Baixe em PDF Baixe em PDF

Não dá para imitar a qualidade de uma peça de couro legítimo. E o couro italiano é um dos melhores do mundo. A expressão “couro italiano”, na verdade, é um pouco enganosa: uma peça de couro não precisa ter sido feita na Itália para ser considerada italiana. A expressão se refere à qualidade de material e à forma como ele produzido. Caso queira descobrir se um determinado item é feito de couro italiano verdadeiro, aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo.

1

Examine a superfície do couro. [1]

Baixe em PDF
  1. Procure manchinhas desbotadas e imperfeições como rugas e cicatrizes no material. O couro falso costuma ter uma superfície uniforme e sem falhas.
    • Devido ao processo de tratamento do material e às especificidades da pele crua do animal, não é possível encontrar duas peças de couro italiano idênticas.
    • As imperfeições do couro não são danos ao material, apenas marquinhas causadas pelo curtimento. [2]
    Publicidade
2

Cheire o couro. [3]

Baixe em PDF
4

Aperte o couro. [5]

Baixe em PDF
  1. As ruguinhas aparecem rapidamente na superfície do material e somem quando você para de fazer pressão. O couro falso não enruga da mesma forma quando apertado.
    • O couro falso muitas vezes se parece com vinil ou plástico, mas isso não é uma regra. É difícil diferenciar certos couros falsos mais modernos do couro legítimo só pelo tato.
5

Pinge uma gotinha de água no couro. [6]

Baixe em PDF
6

Veja se a peça tem um certificado de autenticidade. [7]

Baixe em PDF
  1. A etiqueta deve dizer algo como “100% couro italiano” ou “couro italiano legítimo”. Procure empresas confiáveis, que vendam os produtos com certificados do tipo.
    • Suspeite se a peça não vier com nenhum certificado. Os bons fabricantes costumam vender peças certificadas.
    • Busque informações sobre o fabricante ou o vendedor na internet para ter certeza de que ele é de confiança. Suspeite de pessoas e lojas com muitas críticas negativas ou sem nenhum comentário. Fique alerta, também, se eles não tiverem um site. Isto não costuma ser um bom sinal.
7

Suspeite de preços muito baixos. [8]

Baixe em PDF
  1. Compare o preço do item que você deseja comprar a outros produtos similares de couro italiano. Desconfie se parecer bom demais para ser verdade. O produto provavelmente é falso.
    • Para efeito de comparação, uma bolsa de couro italiano costuma custar, no mínimo, uns R$ 300,00.
    • Caso você tenha sorte, pode encontrar uma bolsa de couro italiano legítimo em um brechó por um precinho bem em conta.
    • Você não precisa comprar apenas peças de marca. Existem vários fabricantes menores e pouco conhecidos que produzem peças de couro italiano de excelente qualidade.
    Publicidade
8

Informe-se sobre a garantia. [9]

Baixe em PDF
  1. O documento é uma prova de que o fabricante garante a qualidade do produto. Para não comprar gato por lebre, veja sempre se a peça que você quer comprar vem com garantia.
    • Nem todos os produtos de couro italiano vêm com garantia, mas o documento costuma ser um sinal de que o material é verdadeiro.

Dicas

  • Caso queira comprar uma bolsa, uma carteira ou uma mochila de couro italiano, por exemplo, procure um fabricante conhecido e de confiança para não ser enganado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 957 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade