Baixe em PDF Baixe em PDF

Pular corda é muito divertido e uma ótima maneira de se exercitar, pois fortalece os músculos e a resistência física. Pular corda é um ótimo exercício cardiovascular e bem mais barato do que pagar uma academia, e a corda de pular pode ser levada para qualquer lugar. Você pode criar e fazer a sua própria corda de pular com o design de sua preferência, em menos de uma hora e com apenas alguns materiais.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Criando a sua corda de pular

Baixe em PDF
  1. Existe uma série de materiais que podem servir como corda para você escolher. Você pode comprar uma corda em uma loja de ferramentas ou usar uma corda feita de couro, PVC ou elástico.
    • Tecidos diferentes afetarão a velocidade, durabilidade e versatilidade da sua corda. [1] Por exemplo, cordas de couro atingem alta velocidade, mas chicoteiam a pele ao atingi-la. Portanto, o couro não é uma boa escolha para crianças.
    • É melhor optar por materiais mais resistentes se for usar a sua corda de pular em superfícies duras, tais como concreto ou asfalto. Isso evitará que ela se rompa. O nylon trançado é uma escolha boa e durável.
  2. Meça o comprimento do início do seu peito até os seus pés. Multiplique por dois e você terá um bom comprimento para cortar a sua corda.
    • Você precisará medir a pessoa que usará a corda de pular se não estiver fazendo a corda para você mesmo.
    • No caso da maioria das crianças, use aproximadamente 2 metros de corda se não puder tomar a medida. Para pessoas entre 1,57 e 1,68 m de altura, você pode usar 2,45 m de corda. Para pessoas entre 1,68 e 1,88 m de altura, use 2,8 m de corda e, se a pessoa tiver mais de 1,91 m de altura, use 3 m de corda. [2]
    • Como é possível mais tarde ajustar os nós para encurtar a corda, o melhor é começar com um pouco de comprimento extra.
    • Será preciso usar uma corda bem maior para pular corda dupla. Uma corda de 3,7 m é o suficiente para um saltador. Acrescente de 0,6 a 1,2 m para cada saltador adicional.
  3. Os cabos terão um grande impacto no seu desempenho ao pular corda. Você pode comprar cabos em uma loja de artigos esportivos ou fazê-los você mesmo, usando itens que tiver em sua casa.
    • Para fazer os cabos em casa, corte dois pedaços de cano de PVC 1/2" (1,3 cm) em comprimentos iguais de 10 a 20 cm, dependendo da sua preferência. Faça um furo em dois caps em PVC de 1/2" (1,3 cm) que sejam largos o suficiente para a sua corda.
    • Você também pode cortar um passador de madeira em comprimentos similares. Faça um furo que seja largo o suficiente para a sua corda no centro do passador. [3]
    • Os cabos deverão ser pequenos e leves se estiver fazendo uma corda de pular para crianças, a fim de que elas consigam segurá-los com facilidade.
    • Será melhor os cabos serem um pouco mais pesados se a corda de pular for usada como equipamento de ginástica, para exercitar mais os músculos dos braços.
  4. Miçangas na corda de pular são úteis por diversos motivos. Elas tornam a corda mais visível, o que é desejável para performances e mais seguro para as crianças. Além disso, as miçangas fazem um barulho mais alto ao atingir o chão, o que ajuda alguns saltadores a manter um bom ritmo. As miçangas também podem deixar a corda um pouco mais pesada, alterando a sensação e a atuação. Além disso, elas ajudam a proteger a corda.
  5. Você pode pintar os cabos da sua cor favorita. Colocar franjas nas pontas dos cabos torna a brincadeira ainda mais divertida para as crianças. Você pode até mesmo encontrar miçangas com letras para personalizar a sua corda.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Montando uma corda de pular

Baixe em PDF
  1. Se for usar miçangas, você precisará passá-las pela corda primeiro, para depois prender as pontas com os cabos.
    • Tente alternar as cores. Escolha duas cores diferentes de miçangas. Passe uma miçanga de uma cor, depois de outra cor. Repita até encher a corda.
  2. Pegue uma ponta da corda e passe-a por um cabo. Depois, pegue a ponta oposta da corda e passe-a pela outra ponta da corda. Certifique-se de que as pontas dos cabos estejam em direções opostas em cada ponta da corda.
  3. A forma de prender a corda dependerá da corda e dos cabos que tiver escolhido. Algumas cordas vêm com uma capa que aperta a corda para manter o cabo preso. No caso da maioria dos materiais elásticos ou de tecido, você pode simplesmente fazer um nó em cada ponta da corda para que as pontas não escapem dos cabos.
    • Para amarrar a corda, segure-a na sua frente, a vários centímetros da ponta. Com a outra mão, faça um laço em um lado da corda, jogando a ponta para trás do restante da corda. Faça outro laço no outro lado da corda, trazendo a ponta para a frente da corda. Daí, puxe a ponta através do laço de cima e aperte. Este nó ficará fixo até você desfazê-lo.
  4. [4] Use um isqueiro e coloque rapidamente as pontas da corda na chama. O material endurecerá e vedará as pontas para evitar que elas desfiem. Você também pode mergulhá-las na cola para ajudar a vedar as pontas da corda.
  5. Você poderá ajustar o tamanho da corda de pular se ela estiver muito comprida.
    • Ter uma corda mais comprida do que o necessário significa que ela levará mais tempo para girar. Isto pode ser bom para saltadores novatos ou crianças. Por outro lado, você preferirá o mínimo possível de excesso de corda se for um saltador experiente e quiser aumentar a sua velocidade.
  6. Puxe o comprimento indesejado de corda pelo cabo. Tente usar a corda novamente. Ao chegar a um bom comprimento, faça mais um nó em uma ponta da corda e corte o excesso com uma tesoura. No caso de cabos com grampos, você poderá simplesmente ajustá-los e cortar o excesso.
    • Alguns cabos têm espaço sobrando para que você possa fazer um laço na corda para ajustar o tamanho e colocar o laço dentro do cabo. Considere utilizar esse método para redimensionar sua corda se os seus cabos tiverem esse espaço. Será mais rápido e você poderá aumentar o tamanho da corda mais tarde, se quiser.
    Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado ao queimar as pontas da sua corda de pular. Faça isso somente fora de casa e em uma área bem ventilada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma corda;
  • Cabos;
  • Tesoura;
  • Isqueiro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 194 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade