corações. Escolha uma cor que combine com você e as suas preferências.
  3. Começando em uma ponta menor do papel, dobre-o sequencialmente para cima e para baixo, deixando cada dobra com aproximadamente 3 cm de largura.
  4. O meio deve estar voltado para o lado dobrado da parte superior. A borda curva externa, por sua vez, passará por cima da lateral do papel.
    • Em outras palavras, a outra borda não será completamente contornada. De outro modo, a corrente se romperá no momento em que for cortada — por isso, evite cortá-la completamente.
  5. Use uma tesoura afiada para formar o contorno do meio-coração, deixando o papel sempre bem dobrado no processo.
    • É importante que haja bordas dobradas em ambos os lados da forma. Se aparar ou arredondar a borda externa, você acabará separando a cadeia de corações.
    • Também é possível cortar uma pequena seção interna do coração, criando recortes parecidos a quando se faz um floco de neve de papel. É importante, no entanto, que eles não mudem o formato do coração.
    • Tenha sempre cuidado ao trabalhar com tesouras. Evite se machucar, e dê às crianças apenas as que forem apropriadas para a idade.
  6. Separe cuidadosamente os segmentos a fim de revelar os corações encadeados.
  7. Geralmente, há uma sobra depois do último coração. Ela se parecerá com um coração parcial ou incompleto, sendo melhor apenas removê-la.
  8. Você pode agora decorar a corrente de corações com tinta, glitter, adesivos, estampas ou qualquer outro adereço.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo um coração recheado

Baixe em PDF
  1. Ele ficará maior e mais pesado do que outros tipos, sendo excelente para decorações ou presentes grandes. As bordas estarão amarradas entre si, e as opções decorativas são inúmeras. [2]
  2. Caso se sinta confiante em sua capacidade de fazer um desenho à mão livre, você pode avançar sem qualquer padrão ou modelo. De outro modo, encontre uma fôrma que o auxilie.
    • É possível usar uma fôrma de biscoito ou um peso de papel como modelo, ou você pode imprimir um desenho de coração e cortá-lo para contorná-lo.
  3. Avance pela linha contornada e desdobre o papel para revelar o coração simétrico.
  4. 5
    Use o coração recortado para criar mais um no outro papel. Dobre o coração novamente ao meio e use esse formato para contornar a mesma metade no outro papel, cortando-o a seguir. Você agora terá dois corações de papel iguais.
  5. Caso tenha planos de decorá-lo, faça-o antes dos processos de costura e recheio. É possível usar estampas, adesivos, marcadores, lápis de cor, gizes de cera, tinta, glitter , lantejoulas e qualquer outro adereço que desejar.
  6. Passe uma agulha de costura para amarrar juntos os corações, avançando com a linha em cada um deles. Chegue apenas a três quartos, para conseguir inserir o recheio.
  7. Continue a fechar os demais pontos, amarre as duas pontas na parte de trás e você terá um lindo coração recheado para admirar!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fazendo um cesto de coração

Baixe em PDF
  1. 1
    Use esse coração de papel como ornamento ou como um pequeno cesto para doces. Essas são lindas opções que servem a essa dupla finalidade. Você pode pendurá-los na árvore e enchê-los de doces para dar de presente. [3]
  2. 2
    Pegue dois pedaços de papel. É uma boa ideia usar duas cores distintas para uma combinação interessante. As tradicionais são branco e vermelho, mas você pode fazer a escolha que preferir. Opte por um papel de gramatura intermediária.
    • Uma gramatura muito alta dificultará a conclusão desse projeto.
    • Uma gramatura muito baixa, por sua vez, não oferece muita sustentação. [4]
  3. 3
    Corte o papel no tamanho de sua preferência. Se estiver usando um tamanho Carta ou A4, dobre-o ao meio em sentido transversal, unindo as bordas menores. Corte uma linha reta do centro da dobra até a borda livre em ambas as folhas. Você usará um retângulo de cada cor.
    • Os tamanhos variam de acordo com a preferência, uma vez que mudarão o porte do coração finalizado.
    • Mantenha as duas fitas dobradas ao meio.
  4. 4
    Coloque uma fita dobrada sobre outra, em um ângulo de 90°. A superior estará posicionada verticalmente e a inferior estará posicionada horizontalmente. As bordas esquerdas se tocarão de modo que a lateral se projete para a direita. Desenhe uma linha fina na lateral, passando pela borda da fita vertical.
  5. 5
    Coloque as fitas uma sobre a outra, unindo os vincos. É importante que ambas estejam voltadas para o mesmo lado. Aquela com a linha deve ficar por cima para fácil visualização.
  6. 6
    Use um lápis para contornar linhas finas na base do papel dobrado até a linha pontilhada. Faça várias linhas retas ao longo do papel, chegando à linha original, a fim de dividi-lo em fitas longitudinais. Corte-as em ambas as folhas.
    • Elas devem ter 1 a 1,5 cm, ou podem se desfazer. O tamanho e a quantidade não são importantes, mas uma questão de preferência pessoal. Tenha em mente, no entanto, que essas variações mudam o nível de dificuldade da construção. Caso se trate de um projeto infantil, crie apenas três fitas para começar.
  7. 7
    Corte uma ponta curva no topo das folhas. Mantendo ambas uma sobre a outra, corte a extremidade de forma curvilínea para criar as duas curvas superiores do coração. As bordas estarão agora como metade de uma forma oval.
  8. 8
    Vire uma folha de papel novamente em 90°. Deixe-a em sentido horizontal, mantendo a outra em sentido vertical. A borda arredondada da fita vertical estará voltada para o topo, enquanto a borda arredondada da fita horizontal estará voltada para a direita.
    • As duas bordas dobradas formam um ângulo de 90° no canto esquerdo inferior.
  9. 9
    Una as fitas. Entrelaçar o coração será diferente do método comum porque as fitas serão passadas "através" e "ao redor", e não "por baixo" e "por cima".
    • Pegue a fita superior do papel horizontal e passe-a pela primeira fita do papel vertical. Aqui, "através" indica entre as duas camadas da fita.
    • Agora, pegue a mesma fita superior e coloque-a ao redor da segunda fita do papel vertical. Aqui, "ao redor" indica que as duas camadas irão por cima e por baixo da segunda fita do papel vertical. Você também pode pensar que a segunda fita do papel vertical passará entre as duas camadas da fita superior do papel horizontal.
    • Continue passando a fita superior do papel horizontal através e ao redor das fitas do papel vertical. Essa fita superior agora estará entrelaçada em todas as demais. [5]
    • Pegue a primeira fita (no lado direito) do papel vertical e continue a entrelaçá-la através e ao redor das fitas horizontais remanescentes. Como a fita vertical já passou ao redor da primeira fita horizontal, você agora deve passá-la através da segunda fita horizontal e continuar até o fim.
    • Prossiga entrelaçando todas as fitas através e ao redor umas das outras até ter finalizado todas as linhas e colunas.
  10. 10
    Abra o cesto. Agora que as linhas foram entrelaçadas sobre as colunas, você terá um coração pronto. Abra o cesto inserindo um dedo entre as duas camadas de papel. É possível enchê-lo com quaisquer doces ou itens pequenos que desejar.
  11. 11
    Acrescente uma alça. Corte um pedaço de papel parecido no tamanho que desejar para a alça. Use fita adesiva ou grampos para prendê-la a ambos os lados internos do coração. [6]
    • De outro modo, você pode fazer um furo no ponto central superior do coração e passar linha ou barbante através dele. Amarre um nó nas duas extremidades do fio e você terá uma boa alça a ser usada para segurar o coração.
    • Depois de fazer os furos, você também pode acrescentar pequenos ilhoses para deixar o coração melhor finalizado, embora se trate de um passo opcional.
    Publicidade

Dicas

  • Há muitos outros métodos para se criar corações de papel. Você pode tentar fazer um coração simétrico ou uma nota em forma de coração, por exemplo.
  • O origami também é uma ótima modalidade para fazer corações de papel. Experimente fazer um coração de origami simples ou muitos outros .
Publicidade

Avisos

  • Tome o cuidado de deixar sempre objetos pontiagudos longe das crianças. Tesouras e agulhas devem ter pontas cegas para evitar ferimentos. Uma alternativa seria manter sempre um adulto por perto que as ajude nos cortes e nos furos.
Publicidade

Materiais Necessários

Fazendo um ornamento

  • Cartolina ou papel de embrulho;
  • Grampeador;
  • Furador de papel;
  • Barbante, lã ou linha.

Fazendo uma corrente de corações de papel

  • Papel;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Adereços.

Fazendo um coração recheado

  • Papel de gramatura alta;
  • Modelo de coração;
  • Lápis;
  • Adereços;
  • Tesoura;
  • Agulha de costura espessa;
  • Linha;
  • Recheio.

Fazendo um cesto de coração

  • Dois pedaços de papel (ou feltro) colorido;
  • Lápis ou caneta;
  • Tesoura;
  • Cola ou grampeador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 141 661 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade