Fumar charuto é uma ótima forma de relaxar ou celebrar uma ocasião especial. Antes de fumar um charuto, você precisa saber escolher o tipo certo, cortá-lo e acendê-lo. Acender um charuto tem a ver com sentir o aroma e não tragar. Siga estes Passos para descobrir como fumar um charuto igual a um profissional.
Passos
-
Familiarize-se com as variedades de charutos. Em vez de escolher um charuto qualquer, aprenda a reconhecer os diferentes tipos de charuto e peça ajuda ao vendedor. Conhecer os diferentes tipos de charutos faz com que você se sinta mais informado antes de fumar. Há muitos charutos disponíveis [1] X Fonte de pesquisa .
- O Corona. Este charuto mede 15,2 cm de comprimento por 42 de bitola – essa medida se refere ao diâmetro do charuto. Esse charuto tem pé (a parte que se acende) aberto e cabeça (a parte que se fuma) arredondada.
- O Robusto. Talvez, o melhor charuto para iniciantes. Apesar do nome, o robusto é bem fino (normalmente, tem 12 a 14 centímetros de diâmetro) e tem sabores excelentes: é acastanhado, suave e com toque de especiarias.
- O Pirâmide. Este charuto tem cabeça fechada e pontuda.
- O Torpedo. Este charuto tem um bojo no meio, cabeça pontuda e pé fechado.
- O Perfecto. Este charuto é parecido com o Torpedo, exceto pelo bojo no meio e as duas pontas fechadas, tornando-o um charuto arredondado.
- O Panatela. Este charuto mede 17,8 cm de comprimento por 38 de bitola e é mais longo e fino do que o Corona.
- O Culebra. Este charuto é formado por três Panatelas trançados. Ele parece uma corda grossa.
- O Toro. O toro possui uma bitola de mais de 100 centímetros. Por causa disso, permite sessões de fumo bem longas. É uma excelente opção para jogos de pôquer ou sessões de cinema.
- O Churchill. Com 18 centímetros de largura e uma bitola de 120 centímetros, o churchill é extremamente saboroso. Guarde-o por algumas semanas para realçar seus sabores robustos, como de cedro e de café.
-
Experimente alguns charutos para descobrir qual você prefere. Compre alguns tipos diferentes de charuto. Para uma rápida degustação, prefira um Corona ou algo mais fino. Para fumar a tarde toda, prefira um Churchill ou algo mais duradouro. Converse com os vendedores de sua tabacaria se precisar de um conselho mais especializado.
- Prefira charutos suaves no começo. Eles são mais baratos e não são tão intensos em termos de sabor.
- Experimente de 2 a 3 tipos de marca de charuto antes de bater o martelo quanto aos tipos que você não gosta.
- A cor é uma ótima maneira de descobrir a intensidade do charuto. Um charuto preto ou escuro é mais intenso. Charutos mais claros são mais suaves.
-
Examine o charuto. Antes de comprar o charuto, pressione-o com cuidado para ter certeza de que ele não tem pontos muito duros ou muito macios. Essas imperfeições podem indicar que o charuto é de baixa qualidade ou completamente intragável. Também procure caroços no charuto. Verifique se há despigmentação em qualquer parte do charuto.
- Se o charuto parecer seco ou poeirento, desidratou e não vale a pena fumá-lo.
- Charutos secam quando são guardados incorretamente. Guarde seus charutos em recipientes fechados assim que comprá-los. Você também pode comprar um umidor, uma caixa feita especificamente para guardar charutos.
-
Compre um cortador de charuto. Idealmente, você usará um cortador guilhotina, mas também é possível usar uma lâmina ou uma faca bem afiada. Não use uma tesoura cega, os dentes ou uma faca de manteiga a menos que queira rasgar o charuto.
-
Coloque o charuto contra a lâmina. Apenas toque a cabeça (ou a tampa) do charuto com a lâmina para posicioná-la. Não o corte ainda. [2] X Fonte de pesquisa
- Aponte a lâmina para a junção entre o charuto e a folha externa, que evita a queda da tampa.
-
Corte o charuto com um "golpe". O objetivo do corte é permitir que você fume o charuto sem arruinar seu formato original. Segure o charuto com uma mão e a guilhotina com a outra. Coloque a cabeça do charuto na guilhotina e corte a tampa, cerca de 0,15 cm a 0,3 cm. Remova a tampa (ou a cabeça) em um golpe rápido.
- Se você executar essa ação de forma lenta ou incerta, terá mais possibilidades de rasgar a folha externa.
-
Escolha o acendedor correto. Fósforos longos de madeira ou um isqueiro de butano são os preferidos porque não alteram o sabor do charuto. Não use fósforos de papel, isqueiro a gás ou – o que é pior – velas aromáticas. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode comprar um acendedor de charuto na tabacaria.
-
Aqueça o tabaco no pé do charuto. O pé do charuto é a parte que você realmente acende. Mantenha a chama abaixo do pé sem tocá-lo e gire o charuto algumas vezes até que o pé esteja aquecido por igual. Isso aquece o tabaco e torna mais fácil acender o charuto.
-
Acenda o charuto . Mantenha a chama em frente ao charuto sem tocá-lo. Em seguida, puxe a fumaça o suficiente para acender o charuto. Não trague. Assim que o charuto estiver aceso, você pode apreciá-lo normalmente.
- Para verificar se o charuto está totalmente aceso, vire a ponta acesa na direção da sua boca e assopre-a levemente, as partes acesas ganham um brilho laranja.
-
Fume o charuto. Coloque o charuto na boca e puxe a fumaça. Mantenha-a na boca por alguns segundos para saboreá-la e solte-a. Não trague a fumaça do charuto. Um charuto não é como um cigarro. O sabor deve ser apreciado; portanto, não trague.
- Algumas pessoas gostam de colocar um pouco de saliva na ponta do charuto para mantê-lo lubrificado e melhorar seu sabor.
-
Fume e gire o charuto a cada 30 segundos a um minuto. Continue a fazer isso para manter o formato do charuto. Lembre-se de que um bom charuto pode durar de 2 a 3 horas.
- Lembre-se de que você não é obrigado a fumar o charuto inteiro. Guarde-o sempre que sentir vontade.
- Você não precisa bater as cinzas do charuto. A marca-registrada de um bom charuto é a cinza que permanece firme na ponta por um bom tempo.
- Se o charuto apagar constantemente, a qualidade dele é baixa ou você não está tragando-o corretamente.
-
Remova a anilha após puxar a fumaça cerca de 12 vezes. A anilha é colocada no charuto para impedir o tabaco de se romper, mas você não precisará mais dela depois de acender o charuto. Depois que você puxa a fumaça cerca de 12 vezes, a anilha já começa a se desfazer por si só devido ao calor.
-
Saboreie o charuto com uma bebida alcoólica. Embora não seja necessária uma bebida alcoólica para aproveitar o charuto, ela pode intensificar a experiência e acentuar o sabor dele. Algumas bebidas que acompanham um charuto muito bem incluem vinho do Porto, conhaque, uísque ou vinho tinto – especialmente Cabernet Sauvignon. [4] X Fonte de pesquisa
- Uma bebida à base de café – ou até o próprio café – também pode acentuar o sabor de um charuto.
- Embora o gosto de um charuto possa anular o sabor de muitas cervejas, uma cerveja IPA (India Pale Ale) é uma companheira perfeita para quase qualquer charuto.
- Qualquer bebida que leve Kahlua pode ser uma ótima companhia para um charuto.
- Você também pode saborear seu charuto com um Martini.
-
Apague o charuto quando não quiser mais fumar. Basta mantê-lo no cinzeiro. O charuto se apaga após um ou dois minutos sem ser fumado. Antes de abandoná-lo, assopre com cuidado o charuto para expelir a fumaça envelhecida.
- Você pode até reacender um charuto após esse período, mas isso resulta em um sabor forte e amargo; a maioria dos aficionados prefere descartar um charuto fumado.
Dicas
- Seja um fumante educado. Não acumule lixo (os charutos verdadeiros são 100% biodegradáveis, diferentemente dos cigarros, mas as folhas externas às vezes não o são).
- Você não precisa bater a cinza do charuto constantemente: a marca registrada de um charuto bem enrolado é que a fumaça permanece na ponta dele por algum tempo (muitos charutos acumulam de 2,5 cm a 4 cm de cinza); basta tomar cuidado para que a cinza não caia em você.
- Compre um umidor se pretende guardar os charutos por muito tempo.
- Experimente de 2 a 3 charutos de um tipo antes de decidir que não gosta; os charutos, até na mesma caixa, podem variar em sabor e satisfação.
- Tomar uma bebida com um charuto pode intensificar sua experiência.
- Cada marca é diferente. Algumas ficam acesas por mais tempo, outras têm sabor mais acentuado. Se você está começando, escolha um charuto suave (um Cameroon é uma boa iniciação).
- Cuidado ao fumar com vento forte; ele pode tornar a brasa irregular ou soprar cinza nos seus olhos.
- Apagar e reacender o charuto depois de um tempo (quanto melhor o charuto, mais tempo dura) pode estragar o sabor.
- Se o charuto apaga constantemente, significa que ele não tem boa qualidade ou você não está fumando com a frequência necessária.
- Aprenda a harmonizar o charuto como sobremesa ou acompanhamento de uma refeição.
- A menos que você seja um usuário frequente de tabaco, não trague. Além disso, a cor é uma forma de determinar a intensidade. Um charuto preto ou escuro é mais intenso. Um âmbar mais leve é um bom começo.
- Enrolar o próprio charuto permite ver exatamente o que é adicionado a ele – e acrescentar os próprios ingredientes – além de ser divertido e mais barato do que comprar charutos.
Avisos
- Há uma condição no mundo do charuto chamada de "enjoo de charuto". É mais comum entre não fumantes ou pessoas que não fumam com frequência e é uma sensação de tontura e náuseas que pode vir acompanhada de vômitos. Se isso acontecer, não é uma overdose de nicotina, mas fumantes iniciantes devem estar conscientes desse problema e começar com charutos menores/mais suaves.
- Não trague o charuto! Especialmente se você está consciente dos riscos à saúde. Os danos podem ser minimizados (mas nunca eliminados) se você não tragar. Cigarros são feitos para serem tragados, pois costumam ter filtro.
- Mesmo puxar e soltar a fumaça faz com que nicotina e outros ingredientes sejam absorvidos pela mucosa bucal.
- Não pense só nos efeitos de longo prazo à saúde – também existem muitos efeitos temporários de curto prazo. Qualquer tipo de fumaça contém monóxido de carbono, um gás que priva o corpo de oxigênio e afeta as habilidades físicas até ser eliminado cerca de seis horas depois.
- Charutos não são, de forma alguma, saudáveis. Eles contêm de 10 a 40 vezes a quantidade de nicotina de um cigarro. A absorção real depende da frequência com que se puxa a fumaça, tempo de contato etc, e não está bem definida.
- O risco à saúde é proporcional à exposição.
- Pense em fazer seus próprios charutos (consulte os artigos relacionados) com um material menos prejudicial do que o tabaco se você tem compulsão por acender algo e fumar.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para fumar um charuto, comece cortando cerca de 0,5 cm da ponta dele, ainda embalado, usando um cortador de charuto. Na falta do cortador, use uma faca comum. Depois, gire o charuto e use um isqueiro tocha ou um palito de fósforo para queimar a ponta intacta, sem encostar a chama no charuto. Se possível, não use um isqueiro comum, pois ele pode estragar o sabor do charuto. Depois de chamuscar a ponta, coloque a ponta cortada na sua boca. Em seguida, acenda a ponta oposta, enquanto dá tragadas leves. Quando o charuto estiver aceso, comece a fumar puxando a fumaça e mantendo-a na boca por um tempo antes de soltá-la. Não inale a fumaça, já que a ideia é só mantê-la na boca. Remova a embalagem do charuto quando a ponta acesa chegar a cerca de 2,5 cm do rótulo. Apague o charuto e descarte-o quando ele chegar no fim da marca onde ficava o rótulo. Para aprender a escolher um bom charuto, continue lendo!