Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa se está no ensino fundamental, no médio ou na faculdade e é bancado pelos seus pais, você pode querer ter o seu dinheiro. Mesmo que não consiga se comprometer com um emprego sem prejudicar os estudos, saiba que existem outras formas de se ganhar dinheiro. Siga nossas dicas e você logo conseguirá guardar uma graninha sem se meter em encrencas. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Vendendo coisas

Baixe em PDF
  1. Roupas, livros, brinquedos e outros objetos aleatórios são alguns exemplos do que você pode vender. Se não usa uma peça de roupa há mais de um ano ou se leu um livro e acha que nunca mais o lerá, aproveite essa oportunidade para ganhar um dinheirinho.
    • Não venda nada ao qual seja apegado ou que seus pais não gostariam que vendesse. Você pode acabar se arrependendo, acredite.
  2. Se tem uma coleção de LEGO no guarda-roupa ou alguns cacarecos antigos, por exemplo, use o Facebook ou o Mercado Livre para fazer alguns anúncios. Coisas velhas e raras valem um bom dinheiro, acredite se quiser. [1]
  3. O que não combina mais com você pode combinar com outra pessoa. Por mais que existam sites como o Mercado Livre, as pessoas costumam buscar roupas em páginas como o Enjoei e outras do tipo, voltadas para nichos mais específicos. [2]

    Dica: Se for anunciar em um site próprio para roupas usadas, você não precisa baixar tanto o valor das suas peças como faria ao anunciar em um site voltado para itens gerais.

  4. Essas lojas costumam comprar livros usados por um valor abaixo do preço de capa, mas a venda normalmente compensa. O valor individual dos livros é baixo, mas se você tiver uma coleção grande, pode render uma graninha. [3]
    • Normalmente, o sebo oferece duas opções: crédito na loja ou dinheiro. O crédito normalmente tem um valor maior, mas só pode ser usado no local.
    • A menos que tenha interesse em outros livros, o crédito não compensa.
    • Existem sebos online que buscam os livros na sua casa, mas esse transporte acaba ficando caro. Veja qual opção compensa mais para você.
  5. Existem centros que recolhem certos materiais para reciclagem e pagam para os coletores. Se tiver uma coleção de latas ou souber de algum lugar onde há um grande uso, essa pode ser uma boa opção. [4]
    • Se a vendinha do pai do seu amigo comercializa latinhas e vive com o lixo cheio delas, pergunte se pode ficar com elas para levar para a reciclagem, por exemplo.
    • Existem diversos centros de coleta reciclável espalhados pelo país que compram latas, garrafas e tampinhas. Faça uma pesquisa para encontrar o mais próximo de você.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Trabalhando

Baixe em PDF
  1. Na era digital, existem inúmeras formas de se ganhar dinheiro na internet. Se sabe desenhar ou escrever, por exemplo, anuncie seus serviços em sites voltados para artistas freelancer e tente conseguir um dinheirinho. [5]

    Nota: Os trabalhos freelance não se limitam a escrever ou desenhar. Se sabe editar vídeos, usar o Photoshop, cantar, etc. saiba que existem muitas oportunidades por aí.

  2. Se conhece pessoas que têm filhos pequenos, ofereça-se para cuidar das crianças quando os pais precisarem sair sozinhos. Caso tenha experiência cuidando de seus irmãos mais novos, melhor ainda! É possível anunciar esse serviço em estabelecimentos locais, mas tome cuidado e sempre vá acompanhado de um adulto responsável no primeiro encontro com estranhos. [6]
    • Defina o valor do seu trabalho por hora e sempre negocie antes do trabalho.
  3. Passear ou ficar de babá de cachorros são atividades cada vez mais procuradas. Se já tem experiência com bichinhos, converse com seus vizinhos e veja se alguém gostaria de contratá-lo para caminhar com o cachorro ou ficar de babá do gato enquanto os donos viajam. [7]
    • Existem alguns serviços online que conectam donos de animais e passeadores, mas é preciso ser maior de idade para trabalhar para eles.
  4. Por mais que esse seja um trabalho muito comum nos filmes americanos, ele é mais raro no Brasil. Ainda assim, existem pessoas com quintais e jardins exuberantes que precisam ser cuidados e elas podem estar dispostas a pagar por seus serviços. Experimente regar, aparar a grama ou recolher ervas daninhas. [8]
    • Normalmente, quem tem um jardim em casa já tem os equipamentos necessários para cuidar dele, logo, você não precisará investir muito para começar a trabalhar.
    • O outono é uma boa estação para se trabalhar. Converse com seus vizinhos e veja se eles estão dispostos a pagar para que você recolha as folhas que caem na calçada em frente às casas deles, por exemplo.
  5. Sabe lavar um carro? Consegue dar aquela aspirada na casa? Talvez seus vizinhos estejam dispostos a pagar por serviços como esse. É importante, entretanto, fazer um bom serviço, ou os clientes não o indicarão para outras pessoas. [9]
    • Dependendo da sua idade, as pessoas podem não confiar em seus dons de limpeza. Deixe bem claro o que vai fazer e o que não vai fazer para evitar surpresas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Arrumando um emprego

Baixe em PDF
  1. Sente-se preparado para conciliar os estudos e um trabalho? Saiba que existem muitas vagas para jovens-aprendizes que ainda estão na escola. Esses empregos são ideais para pessoas em situações como a sua, com carga horária reduzida e horários diferenciados.
    • Muitos estudantes universitários precisam trabalhar para ajudar com as contas e para bancar os estudos. Nesse caso, o estágio remunerado é perfeito.
    • Mesmo estudando no ensino médio, você pode se inscrever para programas de jovem-aprendiz em uma empresa, trabalhando por algumas horas por dia e ganhando um dinheirinho.
  2. Se está na faculdade, saiba que normalmente existem opções de estágio virtuais ou no próprio campus, poupando o tempo e o dinheiro da locomoção. Outra oportunidade seria dar aulas particulares de reforço para alunos que precisem de ajuda. [10]
    • Talvez você consiga exercer várias funções breves no mesmo dia no campus, por exemplo. Se estuda no período da tarde, você pode dar aulas de reforço pela manhã e fazer um estágio com um professor à noite, por exemplo.
  3. Talvez você conheça pessoas em empregos de meio-período que possam indicá-lo e facilitar todo o processo de contratação, além de acompanhá-lo no trajeto. [11]
    • Obviamente, só peça indicações para amigos que têm uma boa reputação. Se sabe que o seu colega é meio folgado e preguiçoso, a indicação dele provavelmente não vai contar muitos pontos com os empregadores.
  4. Os quadros de aviso dos campus normalmente são repletos de anúncios de vagas de estágio para estudantes.
    • Confira os quadros com frequência, para sempre ver os anúncios assim que eles forem feitos.
  5. Páginas como Vagas.com e Infojobs são ótimas para se procurar por estágios e empregos. Procure por cargos disponíveis voltados para estudantes, pois eles provavelmente têm cargas horárias menores, sendo ideais para você. [12]
    • Sempre procure por um emprego com antecedência. Se quer começar a trabalhar nas férias do meio do ano, por exemplo, comece a procurar por um cargo entre abril e maio.
    • Se mora em uma cidade turística e está à procura de um emprego para as férias de verão, procure por estabelecimentos locais que contratam adolescentes e aprendizes na alta temporada.
    • Confira os requisitos para o cargo ao qual está se candidatando. As vagas profissionais normalmente pedem por formações ou aptidões específicas. Não desperdice seu tempo se candidatando para um cargo para o qual não é qualificado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Economizando o dinheiro

Baixe em PDF
  1. Com uma poupança no banco, você terá um lugar seguro para guardar seu dinheiro e monitorar o rendimento dele. Em vez de guardar as notas debaixo do colchão, deposite tudo na sua conta e veja o dinheiro crescer com o passar dos meses. [13]
    • Procure por uma conta gratuita ou as taxas do banco vão acabar consumindo o seu rendimento.
    • Se é menor de idade, peça que seus pais o acompanhem até o banco para abrir a conta. Também é uma boa ideia pedir a opinião deles sobre qual instituição escolher.
  2. Os aplicativos de carona estão se popularizando cada vez mais por conta dos preços baixos, mas o transporte público ainda é a opção mais em conta, principalmente se mora em uma cidade com malha ferroviária extensa. Caminhar é ainda mais barato, mas nem todos os lugares são acessíveis a pé.

    Dica: Pedalar é outra forma de se economizar dinheiro. Se tem uma bicicleta, você conseguirá chegar mais rápido nos locais sem gastar mais por isso.

  3. Se costuma gastar muito com roupas, saiba que é possível diminuir esses valores procurando sempre por descontos ou peças usadas. Acredite, você se surpreenderá com a qualidade das roupas que vai encontrar.
  4. Hoje em dia, muito mercados e lojas têm cadastros com benefícios para os clientes. As economias acontecem gradualmente, mas os valores vão se acumulando de acordo com a quantidade de compras. Economizar é sempre bom, mesmo que o desconto pareça pequeno.
    • Se preferir, use o cadastro de seus pais. Alguns mercados utilizam também a troca de pontos de acordo com a quantidade de compras, logo, é melhor reunir todos os pontos em uma única conta.
    Publicidade

Avisos

  • Sempre que for se candidatar para um trabalho através da internet, chame um adulto e peça que ele o acompanhe, pelo menos no primeiro encontro. A sua segurança é mais importante do que alguns trocados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 536 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade