Baixe em PDF Baixe em PDF

Saber como abrir uma ampola é muito importante para quem trabalha em hospitais e laboratórios. Muitos medicamentos e soluções são mantidos em ampolas de vidro e só podem ser acessados quebrando-as. Pode ser fácil e rápido abrir uma ampola se você mantiver a sua área de trabalho limpa e estéril, proteger as mãos com gaze e quebrá-la com um estalo firme e rápido.

Método 1
Método 1 de 2:

Quebrando a ampola

Baixe em PDF
  1. Use sabonete e antissépticos de mãos para deixá-las bem limpas antes de manusear a ampola. Se tiver luvas de latex sem pó, use-as.
  2. A ampola terá que ser marcada (cortada levemente para enfraquecer o vidro) antes de ser aberta. Se já tiver um anel pintado ao redor do pescoço ou na porção mais estreita, a marcação já foi feita. Caso contrário, pegue uma lixa bem fina e passe-a gentilmente ao redor do pescoço, tendo cuidado para não pressionar demais ao ponto de quebrá-la. [1]
    • As lixas geralmente vêm com as ampolas.
  3. Limpe a superfície inteira da ampola com a compressa. Se parecer molhada ou escorregadia depois, deixe secar por um ou dois minutos antes de manuseá-la. [2]
  4. Segure-a com a parte de cima reta e verticalmente. Verifique se todo o líquido esta abaixo do pescoço da ampola, onde ela será quebrada. Se houver um pouco acima da marca, bata levemente no frasco até que o fluido caia para o fundo.
  5. Enrole cada metade da ampola com gaze antes de segurá-la com as mãos. Isso o ajudará segurar o vidro firmemente e a proteger suas mãos caso o vidro se despedace. O dedo indicador e o polegar devem segurar a ampola em cada lado do pescoço, com os indicadores apoiados um no outro.
    • A metade superior da ampola deve estar na sua mão dominante e a inferior, na não dominante.
    • Se houver um ponto pintado na metade superior, esse é o ponto de pressão. Você deve colocar o polegar da mão dominante diretamente sobre esse ponto. Se não houver um, coloque o centro do polegar um pouco acima de onde a parte superior da ampola começa a se curvar na direção do pescoço.
  6. Mantendo a mão não dominante bem parada, estale a metade superior rapidamente inclinando-a na sua direção, de forma que a parte que está quebrando fique na direção oposta do seu corpo. O polegar da sua mão dominante deve ficar no ponto de pressão, enquanto seus dedos puxam a ponta na sua direção.
    • O vidro deve ficar à certa distância de outros materiais e de qualquer coisa que você não quer que tenha contato com os pedaços de vidro quebrado.
  7. Se a ampola não estalar, gire-a levemente e tente de novo, mantendo as mãos na mesma posição e segurando-a firmemente com a gaze. [3]
  8. Use um papel ou um lenço grosso para enrolar com segurança a metade superior vazia antes de jogá-la no lixo. Mesmo se não houver nenhuma ponta afiada na ampola quebrada, ainda é sensato ter cuidado.
    • Se houver um recipiente para materiais cortantes, descarte a ampola quebrada sem enrolá-la.
    • Se a ampola contiver materiais biológicos contaminantes, ela não deve ser descartada no lixo. Coloque-a em um recipiente específico para esse tipo de contaminante e siga as orientações do hospital ou da cidade para descartá-lo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Retirando a solução da ampola

Baixe em PDF
  1. Mesmo se a ampola quebrar sem criar uma bagunça e você não vir nenhum vidro quebrado, é uma boa ideia usar uma agulha filtrante para garantir que nenhum pedaço de vidro seja retirado com a solução. Insira-a em uma seringa ainda com a capinha e gire-a gentilmente para a direita até clicar. Veja se está bem presa antes de continuar.
  2. Tendo muito cuidado para não deixar a agulha tocar nas laterais onde a ampola foi quebrada, insira-a até onde conseguir. Se não for longa o suficiente para alcançar o líquido, você pode inclinar o frasco até a agulha chegar mais próxima do líquido.
  3. Mantenha a ponta da agulha abaixo da linha do líquido para evitar pegar bolhas de ar e puxe lentamente o êmbolo da seringa. [4] Tilt the ampule if you need to in order to get the last of the liquid.
  4. Remova a seringa sem movimentar o êmbolo. Enrole a ampola vazia em um lenço grosso ou em um papel antes de colocá-la no lixo. Assim, se houver bordas afiadas ou se quebrar no lixo, ela não machucará ninguém que o manuseará.
  5. Tenha cuidado quando for manusear os pedaços quebrados.
    • Não a descarte no lixo se contiver materiais biológicos contaminantes. Será necessário colocá-la no recipiente específico para esse tipo de material.
  6. Segure-a de forma que a agulha fique apontada para cima. Bata no cilindro para que as bolhas da solução se movimentem para cima. Em seguida, você pode empurrá-las levemente com o êmbolo, que as expulsará através da agulha. Faça tudo lentamente e tenha cuidado para não remover a solução. Quando parecer que não há nada entre o êmbolo e a ponta da seringa, apenas a solução, você terá removido todas as bolhas com sucesso. [5]
  7. Agora, ela está pronta para ser administrada ou transferida para um recipiente. Não se esqueça de trocar a agulha antes de administrar a solução ou colocá-la em um recipiente.
  8. [6] Tendo muito cuidado para não tocar a agulha ao manuseá-la, coloque a seringa no recipiente adequado, que não deve ser descartado no lixo regular. Procure as diretrizes de descarte da sua cidade ou do hospital. Talvez seja necessário colocá-lo em um local especial. [7]
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Para quebrar a ampola:
    • Sabonete e água;
    • Antisséptico para mãos (opcional);
    • Luvas de látex sem pó (opcional);
    • Ampola;
    • Cortador de ampola ou lixa fina (se a ampola não estiver marcada);
    • Compressa com álcool;
    • Gaze;
    • Recipiente de contaminantes biológicos (se o conteúdo da ampola for contaminante).
  • Para retirar o líquido da ampola:
    • Seringa;
    • Agulha filtrante;
    • Lenço ou papel para descartar a ampola quebrada;
    • Recipiente de materiais cortantes;
    • Recipiente de contaminantes biológicos (se o conteúdo da ampola for contaminante).

Dicas

  • Se tiver uma seringa extra limpa, você pode usar o cilindro vazio para quebrar a parte de cima da ampola em vez de usar as mãos. Isso só funcionará com alguns tamanhos específicos de seringa.
  • Pode ser útil comprar um quebrador de ampola se fizer isso com frequência. Procure em lojas de equipamentos médicos.
Publicidade

Avisos

  • Não use o conteúdo da ampola se ela não quebrar bem ou contiver pedaços de vidro.
  • Antes de quebrá-la, verifique o nome e a data de validade da solução, além da dosagem, se for um medicamento.
  • Se a ampola se despedaçar e cortar suas mãos, não jogue os pedaços quebrados no lixo. Eles devem ser descartados em um recipiente de contaminantes biológicos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 373 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade