Baixe em PDF
Baixe em PDF
Formar uma réstia é um dos jeitos mais legais e organizados de guardar alho. E não é só isso! Existem vários outros benefícios, como a conveniência de poder pegar um ou dois dentes sempre que você for cozinhar e manter o vegetal fresco por mais tempo (já que ele fica mais exposto ao ar). Embora o processo pareça complicado, na verdade é bem fácil entender tudo com o passo a passo abaixo. Vamos lá?
Passos
-
Limpe os bulbos de alho. Você não precisa limpar o alho antes do processo de cura, mas é bom remover a sujeira de todo o vegetal com mais atenção antes de formar a réstia. Dependendo do caso, talvez até dê para tirar tudo com os dedos ou com um pano macio. [1] X Fonte de pesquisa
- Se nem o pano conseguir tirar toda a sujeira do alho, passe uma escova de dentes velha nos bulbos. Só tome cuidado para as cerdas não riscarem a superfície.
- Caso o alho esteja muito sujo, vale a pena tirar uma ou duas camadas de pele seca dele.
-
Corte as raízes do alho. Geralmente, os bulbos do alho incluem raízes longas e irregulares. Antes de começar a formar a réstia, você precisa cortar cerca de 6 mm dessas pontinhas para garantir que o resultado fique bonito de verdade. Como elas não são tão grossas, dá para usar uma tesoura comum. [2] X Fonte de pesquisa
- Se você notar que as folhas estão serrilhadas ou irregulares, corte-as também para facilitar a formação da réstia a seguir.
-
Umedeça os caules do alho. Vai ser mais fácil formar a réstia se os caules dos bulbos estiverem flexíveis. Para isso, preencha uma tigela com água morna e mergulhe somente essa parte do alho — não os dentes em si. Conte entre 15 e 30 minutos ou até o vegetal amolecer. [3] X Fonte de pesquisa
- Em vez de mergulhar os caules em água, você pode criar uma espécie de embrulho neles com dois panos de prato. Mais uma vez, o importante aqui é evitar que os bulbos fiquem molhados. Conte de 15 a 30 minutos do mesmo jeito.
-
Encontre e entrelace os três maiores bulbos. Você vai precisar de cerca de 12 bulbos de alho para deixar a réstia bonita. Na hora de organizar as cabeças, separe as três maiores delas para começar o processo. Coloque-as em uma superfície plana, com uma no meio e os caules das outras duas entrelaçadas, formando um "X" por cima da peça central.
- É bom amarrar o ponto em que os bulbos estão entrelaçados com um pedaço de barbante. Ele tem que ser longo o bastante para você conseguir dar um nó nas cabeças, mas ainda sobrar um pouco para prender as peças adicionais.
-
Comece a incorporar mais bulbos à réstia. Coloque um quarto bulbo por cima dos três que você acabou de juntar, mas de modo que ele fique alinhado com a peça do meio. Use o excesso de barbante para prender essa quarta cabeça e facilitar as próximas etapas do processo. Em seguida, pegue mais dois bulbos e alinhe-os aos diagonais entrelaçados.
- Tenha paciência para alinhar os bulbos do jeito mais preciso possível. Isto facilita os próximos passos.
-
Comece a formar a réstia para valer. Com os caules dos bulbos alinhados, agora você pode começar a formar a réstia de vez. Pegue dois trios de caules de cada seção: passe o da direita por cima do que está no meio, de modo que ele passe a ocupar o centro; na sequência, pegue o caule da esquerda e passe-o por baixo do que está no meio. Repita esse processo mais uma ou duas vezes.
- Talvez seja mais fácil prender a réstia com mais barbante antes de incorporar outros bulbos a ela. Basta dar um nó na parte de trás.
-
Incorpore mais bulbos à réstia. Assim que começar a formar a réstia, você pode adicionar três outros bulbos. Alinhe os caules com as pontas da réstia, do mesmo jeito que fez no passo anterior: de modo que uma delas fique alinhada com a parte da esquerda, outra com a do meio e mais uma com a da direita. Entrelace as cabeças mais uma ou duas vezes e repita o processo com o restante dos bulbos.
- É bom prender o conjunto de bulbos com barbante depois que você adicionar o último trio. Desse modo, vai ser mais fácil encerrar a réstia. Aproveite e faça um laço decorativo na ponta!
-
Termine de formar e prender toda a réstia. Depois de incluir todo o alho, você pode continuar entrelaçando os caules até chegar à ponta. Amarre-a usando mais um pedaço de barbante. Em seguida, corte o excesso das raízes com a tesoura e pendure a réstia novinha em um lugar fresco e escuro!
- Reserve um tempo para cortar as raízes finas do topo dos bulbos e deixar a réstia com uma cara ainda mais profissional.
Publicidade
-
Escolha um local ideal para curar o alho. Curar o alho é muito importante, pois ajuda a preservá-lo por muito tempo. Como o objetivo desse processo é desidratar os bulbos, ele tem que ser feito em um local escuro, seco e com boa ventilação: a despensa da cozinha, um cantinho da área de serviço da casa etc. [4] X Fonte de pesquisa
- Coloque o alho para curar longe do contato direto com o sol. O calor pode cozinhar e até mudar o sabor do vegetal.
-
Cure o alho em porções. Quando você estiver pronto para curar o alho, é melhor dividir a colheita em porções de cinco a dez bulbos. Amarre esses conjuntos com barbante, dando nós firmes nos caules, e pendure ou coloque tudo em redes feitas especificamente para esse tipo de processo (ou seja, onde o ar circule bem). [5] X Fonte de pesquisa
- Não apare os caules ou outras partes do alho enquanto você prepara as porções. Os bulbos ainda obtêm energia do resto da planta até a umidade acabar de vez.
-
Espere de duas semanas a um mês enquanto o alho cura. Você precisa esperar a umidade evaporar completamente dos caules e raízes do alho, o que pode levar de duas a quatro semanas. Esse processo deve demorar ainda mais caso sua região seja úmida. O alho vai estar curado quando as raízes murcharem, os caules ficarem pardos e os bulbos desenvolverem várias camadas de uma casca fina. [6] X Fonte de pesquisa
- Como seu objetivo é formar réstias com o alho, é melhor não deixar que ele cure de vez. Espere apenas uma semana, tempo suficiente para os caules continuarem flexíveis.
Publicidade
-
Comece o cultivo na época ideal. A melhor época para plantar alho é o outono, cerca de quatro a seis semanas antes de as temperaturas caírem com a chegada do inverno. Quanto mais frio o clima ficar, mais é preciso se adiantar. Desse jeito, você vai poder colher o alho no começo ou meio do verão — entre o fim de dezembro e janeiro. Como a planta cresce debaixo da terra, o jeito é observar até ⅓ dos caules adquirir uma cor amarela e murchar. O alho vai estar pronto para a colheita! [7] X Fonte de pesquisa
- Outro sinal é que a terra em volta do alho fica seca quando está na hora da colheita.
- Se você não tiver certeza se está na hora de colher o alho, tire um ou dois bulbos e faça uma boa inspeção: eles precisam ter o tamanho certo e casca completa.
-
Revire a terra em volta dos bulbos. Vai ser difícil colher o alho caso a terra em torno dele esteja muito compactada. Antes de tentar remover os bulbos, use uma espátula ou pá pequena para revirar o substrato na área — mas sem cavar fundo ou fazer muita força. [8] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado na hora de usar a espátula ou pá em torno dos bulbos. O alho é frágil e estraga fácil.
-
Extraia o alho da terra. Não caia na tentação de puxar os bulbos da terra pelos caules! Você pode estragar o alho se exagerar na força. É melhor usar uma espátula ou pá para extrair os bulbos com cuidado. Transfira-os a um pote ou balde para que eles fiquem seguros enquanto você termina. [9] X Fonte de pesquisa
- No geral, é melhor tirar o alho da terra usando uma espátula ou pá — já que ferramentas afiadas geram o risco de danificar os bulbos.
- Após a colheita, guarde o alho longe da luz do sol. Ponha o pote ou balde com os bulbos na sombra ou tampe-o com um pano de prato.
Publicidade
Dicas
- Forme a réstia com o alho antes que ele termine de secar, ou seja, enquanto as folhas ainda estiverem flexíveis.
- De preferência, guarde o alho fresco em lugares gelados (onde faça de zero a 2 ºC) ou em temperatura ambiente (de 16 a 21 ºC).
- Tire a primeira casca dos bulbos para deixar a réstia mais bonita.
Publicidade
Avisos
- O sabor do alho fica muito mais forte depois da cura. Por isso, modere no uso dele na hora de cozinhar.
- É melhor guardar o alho em um lugar fresco e seco. Não o pendure debaixo do sol ou perto do fogão!
- Se você fizer mais de uma réstia, guarde as adicionais na despensa ou em outro lugar fresco e seco. Não ponha tudo na cozinha de uma vez!
Publicidade
Materiais Necessários
- Alho.
- Tesoura.
- Barbante.
- Escova de dentes velha.
- Pano macio.
- Panos de prato.
Referências
- ↑ http://www.bloomingfieldsfarm.com/garbrdhow.html
- ↑ https://www.garlicfarm.ca/garlic-harvesting-pospisil.htm
- ↑ https://www.garlicfarm.ca/garlic-harvesting-pospisil.htm
- ↑ http://www.gardenbetty.com/2011/07/a-guide-to-curing-and-storing-garlic/
- ↑ http://www.gardenbetty.com/2011/07/a-guide-to-curing-and-storing-garlic/
- ↑ https://cedarcirclefarm.org/tips/entry/time-to-harvest-your-garlic
- ↑ http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/growing-garlic-zmaz09onzraw.aspx
- ↑ http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/growing-garlic-zmaz09onzraw.aspx
- ↑ http://www.almanac.com/plant/garlic
- Vídeos colhidos do canal Let's DIY (em inglês).
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 5 087 vezes.
Publicidade