Baixe em PDF
Baixe em PDF
Aprender a fazer uma estrela com dobradura de papel é uma atividade simples e recompensadora, seja para quem deseja fazer uma decoração ou seja para quem esteja começando agora na arte do origami. Como é muito fácil pegar o jeito, você logo estará criando milhares de estrelas. Providencie agora mesmo tesoura e papel, e mãos à obra.
Passos
-
Comece escolhendo o papel. Embora seja possível utilizar qualquer tipo de papel, prefira um que seja um pouco mais rígido do que o sulfite. Quando estiver mais confiante, parta para papéis decorativos, que são mais finos e mais fáceis de rasgar. [1] X Fonte de pesquisa
- Use um papel com dimensões quadradas ou em outras dimensões (A4 ou Carta, por exemplo), pois o resultado final será o mesmo.
-
Dobre o papel ao meio. Deixe as duas metades perfeitamente alinhadas, uma exatamente sobre a outra. No caso de estar usando um papel retangular, dobre-o ao meio verticalmente, de modo que as duas margens mais longas fiquem uma sobre a outra.
-
Faça uma marcação na margem. Pode ser um ponto, um traço ou um “x”. No papel quadrado, faça a marcação na margem da aba esquerda, a ⅓ da margem superior. Em papéis retangulares, faça uma marca na margem da mesma aba, só que bem no meio da página. Essa marca servirá como referência para fazer as dobras da estrela.
-
Pegue a ponta direita do papel e dobre-a até a marcação. Depois de fazer a dobra corretamente, frise-a bem. Como resultado, deverão surgir dois triângulos pequenos na aba esquerda, uma acima e outro abaixo da marcação.
-
Dobre o triângulo inferior em direção ao centro. Peque a ponta inferior esquerda e dobre-a por cima da linha diagonal criada pela dobra anterior. A figura não deve ter mudado muito, com exceção do triângulo inferior, que agora está sobre a dobra feita no Passo anterior.
-
Faça a ponta direita da atual figura encontrar a marcação. Agora, a borda direita deve estar alinhada exatamente sobre a esquerda, formando algo muito parecido com um cone de sorvete. Ou seja, um triângulo agudo (que possui os três lados de tamanhos diferentes) bem longo, com um triângulo no topo (caso você esteja usando um papel retangular) ou várias figuras no topo (se optou pelo papel quadrado).
-
Corte um pedaço do triângulo. Para quem começou com um papel quadrado, corte o triângulo latitudinalmente para que ele fique reduzido a um triângulo equilátero (que possui os três lados do mesmo tamanho). No caso do papel retangular, comece cortando pela borda direita do triângulo e vá subindo em direção à ponta superior esquerda.
-
Desdobre o triângulo que sobrou. A estrela está pronta. Cuidado para não rasgar o papel ao desdobrá-lo. O resultado é uma linda estrela de cinco pontas com vincos em 3D. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Corte uma tira de papel. Peque um papel A4 e corte dele uma tira vertical de 1,5 cm de largura. Depois, coloque-a virada para você verticalmente, sobre uma mesa.
- Não utilize papéis finos como os de presente e os vegetais, pois essa estrela exigirá um pouco mais de rigidez.
-
Faça um nó e achate-o. Pegue uma das pontas da tira, faça uma volta e passe a outra ponta por dentro dela – reserve apenas de 2,5 a 5 cm para esse nó (meça com uma régua para ter certeza). Para fazer a volta, curve uma das pontas da tira para trás. Depois, introduza a outra ponta pela frente e pela direita da volta, fazendo-a sair do outro lado e para cima.
- Aperte o nó cuidadosamente e deixe a ponta pequena com apenas 0,5 cm. Depois que concluí-lo, achate-o com a mão, bem de leve.
- Em seguida, introduza a ponta pequena no bolso formado pelo nó, o que resultará em um pequeno pentágono no final da tira.
-
Dobre a tira ao longo do pentágono. Comece fazendo a dobra na borda imediatamente mais próxima da tira. Você verá que a tira diminuirá um pouco e o pentágono continuará com o mesmo formato. A cada nova dobra, a tira aparecerá em uma borda diferente do pentágono.
- Continue dobrando até que a tira fique com apenas 0,5 cm de comprimento. Quando chegar a esse ponto, esconda-a dentro de uma das dobras.
-
Afine as pontas do pentágono com cuidado. Use o polegar e o indicador para apertar delicadamente cada uma das pontas do pentágono. As cinco pontas, então, ficarão mais finas e a sua estrela da sorte estará pronta. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Arrume um pedaço quadrado de papel. Caso só tenha folhas grandes, basta cortar uma delas com a tesoura. Para fazer isso sem precisar de uma régua, deite o papel (A4, por exemplo) verticalmente à sua frente. Depois, pegue a ponta inferior direita e dobre-a para cima e para a esquerda, até surgir um triângulo. [4] X Fonte de pesquisa
- Agora, a borda inferior do papel deve estar alinhada sobre a borda esquerda. Acima do triângulo de cabeça para baixo, há um retângulo; o qual deve ser cortado fora.
-
Dobre o quadrado ao meio. Em seguida, frise bem a dobra e reabra o papel. Aproveite o vinco da dobra para cortar o quadrado ao meio, criando dois retângulos.
- Tudo o que será feito daqui em diante com um dos retângulos, deverá ser feito também com o outro, de forma espelhada. O objetivo é que cada um deles resulte em uma parte da estrela.
- Caso queira fazer uma estrela personalizada, use papéis de cores diferentes para criar os retângulos.
-
Dobre mais duas vezes. Primeiro, dobre cada retângulo na vertical, de modo que as duas maiores bordas se alinhem perfeitamente. Dobre novamente, agora, na horizontal.
- Desfaça a última dobra para conseguir dois retângulos separados por uma linha horizontal entre eles.
-
Dobre em ângulo reto. Pegue o primeiro pedaço de papel e dobre o retângulo de baixo, da esquerda para a direita, formando uma letra “L”. Faça o mesmo com o outro pedaço, mas, dobrando da direita para a esquerda. Repita o processo com os retângulos de cima de ambos os pedaços de papel, dobrando-os nos sentidos opostos aos dos retângulos de baixo.
- Por fim, você terá dois quadrados conectados por um paralelogramo em cada pedaço de papel.
-
Transforme cada quadrado em um triângulo. Há quatro quadrados no total, dois em cada pedaço de folha. Dobre cada um deles ao meio, para que se transformem em triângulos. Dobre a ponta oposta ao paralelogramo para dentro. Assim que todos os triângulos estiverem prontos, vire as figuras latitudinalmente para que fiquem iguais.
-
Dobre os triângulos para dentro, em direção ao paralelogramo. Dobre-os exatamente onde eles se encontram com o paralelogramo, de modo a criar um ângulo de noventa graus. Mantenha o paralelogramo deitado enquanto que os triângulos devem ficar perpendiculares à superfície onde você está trabalhando. Dobre com força, para que a dobra fique bem destacada.
-
Vire uma das figuras e coloque-a sobre a outra. Lembre-se de que as figuras devem ser cópias espelhadas uma da outra. As pontas (triângulos) da figura de cima devem estar viradas na direção da superfície de trabalho – os triângulos devem ser isósceles.
- A essa altura já será possível ter um vislumbre de que cada triângulo equivale a uma das pontas da estrelinha ninja.
-
Comece a encaixar. Encaixe primeiro o triângulo da direita da figura de baixo no triângulo logo acima dele. Repita o mesmo para o triângulo da esquerda da figura debaixo, encaixando-o no triângulo acima dele. Os dois triângulos que foram encaixados formarão as pontas de cima e de baixo da estrelinha ninja.
- Vire tudo ao contrário.
-
Encaixe os triângulos que ficaram faltando. Dobre-os em direção ao centro da estrela, encaixando-os por baixo das dobras formadas no Passo anterior. Por fim, essa é a sua estrelinha ninja. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Referências
Publicidade