Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você pensa que basta olhar para as marcações no tubo da seringa para saber a quantidade exata de um medicamento, está enganado. Diferentes seringas medem o volume em diferentes unidades de medida e nem sempre adotam a unidade padrão, em mililitros (ml). Para evitar erros, veja a unidade de medida usada na seringa que pretende usar e leia o valor de cada linha no tubo. Depois disso, é só enchê-la com o líquido empurrando o êmbolo até marcação que corresponde à quantidade necessária.
Passos
-
Leia as unidades da seringa. Existem tamanhos diferentes de seringas e a maioria estará marcada em mililitros, sendo que cada traço corresponde a frações dessa unidade. [1] X Fonte de pesquisa
- Algumas seringas, como aquelas usadas para medir a insulina, são marcadas em números de "unidades" em vez de mililitros.
- Outras mais antigas ou não padronizadas também podem usar unidades diferentes.
-
Conte as linhas no tubo marcadas em intervalos pares. A maioria das seringas inclui traços entre os números maiores ou inteiros numerados. Por exemplo, você pode ter uma seringa marcada com linhas grandes em 2, 4 e 6 ml e entre cada uma dessas, pode haver linhas menores. Entre cada traço numerado e aqueles ligeiramente menores, também pode haver quatro linhas menores ainda. [2] X Fonte de pesquisa
- Nesse caso, cada um desses traços menores contaria 0,2 ml, por exemplo, a primeira linha acima da marcação de 2 ml seria 2,2 ml e a segunda linha acima, 2,4 mililitros.
- A linha de tamanho médio entre cada número seria igual ao número ímpar entre eles, por exemplo, a marcação da metade entre 2 e 4 ml é igual a 3 ml, e entre 4 e 6 mL é 5 mililitros.
-
Leia uma seringa marcada em traços consecutivos. Por exemplo, cada linha pode marcar meio mililitro de unidade, portanto o tubo estará marcado como 0,5 ml, 1,5 mL, 2,5 mL e assim por diante. As quatro linhas menores entre cada meio mL de medida corresponderá a 0,1 mililitro.
- Portanto, se precisar medir 2,3 ml, encha a seringa de líquido até a terceira linha acima do traço maior, e se precisar medir 2,7 ml, encha-a até a segunda linha acima da marca de 2,5 mililitros.
- A seringa também pode variar em marcações em múltiplos de 5 ml ou em frações de 1 ml, mas de qualquer maneira, o princípio permanece o mesmo. Basta procurar os números maiores marcados na seringa e contar as linhas menores entre elas.
-
Meça entre os traços, se necessário. Quando a quantidade recomendada de um líquido ou medicação não corresponder às marcações presentes no tubo, conte cuidadosamente as unidades de medida entre as linhas.
- Isso serve para casos de um medicamento recomendar a ingestão de 3,3 ml e sua seringa marcar em unidades de 0,2 ml, por exemplo.
- Nesse caso, encha o tubo com a medicação, em seguida, empurre o êmbolo para baixo até que a medicação esteja entre as linhas de 3,2 ml e 3,4 mililitros.
Publicidade
-
Segure a seringa pelo flange. Segure a seringa pelas partes aladas localizadas na extremidade da seringa oposta à ponta para que seus dedos não atrapalhem na hora de ler as medições no tubo. [3] X Fonte de pesquisa
- Dessa maneira, você também terá medições científicas bastante precisas, pois o calor dos dedos não distorcerá o material que você está medindo na seringa. No entanto, para medições diárias (como medicamentos em casa), você não precisa se preocupar com a distorção causada pelo calor corporal.
-
Sempre use uma seringa maior do que a quantidade que você precisa medir e encha-a mais do que o recomendado. Insira a agulha no líquido ou medicamento e puxe lentamente o êmbolo até que a seringa seja preenchida para além da quantidade que você realmente usará. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se estiver medindo a medicação de uma criança, use uma seringa de pelo menos 5 ml, enchendo-a mais de três mililitros.
-
Empurre o êmbolo até a quantidade recomendada do líquido ou medicamento. Segure firmemente o tubo e empurre lentamente a extremidade do êmbolo com o polegar até que ele esteja nivelado no traço correspondente à medida de que você precisa. [5] X Fonte de pesquisa
- No caso de uma medicação, por exemplo, empurre o êmbolo para baixo até que atinja a marca de 3 ml, seguindo o exemplo citado anteriormente.
-
Leia a partir do anel superior do êmbolo. Não importa qual seringa você use, sempre olhe para a parte do êmbolo mais próxima à ponta do tubo, onde fica a agulha. A parte do êmbolo mais próxima do topo da seringa é irrelevante e não deve ser usada para medições.Publicidade
Avisos
- Nunca tente usar uma seringa com medidas em unidades diferentes das que estão sendo recomendadas no procedimento. Por exemplo, não tente medir em colheres de chá usando uma seringa marcada apenas em mililitros, pois a leitura não será precisa.
- Algumas seringas podem ser marcadas em mais de uma unidade, como colheres de chá e mililitros, mas você usará apenas uma unidade de medida por vez.
Publicidade
Referências
- ↑ https://pharmlabs.unc.edu/labs/parenterals/syringes.htm
- ↑ https://chw.org/-/media/publication-media-library/2017/08/09/19/18/1619en.pdf
- ↑ https://websites.pmc.ucsc.edu/~silab/pdf/Hamilton_Syringe%20Care%20and%20Use%20Guide.pdf
- ↑ https://websites.pmc.ucsc.edu/~silab/pdf/Hamilton_Syringe%20Care%20and%20Use%20Guide.pdf
- ↑ https://websites.pmc.ucsc.edu/~silab/pdf/Hamilton_Syringe%20Care%20and%20Use%20Guide.pdf
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 477 876 vezes.
Publicidade