Baixe em PDF Baixe em PDF

Vai fumar um charuto pela primeira vez? Então chegou a hora de aprender a cortá-lo corretamente. Mesmo que você não queira fumar um charuto, é bom saber como cortar. Assim poderá cortar charutos para outras pessoas em festas e reuniões.

Método 1
Método 1 de 4:

Cortando reto com uma guilhotina

Baixe em PDF
  1. Você vai cortar a "cabeça do charuto", a parte que irá na sua boca. O lado oposto do charuto é o "pé". A cabeça distingue-se do pé pelo fato de ter uma capa, um pedaço arredondado de tabaco que é colado ali para firmar o produto. [1]
    • A cabeça também pode ser facilmente identificada porque é o lado que fica mais próximo à etiqueta enrolada em torno do charuto.
  2. O ombro é onde a extremidade curva do charuto começa a ficar reta. [2] Você deve cortar logo acima do ombro, onde a curva ainda está inteira. [3]
    • Lembre-se de que é melhor cortar de menos do que demais. Você pode repetir a operação e cortar mais um pouco, mas é impossível voltar atrás e repor o pedaço de charuto que já tiver cortado. É melhor prevenir do que arrepender-se.
  3. Segure o charuto firmemente na outra mão e tente não movê-lo até que tenha sido totalmente cortado. [4]
    • O segredo aqui é a rapidez. A lâmina deve cortar o charuto rapidamente e não rasgá-lo lentamente.
    • Procure usar um cortador afiado. Assim como uma faca de cozinha, quando mais afiada for a lâmina, melhor. A menos que aconteça algum desastre (não vai acontecer), você nunca se arrependerá de ter um cortador mais afiado.
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo o corte com furos

Baixe em PDF
  1. O furador faz somente um furo na cabeça do charuto. [5] Há, no entanto, três tipos diferentes de furadores:
    • Furador Bala: cabe em um chaveiro. Sua ponta abre e expõe uma lâmina circular que corta por dentro da cabeça do charuto.
    • Furador Havana: mais seguro do que o furador bala, ele tem uma ponta retraída que pode ser inserida na cabeça do charuto e que puxa para fora a tampa de tabaco depois de fazer o furo.
    • Furador múltiplo: conta com mais tamanhos para furar charutos de diversos tamanhos.
  2. A parte cortada também vai sair. [6]
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo o corte com um cortador V

Baixe em PDF
  1. O cortador V dá ao fumante uma puxada maior, cortando mais fundo na cabeça do charuto. Uma desvantagem do cortador V é que, às vezes, produz uma puxada muito grande, fazendo com que a fumaça fique quente demais. [2]
    • Um cortador V muito bom é do tipo de mesa, que é muito grande para carregar por aí. Os pequenos têm o mesmo tamanho que qualquer outro cortador e podem custar apenas R$ 10,00.
    • O cortador V não remove muito da cabeça do charuto, o que poderia fazer com que o produto se desenrolasse.
  2. Cuidado para não inserir demais a cabeça do charuto no cortador V, ou o corte poderá ficar grande demais. [7]
  3. Remova o tabaco solto batendo com o charuto em um cinzeiro ou soprando levemente.
Método 4
Método 4 de 4:

Mordendo

Baixe em PDF
  1. [8] Embora muitas vezes esse método seja condenado, pode ser usado como um quebra-galho. Mesmo assim, um corte reto, furos ou um corte maior serão melhores do que arrancar a cabeça com os dentes.
  2. [9]

Dicas

  • Sempre escolha um cortador de charutos afiado, de boa qualidade, para fazer cortes precisos e corretos.

Avisos

  • Se retirar um pedaço muito grande da capa, o charuto poderá se desenrolar; se tirar de menos, a puxada poderá ficar muito mais pesada, muitas vezes fazendo com que o charuto se apague. [10]
  • Procure fazer o corte de forma rápida e firme em uma direção ou o charuto poderá ser prensado e inutilizável.

Materiais Necessários

  • Um cortador do tipo guilhotina ou V;
  • Um charuto.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 041 vezes.

Este artigo foi útil?