Baixe em PDF Baixe em PDF

Toda menina precisa de uma melhor amiga que esteja sempre com ela para compartilhar segredos e momentos divertidos. Entretanto, leva tempo para conquistar uma nova amiga e mais tempo ainda para fortalecer a amizade. Como uma melhor amiga não surge da noite para o dia, é necessário muito esforço e dedicação para cultivar a amizade aos poucos – mas vale a pena.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo novas amigas

Baixe em PDF
  1. Dizer oi é uma excelente forma de demonstrar para uma garota que você deseja ser amiga dela. Então, olhe-a nos olhos, sorria e diga oi. Caso saiba o nome dela, diga-o também. Por exemplo: “Oi, Juliana!”. [1]
    • Fale claramente, para que a menina consiga entender tudo.
    • Se for tímida, pratique antes com um de seus familiares.
    • Sempre que se encontrar com a menina novamente, diga oi e sorria. O importante é tentar ser o mais amigável que puder.
  2. Fazer um elogio mostrará como você é uma menina agradável e que está aberta a fazer novas amizades. Preste atenção em suas colegas e tente descobrir o que elas têm de melhor. Em seguida, transforme as suas observações em elogios. Tente ser simples, veja alguns exemplos: [2]
    • “O seu cabelo é tão bonito!”;
    • “Que blusinha linda!”;
    • “O seu trabalho de Ciências ficou muito bonito!”;
    • Se quiser iniciar uma conversa logo após fazer o elogio, faça uma pergunta: “Gostei da sua blusinha, onde a comprou?”.
  3. Dizer oi e fazer elogios são excelentes formas de começar uma conversa. Quando tiver a oportunidade, tente falar das coisas que gosta de fazer e daquelas que talvez não goste tanto assim. Se a outra menina fizer uma pergunta, responda-a e, depois, faça uma pergunta a ela também. Tente não se fazer o centro das atenções. [3]
    • A amizade deve ser uma via de duas mãos, portanto, compartilhe informações sobre você.
    • Escute quando ela estiver falando, nunca a interrompa. Depois que ela terminar de se expressar completamente, fale.
  4. Fazer algo de bom por uma menina é uma outra boa maneira de mostrar que gosta dela. Não faça nada exageradamente grande. Por exemplo: empreste-a um lápis ou um papel de rascunho, ajude-a a carregar o material escolar, reparta um doce ou um pedaço de bolo com ela na hora do recreio. [4]
    • Não dê dinheiro nem qualquer objeto que seja especial para você. Não faz sentido ter uma amiga que só esteja interessada em ganhar presentes.
  5. Para que a amizade possa se fortalecer, as duas amigas precisam ter gostos em comum. Pare um pouco e pense sobre quais são os seus interesses. Música, séries, arte, esportes? [5]
    • Veja se existe alguma menina na sua sala que tenha interesses parecidos com os seus. Observe se alguma delas tem um caderno da sua banda ou personagem favorito. Já viu uma delas com a camiseta do seu seriado preferido?
    • Faça algumas perguntas para descobrir os gostos delas. Por exemplo: “Já assistiu à Hora da Aventura? É muito legal!” e “Você gosta de cupcake?”.
    • Não finja que gosta de algo só para arrumar uma amiga. Se o seu objetivo é ter uma melhor amiga, então, você tem que ser sincera e mostrar quem é de verdade.
    • Uma menina tímida, por exemplo, deve tentar se aproximar de outra menina que também prefere ficar mais na dela. As duas, certamente, conseguirão entender muito melhor a personalidade uma da outra, sem a necessidade de disfarçar ou fingir que têm determinados gostos (como o de festejar, por exemplo).
    • Um bom sinal de afinidade é quando as duas frequentam o mesmo curso extracurricular.
  6. Convide-a para ir à sua casa ou, se preferir, sugira uma atividade que ambas possam fazer juntas. O tempo que conseguirem passar apenas uma com a outra será essencial para a construção da amizade. [6]
    • Prepare algumas atividades para realizarem quando ela for à sua casa. Escolha algo que as duas gostem, para que ambas possam se divertir ao máximo na presença uma da outra.
    • Vocês podem, por exemplo, andar de bicicleta, pintar as unhas, fazer um bolo e assistir a um filme em casa ou no cinema.
    • Se estiver tão empolgada que não consegue pensar em nada, peça sugestões aos seus pais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Passando para a fase de melhores amigas

Baixe em PDF
  1. Pergunte se ela tem celular e qual é o número. Envie a primeira mensagem e veja como ela responderá. Caso ela responda e envie alguma pergunta, significa que está interessada em estabelecer uma amizade. Não havendo resposta ou uma resposta curta, pode ser que não haja interesse da parte dela em ser sua melhor amiga.
    • Conversar por mensagem também é uma excelente saída para as meninas tímidas. Afinal, elas podem se conhecer melhor, sem precisarem de passar pelo nervosismo de uma conversa em pessoa.
    • Se ela nunca responder às suas mensagens, não envie mais. Espere para ver se ela responderá.
    • Não seja a pessoa que sempre inicia as conversas.
  2. Levará um tempo para passarem de amigas para melhores amigas. Antes que isso aconteça, vocês terão que se conhecer muito bem. [7] Pode ser que leve meses.
    • A maioria das suas amizades continuará igual, porém, uma em especial passará para a próxima fase. Basta esperar para descobrir qual será.
    • Com o tempo, dará para perceber se a sua amiga também deseja passar a ser sua melhor amiga, pois ela começará a se esforçar para fortalecer o relacionamento.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Klare Heston, LCSW

    Assistente Social Clínica
    Klare Heston é Assistente Social Clínica em Cleveland, Ohio. Com experiência em assessoria acadêmica e supervisão clínica, Klare recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela Virginia Commonwealth University em 1983. Possui um certificado de Pós-Graduação pelo Gestalt Institute of Cleveland, assim como titulação em Terapia Familiar, Supervisão, Meditação, Tratamento e Recuperação de Traumas.
    Klare Heston, LCSW
    Assistente Social Clínica

    Criar amizades leva tempo e exige muito esforço. A assistente social Klare Heston explica: "As melhores amizades se constroem com o tempo; portanto, não espere fazer uma logo de clara. Amizades são construídas com base na confiança e na familiaridade. Comece escutando e servindo de confidente. Invista nos interesses em comum ou que se completam. Não sinta inveja de suas amigas; seja inclusiva."

  3. Uma melhor amiga é alguém em quem se deve confiar. Portanto, demonstre que ela também pode confiar em você. Não fale mal de sua amiga para as suas outras amigas. Quando ela contar um segredo, não o espalhe. [8]
    • Se algum segredo que ela contou começar a incomodar e causar preocupação, diga a ela que as duas precisam conversar com um adulto sobre isso.
    • Após uma discussão, não conte às outras amigas o que ocorreu, resolvam entre vocês – peça ajuda a um adulto, se necessário.
  4. Nada melhor para aumentar a conexão entre duas amigas do que conhecerem e praticarem uma nova atividade juntas. Melhor ainda se for algo que nenhuma das duas fez antes. Assim, vocês estarão criando uma memória exclusiva, só das duas. [9]
  5. Do contrário, será muito difícil que a amizade evolua para o nível de melhores amigas. [10] A quantidade de tempo que poderão passar juntas, contudo, dependerá de conseguirem programar bem os seus horários. Façam isso juntas e em pessoa.
    • Não seja insistente. Se perceber que ela não quer programar mais ocasiões para se verem, desista.
    • Seja educada e diga que gosta muito de estar com ela e que espera que possam sair mais vezes no futuro.
    • Um dia, depois de saírem juntas, mande uma mensagem mais ou menos assim: “Hoje foi muito divertido. Espero que possamos sair de novo em breve!”.
  6. É muito mais provável que meninas com gostos em comum se tornem melhores amigas. [11] Conversem sobre tudo o que for possível, no entanto, passem mais tempo falando das coisas que as duas gostem. Se vocês têm a tendência de rir ao mesmo tempo de piadas, gostar do mesmo tipo de música e assistir aos mesmos filmes, significa que possuem grandes chances de se tornarem melhores amigas.
    • Não tem como gostar de tudo em uma amiga (mesmo que seja a melhor amiga), por isso, concentre-se nas qualidades dela e nos bons e divertidos momentos que passam juntas.
    • Saiba que quanto mais tempo passar com ela, mais parecidas ficarão. Aliás, uma pegará os hábitos da outra (ruins e bons). Portanto, é preciso escolher muito bem quem será a sua melhor amiga.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo a escolha certa

Baixe em PDF
  1. Pode ser que você esteja tentando ser a melhor amiga de uma menina que não quer ser a sua melhor amiga. Ainda que saia magoada, reconheça que essa não é a escolha certa. Infelizmente, as pessoas não costumam ser diretas a ponto de chegar e dizer que não querem ser a sua melhor amiga. Assim sendo, o melhor a se fazer é começar a prestar atenção no comportamento da menina. Ao perceber qualquer um destes sinais, está na hora de procurar uma nova candidata à sua melhor amiga:
    • Ela sempre dá desculpas e diz que está ocupada;
    • Ela nunca é a primeira a enviar uma mensagem e demora muito para responder às suas;
    • É você que sempre toma as iniciativas;
    • Ela nunca quer sair depois da escola ou nos fins de semana.
  2. Para começar, as meninas que mentem, fofocam e são más nem deveriam estar na sua lista de amigas. Veja como ela trata e interage com as outras amigas dela. Ela fala mal delas pelas costas e as trata como inferiores?
    • Espere dela o mesmo tratamento que ela dá às amigas.
    • Como o seu objetivo é encontrar uma melhor amiga, mantenha distância de meninas que fofocam e não sabem guardar segredos. As melhores amigas precisam confiar uma na outra.
  3. Como as amizades levam tempo para crescer e florescer, prefira não abrir toda a sua vida particular logo no início. Primeiro, passem pela prova da confiança. [12]
    • No começo, conversem mais sobre assuntos triviais, como a escola, músicas, TV e esporte.
    • Tente não falar sobre a família e os problemas pessoais (todos têm problemas, inclusive ela). Espere um pouco para conhecê-la melhor.
    • Quando ela começar a entrar em assuntos mais particulares, é sinal de que já está na hora de começar a se abrir um pouco mais também.
    Publicidade

Dicas

  • Não seja muito pegajosa nem exagerada. É melhor não assustar a menina.
  • Conheça-a melhor, antes de começar a se aproximar mais. Pode ser que ela não seja a menina certa.
  • Conversar por mensagens é uma ótima maneira de evitar certos estresses que acontecem quando se está cara a cara com a outra menina. Por mensagem, por exemplo, dá tempo de pensar melhor na resposta e não dizer uma besteira muito grande.
  • Se ela começar a evitá-la, dê um tempo e tente novamente.
  • Conheça as amigas dela.
  • Seja confiante. Não tente mudar a sua personalidade por causa dela. Seja sempre você mesma.
  • Ao descobrir que a menina é má com outras pessoas ou possui comportamentos desagradáveis, procure outra amiga.
  • Se tudo der errado, tente novamente. É certo que existe uma menina por aí à procura de uma amiga exatamente como você. Basta que as duas se encontrem!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 385 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade