Baixe em PDF Baixe em PDF

Jejuar pode ser um exercício espiritual poderoso, principalmente quando feito junto com uma oração dedicada. Embora o jejum talvez seja mais conhecido como uma prática cristã, ele não é exclusivo do cristianismo, pois pessoas com qualquer tipo de crença podem jejuar e orar. Continue lendo para aprender alguns princípios básicos, instruções e dicas relacionadas a como jejuar e orar efetivamente.

Método 1
Método 1 de 4:

Oração e preparação antes do jejum

Baixe em PDF
  1. Um jejum tradicional envolve abstinência de comida, mas também pode ser de televisão ou de outros hábitos.
    • Um jejum absoluto demanda que se abstenha de qualquer tipo de sólidos ou líquidos, exceto água.
    • Em um jejum com líquidos, você não poderá comer alimentos sólidos, mas ainda pode beber qualquer líquido que quiser.
    • Um jejum parcial requer que se abstenha de certos alimentos ou de todos eles durante parte do dia. Esse jejum é comum entre os católicos durante a Quaresma.
    • Um jejum de Quaresma tradicional é um jejum parcial. Você deve se abster de carne nas sextas-feiras e na Quarta-Feira de Cinzas. Nesse dia e na Sexta-Feira Santa, você deve se limitar a uma refeição completa e duas refeições pequenas que não devem ser tão fartas como uma refeição comum. Todas as bebidas são aceitáveis.
    • Um jejum de pão e água permite que você consuma esses alimentos e nada mais.
    • Um jejum de meios de comunicação demanda que se abstenha deles. Isso inclui todos eles ou apenas certos tipos, como a televisão e a internet.
    • Em um jejum de um hábito você precisa parar de ter certo comportamento. Isso pode ser qualquer coisa, desde levantar a voz até jogar cartas. Esse é outro jejum muito comum na Quaresma.
  2. Você pode jejuar de um dia a várias semanas. Defina uma duração que seja saudável, mas espiritualmente desafiadora. [1]
    • Se nunca tiver jejuado antes, é recomendável que não passe de 24 a 36 horas.
    • Não jejue de líquidos por mais de três dias.
    • Pense antes de fazer um jejum absoluto muito longo. Comece excluindo uma refeição de vários dias. Depois que seu corpo se acostumar, exclua a próxima refeição e, finalmente, todas elas.
  3. Em suas orações, peça orientação a Deus sobre qual deve ser o objetivo do jejum. Esse objetivo dará foco a suas orações e direção ao jejum.
    • Uma renovação espiritual é um motivo comum para o jejum, mas você também pode jejuar por orientação, paciência ou cura.
    • Você também pode jejuar por um motivo específico, que vá além de suas necessidades pessoais e espirituais. Por exemplo, se acontecer um desastre natural, você pode jejuar e orar por aqueles que foram afetados.
    • O jejum pode ser feito como demonstração de gratidão também.
  4. O arrependimento é um elemento importante em um jejum e uma oração efetiva. [2]
    • Com o direcionamento de Deus, faça uma lista de seus pecados. A lista deve ser o mais abrangente possível.
    • Confesse esses pecados a Deus, pedindo e aceitando o perdão.
    • Você também deve pedir perdão para aqueles com quem errou e expressar vontade de perdoar aqueles que erraram com você.
    • Peça orientação a Deus sobre como corrigir seus erros.
  5. Algumas pessoas aprovam o jejum, assim, você pode contar àqueles que acredita que darão apoio espiritual durante o período em estiver jejuando. [3]
    • Pastores e parceiros espirituais são boas opções.
    • Peça orientação a Deus sobre quem poderá apoiá-lo.
  6. Além de se preparar espiritualmente, você também deve preparar seu corpo. [4]
    • Comece devagar, principalmente se estiver começando a jejuar. Faça pequenas refeições antes do jejum para preparar seu corpo.
    • Evite cafeína 24 horas antes, pois a falta repentina dela pode causar ou piorar as dores de cabeça.
    • Remova devagar o açúcar de sua dieta por uma semana antes de um longo jejum, pois as pessoas que consomem muito açúcar podem ter muita dificuldade com isso.
    • Pense em fazer uma dieta somente com alimentos crus por vários dias antes de um longo jejum.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Oração durante o jejum

Baixe em PDF
  1. Embora possa orar por qualquer coisa durante o jejum, determinar, com antecedência, um objetivo para o jejum fornecerá um ponto no qual focar durante a maior parte das orações. [5]
    • Esteja aberto para mudar seu foco. É possível que você se sinta chamado a jejuar por um motivo somente para descobrir que Deus quer que você medite sobre outro.
  2. Você pode seguir um guia de estudo da Bíblia ou passar por suas páginas e parar onde sentir que deve ler. Faça anotações do que leu e ore para um completo entendimento das lições da Bíblia.
    • Saiba que, se não for um cristão, você deve meditar sobre os textos sagrados de acordo com sua fé.
    • Você também pode meditar sobre os livros espirituais que estiver lendo durante o período de jejum.
  3. A maioria de suas orações serão espontâneas, pessoais e de acordo com suas necessidades. Quando não tiver palavras, recite uma oração conhecida para guiar sua comunicação com Deus. [6]
    • Uma das orações mais famosas é o “Pai Nosso”. Qualquer oração pode ser usada, principalmente se sentir que deve fazê-la.
  4. Alguns tipos de fé não apoiam o uso, mas este é aceitável por outros. [7]
    • Alguns objetos são: rosários, medalhas e crucifixos. Para os cristãos não católicos, podem ser usadas versões instrumentais de hinos conhecidos e contas de oração.
  5. Embora a maioria das pessoas prefira fazê-lo sozinha, de forma individual, você pode pensar em orar com outras pessoas também. Orar em grupo é uma forma de pedir a Deus para estar entre vocês, fazendo da oração em grupo uma ferramenta poderosa.
    • Você pode orar em voz alta ou em silêncio, no entanto, evite comparar suas orações com as das pessoas ao seu redor.
    • Bons parceiros de oração durante um jejum normalmente são as pessoas a quem você informou sobre o jejum ou qualquer pessoa que também esteja jejuando.
  6. Você pode orar em qualquer momento do dia, não importa onde esteja ou o que estiver acontecendo ao seu redor. Durante o período de uma oração focada, como em um jejum, no entanto, é importante que seja um momento tranquilo para passar com Deus, de forma mais próxima.
    • Você pode usar um local silencioso dentro de casa. O quarto normalmente é um bom local, mas qualquer cantinho quieto de sua casa, ou seu escritório, é apropriado. Você pode até orar quando estiver sozinho no carro.
    • Uma outra alternativa é orar ao ar livre também. Um local tranquilo perto de árvores permite que passe um tempo em oração com Deus, além de admirar Sua criação.
  7. Fazer um guia pode ser útil, principalmente para longos jejuns, mas você não deve obedecer seu guia cegamente, evitando a oração espontânea quando sentir que Deus quer isso.
    • Ore durante o tempo livre. O período em que normalmente passaria comendo, assistindo TV ou fazendo algo diferente pode ser usado com a oração.
    • Faça um planejamento para começar e terminar seu dia com uma oração.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Procedimentos adicionais para o jejum

Baixe em PDF
  1. Durante um jejum longo e absoluto, seu corpo expelirá muitas substâncias tóxicas nos três primeiros dias. [8]
    • Tome banho todos os dias, principalmente durantes esses três primeiros dias.
    • Escove seus dentes mais do que costuma nesses três primeiros dias para evitar o mau hálito.
  2. O jejum é um momento de proximidade, de comunhão pessoal com Deus. Aparecer para os outros como se estivesse sofrendo, gerará pena e admiração, fazendo seu orgulho aumentar e tornando difícil a proximidade com Deus, com humildade.
  3. Você não deve ficar mais do que três dias sem água. [9]
    • Você pode se abster de outros líquidos, como suco ou leite, mas deve continuar bebendo água durante um longo jejum. Caso contrário, você corre o risco de ter uma séria desidratação, que pode causar sérios problemas de saúde.
  4. As pessoas que pulam uma refeição tendem a ficar mal humoradas. Assim, se você pular muitas refeições, ficará pior ainda. Pense em seu estado emocional e, se estiver a ponto de gritar com a próxima pessoa que falar com você, encontre um lugar para ficar sozinho, orar e refletir.
  5. Caminhadas casuais são aceitáveis e devem ser feitas, mas o jejum suga toda sua energia, portanto, você precisa descansar o quanto puder.
    • Pelo mesmo motivo, você também deve evitar exercícios intensos.
  6. Evite tomar remédios, sejam feitos de ervas ou homeopáticos, eles podem causar complicações durante o jejum, causando efeitos colaterais como náuseas, agitação, fadiga, tontura e dores de cabeça fortes. [10]
    • Lembre-se, contudo, de que você não deve parar de tomar medicamentos sem a autorização de seu médico e sua supervisão.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Oração após o jejum e procedimentos adicionais

Baixe em PDF
  1. Você pode ter aprendido muito durante seu jejum, mas ainda há outras lições que você pode ter depois do jejum, as quais só poderá descobrir quando ele terminar. Peça a Deus para guiá-lo enquanto você reflete e segue em frente, a fim de que possa aproveitar ao máximo sua experiência ao jejuar.
    • Se houver se comprometido a fazer um jejum parcial, de algum meio de comunicação, ou de um hábito, foque em seu sucesso e não em suas falhas. Muitas pessoas falham nesses casos, principalmente se não estiverem acostumadas a jejuar. Em vez de considerar a experiência um fracasso, devido às suas fraquezas, foque nas lições aprendidas e na força espiritual conseguida durante seus melhores momentos.
    • Demonstre gratidão. Acima de tudo, pense em seguir com um espírito de gratidão. Agradeça a Deus por haver concluído um jejum e pela direção espiritual que recebeu nesse período.
  2. Se jejuou somente por 24 horas, você pode voltar a comer normalmente no dia seguinte.
    • Da mesma forma, se jejuou somente de algum tipo de comida ou de uma refeição, você pode voltar a comer normalmente sem precauções adicionais.
  3. Se jejuou de todos os alimentos e outros líquidos, você deve voltar a comer de forma gradual, começando com uma fruta. [11]
    • A melancia e outras frutas com muita água são as melhores.
    • Você também pode beber sucos de frutas para adaptar seu corpo a algo diferente de água pura.
  4. Se continuar bebendo sucos durante o jejum, comece devagar a comer outras coisas. [12]
    • No primeiro dia, nada além de uma salada crua.
    • No segundo, uma batata assada ou cozida. Não use manteiga ou outros temperos.
    • Durante o terceiro dia, coma legumes cozidos no vapor. Novamente, não use manteiga ou outros temperos.
    • Do quarto dia em diante, poderá voltar à sua dieta normal da forma que for mais conveniente e confortável para seu corpo.
  5. Quando voltar à vida normal, realize várias refeições pequenas nos primeiros dias em vez de passar para grandes refeições.
    Publicidade

Avisos

  • Há algumas condições que tornam o jejum inseguro. Não jejue sem a permissão de seu médico se estiver desnutrido, tiver tendência a distúrbios alimentares ou comportamentais, sofrer de anemia, diabetes ou hiperglicemia, ou estiver grávida ou amamentando. Você também deve evitar o jejum sem supervisão se tiver tumores, úlceras, câncer, doenças no sangue, no coração ou problemas em órgãos como pulmões, fígado ou rins.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bíblia.
  • Caderno.
  • Caneta ou lápis.
  • Água.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 615 587 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade