Baixe em PDF
Baixe em PDF
“Não ligue para o que Fulano faz/diz”. Todo mundo já escutou esse conselho, mas é fácil falar. O ser humano passa uma boa parte da vida (senão ela inteira) tentando fazer parte de algo ou ser aceito, seja por um completo estranho ou por um conhecido que simplesmente não dá a mínima. Ainda assim, o conselho de vovó é realmente o melhor caminho a seguir para lidar com alguém que não se importa com você ou o magoa de propósito. Ignorar não é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas você conseguirá ignorar qualquer um com menos sofrimento.
Passos
-
Recuse-se a a ser abusado. Não tenha medo de ignorar pessoas nocivas. De pessoas que falam de sua vida pessoal por aí até as tias que nunca dizem nada positivo sobre você. Esse tipo de atitude, assim como o abuso físico ou emocional, não deve ser tolerado.
- Cortar contato definitivamente e sumir do mapa são suas melhores opções para lidar com gente assim. Além disso, não hesite em chamar a polícia ou qualquer outra autoridade se perceber que a pessoa não tem a intenção de parar e você não se sentir seguro.
-
Tente entender a pessoa sem validar o comportamento dela. Ao mesmo tempo em que deve refletir se influenciou as atitudes de alguém, não ache que a culpa por ser tratado assim é sua.
- Se o seu namorado a traiu, isso não é diretamente culpa sua. Mas pense: será que não havia algo no relacionamento que poderia dar a desculpa que ele precisava para isso? Excesso de ciúmes ou falta de carinho, talvez?
- A tendência é as pessoas procurarem relacionamentos parecidos com os que viveram na infância, fossem eles positivos ou negativos. Com isso em mente, pense se seus relacionamentos atuais são um reflexo dos de sua infância e descubra se isso é um problema ou não. [1] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
Publicidade
-
Aprimore todas as suas relações. Parar de dar atenção para quem não quer saber de você lhe dará mais tempo para estreitar laços com quem realmente se importa.
- Experimente sair de seu círculo social se precisa fazer novos amigos.
- Caso seja adolescente e esteja no ensino médio, tente circular por outras salas de aula e fazer amizade com pessoas novas no intervalo.
-
Tenha uma válvula de escape. Quando decidir que quer cortar laços com alguém, é uma boa ideia ocupar a mente e arrumar atividades para esquecer o vazio deixado pela pessoa, ainda mais se ela faz falta.
- Pense como se estivesse parando de fumar; você poderá dedicar o tempo que gastava com um relacionamento ruim a algo saudável e possivelmente mais prazeroso. Se gosta de arte, matricule-se em um curso de ilustração ou escultura; se escalada o fascina mais, esse é o momento de tentar. Vá andar de bicicleta, correr, praticar ioga ou qualquer coisa que seja boa para você, como estudar gastronomia internacional ou montar sua árvore genealógica.
- Outra coisa que vovó dizia é que a vida é curta. Encare a situação como uma nova oportunidade de correr atrás de suas paixões. Talvez aquela pessoa o impedisse de correr atrás de seus sonhos e alcançar todo o seu potencial. Volte a estudar ou vá para a Ásia! [2] X Fonte de pesquisa
-
Cerque-se de quem gosta de você. O ser humano não só procura aceitação, ele também presta muito mais atenção nos aspectos negativos do que os positivos da vida. Em outras palavras, esse relacionamento ruim pode mascarar todas as boas relações que você tem. Aproveite o momento para curtir seus melhores amigos. [3] X Fonte de pesquisa
- Não ache que conseguirá simplesmente parar de dar importância para o que as pessoas pensam, todo mundo precisa de um pouco de aprovação alheia. No entanto, tenha critérios com as pessoas que terão esse privilégio. [4] X Fonte de pesquisa
- Não se esqueça de agradecer àquele amigo que está sempre presente para você, ou sua irmã, por sempre estar ao seu lado nos momentos difíceis. Ignorar e eliminar uma pessoa tóxica abrirá espaço em sua agenda para curtir as pessoas que lhe querem bem.
-
Concentre-se no que pode controlar. Embora esse seja um sonho humano, não podemos mudar as pessoas, somente nós mesmos. Se alguém o ignora, você não pode forçar essa pessoa a lhe dar atenção, mas pode descobrir por que isso o incomoda tanto. Aproveite e evolua.
- Pense em como isso o faz sentir. Assim, você terá uma noção sobre o que precisa mudar, como essa necessidade de aprovação. [5] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se da velha máxima: não se pode agradar a todos. Algumas pessoas simplesmente não irão com a sua cara em algum momento, portanto seja fiel a si mesmo. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Pense sobre os motivos disso. Pessoas tóxicas são fáceis de decifrar em comparação às pessoas que simplesmente não percebem nossa existência. Pense sobre todas as razões possíveis para essa pessoa ser simplesmente indiferente a você.
- Se tem uma coisa frustrante é quando alguém nunca responde nossas mensagens. A pessoa pode estar realmente ocupada com trabalho, problemas familiares ou qualquer outra coisa; talvez ela simplesmente não tenha o hábito de se comunicar por mensagem. Problemas da modernidade são assim mesmo. [7] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
- É possível que tudo não passe de um mal entendido. Sua avó pode não delirar com suas ideias incríveis para um canal no Youtube por não fazer ideia do que isso significa e da importância que esse projeto tem para você, não importa quantas vezes já tenha explicado. [8] X Fonte de pesquisa
-
Faça algo para mudar essa situação. Não decida simplesmente ignorar quem aparentemente não sabe que você existe antes de se certificar e fazer algo a respeito. Pense se pode fazer algo legal, que mude as coisas para ambas as partes.
- Seja cauteloso ao falar de suas suspeitas. Tenha tato e evite acusações como “Você é egocêntrico demais”, por exemplo. É preferível mostrar como você se sente a falar das atitudes da pessoa.
- Por exemplo, diga “Eu me sinto ignorado por você, como se não tivesse importância nenhuma” ou “Eu fico triste de saber que a minha amizade não o interessa”. Pode ser uma boa ideia estabelecer limites: “Daqui por diante, conversaremos quando você quiser, mas não o procurarei mais”. [9] X Fonte de pesquisa
- Saiba que até a abordagem mais sutil pode gerar uma resposta defensiva. Nesse caso, não mude de atitude, simplesmente fique calmo e deixe as coisas como estão. Você fez o que podia e é isso é o que importa.
-
Escolha não se importar, mas sem ser indiferente. Não se importar com algo deve ser uma decisão consciente e requer uma boa dose de autocontrole, mas lembre-se de que não se importar não é a mesma coisa que ser insensível. [10] X Fonte de pesquisa
- Você pode escolher não se preocupar com o que os outros pensam ou fazem sem perder a consideração e o respeito. A intenção é fazer bem para sua própria sanidade e não punir os outros.
- Algumas pessoas são mais difíceis de ignorar do que outras, como colegas de trabalho e parentes. Nesse caso, a melhor abordagem seria interagir sempre com superficialidade e não permitir que palavras e atos o atinjam. [11] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
-
Viva para você. Além de não ser possível agradar a gregos e troianos, a vida é muito curta para ficar esquentando a cabeça com a opinião dos outros.
- É claro que ser ignorado é doloroso e optar por agir da mesma maneira pode ser ruim para todos os envolvidos, mas você é responsável por viver da melhor maneira que puder e cuidar de si mesmo. [12] X Fonte de pesquisa
- Isso não quer dizer que outras pessoas não possam fazer parte da sua vida ou que você deva parar de se importar e se preocupar com os outros, mas que deve se esforçar para viver sem medo e sem arrependimentos.
- Aproveite essa oportunidade para experimentar coisas novas e ir atrás de seus sonhos.
- Acima de todas as pessoas está você; não importa o que elas acham, contanto que você se ame. No fim das contas, esse é o único aspecto que você pode controlar.
Publicidade
Referências
- ↑ https://hbr.org/2012/01/how-to-work-with-someone-you-h/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/7-things-to-remember-when-people-dont-support-you/
- ↑ http://jamesclear.com/haters
- ↑ http://www.pickthebrain.com/blog/why-you-shouldnt-care-what-others-think-about-you/
- ↑ http://sfhelp.org/cx/apps/indifference.htm
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/7-things-to-remember-when-people-dont-support-you/
- ↑ https://hbr.org/2012/01/how-to-work-with-someone-you-h/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/7-things-to-remember-when-people-dont-support-you/
- ↑ http://sfhelp.org/cx/apps/indifference.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 119 902 vezes.
Publicidade