PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem é jovem e não tem dinheiro para comprar o que quer sempre pode recorrer à boa vontade dos pais... não é? Infelizmente, nem sempre: muitos deles se negam a atender aos pedidos dos filhos — e precisam ser convencidos. Se é o seu caso, leia as dicas deste artigo e aprenda a persuadi-los com um bom papo, na hora certa, e com honestidade. Pode até ser difícil no início, mas nada é impossível para quem se dedica.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Convencendo seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Preste atenção ao humor dos seus pais: eles podem estar bravos com o seu mau comportamento, frustrados com problemas no trabalho ou tristes porque aconteceu algo com um amigo ou até no casamento. Se qualquer uma dessas possibilidades for real, é melhor você deixar para fazer o apelo outra hora, quando eles estiverem contentes e relaxados.
    • Eles até podem estar alegres no geral, mas não adianta você pedir nada se tiver feito algo errado recentemente e ainda houver tensão no ar.
    • Não tente pedir nada quando os seus pais estiverem atolados de coisas para fazer. Imagine se alguém pedisse para você ir ao mercado no meio dos seus estudos para a prova da escola! Isso seria egoísta e frustrante.
  2. Sorria , faça contato visual e não cruze os braços. Usar a linguagem corporal correta deixa toda a conversa mais amigável e aumenta as chances de você conseguir o que quer.
    • Sorria para mostrar que está tranquilo, apesar de querer ou precisar de algo deles. Até eles vão ficar mais relaxados.
    • Adote uma postura com as pernas mais abertas, os braços descruzados, as costas retas e os ombros relaxados. Isso mostra confiança, conforto e franqueza.
    • Acene com a cabeça enquanto seus pais estiverem falando. Faça contato visual, mas sem ficar vidrado, para mostrar que está atento e confiante.
  3. [1] Ninguém gosta de gente mimada e ingrata! Imagine alguém chegando em você e dizendo "Me dá o presente que eu te pedi!". A sua vontade vai ser dizer "não", correto? Sendo assim, mostre aos seus pais que é grato por tudo o que eles lhe dão e fazem no dia a dia.
    • Comece dizendo "Mãe, a senhora trabalha muito para nos dar o que queremos. Saiba o quanto eu sou grato por isso".
    • Não seja dissimulado. É muito melhor agir com sinceridade, sem artimanhas.
  4. Jogar verde, como dizer "Cara, o Samsung Galaxy S6 tá demais! Tem todos os recursos que eu queria em um celular..." não adianta em nada. Pode ser que seus pais nem percebam a referência (ou pior: percebam, mas não se manifestem). É muito melhor ser sincero e ir direto ao ponto. [2]
    • Veja um exemplo de comunicação direta: "Pai, eu quero viajar para o Rio para aprender a pular de asa-delta". Também é bom citar um objetivo proativo, como "Mãe, eu quero um notebook para começar a escrever mais e trabalhar com web design antes de entrar na faculdade".
  5. Não espere que os seus pais falem "sim" ou "não" logo de cara. Diga "Mãe, eu vou pedir algo à senhora, mas não se sinta obrigada a responder agora. Por favor, pense com carinho antes". Assim, eles vão ter tempo de refletir se querem ou não atender ao seu pedido.
    • Essa estratégia mostra paciência, já que você está disposto a esperar um ou mais dias. Seus pais vão ficar impressionados e mais inclinados a aceitar!
  6. Se seus pais negarem o seu pedido, pergunte por que motivo — mas sem choramingar ou resmungar. Mantenha a calma e tente entender a decisão. Isso mostra maturidade da sua parte, desde que haja compostura e tranquilidade.
    • Depois que os seus pais explicarem por que negaram o pedido ("Você não contribui com a limpeza da casa", "Suas notas estão muito baixas" etc.), pergunte o que você pode fazer para melhorar a situação. E melhore !
    • Mantenha a calma. Quem sabe os seus pais não ficam impressionados com a sua maturidade e mudam de ideia mais para frente?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo um acordo com seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece a refletir sobre o que você quer pedir aos seus pais. É um objeto ou uma experiência? Depois disso, pense em algumas perguntas básicas: por que você quer? Por que os seus pais deveriam atender a esse pedido? Não se pronuncie com eles enquanto não tiver boas respostas, ou as suas chances de conseguir vão ser ínfimas.
    • Pense nos valores dos seus pais antes de falar com eles. Isso varia de acordo com a família e a cultura. Por exemplo: alguns pais gostam de ver seus filhos se interessando pelos negócios da família, enquanto outros preferem que eles tenham um bom desempenho nos estudos, não importa a área. Descubra o que vale para o seu caso e planeje seus argumentos de maneira lógica e eficaz.
    • Prepare uma lista de "bons motivos" para você ganhar o que quer. Isso vai deixar claro para os seus pais que não se trata de um simples impulso ou desejo, e sim de todo um plano elaborado. Por exemplo: diga que tal viagem vai contribuir com o seu futuro acadêmico ou que tal objeto vai facilitar a sua vida em casa. Também dá para ser mais abstrato e dizer que esse item vai fazer bem à sua imaginação ou à família como um todo.
    • Não use argumentos irracionais ou voltados exclusivamente ao seu benefício próprio. Por exemplo: não adianta dizer "Porque Fulano tem um". Nenhum pai gosta de ver seus filhos seguindo modinhas sem pensar! Também não adianta falar "Porque eu quero", "Porque eu mereço" ou coisas do tipo. E nem pense em reclamar e resmungar se o seu pedido for negado.
  2. Acesse sites de lojas que tenham o produto que você quer, como Mercado Livre, Amazon e assim por diante. Caso seja uma experiência, e não um objeto, busque opções mais em conta, incluindo em termos de hospedagem. Mostre todas essas informações aos seus pais para que eles vejam o seu nível de preparo (e, claro, o quanto podem poupar com as alternativas certas).
    • Faça uma estimativa do tempo que você levaria para juntar metade do valor total do produto ou da experiência, bem como quanto demoraria para juntar tudo. Fale desses valores com os seus pais.
    • Tente aceitar a possibilidade de os seus pais não terem condições de atender ao seu pedido. Por outro lado, você vai ficar muito mais grato se eles aceitarem. Seja maduro o tempo todo, não só se conseguir o que quer.
  3. Talvez seus pais neguem o seu pedido porque acham que você não faz por merecer. Nesse caso, tente chegar a um acordo com eles, como contribuir mais com a limpeza da casa. Eles podem até não aceitar de cara, mas cumpra o seu lado da promessa de qualquer forma — quem sabe eles não mudam de ideia quando virem o seu lado responsável? [3]
    • Você pode se dispor a contribuir de diversas formas: lavando a louça, limpando o banheiro e a cozinha, varrendo o quintal, recolhendo o cocô do cachorro, tirando o lixo etc.
  4. Existe a possibilidade de que seus pais não tenham dinheiro para o que você quer — ou talvez até tenham, mas não gostem da ideia de ter que comprar algo tão caro e que só uma pessoa vai aproveitar de fato. Nesse caso, disponha-se a arcar com metade da despesa com o seu próprio dinheiro.
    • Arranje um emprego de meio período. Se você é menor de idade, combine um sistema com os seus pais em que eles paguem pela sua ajuda em certos serviços de vez em quando.
    • Poupe todo o dinheiro que você conseguir até ter o bastante para pagar metade do produto ou da experiência. Fale com os seus pais e mostre o quanto foi disciplinado nesse período.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Agradando seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é uma das melhores formas de convencer os seus pais a atenderem ao seu pedido, junto de colaborar melhor com a limpeza de casa. Você tem dificuldade com alguma disciplina específica da escola ou faculdade? Diga que está tentando melhorar e mostre todo o seu esforço aos poucos.
    • No fim das contas, tudo o que os seus pais querem é que você seja bem-sucedido na vida. Tirar notas melhores é um indicador claro disso.
    • Tente chegar a um acordo com os seus pais. Por exemplo: eles podem atender a parte do seu pedido se você atingir determinado patamar em termos de nota; ou arcar com parte dos custos, caso se trate de uma experiência pessoal sua.
  2. Muitos pais se frustram quando os filhos são desobedientes e não respeitam o que eles dizem. [4] Comporte-se bem sempre que eles pedirem, até nas coisas simples: arrumar o quarto, tomar banho etc. As suas chances de conseguir o que quer vão ser bem maiores dessa forma.
    • Com o tempo, passe a fazer o que os seus pais querem antes mesmo de eles pedirem: arrume a mesa do almoço, lave a louça, limpe o quintal etc. Eles vão ficar ainda mais impressionados com a sua atitude proativa.
    • Tenha paciência na sua estratégia. Seja consistente e os seus pais vão começar a ver o seu lado responsável aos poucos, o que ajuda muito na hora de fazer o seu pedido.
  3. Essas pequenas responsabilidades são parecidas com as tarefas domésticas, mas a diferença é que você não pode deixar claro que só as está assumindo por obrigação. Disponha-se por vontade própria a cumprir certas funções na casa — e, com o tempo, seus pais vão ver o quanto o seu auxílio é bem-vindo e merece ser recompensado. [5]
    • Esse tipo de comportamento é considerado adulto e conquista o respeito de qualquer pai ou mãe. No fim das contas, acaba contribuindo com o seu objetivo.
    • Assuma qualquer responsabilidade que seja dos seus pais, mas eles não tenham o costume de pedir a você. Só não escolha nada que esteja muito além das suas capacidades.
    • Tarefas comuns (limpar a casa, cuidar de animais de estimação etc.) também servem, pois contribuem com o bem-estar de toda a família.
  4. Você não é o único que tem sonhos, desejos e necessidades: seus pais também têm. Quanto mais eles atingirem esses objetivos, mais vão se dispor a colaborar com os seus.
    • Todo pai só fica tranquilo quando sabe que os filhos estão seguros, longe de riscos. Seja responsável o tempo todo e faça amizade com pessoas igualmente confiáveis.
    • Todo pai também quer ser respeitado e ouvido. Não ofenda os seus, nem quando estiver irritado. Ouça .
    • Todo pai espera que seu filho o enxergue como uma pessoa real (o que, muitas vezes, só acontece na fase adulta). Tente conhecer a vida da sua família a fundo para entender melhor por que cada um é como é e, assim, ter uma comunicação mais saudável.
  5. Em outras palavras, aumente a autoestima deles . [6] Não existe um manual para criar filhos e, por isso, muitos pais se sentem inseguros quanto ao que estão fazendo. Mostre que os seus fizeram a coisa certa na sua criação e seja educado com todos à sua volta.
    • Converse com as pessoas, responda às perguntas que elas fizerem e tente mostrar bastante interesse.
    • Trate pessoas mais velhas (não só idosos) com respeito e educação.
  6. Você pode até achar que está sendo injustiçado e que merece receber o que pediu, mas não proteste. Se quiser falar algo, use um tom calmo e seja maduro, sem sair resmungando pelos cantos. Esse tipo de atitude negativa só acaba com as suas chances.
    • Isso vale para todas as suas interações com os seus pais. Ninguém gosta de ver os filhos choramingando e reclamando do quanto a vida é injusta! Eles podem até ficar na defensiva com você.
  7. Pare um pouco e pense em tudo o que os seus pais deram a você. Tire proveito dos presentes e das experiências a que teve acesso, em vez de descartar tudo. Quem sabe você não percebe que já é feliz demais com o que está ao alcance das suas mãos?
    Publicidade

Dicas

  • Mostre aos seus pais que é responsável o bastante para conseguir o que quer. Não dê motivo para eles duvidarem da sua maturidade!
  • Sempre planeje o que você vai dizer de antemão. Seus pais vão ficar impressionados com a sua demonstração de organização e responsabilidade.
  • Não enrole para fazer o pedido. Seus pais só vão ficar impacientes.
  • Deixe o pedido para depois de fazer algo bom, que convença os seus pais de que você merece.
  • Não peça nada aos seus pais logo depois de fazer algo muito errado (nem se você se desculpar). Não vai dar certo e eles podem até se negar a atender ao pedido por mais tempo ainda.
  • Não peça nada enquanto eles estiverem mexendo no celular ou distraídos.
  • Não cobre uma resposta imediata. Deixe claro que você tem tempo e pode esperar.
  • Quanto mais você pedir, mais eles vão pensar no assunto. Só não exagere! Repita o pedido no seu aniversário, no Natal e em outras datas comemorativas, não em dias comuns e aleatórios.
  • Seja confiante . Você provavelmente vai ficar nervoso na hora de pedir, mas não se preocupe tanto.
  • Fale de maneira clara e não fique encarando o chão. Seus pais vão entender melhor o que você quer.
Publicidade

Avisos

  • Não adianta ser educado e prestativo só para conseguir o que quer e, depois, voltar a agir de forma egoísta.
  • Pode ser que você queira algo que não é adequado para a sua idade. Nesse caso, não há muito o que fazer: é melhor abrir mão e pensar em outra coisa.
  • Não adianta implorar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 358 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade