PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O SATA é um padrão mais moderno para a conexão de componentes em seu computador. Assim, nos computadores mais novos ou que passaram por um 'upgrade', deverá haver conexões SATA. Os dispositivos SATA são muito mais fáceis de serem conectados que os antigos IDEs, facilitando a manutenção dos computadores. Leia abaixo como instalar discos e leitores de CD/DVD SATAs.

Método 1
Método 1 de 3:

Instalando um Disco Rígido SATA em um Desktop

PDF download Baixe em PDF
  1. Desligue a fonte de energia pelo interruptor localizado na parte traseira do gabinete e remova o painel lateral. Caso sua fonte não possua este interruptor, desligue o computador da tomada. A maioria dos gabinetes mais recentes já possui parafusos com pegadores para os dedos. Nos modelos mais antigos, pode ser necessário utilizar uma chave de fenda. Em boa parte dos gabinetes, você deverá retirar os dois painéis laterais para poder afixar o disco rígido. Contudo, alguns modelos possuem compartimentos removíveis para os discos.
  2. Se seu computador estiver plugado na tomada (com um fio terra), mas com o interruptor da fonte desligado, você pode tocar qualquer parte exposta de metal do gabinete para descarregar a energia. Você também pode tocar uma torneira de metal para descarregar a própria eletricidade estática.
    • A forma mais segura de se trabalhar com um computador aberto é vestindo uma pulseira antiestática.
  3. A localização poderá variar de acordo com o modelo. Geralmente, ela fica localizada abaixo da baia dos leitores de CD/DVD. Se você estiver atualizando ou substituindo um disco, já haverá outro mais antigo instalado.
  4. Localize o disco que você deseja substituir e desconecte cada um dos dois cabos que saem de sua parte traseira. Caso a intenção seja adicionar mais espaço ao seu computador, você deve manter o disco original, ignorando o Passo 5.
    • Note que o cabo da esquerda é isolado e possui um conector mais largo que o da direita. Este é o cabo de energia Serial ATA (SATA), que se conecta com a fonte do computador. O cabo vermelho e achatado da direita possui um conector menor. Este é o cabo de dados SATA, que se conecta com a placa mãe. Desconecte cada um deles puxando-os cuidadosamente.
  5. A forma como o disco está preso na baia varia um pouco para cada modelo, mas geralmente ele é suportado por dois parafusos de cada lado, presos na baia e na proteção externa do disco.
    • Retire os parafusos e deslize o disco para fora da baia. O disco antigo estará, então, removido.
  6. Caso haja espaço para isso, procure manter certa distância entre o novo disco e quaisquer outros dispositivos instalados, permitindo assim uma melhor circulação de ar. Certifique-se que a parte metálica está virada para cima e a parte plástica preta virada para baixo. Verifique também se os dois conectores SATA na parte traseira estão acessíveis.
  7. Posicione o disco na baia, prendendo-o com dois parafusos de cada lado, nos orifícios correspondentes. Utilize apenas parafusos pequenos, apropriados para os discos rígidos. Caso parafusos maiores sejam inseridos, eles podem danificar seriamente o disco durante seu funcionamento.
  8. Conecte o cabo de força (com o conector maior), na entrada correspondente do disco, localizada do lado esquerdo da parte traseira do dispositivo. Se o cabo não encaixar facilmente, confirme se ele está posicionado do lado correto. Conecte o cabo de dados na porta menor, localizada do lado direito.
    • Se sua fonte for de um modelo mais antigo, você poderá não ter conectores SATA disponíveis. Se este for o caso, você precisará de um adaptador. Os conectores antigos (molex) possuem quatro pinos e são geralmente pretos ou brancos.
  9. Se você estiver adicionando um novo disco, você precisará conectar o cabo de dados em uma porta SATA da placa mãe. Este cabo já vem conectado em modelos mais antigos.
    • As portas SATA geralmente ficam agrupadas na placa mãe com uma etiqueta indicativa. Caso não as encontre, consulte o manual da placa.
    • Seu disco primário (boot) deve estar conectado na porta SATA mais baixa da sua placa mãe, a menos que haja uma instrução contrária no manual. Esta é, normalmente, a porta SATA0 ou SATA1.
    • Se não houver nenhuma porta SATA em sua placa mãe, ela não é compatível com este tipo de conexão. Você precisará substituir sua placa mãe por um modelo mais recente.
  10. Quando o disco estiver devidamente preso à baia e conectado, feche o gabinete e ligue o computador. Antes de utilizar o novo disco, você precisará formatá-lo, o que exigirá a instalação de um sistema operacional. Confira os guias abaixo para mais informações sobre diferentes sistemas operacionais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando um Leitor de CD/DVD SATA em um Desktop

PDF download Baixe em PDF
  1. Desligue o interruptor traseiro de sua fonte, mantendo o computador conectado na tomada, se possível. Isso fará com que ele fique aterrado. Caso sua fonte não possua interruptor e você tenha que desligá-la da tomada, siga o 'Passo 2' atentamente (para descarregar a energia estática). Abra o gabinete (utilize uma chave de fenda, se necessário). Talvez você precise remover os dois painéis laterais para manusear o disco rígido. Alguns modelos mais novos já trazem compartimentos removíveis para os discos.
  2. Antes de começar a trabalhar com seu computador, descarregue toda a energia estática presente. Se seu computador estiver plugado na tomada (com um fio terra) e o interruptor da fonte estiver desligado, você pode tocar qualquer parte exposta de metal do gabinete para descarregar a energia. Você também pode tocar uma torneira de metal para descarregar a própria energia estática.
    • A forma mais segura de se trabalhar com um computador aberto é vestindo uma pulseira antiestática.
  3. A maioria dos leitores é inserida pela parte frontal do gabinete. Pode ser necessário remover uma capa protetora presa ao gabinete antes de inserir o leitor. Consulte o manual do seu gabinete para instruções mais específicas.
    • Prenda o leitor com dois parafusos de cada lado, nos orifícios correspondentes.
  4. Plugue o conector de energia SATA na entrada maior da parte traseira do seu leitor SATA. O cabo só pode ser inserido de um lado, portanto, não o force. Se sua fonte for de um modelo mais antigo, você poderá não ter conectores SATA disponíveis. Se este for o caso, você precisará de um adaptador.
  5. Utilize o cabo de dados SATA (cabo menor) para conectar o leitor à placa mãe. Utilize o conector SATA de sua placa mãe seguinte àqueles utilizados para os discos rígidos. Por exemplo, se seu disco rígido estiver no SATA1, instale o leitor no SATA2.
    • Se não houver nenhuma porta SATA em sua placa mãe, ela não é compatível com este tipo de conexão. Você precisará substituir sua placa mãe por um modelo mais recente.
  6. Quando o leitor estiver devidamente preso à baia e conectado, feche o gabinete e ligue o computador. Seu novo leitor deverá ser automaticamente reconhecido e, se necessário, os drivers correspondentes serão instalados também de maneira automática. Caso isso não ocorra, utilize o disco de instalação que deve ter acompanhado a embalagem do dispositivo ou baixe os arquivos no site do fabricante. [1]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Instalando um Disco Rígido SATA em um Notebook

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos notebooks possui apenas um espaço para discos rígidos. Portanto, se você for substituir seu disco, todas as informações armazenadas no anterior serão perdidas. Salve tudo que precisar e reúna os discos necessários para a instalação do sistema operacional em seu novo disco rígido.
  2. Vire-o e retire a bateria. Lembre-se de desconectar o cabo de energia. Descarregue sua energia eletrostática utilizando uma pulseira antiestática ou tocando algo metálico aterrado.
  3. A localização varia em cada modelo, mas geralmente ele está localizado abaixo de um painel, na parte traseira do disco. Pode ser necessário remover alguns adesivos para acessar todos os parafusos.
  4. Geralmente, há uma pequena fita que pode ser puxada para retirar os conectores do disco. Este método variará de acordo com a marca do notebook. Remover o disco rígido do computador deve ser uma tarefa fácil após desconectá-lo.
    • Alguns discos podem possuir protetores metálicos presos em volta dele. Você precisará desparafusar este protetor e colocá-lo no novo disco, antes de inseri-lo no computador.
  5. Posicione o disco na baia correspondente e pressione-o firmemente para encaixar nos conectores. Certifique-se que o disco está devidamente alinhando antes de pressioná-lo. O disco rígido deve se conectar de maneira confortável no computador, sem a necessidade de aplicar muita força.
    • Prenda o disco com os parafusos ou clips que foram removidos da peça anterior.
  6. Quando o disco estiver preso e o painel recolocado, você poderá ligar o computador. Seu novo disco rígido deve ser reconhecido automaticamente, mas não vai inicializar, já que ainda não há um sistema operacional. Siga os guias abaixo para reinstalar seu sistema operacional. [2]
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver substituindo um disco SATA existente, não há necessidade de desconectar o cabo de dados da placa mãe.
  • Um disco externo pode ser uma alternativa interessante caso deseje substituir um disco SATA. O disco externo não precisa ser instalado no computador e se conecta diretamente por meio de uma entrada USB padrão.
Publicidade

Avisos

  • Para se proteger de descargas eletrostáticas, uma pulseira antiestática deve ser utilizada durante todo o procedimento. A descarga eletrostática ocorre por conta da energia acumulada no corpo e pode causar sérios danos ao seu computador.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pulseira antiestática;
  • Chave de fenda/phillips.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 289 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade