PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Construir um modelo de DNA é uma ótima maneira de aprender como essa magnífica estrutura constrói os nossos genes. Usando materiais facilmente encontrados em casa, você poderá fazer seu próprio modelo de DNA combinando ciência e artesanato em um maravilhoso projeto.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um modelo com miçangas e hastes de chenille

PDF download Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de pelo menos quatro hastes de chenille de 30 cm e várias miçangas de pelo menos seis cores diferentes.
    • As miçangas para cabelo são as melhores para esse projeto, mas você também pode usar qualquer outro tipo de miçanga que tenha um buraco largo o suficiente para encaixar as hastes de chenille.
    • Cada par de haste de chenille deve ser de uma cor diferente. Dessa forma você terá quatro hastes com duas cores diferentes.
  2. Pegue duas hastes de chenille da mesma cor e corte-as em pedaços de 5 cm. Você vai usá-los para montar seus pares de C--G e T--A feitos com miçangas. Deixe as outras duas hastes inteiras.
  3. Use duas cores diferentes de miçangas para representar os grupos de açúcares e fosfatos, encaixe as miçangas em cores alternadas em cada uma das hastes.
    • As duas cadeias que formam a dupla hélice devem ser correspondentes, logo as miçangas tem que estar na mesma ordem.
    • Deixe um pequeno espaço entre cada miçanga para que possa prender as outras hastes de chenille.
  4. Pegue as outras quatro cores de miçangas e organize-as em pares. As mesmas duas cores devem ir sempre juntas para representar os pares de citosina e guanina, timina e adenina.
    • Encaixe uma miçanga de cada par nas pontas de cada pedaço de haste de chenille. Deixe um pequeno espaço nas pontas para enrolá-las nas duplas hélices.
    • Não importa a ordem que as miçangas estão encaixadas nas hastes, desde que estejam nos pares corretos.
  5. Pegue as hastes de 5 cm com miçangas e enrole as pontas em volta da haste longa que representa a dupla hélice.
    • Coloque cada peça espaçada de tal forma que elas estejam sempre encaixadas abaixo de uma miçanga da mesma cor. Você deve pular todas as miçangas de outra cor na haste de dupla hélice.
    • A ordem das peças de 5 cm não importa, você pode organizá-las da maneira que quiser na dupla hélice.
  6. Assim que todas as peças pequenas forem encaixadas, gire as pontas da dupla hélice em um movimento anti-horário para que fique com a aparência de uma verdadeira cadeia de DNA. Divirta-se, seu modelo de DNA está completo!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um modelo com bolas de isopor

PDF download Baixe em PDF
  1. Para essa versão do projeto, você vai precisar de pequenas bolas de isopor, agulha e linha, tinta e palitos de dente.
  2. Escolha seis cores diferentes para representar os grupos de açúcares e fosfato, e as quatro bases nitrogenadas. Podem ser seis cores a sua escolha.
    • Você vai precisar pintar 16 bolas para representar o açúcar, 14 para o fosfato e 4 cores diferentes para cada base nitrogenada (citosina, guanina, timina, adenina).
    • Você pode decidir que uma das cores seja branco, logo você não precisará pintar algumas das bolas de isopores. Será mais fácil deixar as bolas de açúcar brancas, assim vai reduzir bastante seu trabalho.
  3. Assim que a tinta estiver seca, decida uma cor para cada base nitrogenada, depois as organize em pares de acordo com as combinações. Citosina sempre fica com a guanina, timina sempre com adenina.
    • A ordem das cores não importa, desde que fiquem nos pares corretos.
    • Espete um palito de dente entre cada par, deixando as pontas com um espaço livre.
  4. Usando a linha e a agulha, corte um pedaço de linha grande suficiente para atravessar 15 bolas de isopor. Faça um nó na ponta e passe a outra ponta pela agulha.
    • Alinhe as bolas de isopor de açúcares e fosfato de tal forma que se alternem em duas linhas de 15. Haverá mais bolas de açúcar que de fosfato
    • As duas cadeias de açúcar e fosfato devem estar na mesma ordem, de forma que fiquem alinhadas quando colocadas lado a lado.
    • Passe a linha pelo centro de cada bola, alternando açúcar e fosfato . Faça um nó no fim de cada linha de para evitar que as bolas escapem.
  5. Pegue os palitos de dentes com o par de bases nitrogenadas e espete as pontas nas bolas de açúcar em cada linha da dupla hélice.
    • Prenda os pares apenas nas bolas que representam o açúcar, exatamente como o verdadeiro DNA é organizado.
    • Os palitos de dente devem ser suficientemente espetados para que as bases nitrogenadas não caiam facilmente.
  6. Assim que todos os palitos com as bases nitrogenadas forem espetados nos açúcares, gire a duas cordas em um movimento anti-horário para imitar a aparência da verdadeira dupla hélice. Seu modelo está pronto! [1]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo um modelo com doces

PDF download Baixe em PDF
  1. Para fazer as laterais de açúcares e fosfato, use tubos de alcaçuz com um furo no meio ou marshmallow em forma de tubo, use duas cores diferentes. Para as bases de nitrogênio, use balas de gelatina de quatro cores diferentes.
    • Você pode escolher outros doces, mas eles devem ser macios o bastante para serem furados com palitos de dente.
    • Se preferir, marshmallows coloridos são um ótimo substituto para as balas de gelatina.
  2. Providencie alguns cordões e palitos de dente para a montagem do modelo. Meça aproximadamente 30 centímetros de cordão e corte, mas você pode cortá-lo maior ou menor de acordo com o tamanho do modelo de DNA que você prefira fazer.
    • Use dois pedaços de cordão do mesmo tamanho para fazer a dupla hélice.
    • Compre pelo menos uma dúzia de palitos de dente, pois você pode precisar de mais dependendo do tamanho do modelo que você escolheu fazer.
  3. Você passará o cordão por eles alternando as cores. Corte-os para que fiquem com aproximadamente 2,5 centímetros de comprimento.
  4. Em uma cadeia de DNA, os pares de citosina e guanina (C e G) são emparelhados juntos, enquanto timina e adenina sempre formam outro par. Escolha balas de gelatina de quatro cores diferentes para representar essas bases nitrogenadas.
    • Não tem problema se o par estiver como C--G ou G--C, desde que estejam sempre C e G juntos.
    • Você não pode misturar as cores que representam os pares. Por exemplo, você não pode montar pares de T--G ou A--C.
    • As cores escolhidas são completamente arbitrárias e inteiramente baseadas na sua preferência pessoal.
  5. Faça um nó na ponta de cada cordão para evitar que eles escapem. Passe o cordão pelo buraco dos alcaçuzes alternando as cores. Se o alcaçuz não tiver furo, use uma agulha grossa para passar o cordão.
    • As duas cores de alcaçuz simbolizam o açúcar e o fosfato que constituem a dupla hélice da cadeia.
    • Escolha uma cor para ser o grupo de açúcar; as balas de gelatina devem ser encaixadas nos alcaçuzes dessa cor.
    • As duas cadeias devem ter as peças de alcaçuz na mesma ordem, assim elas estarão alinhadas quando colocadas lado a lado.
    • Faça um nó na outra ponta do cordão assim que tiver terminado de encaixar todas as peças de alcaçuz.
  6. Depois de separar as balas de gelatina em grupos de C--G e T--A, espete os pares de balas de gelatina nas pontas dos palitos de dente.
    • Empurre a bala o suficiente para que pelo menos 0,5 centímetro da ponta do palito fique para fora.
    • Você pode ter mais pares de uma combinação do que da outra; o número de pares em um DNA de verdade determina as diferenças e mudanças nos genes que eles formam.
  7. Apoie as duas cadeias de alcaçuz em uma superfície plana e prenda os palitos com as balas no alcaçuz usando as pontas que ficaram livres.
    • Você deve prender os palitos somente na cor que você decidiu que seriam as "moléculas de açúcar". Todas devem ficar presas na mesma cor de alcaçuz (por exemplo, todas as peças vermelhas).
    • Use todos os pares de balas no palito, não se preocupe em economizá-las.
  8. Assim que tiver prendido todas os palitos com bala no alcaçuz, gire a cadeia em um movimento anti-horário para que fique com a aparência de uma verdadeira dupla hélice. Curta seu modelo de DNA! [2]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 209 116 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade