Baixe em PDF Baixe em PDF

Percebendo ou não, condução de calor é uma parte importante das nossas vidas. Você provavelmente usa isso todos os dias quando está cozinhando. A transferência do calor para uma chama e depois para a comida é um exemplo básico de condução de calor. Se estiver procurando uma maneira de testar isso ou explicar para uma criança, existem alguns experimentos dos quais você pode escolher.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um experimento de condução de calor com água fervente

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de uma panela de cozinha, um tablete de manteiga e três tipos de colheres: uma de madeira, uma de plástico e uma colher normal de metal. [1]
    • Pegue colheres que sejam relativamente longas. Ao colocar a colher dentro da panela, pelo menos entre 7 e 10 centímetros do cabo da colher deverão ficar para fora dela.
    • Se quiser uma medição de temperatura mais precisa, use um termômetro. Nesse caso, você precisará de três termômetros e uma fita elétrica.
  2. Encha a metade de uma panela regular com água e coloque-a em cima do queimador de um fogão comum. Ferva a água da mesma forma que você a ferveria ao fazer espaguete.
  3. Pegue as três colheres e coloque-as na água, com o cabo para baixo. A parte côncava da colher deve ficar para fora da panela, fora da água. Você pode posicionar as colheres uma ao lado da outra ou uma à frente da outra. A parte côncava da colher ficará na diagonal. Tente fazer a diagonal o mais próximo do horizonte possível, inclinando o final do cabo (que está dentro da água) no canto da panela.
    • Se estiver usando termômetros para medir a condução de temperatura, cole um em cada colher usando a fita elétrica antes de colocá-los dentro da panela.
  4. Corte três pedaços de manteiga, preferencialmente em torno de 6 centímetros. Depois, coloque um pedaço em cada colher, cuidando para que não caiam na água. [2] Cuide também para não tocar na colher de metal quando for colocar a manteiga nela.
  5. Depois de dois minutos, verifique o estado da manteiga. Você notará que a manteiga da colher de metal terá derretido significativamente, a manteiga na colher de madeira terá derretido um pouco e a manteiga na colher de plástico mal terá derretido. [3] Isso é a condução de calor acontecendo.
    • Condutores de metal esquentam mais que os de madeira, que conduzem calor melhor do que os de plástico.
    • Se estiver usando termômetros, verifique a leitura do termômetro após alguns minutos. Os mesmos resultados aparecerão, com números específicos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Realizando um experimento de condução de calor com um balão

Baixe em PDF
  1. Para esse experimento você precisará de balões comuns de látex, uma vela e água. [4] São materiais bem simples. Não encha os balões antes de começar a experiência.
  2. Acenda a vela com um fósforo ou um isqueiro e encha um dos balões. Encha de uma maneira que não fique nem muito grande e nem muito pequeno, o tamanho não importa tanto para esse experimento. Segure o balão de 2 a 5 centímetros acima da vela. [5] Não deixe seus dedos entre o balão e a chama. Dentro de dez segundos o balão estourará.
  3. Pegue outro balão e encha-o até a metade com água de temperatura ambiente. Segure o balão em cima da chama novamente. Você notará que, desta vez, o balão não estourará. [6] Você pode até deixar a chama encostar no balão que ele não vai estourar.
    • A vela está esquentando a água em vez de estourar o balão. O balão conduz calor e é capaz de transferi-lo para a água sem danificar o balão. [7]
    • O balão estourará apenas se for mantido por um longo tempo em cima da vela, mas levará muito mais tempo do que o balão cheio de ar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Realizando um experimento de condução de calor com um Bico de Bunsen

Baixe em PDF
  1. Para esse experimento, você precisará de um Bico de Bunsen, uma vara de metal de 15 centímetros, cera e tachas. Luvas de resistência a calor podem ser úteis nesse experimento.
  2. Modele a cera em torno das tachas de uma forma que elas grudem na vara de metal. [8] Coloque uma tacha a cada dois centímetros ao longo da vara. Verifique se as tachas estão todas do mesmo lado.
    • Grude seis tachas na vara de metal.
  3. Acenda um fósforo ou um isqueiro e gire a válvula de gás para a esquerda, permitindo que o gás seja liberado. Coloque a chama do fósforo/isqueiro em cima da saída de gás, cuidadosamente e o Bico de Bunsen acenderá. Assim que estiver aceso, prenda a vara de metal em cima do Bico de Bunsen, deixando uma de suas extremidades em cima da chama. [9]
    • Se não possuir uma alternativa mais segura para prender a vara em cima da chama, coloque as luvas de resistência a calor e firmemente segure a vara com as mãos.
  4. Enquanto a vara de metal conduz o calor, as tachas mais próximas do Bico de Bunsen começarão a cair. [10] A cera derreterá e as tachas começarão a cair na mesa. Logo que a última tacha cair, desligue o Bico de Bunsen. Cuide para não tocar na vara de metal sem as luvas.
    • Este experimento ilustra como o metal conduz o calor. É possível enxergar como uma parte da vara de metal ficou mais quente do que o resto dele. Isso acontece conforme o lugar em que o Bico de Bunsen foi colocado. Se você colocá-lo no meio da vara, o calor começaria pelo meio e se estenderia até uma de suas extremidades. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Use alguma proteção em seus olhos se tiver manuseando um Bico de Bunsen.
  • Coloque o Bico de Bunsen no modo "chama de segurança" quando não estiver o usando.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 621 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade