PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está procurando por formas simples e fáceis de se fazer um coração de papel? Há muitos caminhos a se seguir que podem ser usados em decorações, presentes ou ornamentos. Esse é um projeto bastante possível e adequado também para se fazer com crianças. Com esses passos, você logo terá em mãos um coração de papel!

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo um ornamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de adorno é muito bonito e só requer alguns minutos para ser feito, o que o torna ideal para guirlandas. Ele consiste em fitas de papel dobradas em formato de coração.
    • Você precisará de: papel resistente, tesoura, grampeador, perfurador de papel e barbante.
  2. Use um papel resistente, como cartolina ou papel para embrulho. Serão necessárias nove fitas de comprimentos diferentes, mas todas com 5 cm de largura.
    • Três delas terão 25 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 32 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 40 cm de comprimento.
    • Duas delas terão 50 cm de comprimento.
  3. Elas devem estar juntas em uma ordem específica para formar o coração como resultado.
    • Empilhe quatro dela, da menor até a maior, até ter usado uma de cada tamanho. A maior estará na base e a menor estará no topo.
    • Vire as fitas, deixando a maior por cima, e coloque outra das menores sobre a primeira fita de 50 cm. A última colocada ficará no centro e servirá como suporte do coração.
    • Empilhe as fitas restantes por cima das demais, da maior à menor, até que todas tenham sido usadas. Ou seja, a maior estará por cima da menor recém-colocada. E a menor estará uma vez mais por cima.
  4. É importante que as pontas de todas elas estejam igualmente alinhadas uma com a outra. Para isso, use um único grampo para mantê-las unidas.
  5. Mantenha-as unidas na ponta, próximo ao grampo, e dobre-as em direção aos dedos. Começando com a menor fita de cada lado, dobre-as para se encontrarem na base.
    • Dobre cada uma das quatro fitas para a direita, começando com a menor e terminando com a maior. Desça-as para o lado direito, na base inferior da pilha.
    • Dobre as quatro fitas no lado oposto para baixo e à esquerda.
    • Deixe a fita central livre e mantenha a pilha de papel unida com os dedos indicador e polegar, na base do coração.
    • Tome cuidado para não' vincar o papel durante esse processo.
  6. Isso manterá as fitas na posição dobrada. Use tantos grampos quanto necessário para que permaneçam no lugar.
    • Você também pode usar grampos ao longo da haste para ajudar a formar e manter o coração. Como estarão visíveis, trata-se de uma escolha pessoal usá-los ou não.
  7. Use um furador para fazer um orifício no topo da fita central.
    • Fure o centro a 2,5 cm da ponta do papel.
  8. Insira um longo pedaço de fita, laço, linha ou barbante pelo furo e dê um nó. Ele poderá ser usado para pendurar o seu adorno.
  9. Agora que o coração está completo, você pode colocá-lo em um local de sua escolha. Também é possível fazer outros e uni-los em uma guirlanda, se desejar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo uma corrente de corações de papel

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa corrente resulta em vários corações idênticos conectados entre si. Trata-se de um projeto bastante simples e adequado para crianças. [1]
    • Você precisará de: papel, tesoura, lápis/giz de cera/marcador/caneta, barbante, fita adesiva e objetos de decoração.
  2. É possível trabalhar com qualquer tamanho, mas os mais convenientes são os tamanhos A4 e Carta, a partir dos quais se pode fazer duas correntes de corações. Escolha uma cor que combine com você e as suas preferências.
    • Dobre e desdobre a folha de papel longitudinalmente ao meio. Corte ao longo do vinco para dividi-la em duas metades iguais.
    • Tome muito cuidado e dê às crianças apenas tesouras sem pontas e seguras para o uso não supervisionado.
    • Basta uma metade para completar a corrente, mas você pode guardar a outra e usá-la para uma segunda corrente, se desejar.
  3. Começando em uma ponta menor do papel, dobre-o sequencialmente para cima e para baixo, deixando cada dobra com aproximadamente 3 cm de largura.
    • Varie a largura de acordo com a sua preferência. No caso de um papel Carta, esse valor cria uma corrente com quatro corações, enquanto dobras mais largas resultarão em menos unidades.
    • Dobre o papel uma vez.
    • No próximo passo, dobre colocando a borda mais espessa por baixo do restante.
    • Repita esse procedimento diversas vezes até que toda a fita tenha sido dobrada.
  4. O meio deve estar voltado para o lado dobrado da parte superior. A borda curva externa, por sua vez, passará por cima da lateral do papel.
    • Em outras palavras, a outra borda não será completamente contornada. De outro modo, a corrente se romperá no momento em que for cortada — por isso, evite cortá-la completamente.
  5. Use uma tesoura afiada para formar o contorno do meio-coração, deixando o papel sempre bem dobrado no processo.
    • É importante que haja bordas dobradas em ambos os lados da forma. Se aparar ou arredondar a borda externa, você acabará separando a cadeia de corações.
    • Também é possível cortar uma pequena seção interna do coração, criando recortes parecidos a quando se faz um floco de neve de papel. É importante, no entanto, que eles não mudem o formato do coração.
    • Tenha sempre cuidado ao trabalhar com tesouras. Evite se machucar, e dê às crianças apenas as que forem apropriadas para a idade.
  6. Separe cuidadosamente os segmentos a fim de revelar os corações encadeados.
  7. Geralmente, há uma sobra depois do último coração. Ela se parecerá com um coração parcial ou incompleto, sendo melhor apenas removê-la.
  8. Você pode agora decorar a corrente de corações com tinta, glitter, adesivos, estampas ou qualquer outro adereço.
    • Caso tenha feito recortes no coração, uma ideia é colar guardanapo ou celofane na parte traseira para um efeito de vitral.
    • Se quiser uma corrente maior, você pode começar com uma fita maior de papel ou conectar correntes menores com linha ou fita adesiva.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo um coração recheado

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele ficará maior e mais pesado do que outros tipos, sendo excelente para decorações ou presentes grandes. As bordas estarão amarradas entre si, e as opções decorativas são inúmeras. [2]
  2. Dobre-os em sentido transversal, unindo as duas bordas menores. Use uma cor adequada às suas preferências para o coração.
    • Firme o vinco para manter as metades no lugar.
  3. Caso se sinta confiante em sua capacidade de fazer um desenho à mão livre, você pode avançar sem qualquer padrão ou modelo. De outro modo, encontre uma fôrma que o auxilie.
    • É possível usar uma fôrma de biscoito ou um peso de papel como modelo, ou você pode imprimir um desenho de coração e cortá-lo para contorná-lo.
  4. Avance pela linha contornada e desdobre o papel para revelar o coração simétrico.
  5. 5
    Use o coração recortado para criar mais um no outro papel. Dobre o coração novamente ao meio e use esse formato para contornar a mesma metade no outro papel, cortando-o a seguir. Você agora terá dois corações de papel iguais.
  6. Caso tenha planos de decorá-lo, faça-o antes dos processos de costura e recheio. É possível usar estampas, adesivos, marcadores, lápis de cor, gizes de cera, tinta, glitter , lantejoulas e qualquer outro adereço que desejar.
  7. Use uma agulha de costura para fazer pequenos orifícios em intervalos idênticos no perímetro do coração. Se esse projeto estiver sendo feito por crianças, é importante que usem uma tesoura de ponta cega para maior segurança.
    • Você também pode usar um perfurador de papel ou a ponta de um compasso no lugar da agulha.
    • Cuide para que ambos os corações de papel sejam empilhados e perfurados nos mesmos locais.
    • Perfure próximo à borda do papel, mas não a ponto de rasgar. Seguir a 1,5 cm de distância da borda é uma boa opção.
  8. Passe uma agulha de costura para amarrar juntos os corações, avançando com a linha em cada um deles. Chegue apenas a três quartos, para conseguir inserir o recheio.
    • Use um fio espesso ou dois a três fios de linha unidos.
    • Comece a costurar por trás, na ponta inferior do coração.
    • Evite puxar o fio com força no primeiro furo. Deixe no início 8 cm livres e folgados.
    • Também é possível usar o ponto cocheiro, que resultará em uma linda borda para o seu coração. Ele envolve amarrar o fio no primeiro furo e atravessar a agulha por ambas as camadas. Antes de apertar, você deve trazê-la pela volta criada e puxar o fio a seguir.
  9. Use sacolas plásticas, algodão ou papel fino amassado para encher a parte interna do coração. Prossiga com cuidado para evitar que se rasgue.
    • Use uma tesoura ou uma caneta para ajudar nesse passo.
  10. Continue a fechar os demais pontos, amarre as duas pontas na parte de trás e você terá um lindo coração recheado para admirar!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fazendo um cesto de coração

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Use esse coração de papel como ornamento ou como um pequeno cesto para doces. Essas são lindas opções que servem a essa dupla finalidade. Você pode pendurá-los na árvore e enchê-los de doces para dar de presente. [3]
  2. 2
    Pegue dois pedaços de papel. É uma boa ideia usar duas cores distintas para uma combinação interessante. As tradicionais são branco e vermelho, mas você pode fazer a escolha que preferir. Opte por um papel de gramatura intermediária.
    • Uma gramatura muito alta dificultará a conclusão desse projeto.
    • Uma gramatura muito baixa, por sua vez, não oferece muita sustentação. [4]
  3. 3
    Corte o papel no tamanho de sua preferência. Se estiver usando um tamanho Carta ou A4, dobre-o ao meio em sentido transversal, unindo as bordas menores. Corte uma linha reta do centro da dobra até a borda livre em ambas as folhas. Você usará um retângulo de cada cor.
    • Os tamanhos variam de acordo com a preferência, uma vez que mudarão o porte do coração finalizado.
    • Mantenha as duas fitas dobradas ao meio.
  4. 4
    Coloque uma fita dobrada sobre outra, em um ângulo de 90°. A superior estará posicionada verticalmente e a inferior estará posicionada horizontalmente. As bordas esquerdas se tocarão de modo que a lateral se projete para a direita. Desenhe uma linha fina na lateral, passando pela borda da fita vertical.
  5. 5
    Coloque as fitas uma sobre a outra, unindo os vincos. É importante que ambas estejam voltadas para o mesmo lado. Aquela com a linha deve ficar por cima para fácil visualização.
  6. 6
    Use um lápis para contornar linhas finas na base do papel dobrado até a linha pontilhada. Faça várias linhas retas ao longo do papel, chegando à linha original, a fim de dividi-lo em fitas longitudinais. Corte-as em ambas as folhas.
    • Elas devem ter 1 a 1,5 cm, ou podem se desfazer. O tamanho e a quantidade não são importantes, mas uma questão de preferência pessoal. Tenha em mente, no entanto, que essas variações mudam o nível de dificuldade da construção. Caso se trate de um projeto infantil, crie apenas três fitas para começar.
  7. 7
    Corte uma ponta curva no topo das folhas. Mantendo ambas uma sobre a outra, corte a extremidade de forma curvilínea para criar as duas curvas superiores do coração. As bordas estarão agora como metade de uma forma oval.
  8. 8
    Vire uma folha de papel novamente em 90°. Deixe-a em sentido horizontal, mantendo a outra em sentido vertical. A borda arredondada da fita vertical estará voltada para o topo, enquanto a borda arredondada da fita horizontal estará voltada para a direita.
    • As duas bordas dobradas formam um ângulo de 90° no canto esquerdo inferior.
  9. 9
    Una as fitas. Entrelaçar o coração será diferente do método comum porque as fitas serão passadas "através" e "ao redor", e não "por baixo" e "por cima".
    • Pegue a fita superior do papel horizontal e passe-a pela primeira fita do papel vertical. Aqui, "através" indica entre as duas camadas da fita.
    • Agora, pegue a mesma fita superior e coloque-a ao redor da segunda fita do papel vertical. Aqui, "ao redor" indica que as duas camadas irão por cima e por baixo da segunda fita do papel vertical. Você também pode pensar que a segunda fita do papel vertical passará entre as duas camadas da fita superior do papel horizontal.
    • Continue passando a fita superior do papel horizontal através e ao redor das fitas do papel vertical. Essa fita superior agora estará entrelaçada em todas as demais. [5]
    • Pegue a primeira fita (no lado direito) do papel vertical e continue a entrelaçá-la através e ao redor das fitas horizontais remanescentes. Como a fita vertical já passou ao redor da primeira fita horizontal, você agora deve passá-la através da segunda fita horizontal e continuar até o fim.
    • Prossiga entrelaçando todas as fitas através e ao redor umas das outras até ter finalizado todas as linhas e colunas.
  10. 10
    Abra o cesto. Agora que as linhas foram entrelaçadas sobre as colunas, você terá um coração pronto. Abra o cesto inserindo um dedo entre as duas camadas de papel. É possível enchê-lo com quaisquer doces ou itens pequenos que desejar.
  11. 11
    Acrescente uma alça. Corte um pedaço de papel parecido no tamanho que desejar para a alça. Use fita adesiva ou grampos para prendê-la a ambos os lados internos do coração. [6]
    • De outro modo, você pode fazer um furo no ponto central superior do coração e passar linha ou barbante através dele. Amarre um nó nas duas extremidades do fio e você terá uma boa alça a ser usada para segurar o coração.
    • Depois de fazer os furos, você também pode acrescentar pequenos ilhoses para deixar o coração melhor finalizado, embora se trate de um passo opcional.
    Publicidade

Dicas

  • Há muitos outros métodos para se criar corações de papel. Você pode tentar fazer um coração simétrico ou uma nota em forma de coração, por exemplo.
  • O origami também é uma ótima modalidade para fazer corações de papel. Experimente fazer um coração de origami simples ou muitos outros .
Publicidade

Avisos

  • Tome o cuidado de deixar sempre objetos pontiagudos longe das crianças. Tesouras e agulhas devem ter pontas cegas para evitar ferimentos. Uma alternativa seria manter sempre um adulto por perto que as ajude nos cortes e nos furos.
Publicidade

Materiais Necessários

Fazendo um ornamento

  • Cartolina ou papel de embrulho;
  • Grampeador;
  • Furador de papel;
  • Barbante, lã ou linha.

Fazendo uma corrente de corações de papel

  • Papel;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Adereços.

Fazendo um coração recheado

  • Papel de gramatura alta;
  • Modelo de coração;
  • Lápis;
  • Adereços;
  • Tesoura;
  • Agulha de costura espessa;
  • Linha;
  • Recheio.

Fazendo um cesto de coração

  • Dois pedaços de papel (ou feltro) colorido;
  • Lápis ou caneta;
  • Tesoura;
  • Cola ou grampeador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 146 624 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade