Baixe em PDF Baixe em PDF

Compressas quentes podem ser usadas para tratar vários problemas, desde dores musculares até rigidez nas articulações. É fácil comprar uma bolsa de água quente na farmácia, mas também é igualmente fácil fazer uma por conta própria, com materiais simples e baratos que provavelmente você já tem pela casa. Compressas quentes podem ajudar a diminuir a cólica menstrual, dor muscular abdominal e espasmos musculares. [1] Antes de tratar um problema com a compressa quente, saiba se a sua condição médica necessita da aplicação de calor ou de frio. Continue lendo para aprender mais sobre compressas quentes.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo uma compressa aromática

Baixe em PDF
  1. Tudo o que precisa para uma compressa básica é uma meia soquete limpa, um punhado de arroz, de feijão, ou aveia crua para colocar dentro dela. Se quiser dar um aroma agradável à compressa, entretanto, você também vai precisar de um pouco de hortelã, canela ou qualquer aroma de sua preferência em pó. É possível usar algumas ervas de sua cozinha, o conteúdo de um saquinho de chá ou óleos essenciais. [2] [3]
    • Experimente adicionar ervas relaxantes, como a lavanda, camomila, sálvia ou menta, para uma sensação ainda mais tranquilizante.
  2. Se já tiver escolhido entre o arroz, o feijão ou a aveia, coloque a porção dentro da meia soquete até que ela fique quase toda cheia — de ½ a ¾. Deixe o restante de meia vazia apenas para dar um nó, a menos que tenha planejado costurá-la no final e fazer uma compressa permanente. Desse modo, é possível preenchê-la até quase o final. [4]
    • Enquanto enche a meia, você pode colocar pequenas pitadas de um pó aromático ou de ervas para que ela exale uma fragrância agradável.
  3. Dependendo de quanto tempo pretende manter a compressa, você pode fechá-la temporariamente ou permanentemente. Um nó firme é o suficiente pra manter o conteúdo no lugar por um curto período de tempo, mas você pode reutilizar a meia mais tarde. Também é possível costurá-la e criar uma compressa mais durável. [5]
    • Saiba que, ao fechar a meia muito perto do conteúdo, a compressa vai ficar compacta e dura, ao passo que, se a fechar com mais folga, o conteúdo vai ficar mais solto. Teste antes de costurar ou dar um nó na meia, para saber se você prefere a compressa mais dura ou macia.
    • Se deixar o conteúdo da meia um pouco solto, é possível enrolá-la ao redor do pescoço ou colocá-la nos ombros com mais facilidade para tratar uma dor localizada.
  4. Depois de lacrá-la, coloque-a no micro-ondas por 30 segundos. Em seguida, é possível ver se está quente o bastante. Se estiver bom para você, já pode usá-la. Se preferir mais quente, a coloque por mais 10 segundos no micro-ondas até ficar na temperatura desejada. [6]
    • Lembre-se de que colocar materiais escaldantes em contato com a pele pode provocar queimaduras e bolhas. Uma variação de temperatura de 21ºC a 26,5ºC é excelente. [7]
  5. Você pode embrulhar a compressa ou colocá-la sobre uma toalha ou uma camiseta na região em que ela será usada. Assim, você evita queimar ou machucar a pele. Examine sua pele ocasionalmente para ver se está tudo bem com sua pele.
  6. Se sentir um calor desconfortável, retire-a rapidamente e espere esfriar um pouco antes de aplicá-la de novo. Quando ela tiver alcançado uma temperatura agradável, segure-a na área dolorida por dez minutos. Depois deste tempo, retire-a e deixe a pele esfriar um pouco. Após o resfriamento da pele, você pode reaplicar a compressa por mais dez minutos se desejar.
    • Se a pele começar a ficar vermelha escura, arroxeada, com pontos brancos e vermelhos, com bolhas, inchada ou apresentar urticária, vá ao médico. Você pode ter causado algum dano à pele por causa do calor. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo uma compressa de vapor

Baixe em PDF
  1. Despeje água na toalha até que ela fique encharcada. Ela deve ficar pingando. Então, coloque-a dentro de um plástico com fecho hermético ou outro saco plástico selado. Dobre direito a toalha para aquecê-la por igual no micro-ondas. Ainda não feche a embalagem plástica neste momento.
  2. Com o fecho hermético ainda aberto, coloque a toalha embalada no centro da bandeja do micro-ondas. Aqueça-a de 30 a 60 segundos, colocando-a novamente para aquecer por mais 30 segundos até alcançar a temperatura desejada.
  3. Se não tiver micro-ondas ou não tiver segurança em aquecer plástico no seu, você pode simplesmente esquentar água em uma chaleira no fogão. Coloque a toalha de rosto dentro de uma bacia e despeje a água fervendo sobre ela. Então, use pegadores para inserir a toalha no saco plástico.
    • Pode-se ainda aplicar a toalha quente diretamente sobre a pele se quiser um calor úmido. Esse tipo de compressa quente ajuda na dor da sinusite. Apenas verifique se a compressa não está quente demais para a pele. [9]
  4. Pelo fato da toalha estar encharcada, pode haver um vapor escaldante vindo do saco plástico. Tenha cuidado para não se queimar quando tirar o saco plástico do micro-ondas – o vapor pode queimar a pele mesmo que ela não tenha contato direto com o objeto aquecido. [10]
    • Use pegadores de cozinha para lidar com o material se ele estiver quente demais.
  5. Depois de ter usado o micro-ondas para aquecer a toalha molhada a uma temperatura ideal, você deve fechar o saco plástico para evitar que ela esfrie muito rápido. Novamente, seja cuidadoso para não se queimar. Cubra as pontas dos dedos com outra toalha ou com luvas de forno para proteger apele quando lacrar a embalagem.
  6. Você não deve aplicar o plástico fervendo diretamente sobre a pele, portanto use outra toalha como barreira protetora. Coloque o saco plástico no meio da toalha e então a dobre sobre o material aquecido. Faça isto a fim de evitar que o saco escorregue, e deixe apenas uma única camada de tecido entre a fonte de calor e sua pele.
  7. Deixe-a esfriar se sentir que está muito quente. Lembre-se de deixar a pele descansar de dez em dez minutos, e nunca aplique uma compressa por mais de 20 minutos.
    • Se a pele começar a ficar vermelha escura, arroxeada, com manchas brancas e vermelhas, com bolhas, inchada ou com urticária, vá ao médico. Você pode ter lesionado a pele com a alta temperatura. [11]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Avaliando o momento de utilizar uma compressa quente

Baixe em PDF
  1. Dores musculares são frequentemente resultantes do excesso de ácido lático acumulado no tecido muscular. [12] Quando se usa uma compressa quente sobre a dor, o calor atrai mais sangue para a região. [13] O aumento da circulação sanguínea elimina o excesso de ácido lático, diminuindo a inflamação muscular. Isto também traz mais oxigênio para a região, acelerando a cura do tecido lesionado. A sensação de calor engana o sistema nervoso, diminuindo o envio de sinais de dor para o cérebro. [14]
  2. Caso você tenha espasmos musculares prolongados, o primeiro passo é descansar o músculo afetado. Vá com calma e, antes de tudo, evite atividades que estressem sua musculatura a ponto de sentir espasmos. Espere 72 horas para aplicar calor, deixando que a inflamação da região diminua. Após 3 dias, aplique a compressa quente umedecida na região para acelerar o processo de recuperação. [15]
  3. Ambos os métodos podem ser eficazes no tratamento de dores nas articulações, embora algumas pessoas prefiram um tratamento ao outro. Você deve alternar entre os dois até descobrir qual funciona melhor no seu caso.
    • Bolsas de gelo anestesiam a dor e reduzem a inflamação e o inchaço das articulações pela constrição dos vasos sanguíneos. Embora o frio extremo possa ser desconfortável num primeiro momento, é muito útil para anestesiar dores agudas.
    • Compressas quentes dilatam os vasos, aumentando o fluxo sanguíneo e acelerando a cura. O calor também relaxa os tecidos e ligamentos nas regiões enrijecidas, aumentado a capacidade de movimento. [16]
    • Você também pode aplicar calor mergulhando a região afetada na água quente. Isto significa nadar em uma piscina aquecida ou simplesmente tomar um banho de banheira.
  4. Gravidez, diabetes, má circulação, doenças cardíacas (como pressão alta) podem apresentar uma resposta insignificante a esta terapia. Fale com um médico antes de aplicar compressas quentes para aliviar dores musculares ou nas articulações. [17]
    • Se você tiver mais de 55 anos, deve sempre usar uma camada de tecido entre a fonte de calor e a pele, para evitar queimaduras.
  5. O calor é mais adequado no tratamento de doenças crônicas, como dores musculares, espasmos ou dores articulares crônicas. O frio, por outro lado, é melhor pra ser usado imediatamente após uma lesão aguda como uma distensão articular. Portanto, se você estirar um músculo, aplique gelo imediatamente para reduzir o inchaço. Se a dor persistir por vários dias, use o calor para acelerar o processo de recuperação.
    Publicidade

Avisos

  • Não deixe a compressa quente sobre a mesma região por muito tempo, pois ela pode queimá-lo. Troque-a de lugar a cada poucos minutos enquanto estiver relaxando.
  • Tome cuidado ao retirar a bolsa de água quente do micro-ondas, pois ela pode estar muito quente e soltando vapor.
  • Retire a compressa caso se sinta desconfortável. Ela deve fazer bem, não o contrário.
  • Não a deixe no micro-ondas por mais de um minuto, pois ela vai ficar extremamente quente e pode derreter o saco plástico.
  • Lembre-se de que, se você tiver mais do que 55 anos, é preciso sempre colocar uma camada de pano entre a fonte de calor e a sua pele para evitar queimaduras.
  • Nunca faça compressas quentes em crianças e bebês. [18]
Publicidade

Materiais Necessários

Método 1

  • Meia soquete limpa
  • Arroz, feijão ou aveia, crus e secos, para encher a metade da meia
  • Pó aromático ou óleo essencial de sua preferência (opcional)
  • Micro-ondas

Método 2

  • Toalha de rosto
  • Água
  • Micro-ondas ou chaleira
  • Saco plástico com fecho hermético
  • Toalha seca ou fronha para envolver a compressa
  • Pegadores

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 448 785 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade