PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O conselho que mais recebemos quando gostamos de alguém, mas não somos correspondidos, é cortar todo o contato com a pessoa em questão. No entanto, nem sempre isso é tão fácil. Talvez vocês trabalhem juntos, estejam na mesma classe ou façam parte do mesmo grupo de amigos. Nesse caso, como deixar os sentimentos de lado?

Método 1
Método 1 de 3:

Reconhecendo os sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você esteja tentado varrer os sentimentos para debaixo do tapete e fingir que nunca existiram, mas essa é apenas uma solução temporária. As emoções não vão simplesmente "desaparecer" se forem ignoradas — elas transparecerão de outras formas, muitas vezes através de comportamentos destrutivos. [1] Dê-se tempo e espaço para vivenciar a tristeza.
    • Chore, soque um travesseiro, sente-se no carro e grite bem alto: faça qualquer coisa que o ajude a liberar um pouco da negatividade. [2]
    • Evite recorrer ao álcool ou a outras substâncias para lidar com as emoções. Isso até pode funcionar temporariamente, mas só vai piorar as coisas no longo prazo.
    • Tome cuidado para não ficar paralisado pela tristeza. Em um determinado momento, você precisará começar a tomar atitudes para se recuperar. Se já estiver há várias semanas sem cuidar de si mesmo (sem tomar banho, chorando o tempo todo, recusando-se a encontrar os amigos), agora é hora de focar em se sentir melhor.
  2. Mesmo que sinta que a pessoa é sua alma gêmea, a dura verdade é que ela não pensa o mesmo. Não podemos controlar a forma como alguém se sente ou o que decide fazer com a própria vida. [3] Talvez você tenha tentado convencê-la a mudar de ideia — com apelos apaixonados, presentes ou até mesmo gritos —, mas ninguém pode fazer uma pessoa sentir o que não sente. [4]
    • É provável que a pessoa não queira magoá-lo, ela só não consegue mudar a forma como se sente em relação a você. [5]
  3. Afasta-se dessa pessoa por algum tempo, se possível. Não precisa ser cruel nem eliminá-la completamente da sua vida, mas uma certa distância é necessária para esquecer esses sentimentos . [6] Caso ela seja parte da sua vida diária (como um colega de classe ou trabalho), faça tudo o que puder para minimizar o contato com esse amor não correspondido. Não se sente ao lado dela na hora do almoço nem caminhe com ela até a sala de aula, por exemplo.
    • Isso também envolve minimizar o contato on-line. Caso possa deixar de seguir, desfazer a amizade ou pelo menos esconder essa pessoa nas suas redes sociais, faça isso. Olhar os perfis dela no Facebook, Instagram ou Twitter só vai manter seus sentimentos vivos.
    • Se ela estiver a par dos seus sentimentos, diga que precisa de um pouco de espaço. Peça para ela respeitar esse espaço para que você possa superar a paixão.
    • Afastar-se de alguém de quem gostamos pode ser difícil, mas é uma parte importante do processo de superação.
    DICA DE ESPECIALISTA

    John Keegan

    Coach de Namoro
    John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
    John Keegan
    Coach de Namoro

    O nosso especialista concorda : pode ser difícil de fazer, mas manter distância física e emocional dessa pessoa é muito importante. Ficar longe protegerá seu bem-estar mental e emocional, além de fazer você esquecê-la mais rapidamente.

  4. Crie uma lista com todas as características negativas dela e todos os motivos pelos quais ela não é a pessoa certa para você. O primeiro item da lista? Seu sentimento não é correspondido. Para uma relação dar certo, os dois lados têm que querer. [7] Você merece um parceiro que queira estar a seu lado e não alguém que esteja mais ou menos (ou nem um pouco) interessado.
    • Escreva tudo o que quiser na lista, já que só você vai lê-la. Talvez a pessoa mastigue de boca aberta e isso o teria incomodado profundamente depois de um tempo, ou talvez ela tenha a mania de desmarcar planos o tempo todo, ferindo seus sentimentos. Coloque isso no papel!
    • Estudos demonstram que reconhecer os defeitos da pessoa amada pode ajudar alguém a superar uma rejeição mais rapidamente. [8]
  5. A rejeição, principalmente a romântica, pode parecer a coisa mais pessoal do mundo. No entanto, na maioria das vezes, tem muito mais a ver com a pessoa que o rejeitou e com os problemas dela do que com você. [9]
    • Não pense que ninguém nunca vai gostar de você só porque uma pessoa não gosta. [10]
    • Lembre-se de que todo mundo já foi ou será rejeitado em algum momento da vida. Essa é uma experiência universal e você não deve se sentir mal consigo mesmo por não ser correspondido por alguém.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo-se ocupado

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso a pessoa faça parte do seu círculo social ou seja alguém muito próximo, é hora de fazer novos amigos. Telefone para alguém com quem não fale há algum tempo e convide-o para sair, ou converse com aquele menino que é mais ou menos seu amigo na aula de ciências e pergunte se ele gostaria de ir ao cinema algum dia.
    • Concentrar-se apenas na pessoa que não o corresponde poderá restringir sua perspectiva: você poderá sentir que ninguém mais existe ou é capaz de fazê-lo feliz. Conhecer novas pessoas vai lembrá-lo de que isso não é verdade.
    • Não se isole. Talvez você sinta muita vontade de ficar sozinho, e isso faz bem de vez em quando, mas passar um tempo com outras pessoas vai distraí-lo e acelerar o processo de recuperação.
  2. Manter-se ocupado é um passo importante para redirecionar seu foco e distrair a mente desses sentimentos não correspondidos. Não se dê tempo para pensar nisso. [11]
    • Trabalhe como voluntário ou envolva-se em uma causa que seja importante para você.
    • Vá ao cinema, ouça músicas animadas, leia um bom livro, dance ou pratique atividades físicas.
    • Inicie um novo projeto criativo, como a criação de uma história, música ou poema, desenhe ou pinte um quadro, aprenda uma dança.
    • Concentre-se nos estudos ou no trabalho.
  3. O riso libera endorfinas, substâncias que fazem você se sentir bem e feliz. Passe o tempo ao lado de pessoas que o façam dar risada e faça coisas que você ame. Vá ao karaokê e ria com seus amigos enquanto vocês tentam cantar hits da música pop. Vá a um parque de diversões ou pratique seu esporte favorito — a atividade física também estimula a produção de endorfinas. [12]
    • Assista a uma comédia, veja vídeos engraçados na internet ou simplesmente procure gifs engraçados.
    • O riso aumenta nossa resistência à dor, e a dor emocional ativa as mesmas áreas do cérebro que a dor física. [13] A risada ajuda a aliviar a dor de um coração partido.
  4. Uma rejeição pode deixar nossa autoestima extremamente abalada e é comum darmos atenção apenas aos nossos defeitos. "Ela não gostava de mim porque sou assim ou porque não sou tal coisa" — esse tipo de pensamento só piora o quadro. [14] Concentre-se nas suas características positivas, colocando no papel todas as suas realizações e as coisas que goste de verdade em si mesmo.
    • Peça a ajuda de amigos e familiares se estiver com dificuldades para criar a lista.
    • Você é generoso e atencioso? Sabe ouvir com atenção? É confiável? Anote tudo isso.
    • Releia a lista diversas vezes, principalmente quando estiver se sentindo chateado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sentimentos não desaparecerão de um dia para o outro. Existirão dias ruins, quando você se sentirá chateado, e dias em que se sentirá mais esperançoso. No entanto, por mais clichê que esta frase possa soar, o tempo cura tudo. Os sentimentos intensos e dolorosos de agora vão se tornar mais fracos e, com o tempo, desaparecerão. [15]
    • Talvez uma ajuda extra seja necessária se vários meses se passarem e você ainda estiver se sentindo da mesma forma.
  2. Se já tentou seguir em frente e superar seus sentimentos, mas nada mudou, talvez precise conversar com alguém. Contate um amigo de confiança ou um psicólogo e peça ajuda. Um terapeuta poderá ajudá-lo a aprender mais estratégias de enfrentamento para lidar com o amor não correspondido.
  3. Quando se sentir pronto, comece a procurar alguém com quem você seja mais compatível e que corresponda a seu interesse. Você não precisa se apressar — ficar com alguém logo após uma decepção amorosa nem sempre é uma boa ideia, e você poderá acabar magoando outra pessoa se não for sincero a respeito da situação. Leia sua lista de características positivas e lembre-se de que você é um ser humano incrível e merece ser amado tanto quanto qualquer outra pessoa.
    • Quando estiver melhor, não sentirá ansiedade nem vontade de ver a pessoa ao ouvir o nome dela. [16]
    • Pensará cada vez menos nela. [17]
    • Começará a enxergar e entender que ela não era a pessoa certa.
    Publicidade

Dicas

  • Assistir a uma comédia com os amigos fará você se sentir melhor consigo mesmo.
  • Converse com alguém em quem confie se estiver com muita dificuldade para superar seus sentimentos.
  • Não ouça canções de amor; elas só trarão os sentimentos não correspondidos à tona.
  • Não coma para aliviar a tristeza, isso não trará nenhum benefício a longo prazo!
  • Assista a seu filme favorito ou a uma comédia.
Publicidade

Avisos

  • Não espere resultados imediatos.
  • Não se questione se fez algo errado.
  • Não reprima os sentimentos, apenas aceite-os.
  • Elimine a pessoa dos seus contatos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 897 961 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade