Baixe em PDF Baixe em PDF

Os bebedouros para beija-flores são um enfeite a mais e ficam bons em qualquer jardim. Se você colocar o bebedouro em um bom lugar e mantê-lo limpo, muitos passarinhos farão uma parada para tomar água. Os beija-flores têm mais chances de aparecer próximos aos bebedouros na primavera e no outono. [1] Pendure o bebedouro duas semanas antes da época esperada de aparição de pássaros e deixe por mais algumas semanas depois de ver os últimos. Ter comida disponível não vai fazer os beija-flores pararem de migrar, mas deixar uma fonte de néctar no começo da temporada de migração até o final pode ajuda os atrasados ou os adiantados a terem mais energia para voar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo um bom lugar

Baixe em PDF
  1. Se o bebedouro ficar em um lugar ensolarado o dia todo, o calor ficará preso no recipiente e aumentará a temperatura interna, o que fará os líquidos fermentarem e estragarem. [2] O néctar quente também pode queimar a boca pequena dos beija-flores.
    • Os beija-flores não irão até um bebedouro cheio de néctar fermentado e podem passar fome nesse caso.
  2. Leve em conta a vista ao escolher o lugar onde pôr o bebedouro. É muito legal observar esses passarinhos furta-cor pousarem e beberem na sua casa. Ponha o bebedouro em um ponto que dê para ver de alguma janela. [3] Já que você terá que limpar e repor o néctar constantemente, o local deve ser de fácil acesso e não ser alto demais para você alcançar.
    • Porém, já que os bebedouros costumam ficar com cinco a seis pássaros rondando por vez, não o pendure em áreas de muito movimento (como na entrada principal da casa).
  3. Esses pássaros amam cores vibrantes e ficam próximos de plantas com essas cores chamativas. Por exemplo, se você colocar o bebedouro perto de um vaso cheio de flores coloridas, vai atrair muito mais pássaros do que se o pendurar na frente de uma parede bege sem graça. Se for colocar o bebedouro em uma árvore ou um poste que tem no seu jardim, escolha um local próximo de um canteiro de flores ou uma planta que tenha folhas coloridas. [4]
    • Se você não tem flores no jardim, encha um vaso com flores coloridas para atrair beija-flores.
    • Os beija-flores tendem a gostar mais da cor vermelha, mas são atraídos por qualquer uma que seja colorida.
  4. Essa altura é perfeita porque você conseguirá ver o bebedouro facilmente e não terá que pegar um banquinho para trocar a água. Essa altura também o deixará longe do alcance de crianças pequenas, animais de estimação e selvagens (como ratos) que poderiam derrubar ou quebrar o bebedouro. [5]
    • Dê um pouco de proteção para os beija-flores contra predadores e deixe que eles se sintam mais seguros colocando o bebedouro a, no máximo, 4 m de distância de uma árvore, arbusto ou outra cobertura natural.
  5. Os beija-flores machos podem ser agressivos e territoriais com relação aos lugares onde há comida abrigo, então ter mais de um bebedouro permitirá que mais pássaros aproveitem o néctar. Coloque três ou quatro bebedouros longes um dos outros. Assim, vários pássaros poderão se alimentar ao mesmo tempo. [6]
    • Por exemplo, experimente pendurar um bebedouro na frente de casa, outro no quintal e o último em uma janela no segundo andar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo o bebedouro e colocando-o no lugar

Baixe em PDF
  1. Esse modelo é um dos mais fácil de colocar, porque você só precisa de um galho firme ou algum tipo de poste. Pegue o bebedouro e pendure em uma árvore ou nos beirais da casa. Muitos deles vêm com um suporte de metal que você pode prender em um lugar firme para colocar o bebedouro por cima. [7]
    • Esse tipo de bebedouro é resistente e, se você o pendurar em um suporte de metal, pode ser colocado em qualquer lugar. Porém, já que o néctar fica preso de cabeça para baixo, ele pode vazar um pouco.
    • Se você não tiver nenhum galho pequeno o suficiente para caber o gancho da parte de cima do bebedouro, amarre uma fita ou barbante no galho e pendure o gancho nele.
  2. Esses bebedouros têm um ou dois recipientes em forma de xícara que podem ser grudados em vidros. Se a sua casa tem várias janelas grandes, esses bebedouros são a melhor aposta. Basta molhar a parte que vai ser presa ao vidro e pressioná-la com firmeza na janela para pendurar o bebedouro. [8]
    • Esse estilo de bebedouro tem a vantagem de manter os pássaros próximos da casa. Isso ajuda a observá-los, porque eles virão pertinho da janela.
    • O problema é que, já que esse bebedouro fica no vidro, os pássaros podem voar de cara na janela às vezes. Coloque um recorte em forma de pássaro na janela para evitar isso.
  3. Esse modelo é redondo e fica suspenso no ar, permitindo alimentar seis pássaros de cada vez. Eles geralmente têm um barbante fixado no meio e, em alguns casos, também possuem uma peça feita de plástico ou metal com um arco na ponta com uns 15 cm de comprimento que fica no meio do bebedouro. Pendure esse barbante ou o arco de plástico ou metal em um galho pequeno perto de casa. Você também pode pendurá-lo em um gancho de metal se não tiver galhos por perto. [9]
    • Esse modelo foi feito para ser pendurado, mas, já que o fundo é reto, você pode tirar o barbante de pendurar e colocar em alguma superfície. Por exemplo, você pode colocar o bebedouro em uma varanda ou no chão do jardim.
    • A parte boa desse modelo é que, ao contrário dos em forma de xícara ou compridos, eles nunca vazam porque o néctar fica no fundo do recipiente. O problema é quando eles atraem muitos beija-flores, porque eles podem brigar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Limpando e repondo

Baixe em PDF
  1. Coloque quatro partes de água em uma panela no fogão e ligue o fogo alto. Conforme a água for esquentando, coloque uma parte de açúcar branco. Ferva a água sem borbulhar demais, deixando cozinhar por dois ou três minutos para misturar os dois ingredientes. Depois, deixe esfriar por 30 minutos e coloque no bebedouro. [10]
    • O tamanho do recipiente varia de um bebedouro para outro. Faça só o suficiente para encher o recipiente do seu.
    • Se fizer a mais, guarde na geladeira. O prazo de validade é de uma semana.
    • Nunca use mel ou adoçantes artificiais no néctar e nunca dê alimentos industrializados que tenham corante vermelho para os beija-flores.
  2. Por conta do açúcar, os bebedouros ficam sujos facilmente. Limpe-os usando uma mistura de água morna com vinagre a uma proporção de quatro para um (quatro partes de água para uma de vinagre). Jogue a água velha fora e despeje 500 ml da mistura de vinagre. Coloque a tampa no bebedouro e chacoalhe bem para limpar a parte de dentro. [11]
    • Se o interior do bebedouro estiver muito suja, coloque 12 a 20 grãos de arroz junto com a mistura de vinagre. O arroz vai raspar a sujeira do recipiente.
  3. Assim que o bebedouro estiver limpo, enxague-o duas ou três vezes com água morna para remover todos os traços de vinagre. Se sobrar vinagre dentro do recipiente, os pássaros vão parar de tomar a água. Depois, encha com néctar novo. [12]
    • Pendure o bebedouro de volta no lugar e fique observando mais e mais pássaros vindo se alimentar.
  4. Todo bebedouro de pássaros pode ficar infestado de formigas, mas os de estilo “xícara” são os mais problemáticos, porque elas conseguem chegar até eles com mais facilidade. Evite isso enchendo os guarda formigas ou fossos com água, que nada mais são do que copinhos que têm 7 a 10 cm de diâmetro e ficam em volta do bebedouro. Quando as formigas tentarem chegar no néctar, elas vão cair e se afogar no copinho. É bom limpar essa peça uma vez por semana, pelo menos, para tirar as formigas mortas. [13]
    • A maioria dos bebedouros tipo prato e de tubo comprido têm guarda formigas. Os tipo xícara muitas vezes não têm, porque seria difícil fazer uma peça que envolvesse todo o bebedouro.
    • Se estiver preocupado que as formigas e vespas vão chegar até o néctar e incomodar os beija-flores, compre um guarda abelhas que possa ser fixado ao bebedouro. É possível encontrar esse produto em lojas de artigos para jardinagem, casa e construção ou pela internet. [14]
    • Nunca encha o guarda insetos de óleo. Alguns pássaros pequenos podem beber o que estiver no guarda às vezes, e isso faz mal a eles.
    • Se você não tomar cuidado, logo verá um monte de formigas afogadas dentro do néctar e os pássaros passarão longe dele.
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver preocupado que as formigas vão chegar no néctar, ponha um fosso contra formigas ou um guarda formigas. O guarda formigas é uma barreira pequena em forma de copo que fica entre o bebedouro e o suporte para manter as formigas longe.
  • Tire o bebedouro do lugar quando estiver chovendo muito ou ventando demais para ele não quebrar.
  • Fique de olho se o bebedouro não está criando mofo e limpe-o sempre que for trocar o néctar.
Publicidade

Avisos

  • Nunca coloque mel, adoçantes artificiais ou corante vermelho no néctar.
  • Se for colocar o bebedouro em uma janela, coloque adesivos ou recortes no vidro para evitar que os pássaros batam nele.
  • Fique de olho nos possíveis predadores. Se os seus vizinhos têm gatos que andam pelo quintal, não use um bebedouro de varanda ou que fique baixo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 405 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade