Baixe em PDF Baixe em PDF

O cão é o melhor amigo do homem. Assim sendo, é normal você querer suprir todas as necessidades do seu cachorro de estimação, incluindo dar a ele uma boa coleira. Felizmente, dá para fazer um acessório do tipo em casa gastando pouco — a oportunidade perfeita para abusar da criatividade! Só não se esqueça de que o conforto e a segurança são as suas prioridades.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando-se para fazer uma coleira funcional

Baixe em PDF
  1. A coleira só vai funcionar mesmo se tiver as medidas certas. Para isso, o melhor método é usar uma fita métrica de tecido. [1]
    • Ponha a fita em volta do pescoço do cachorro, onde a coleira vai ficar. Depois, some 5 cm ao valor final para fazer o acessório.
    • Se você não tiver uma fita métrica de tecido, use um pedaço de cordão. Tire a medida, corte-o e meça-o com uma régua.
    • A largura da coleira também é importante. Se o cachorro é de uma raça grande, ela tem que ter pelo menos 2,5 cm; se é média, 2 cm bastam; por fim, se ele é de porte pequeno, a coleira pode ter 1,5 centímetro.
  2. Raças diferentes precisam de coleiras diferentes. Por exemplo: se o cachorro é grande e rebelde, é melhor fazer um acessório mais resistente; se ele é pequeno, a coleira pode ser mais flexível. Decida por que quer fazer o acessório: para controlar o pet ou para guiá-lo durante os passeios? Reflita bastante sobre o que é melhor para os dois. [2]
    • As coleiras normais costumam ter fivelas e são mais justas, mas não a ponto de sufocar o cachorro.
    • Os cachorros que têm cabeças pequenas precisam de um tipo diferente de coleira. Por exemplo: se você tem um greyhound, vai precisar de um acessório com dois anéis separados por um pedaço de tecido. Esses anéis servem para prender a guia. Essa opção é ideal para cães que tentam se soltar do acessório.
  3. Você vai precisar de alguns produtos para fazer uma coleira funcional, como um pedaço de fita CBR ou náilon. Compre cerca de 1 metro — é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. [3]
    • Você também vai ter que comprar as peças da coleira, como as fivelas, as argolas e os ajustadores. Visite lojas de materiais ou miçangas ou acesse algum site da internet.
    • Compre algum tecido para colocar sobre a fita CBR. O algodão é uma boa opção, já que é fácil de cortar e limpar. Você também vai precisar de linha.
    • Ter uma máquina de costura também vem bastante a calhar. Se não tiver uma, peça emprestado a algum amigo. Caso não tenha essa opção, não tem problema em usar um método mais manual, com linha e agulha. Por fim, você também vai precisar de um ferro de passar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo a coleira

Baixe em PDF
  1. O tecido e a fita CBR têm que ter as medidas exatas que você tirou antes. Lembre-se de cortar o tecido com 2,5 cm a mais de comprimento e largura que a fita em si. Assim, você vai poder envolver um material com o outro. [4]
    • Você também pode cortar a fita com 25-30 cm a mais do que a circunferência do pescoço do cachorro.
    • Use um isqueiro para queimar as pontas da fita CBR e evitar que ela desfie.
  2. Passe o ferro em temperatura baixa nela e, depois, dobre o excesso do tecido por cima do material, criando uma marca bem definida. Essa vai ser a base da coleira. Você também pode virar o material e passar o ferro do outro lado.
  3. Depois, costure todas as extremidades da coleira. Se não tiver uma máquina, faça tudo à mão, usando agulha e linha. Basicamente, você tem que prender bem o tecido e a fita CBR. Faça movimentos simples em linha reta por todos os lados. [5]
    • Use uma tesoura de tecido ou de cozinha para cortar os fios soltos.
  4. Passe o ajustador por uma das pontas do tecido, deixando-o a 2,5 cm dessa extremidade. Use qualquer ponta e, depois, de uma volta e costure para prender o objeto. [6]
    • Quando for prender a ponta do tecido na coleira em si, costure o material na forma de uma ampulheta. Por exemplo: passe a linha em linha reta pela "cauda" do acessório; depois, passe-a pela diagonal até chegar ao topo e, por fim, pela diagonal até chegar ao ponto inicial de novo. [7]
    • Corte as pontas soltas do tecido. Agora, o ajustador vai estar bem preso à coleira.
  5. Você vai precisar de duas peças. Passe o lado curvado do fecho pela ponta da coleira; depois, passe o outro lado pelo ajustador. Prenda cada lado do fecho na coleira com voltas pequenas e bem costuradas. Agora, o acessório vai ter uma "cauda" mais longa.
  6. Passe a outra peça da fivela por cerca de 5-8 cm da coleira. Puxe essa ponta pelo ajustador e costure a ponta solta na parte interna da coleira.
    • Costure os dois lados da argola na forma da ampulheta para imobilizar a peça no tecido.
    • Corte as pontas soltas de tecido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo uma coleira mais estilosa

Baixe em PDF
  1. Depois que se acostumar aos métodos básicos de fazer uma coleira funcional, use e abuse da imaginação! Você pode fazer toda uma coleção de acessórios coloridos e variados. Se gosta de costurar, também pode fazer presentes para os seus amigos e conhecidos que têm cachorro. [8]
    • Não é difícil fazer coleiras para cachorros. Se você tem filhos, pode até pedir a ajuda deles. Esse é um ótimo projeto para quem quer aprender as premissas básicas da costura.
  2. Todo mundo gosta de se fantasiar de vez em quando. Você pode incluir o seu cachorro nisso e fazer coleiras específicas para cada ocasião. Por exemplo: algo colorido para o carnaval; algo vermelho para o Natal etc.
    • Compre os materiais com bastante antecedência e, de preferência, fora de época. Por exemplo: é mais barato comprar tudo para fazer uma coleira com tema natalino antes do Natal em si.
  3. Algumas coleiras são mais decorativas do que funcionais. Nesse caso, experimente produtos variados para a confecção. Vá a uma loja de artigos de decoração e artesanato e "faça a festa", ainda mais se o seu cachorro é pequeno.
    • Você também pode fazer a coleira com couro. O material é mais caro, mas dura mais tempo.
  4. É legal fazer coleiras elegantes e estilosas, mas você não deve colocar a aparência acima do conforto. Por exemplo: se o seu cachorro é filhote, faça um acessório ajustável, que ele ainda possa usar conforme cresce. A coleira nunca deve ficar apertada.
    • Não use barbante ou outros materiais que possam escoriar ou irritar a pelugem do cachorro.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Entendendo a importância da coleira

Baixe em PDF
  1. Muitos donos colocam coleiras com etiquetas nos cachorros — para que possam ser identificados caso se percam. Essas etiquetas com dados de contato do dono são essenciais e ajudam bastante na devolução do pet. [9]
    • A etiqueta deve incluir o nome do cachorro e um número de telefone do seu dono ou de uma clínica veterinária de confiança.
    • Ponha a coleira no cachorro toda vez que ele sair de casa.
  2. Mesmo que o cachorro seja comportado, pode acontecer algum acidente quando você levá-lo para passear. Pela segurança do animal e das outras pessoas, sempre use a coleira e a guia. Caso contrário, o seu pet pode correr na direção do trânsito ou acabar brigando com outro cão. [10]
    • Se o cachorro não gosta e não se adapta à coleira, você pode adestrá-lo com um profissional ou em casa. Os passeios vão ficar mais tranquilos e agradáveis se ele ficar mais obediente.
  3. Lembre-se de que a coleira tem que ser confortável e funcional. Peça recomendações e dicas ao veterinário sobre o tipo ideal do acessório. A segurança e a saúde do pet são os fatores mais importantes a considerar.
    Publicidade

Dicas

  • Leve em consideração o seu estilo de vida e o do cachorro quando for escolher o tipo de coleira.
  • Divirta-se com o projeto. Peça ajuda a amigos para facilitar tudo.
  • Não seja maldoso: não deixe a coleira apertada demais ou desconfortável. O ideal é que você consiga passar um ou dois dedos entre ela e o pescoço do cachorro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 509 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade