Baixe em PDF Baixe em PDF

A socialização canina é diferente daquela que há entre seres humanos. Quando cães se encontram, eles se cumprimentam e dão as "mãos" de forma bem distinta. Se estiver conhecendo um cachorro pela primeira vez, é preciso ganhar a confiança dele com a linguagem canina, não a humana. Caso esteja tentando conquistar a confiança de um novo filhote ou cão adulto, você também deve usar algumas técnicas que permitirão que ele o veja como amigo e mestre, e não como ameaça.

Método 1
Método 1 de 3:

Ganhando a confiança inicial do cão

Baixe em PDF
  1. Se estiver interagindo com ele ou encontrando-o pela primeira vez, evite a tentação de aproximar-se com muita empolgação. Em vez disso, demonstre calma e passe uma energia relaxada durante o encontro. Aja calmamente e cumprimente-o com cautela. [1]
    • A empolgação pode afetar o cachorro e levá-lo a um cumprimento mais agressivo, pulando em você ou latindo. Isso também pode ativar o instinto de sobrevivência, pois um estranho que se aproxima com tanta energia talvez pareça ser uma ameaça.
  2. Respeite o espaço do cão conversando primeiramente com seu dono humano. De início, ignore o cachorro e evite se aproximar muito. Você deve manter pelo menos 1,5 m de distância, dando ao dono tempo suficiente para permitir uma maior interação com o animal. [2]
  3. Pergunte ao dono se pode interagir com o cachorro. Se a resposta for positiva, aproxime-se lateralmente, nunca pela frente. Ajoelhe-se perto do cão, olhando na mesma direção para a qual ele está voltado. Isso mostrará ao animal que você está ocupando seu espaço pessoal, mas sem incitar nenhum conflito. [3]
    • De início, não faça contato visual e mantenha a mão baixa, com o punho cerrado.
  4. Em vez de aproximar a sua mão, deixe-o reagir cheirando-a livremente. Se ele permanecer calmo, você pode acariciar o peito do animal. Não toque nenhum cão estranho de cima ou na cabeça. [4]
    • Se o cachorro lamber a sua mão, isso indica que ele o aceitou. No entanto, se ele virar a cabeça ou não prestar atenção a você, esse é um sinal de que não está interessado em interagir. Evite levar isso para o lado pessoal. Em vez disso, volte a conversar com o dono e tente novamente da próxima vez que você encontrar o cachorro.
  5. Se estiver tentando ganhar a confiança de um cachorro como dono, você pode integrar guloseimas ao processo, deixando que ele se aproxime e coma uma delas em sua mão. Quando ele pegar a guloseima, diga "bom cachorro". Depois de algumas sessões, ele talvez comece a tocar a sua mão antes mesmo de pegar a guloseima. Quando isso acontecer, você pode tentar acariciá-lo no peito e debaixo do focinho.
    • Pode demorar um pouco até conquistar a confiança de um cachorro e, quanto mais se encontrar com ele e interagir, mais provavelmente ele passará a confiar em você. Avance lentamente, da guloseima às carícias, para evitar que ele se assuste. Quando ele deixar que você o acaricie, isso indica que os laços de confiança já começaram a aparecer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando o treinamento de obediência

Baixe em PDF
  1. Os cachorros podem parecer tímidos ou demonstrar medo perto de alguns indivíduos, como os homens da casa ou uma pessoa específica no lar. Se observar medo e desconfiança com relação a alguém, pense no porquê de tal ocorrência. Talvez a pessoa tenha exibido comportamentos ameaçadores, como fazer muito barulho, usar uma voz alta ao conversar com o cachorro ou ser agressivo em suas brincadeiras.
    • O cão também pode ter uma pessoa preferida, ou "segura", com quem prefere estar na casa. Quando a pessoa temida entrar no cômodo, ele talvez vá para perto dessa pessoa segura. É importante que o cachorro aprenda a confiar e interagir de forma segura com esse indivíduo. Faça isso colocando-o para alimentar o cão, passear com ele e fazer um treinamento de obediência. Isso ajudará o animal a associar coisas positivas com a pessoa temida e a gerar confiança nela.
    • Se você é a pessoa segura do cachorro, tente ignorá-lo quando ele vier e se apegar. Encoraje-o a interagir com a pessoa temida, para que ele saiba que é importante aprender a confiar. Como resultado, isso o ajudará a confiar em outras pessoas além da pessoa segura.
    • A pessoa temida deve seguir as mesmas técnicas no primeiro encontro para gerar confiança com o cachorro. Em outras palavras, agir calmamente, não fazer contato visual, deixar que o animal o cheire e usar guloseimas para incentivar a interação.
  2. Comece devagar o treinamento de obediência, ensinando comandos básicos como "senta", "fica" e "vem". Ajuste a postura e a linguagem corporal para que ele aprenda a interpretar o que vê e possa reagir de forma adequada às ordens dadas. [5]
    • Se houver alguém que o cachorro teme na casa, peça a ele que faça o treinamento de obediência.
    • Fique sempre em pé ao dar uma ordem. Não se habitue a ficar sentado ou agachado no chão, ou o animal aprenderá a responder apenas quando você estiver nessa posição.
    • Faça com que ele reconheça a ordem como incentivo, e não as guloseimas. Se você as mantiver no bolso, mantenha as mãos longe deles durante a ordem. Isso ensinará o cão a reagir aos comandos e não a elas.
    • Treine-o dando comandos básicos em diferentes cômodos da casa e ao caminhar com ele. Isso o ensinará a seguir as ordens em qualquer local, e não apenas em um cômodo ou uma parte da casa.
    • Continue a passar para outros cômodos da casa e para o quintal durante o ensino. Mantenha uma rotina de treinamento constante e dê ordens ao cachorro durante as caminhadas diárias para que ele aprenda a segui-los em diferentes ambientes e situações.
  3. Não exagere nas recompensas e guloseimas, ou elas podem passar uma impressão errada para o cachorro. Evite deixar que isso aconteça, usando-as apenas quando ele entender o que você está pedindo. [6]
    • Por exemplo, instrua o cachorro a "sentar" e espere dois ou três segundos até que ele obedeça. Continue com a guloseima no bolso e mantenha as mãos fora dele, evitando que o animal veja a sua intenção de recompensá-lo antes de cumprir a ordem. Depois que ele sentar, coloque a mão no bolso e dê a guloseima. Isso o ensina a seguir apenas às ordens verbais, em vez de deixá-lo motivado exclusivamente pela recompensa.
  4. Embora haja controvérsias com relação ao uso de força no treinamento canino, especialistas comportamentais afirmam que o uso de punições físicas pode amedrontar e traumatizar o animal. Como resultado, isso poderia levar a uma maior desconfiança e agressividade da parte dele. Uma melhor solução em longo prazo seria usar um treinamento positivo, baseado em recompensas e concentrado em métodos sutis para ganhar a confiança de seu cachorro.
    • Comece conquistando a confiança do cachorro através de interações gentis e reforços positivos durante o treinamento de obediência básico. Então, será possível desenvolver essa confiança estimulando o bom comportamento com elogios verbais.
    • Se ele fizer algo errado ou não seguir uma ordem, fale "não" ou "ah-ah-ah" de forma clara e gentil. Você também pode ignorá-lo e tentar o comando novamente em outro momento. Evite bater, gritar ou dar bronca em seu cachorro ou, ainda, puxar a coleira para corrigi-lo.
    • Por exemplo, em vez de puxar a corrente quando ele começar a latir por nervosismo em uma caminhada, ignore-o. A seguir, dê um comando para redirecionar a atenção do cachorro para você. Assim que ele parar de latir, elogie-o e dê a ele uma recompensa pelo silêncio. Isso o ensinará que os latidos nervosos não são uma reação eficaz ao medo. Em vez disso, ele aprenderá a olhar para você para sanar os temores.
  5. Assim que estiver confortável com os comandos de obediência básicos, ele poderá estar pronto para um treinamento formal. É importante estabelecer confiança entre você e o seu cachorro antes de inscrevê-lo no treinamento profissional, para ajudá-lo a interagir com os outros treinadores e cães com confiança e sem medo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Interagindo com o cachorro no dia-a-dia

Baixe em PDF
  1. Se o cachorro age com desconfiança ou timidez perto de outras pessoas, tente acostumá-lo a tal presença sempre que possível. Em outras palavras, leve-o para a loja ou faça compras com ele. Tente apresentá-lo para tantas pessoas e cães quanto possível. Isso o acostumará à socialização e dará a você uma medida de controle, já que ele estará na coleira e ficará sempre por perto.
    • É importante que, ao interagir com outras pessoas, elas sigam as regras não agressivas de se apresentarem. Você deve ter o controle de cada interação, para que ele não se sinta assustado ou ameaçado.
    • Jamais force-o a interagir com outra pessoa ou cachorro. Deixe que ele a cheire por conta própria e nunca o aproxime caso se mostre desconfortável ou indiferente.
  2. Evite ficar tenso ou ansioso ao caminhar com o seu cachorro, já que isso pode influenciá-lo a agir da mesma forma. Continue relaxado ao longo de toda a caminhada e mantenha-o por perto.
    • Use o treinamento de obediência básico para desencorajá-lo de latir ou agir agressivamente perto de outras pessoas. Evite puxar a coleira ou ficar tenso perto do cão. Se alguém se aproximar muito rapidamente ou chegar muito perto, peça que se afaste. Diga educadamente: "por favor, se afaste, obrigado; estou ainda treinando algumas coisas com o meu cachorro."
    • Sempre recompense-o pelo bom comportamento em uma caminhada e fale em tom calmo para dar ordens ou chamá-lo. Se o cão revelar medo ou desconfiança perto de outras pessoas, evite mimá-lo ou confortá-lo. Apenas ordene-o para se mover e se afastar da fonte de medo. O ato de mimar ou confortar o cachorro mostrará a ele que sempre receberá a sua atenção quando sentir medo ou incômodo, o que pode reforçar o comportamento temeroso.
  3. Dê a ele atenção individualizada, com uma consistente agenda de cuidados. Você pode escová-lo por meia hora toda noite antes de dormir ou fazer muito carinho em sua barriga pela manhã, antes do trabalho. Demonstre afeição por seu animal, cuidando dele e acariciando-o, e ele o verá como fonte de positividade e reconhecimento. [7]
  4. Use jogos para gerar confiança em seu cachorro, de uma forma que não seja ameaçadora ou agressiva. Pode ser uma brincadeira de pegar, na qual você começaria se arrastando no chão e rolando para interessá-lo na atividade. A seguir, estimule-o a segui-lo pela sala. Essa é uma forma de jogo leve que também o ensinará a segui-lo e a vê-lo como guia.
    • Passe então para um jogo de esconde-esconde, ordenando a ele "senta" e se escondendo em um local bem visível da sala. A seguir, você dirá a ele "vem" e ele deve sair de onde estava e encontrá-lo naquele lugar. [8]
  5. Depois de ter se divertido com alguns jogos e o cachorro estiver mais confortável em seguir comandos básicos, socialize-o fazendo parte de um grupo de brincadeiras caninas ou levando-o para brincar com outros cães. Procure por grupos de encontros caninos em sua região ou converse com outros donos no parque para descobrir se é possível marcar uma data, especialmente se o seu cachorro se sentir mais confortável perto de outro cão em particular.
    • Socializá-lo o ensinará a agir com calma ao redor de outras pessoas e cães, além de mostrar a ele como construir confiança entre estranhos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 087 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade