PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Esquecer um ex-namorado após um término é realmente difícil. Porém, superar uma pessoa sem nem mesmo tê-la namorado também é complicado em muitos níveis. Não se desespere; enfrente o problema de cabeça erguida, seja honesto consigo mesmo e bola para frente!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Enfrentando o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Você é apaixonado por essa pessoa e isso não é nenhum mistério; no entanto, a intensidade dessa paixão pode estar sendo subestimada e, nesse caso, você terá que reconhecê-la antes de superar. Ignorar a força do sentimento é ruim para você e dificultará o processo.
    • Quanto mais tempo e energia emocional investir em alguém, mesmo sem um envolvimento real, mais forte será o sentimento.
    • Não tente atenuar o que sente como uma “quedinha pelo colega de trabalho”, por exemplo. Admita a intensidade de seus sentimentos. Mesmo que isso faça mal para o seu ego momentaneamente, ainda será melhor do que negar até o fim.
    • Preste atenção às expectativas que você construiu em relação a essa pessoa. Quais são essas expectativas e o que elas dizem sobre você? Será que essa expectativa vem preencher algo que lhe falta? Talvez você queira um relacionamento com essa pessoa porque sente que ela transmite segurança e carinho.
  2. Há duas questões importantes a admitir: a primeira, é que sua paixão não é correspondida. A segunda é que você não é o primeiro a sofrer por amar alguém que não o ama.
    • Use a diferença entre a ilusão de estar com essa pessoa e sua realidade para identificar necessidades não atendidas em sua vida. Por exemplo, você pode começar a agir se identificar que está se sentindo só e desconectado dos outros.
    • Mesmo sabendo que sua paixão não é recíproca, admitir isso pode ser um golpe duro de aceitar, o que pode acabar fazendo com que você fantasie que algo é possível entre vocês – mas não se iluda.
    • A história da humanidade é permeada por amores não correspondidos e você não está sozinho nessa. A boa notícia é que, assim como todos os outros, você vai sobreviver. A má notícia é que você não é uma exceção à regra em um conto de fadas. Apesar do que os romances vendem e de seu desejo mais profundo, isso dificilmente acontece na vida real e o mais provável é que sua história siga a realidade.
  3. Ficar perdidamente apaixonado por alguém é ótimo até certo ponto, mas isso trará mais sofrimentos do que alegrias. Abrir mão dos seus sentimentos será melhor para você e sua vida.
    • Pergunte-se se está realmente feliz com a situação atual. Convenhamos, se está na internet lendo um artigo sobre esquecer alguém que nunca namorou, a resposta é não. Nesse caso, o melhor a fazer para voltar a ser feliz é seguir em frente com sua vida e deixar tudo isso para trás.
  4. É provável que a pessoa passe mensagens e sinais confusos de vez em quando, que não deixam claro se ela ama você ou não. Na realidade, a pessoa não está tentando comunicar nada – você é que está interpretando tudo do jeito que convém aos seus sentimentos. Com isso em mente, se a pessoa fizer algo que não aparenta nada na superfície, não se engane – não há nada sob a superfície também.
    • Homens costumam ser bastante claros quando gostam de alguém; as mulheres, por outro lado, tendem a dissimular mais. Em ambos os casos, se você já falou de seus sentimentos e não obteve uma resposta positiva, é porque a pessoa realmente não quer romance.
  5. Talvez você tenha enxergado uma fagulha de paixão em algumas de suas interações com a pessoa. Tente relembrar esses momentos com honestidade. Pense bem se havia mesmo algo de romântico na interação.
    • Use da mesma objetividade para analisar suas interações e suas memórias. Não deixe seu emocional falar mais alto nessa análise.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Colocando um ponto final no assunto

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Vocês certamente já interagiram no passado e provavelmente o farão novamente. Controle seus pensamentos, não se apegue às memórias desses momentos por muito tempo.
    • Se permitir, você ficará se lembrando daquela vez que a pessoa o cumprimentou, ou de um momento em que ela sorriu para você, mas isso não quer dizer nada.
    • Assim que perceber que está viajando em algo desse gênero, concentre-se em qualquer outra coisa, mude o foco.
  2. É como diziam nossas avós – o que os olhos não veem, o coração não sente. Você não precisa cortar completamente a relação, mas durante essa fase inicial, o ideal é se afastar da melhor maneira que puder.
    • Isso será mais difícil se sua paixão é um colega de trabalho ou de classe, um vizinho, um amigo próximo ou qualquer outra pessoa com quem conviva diariamente.
    • Caso se afastar não seja possível, tente limitar o contato da forma que puder; por exemplo, se você sempre passa pelo mesmo corredor só para ver o "crush", mude seu trajeto.
  3. [2] Isso quer dizer que a rotina e os interesses dela não devem mais ter tanto impacto. Você deve se esforçar para voltar a ser quem era antes de conhecê-la.
    • Dedique-se a novos hobbies caso tenha começado a fazer alguma coisa só para se aproximar da pessoa amada.
    • Pare de organizar seus horários e sua rotina para encontrá-la ou agradá-la.
  4. A paixão nos faz idealizar as pessoas e colocá-las em um pedestal. Agora é o momento para tirá-la de lá. Observe os defeitos dela como faria com qualquer outro.
    • Você não precisa passar do amor ao ódio, ainda mais se ela é uma pessoa legal. O ideal é perceber que, como qualquer ser humano, ela não é perfeita e tem seus defeitos e manias. A paixão cega é fruto de idealização.
  5. Mesmo que ela seja uma ótima pessoa, honesta e cheia de virtudes, nada disso significa que vocês nasceram um para o outro. Tenha em mente que um namoro com ela daria errado por uma série de motivos.
    • Alguns deles seriam incompatibilidade de crenças ou de objetivos de vida; esses são motivos bastante comuns para se terminar um namoro que tinha “tudo para dar certo”.
    • Essa estratégia será ainda melhor se vocês são amigos próximos. Namorar e terminar com um amigo pode arruinar a amizade.
  6. [3] Pense em quais amigos entenderiam sua situação e procure-os para desabafar. Eles poderão ajudá-lo a seguir em frente e apresentar pontos de vista mais objetivos.
    • Nem todo mundo entenderá seu problema, mas muitos se identificarão com ele.
    • Talvez amigos solteiros se sensibilizem mais com sua crise, o que não quer dizer que colegas em relacionamentos sérios não possam ajudar.
  7. É claro que essa ideia não funciona com toda e qualquer relação, mas se seu amigo já tem alguma noção de como você se sente, é uma boa estratégia esclarecer para ele a razão de você estar se afastando.
    • No entanto, evite a conversa se achar que ela pode tornar a relação de vocês esquisita ou problemática.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Não são só os términos de namoro reais que causam sofrimento emocional. Permita-se viver essa “perda”, chore, sinta raiva, frustração e tudo mais que uma ruptura poderia causar. Permitir-se sentir e extravasar ajudará muito mais do que guardar seus sentimentos para si.
    • Por outro lado, assim como em um término de namoro, tudo tem limite; embora você deva se permitir sofrer por alguns dias ou semanas, não se afunde em autopiedade. Ficar triste é saudável, mas você terá que sair da fossa em algum momento.
    • Evite extravasar e descontar sua raiva na pessoa. Você pode achar que ela brincou com seus sentimentos de propósito, mas também pode ter sido sem querer. Ao mesmo tempo em que você não pode se culpar por ter se apaixonado, também não pode culpá-la por não correspondê-lo.
  2. Sua mente deve estar sempre em coisas que não tenham nada a ver com a pessoa.
    • Fazer exercícios e outras atividades físicas é uma ótima maneira de se distrair e cansar o corpo ao ponto de não pensar em outra coisa.
    • Sua melhor aposta é fazer algo que realmente curta. Em especial, concentre-se naquelas atividades que não têm nada a ver com a pessoa amada.
    • Se precisar, peça ajuda para seus amigos.
  3. Faça tudo que puder para melhorar seu humor e sua autoestima. Terminar um relacionamento que nunca aconteceu pode detonar sua confiança; talvez você acabe achando que não é "bom o bastante" para namorar. Faça de tudo para não se deixar levar por esses pensamentos.
    • Por exemplo, se você tem dificuldades para se achar atraente, cuide de sua alimentação e faça exercícios. À medida em que começar a ver os resultados dessa mudança, passará a se achar mais bonito naturalmente.
    • Procure maneiras saudáveis para cuidar de si mesmo. Faça um curso sobre algo que o interesse, procure novas formas de entretenimento e cultura. Expanda seus horizontes e renove-se.
  4. Vista-se para estar sempre em sua melhor aparência e saia para ver e ser visto por outras pessoas solteiras. Você certamente chamará a atenção de alguns pretendentes em potencial.
    • Outra opção nesse sentido é fazer um perfil em sites e aplicativos de relacionamento. Mesmo que a ideia não seja encontrar os interessados pessoalmente, receber mensagens de quem se interessar pode fazê-lo sentir-se mais atraente e confiante.
    • Tome cuidado para não iludir os outros. Não crie expectativas de relacionamento se você não tiver essa intenção. Por mais bacana que seja a atenção recebida, ela não valerá a pena se for às custas dos sentimentos alheios.
  5. Permita-se apaixonar por outras pessoas; seus sentimentos não precisam ser profundos ou sérios como nessa última experiência, mas admitir que os outros podem ser atraentes e apaixonantes o ajudará a manter a mente longe de sua ex-paixão.
    • Ficar com outras pessoas depende unicamente de você, mas não é aconselhável entrar numa relação só para se esquecer de outra. Um relacionamento que começa quase que "por vingança" não costuma terminar bem.
  6. Você não esquecerá sua paixão da noite para o dia. Seja paciente, confie na superação e em si mesmo.
    • A intensidade de seus sentimentos e o nível de intimidade entre você e a pessoa influenciam diretamente no tempo que precisará para se restabelecer emocionalmente; talvez sejam necessários dias, talvez semanas — até anos, quem sabe.
  7. Se a pessoa é uma amiga próxima, cortar laços pode não ser a melhor saída. Assim que seus sentimentos estiverem voltando ao normal, pense se pode retomar a amizade sem problemas.
    • Caso sinta que ainda não superou completamente, afaste-se por mais tempo. Você já passou por um bocado de dor para chegar aonde está, a última coisa que deve fazer é ter uma recaída e comprometer todo o processo de recuperação.
    Publicidade

Dicas

  • Aprenda com sua experiência. Você não deve abandonar o amor por tudo que aconteceu, tampouco se afastar das pessoas, mas usar suas vivências para identificar sinais de que está entrando na mesma furada de antes. Assim que perceber que uma paixão não-correspondida está surgindo, não a alimente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 304 809 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade