Baixe em PDF Baixe em PDF

Aprenda como gravar facilmente um áudio através do Windows lendo as instruções a seguir. No Windows 10, há um aplicativo gratuito, o “Gravador de Voz”, que cumprirá bem essa função; caso ainda esteja no Windows 8.1, o “Gravador de Som” também oferece bons resultados, apenas com a desvantagem de possuir menos recursos. Caso queira realizar gravações profissionais, com diversas ferramentas e configurações, baixe um programa mais completo, como o Audacity (gratuito) ou o Ableton Live (pago).

Método 1
Método 1 de 3:

Utilizando o “Gravador de Voz” (Windows 10)

Baixe em PDF
  1. Esse simples software de captura de áudio acompanha o Windows 10 de fábrica e pode ser encontrado no menu “Iniciar”; se preferir, digite gravador de voz no campo de pesquisa do Windows.
  2. O botão é redondo e estará na parte inferior do painel à esquerda.
    • O atalho “CTRL + R” também iniciará a gravação.
  3. O tempo começará a ser contado na parte superior da janela, portanto, cante ou emita a mensagem desejada.
    • Para pausar o processo, clique no botão de duas linhas verticais. É possível fazer isso quantas vezes desejar e a gravação continuará no mesmo arquivo.
    • O ícone de uma bandeira serve para demarcar um ponto da gravação para que possa ser rapidamente encontrado.
  4. Ele é representado por um círculo grande com um quadrado dentro.
    • O som será armazenado na pasta “Documentos”. Nela, há mais um diretório, o “Gravações de som”, em que o arquivo estará presente.
  5. O som será rodado através do dispositivo de áudio padrão do computador, como os alto-falantes ou o fone de ouvido, se conectado.
    • Caso nada seja gravado, confirme que o volume está ativado e que alto-falantes externos estão ligados.
  6. O segundo ícone, da esquerda para a direita, permitirá que o usuário retire qualquer trecho do áudio do começo ou fim da gravação. Use os cursores deslizantes para demarcar o que deverá ser preservado. Clique no ícone de um disquete para salvar.
    • Ao salvar uma gravação cortada, será perguntado se deseja que ela seja sobrescrita à original ou seja guardada em um arquivo separado. A decisão fica à critério do usuário.
  7. À medida que são criados arquivos através do "Gravador de Voz", eles serão exibidos no painel à esquerda; ao clicar com o botão direito sobre qualquer um, mais configurações serão exibidas, como “Compartilhar”, “Renomear”, “Excluir” ou “Abrir localização do arquivo”.
    • Uma boa dica é renomear os arquivos após a captura para que não fiquem com “nomes genéricos”. Assim, será bem mais fácil encontrar o que procura.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando o “Gravador de Som” (Windows 8.1)

Baixe em PDF
  1. Para acessá-lo rapidamente, abra o menu “Iniciar” e digite gravador de Som na barra de pesquisa; clique no resultado correspondente.
    • Algumas instruções serão dadas caso seja a primeira vez usando o aplicativo. Leia as orientações para fornecer as permissões de uso do microfone do computador.
  2. A duração do áudio surgirá na parte superior da janela.
  3. A barra verde começará a se movimentar, indicando que o som está sendo capturado.
    • Para pausar a gravação, clique no botão de duas linhas verticais. Isso pode ser feito quantas vezes quiser; o áudio continuará a ser capturado no mesmo arquivo.
    • Mover o "Gravador de Som" para o plano de fundo, enquanto utiliza outro aplicativo, fará com que ele seja pausado automaticamente até que seja transformado na janela ativa outra vez. [1] Por outro lado, o utilitário funcionará de modo normal quando lado a lado com outro programa.
  4. Ele é representado pelo círculo pelo círculo vermelho com um quadrado dentro. O arquivo será salvo e exibido — junto com outras gravações, se houver — na lista de arquivos.
  5. O conteúdo será tocado pelo dispositivo de som padrão (alto-falantes ou fones de ouvido, se conectados).
    • Confirme que o som está habilitado e que todos os alto-falantes externos estão ligados, se nada for reproduzido.
    • Caso queira descartar o arquivo, basta clicar em “Apagar”, logo abaixo dele.
  6. Clique em “Cortar”, o primeiro ícone redondo sob a gravação, para retirar trechos que considerar desnecessários do início ou fim do áudio. Com os cursores deslizantes, demarque a parte da gravação que será mantida e depois clique no ícone de um disquete para salvá-la.
    • Ao salvar a gravação editada, será perguntado se prefere criar um arquivo separado do original, ou sobrescrevê-lo. A escolha fica a critério do usuário.
  7. Clique no nome do áudio e depois em “Renomear”, no fim da tela. Dê um nome fácil de se lembrar, para que consiga organizá-los no "Gravador de Som".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando um programa de terceiros

Baixe em PDF
  1. Ele deve ser seguro, livre de vírus e atender suas necessidades; não há escassez de softwares do tipo, tanto pagos quanto gratuitos, para os mais diversos usos e feitos por desenvolvedores confiáveis. Sempre baixe-os de um site conhecido — de preferência, da empresa criadora do aplicativo — e leia todas as resenhas disponibilizadas.
  2. Editores de som criados por terceiros apresentam várias ferramentas para que o usuário consiga ajustar a forma com que a gravação é realizada. Por exemplo: há recursos que diminuem a velocidade de captação da voz para que dê a impressão que a pessoa está falando em “câmera lenta”, enquanto outros deixam o tom de voz agudo, como os bichinhos de “Alvin e os Esquilos”.
  3. Softwares modernos podem até fazer com que o som captado se torne mais audível e cristalino, sendo bastante úteis para quem grava e edita com frequência e possui um microfone de alta qualidade.
  4. Gravar sua cantoria é o primeiro passo para conseguir mostrar seu trabalho para o mundo. Use programas gratuitos e comece em sua casa, sem deixar de dar um toque de profissionalismo e qualidade às canções!
    Publicidade

Dicas

  • Microfones e interfaces de áudio USB oferecem ótimo custo-benefício e funcionam bem tanto para gravar quanto para emitir todos os tipos de áudio. Procure um microfone USB de confiança e o resultado será melhor do que o esperado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 022 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade