PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Dê a uma mesa velha uma nova chance na vida com ladrilhos. Este projeto é mais adequado para mesas quadradas ou retangulares, a menos que você saiba cortar ladrilhos em curva; se soubesse, você provavelmente não estaria lendo este artigo, não é mesmo?

  1. Um desenho ajuda muito, pois permite a você criar um modelo de que goste e decidir quantos ladrilhos serão necessários e suas respectivas cores. O papel quadriculado é perfeito para ele, mas você pode usar um programa para desenhar. Visite uma loja de azulejos local e encontre aqueles de que mais gosta primeiro. Em seguida, crie o desenho. Você também precisará de algumas ferramentas e materiais que estão listados em outra seção do artigo.
  2. Remova o acabamento antigo ou pelo menos lixe-o. Pegue uma lixa áspera e remova bem o acabamento. O objetivo é criar uma superfície áspera sobre a qual a argamassa possa se prender. Não queremos um acabamento lisinho como na carpintaria. [1]
    • Caso não tenha uma lixa em casa, procure por uma lixa em bloco em uma loja de ferragens. Trata-se de uma espuma rígida coberta por vários graus de lixa e funciona muito bem.
    • Se tiver uma lixa, enrole-a em um apagador velho para segurá-la melhor e poupar suas mãos. Um bloquinho de madeira também serve, mas o apagador é mais confortável.
  3. Se tiver rachaduras grandes ou se a mesa for feita de vários pedaços independentes, como no caso de uma mesa de piquenique, use um produto que cubra essas rachaduras, pois o movimento da madeira pode fazer os ladrilhos racharem. Esses produtos, no entanto, podem não estar disponíveis em pequenas quantidades. Uma opção é usar masonita com espessura de 3 a 6 mm. [2]
  4. Se não tiver uma serra adequada para o projeto, leve as medidas do móvel consigo para a loja de ferragens e peça para cortarem o material para você. [3]
  5. Coloque a masonita sobre a argamassa com o lado liso para baixo e aplique um pouco de pressão sobre toda a superfície. Um rolo de macarrão pode ser útil aqui. Limpe o excesso de argamassa das bordas da mesa.
  6. Este Passo permite a você fazer ajustes e ver como o resultado vai ficar. Usando uma régua e um lápis, trace uma linha para dividir a masonita pelo centro nos dois sentidos, de modo que você tenha quatro quadrados ou retângulos.
  7. dispor, cortar e fixar o azulejo. Desenvolva um projeto que não exija cortes se você não tiver experiência. Para tanto, você pode modificar o tamanho do ladrilho e a largura das linhas do rejunte. Dito isso, você aprende fazendo; portanto, se o projeto não permitir apenas azulejos inteiros, alugue uma serra. Muitas lojas de azulejos têm essas serras para alugar. Para esse projeto, assume-se que o layout é simétrico e segue ao longo das duas linhas desenhadas, não exigindo cortes. Um tutorial para o corte de azulejos está disponível aqui: Como Cortar Cerâmica.
  8. Para tanto, eles espalham a argamassa sobre uma pequena área do projeto e colocam os ladrilhos por cima. Tome cuidado para não aplicar argamassa sobre uma área tão grande a ponto dela secar antes de você ladrilhá-la. [4]
  9. Nessa técnica, você pega um pouco do produto, aplica-o à parte de trás de um ladrilho, como se estivesse passando manteiga, e o espalha por toda a área com uma talocha dentada. Pegue um pouco de argamassa com uma talocha regular e passe-a em um canto do azulejo. Use a talocha dentada para espalhar o produto sobre o azulejo e depois passe a talocha sobre ele de novo a 90°. O objetivo é cobrir a parte de trás do ladrilho de maneira lisa, uniforme e completa. A espessura é importante aqui. Cada azulejo deverá ter uma espessura consistente de argamassa para que a cobertura fique uniforme mais tarde, mas a camada não deve ficar tão fina a ponto de a adesão ser baixa. Use o bastante para que, quando tiver passado a talocha dentada duas vezes, você não consiga ver nada da parte de trás do azulejo, e a espessura total da argamassa seja a espessura dos entalhes mais cerca de 3 mm. [5]
  10. Usando um pouco de pressão, agite o ladrilho na horizontal para assentá-lo com firmeza na masonita. Essa abordagem tem dois benefícios: a argamassa não seca antes da hora, e você sempre pode ver as linhas que guiam a colocação dos azulejos.
  11. Para manter o espaçamento entre os azulejos uniforme, coloque três espaçadores ao mesmo tempo em que colocar o primeiro ladrilho. Esses pequenos sinais de + plásticos devem ficar no canto onde o azulejo encontra as duas linhas em cruz e nos cantos do azulejo ao longo das outras linhas. A linha deve passar pelo centro do espaçador. Se estiver usando um padrão sem junções de rejunte, alinhe as bordas do azulejo ao longo das linhas traçadas. [6]
  12. Trabalhe com os azulejos como descrito nos passos acima e coloque-os com firmeza, adicionando os espaçadores. Você pode não usar os espaçadores, mas eles facilitam a vida e tornam as junções de rejunte bem mais precisas. Ao chegar nas bordas da mesa, remova toda a argamassa delas para que o espaço para a moldura fique limpo.
  13. Antes de começar, deixe os azulejos assentarem. As instruções da argamassa dirão a você por quanto tempo. [7]
  14. Trata-se de um pedaço de madeira plano com cerca de 6 mm de espessura e largo o bastante (ou alto, se você preferir), para cobrir toda a borda da mesa e a espessura do azulejo. Por exemplo, se o azulejo tiver 9,5 mm de espessura e a mesa, 38 mm, você precisará de uma tira de 48 mm de largura. Tudo bem se for mais fácil usar uma peça de 5 cm; deixe o excesso se projetar abaixo da parte inferior do tampo da mesa.
  15. O método mais preciso é esquadrinhar os cantos, como em um quadro. Para tanto, você precisa de um serrote e de uma caixa de esquadria. Como esse processo pode ser complicado e frustrante, vamos usar um método mais fácil. [8]
  16. Marque a medida com cuidado na moldura. Pegue a peça marcada e segure-a ao longo da borda curta da mesa, com a ponta rente à lateral. A marca feita deve ter pelo menos a espessura da moldura passando da outra borda da mesa. Ela pode ser mais longa que isso, mas não mais curta. Corte a moldura com cuidado. Comece a colocar um dos pregos de acabamento a cerca de 2,5 cm do final da moldura, no centro dela, mas baixo o bastante para não atingir o azulejo. Segure a moldura ao longo da borda curta da mesa para que a parte de cima dela fique nivelada com a parte de cima do ladrilho. Use fita crepe para prender a moldura no lugar e enfie o prego até a metade.
  17. Acrescente outro prego no centro dela, enfiando-o até a metade. Verifique o alinhamento e coloque um terceiro prego na outra ponta da moldura. Se tudo estiver nivelado, enfie os pregos até o final. Martele com cuidado para não marcar a moldura. Acrescente mais pregos até que o espaçamento entre eles seja de cerca de 15 cm. Fique de olho no padrão ao avançar. Usando o punção, enfie os pregos um pouco abaixo da superfície da moldura. Você vai cobri-los com massa para madeira mais tarde.
  18. Encaixe o final da moldura naquela que sai da borda da mesa. Segure-o no lugar (novamente, você pode usar fita crepe) e meça de modo que a moldura saia da mesma maneira na outra borda. Marque a moldura e corte com cuidado. Lembre-se de que ela pode ficar um pouco longa demais, mas não um pouco curta demais. Com cuidado, corte a moldura, coloque um prego e prenda-a ao lado longo da mesa como nos passos anteriores. Repita com os dois lados restantes.
  19. A fita vai proteger a moldura durante o processo de aplicação do rejunte, e não deve interferir com a área de rejunte, ficando exatamente alinhada com a parte interna da moldura. Dobre o excesso do lado externo da moldura.
  20. O passo número um é remover os espaçadores, pois eles podem grudar. Nesse caso, use um objeto pontudo e afiado como um alfinete ou uma faca para pegá-los e soltá-los. Você pode guardá-los para projetos futuros.
  21. Consulte o vendedor de azulejos para obter recomendações específicas. É possível arranhar um azulejo brilhante com um rejunte arenoso, portanto escolha com sabedoria. Além disso, o rejunte desse tipo pode arranhar a moldura ou manchá-la, por isso é necessário o tratamento com fita crepe no passo anterior.
  22. Se ele estiver molhado demais, terá menos força. Caso esteja muito seco, não será possível aplicá-lo nos espaços. Quando o rejunte estiver com a consistência correta, use a talocha para passar uma boa quantidade na superfície do azulejo e aplique nas junções com um rodo ou uma desempenadeira. Faça uma pressão uniforme e movimentos constantes para preencher as junções completamente. Tire o excesso com o rodo. [9]
  23. Cuidado para não usar uma esponja molhada demais, pois ela vai tirar muito rejunte. A maioria dos ladrilhos tem bordas mais baixas do que o nível da superfície. Mantenha o rejunte nesse nível para que ele fique um pouco abaixo da superfície do ladrilho. [10]
  24. Depois de cerca de 15 minutos, pegue a esponja úmida (não encharcada) e, com movimentos circulares, comece a limpar a superfície do azulejo. É aqui que você pode dar um pouco de personalidade à junção pela maneira como a alisa. Aplique um pouco mais de pressão ao longo da junta para deixá-la mais côncava e colocá-la no nível desejado em relação ao azulejo.
  25. Se você vir o rejunte saindo bastante quando passar a esponja, dê mais cinco minutos a ele. Esse pode ser o estágio mais entediante, já que parece haver uma quantidade infinita de resíduo. O objetivo é deixar as linhas do rejunte no local desejado e remover a maior parte dele e da névoa que ele deixa no azulejo.
  26. Use uma toalha seca entre as limpezas com a esponja para remover a névoa. Nota: o rejunte terá instruções a respeito do tempo necessário, portanto siga as indicações dele para obter os melhores resultados.
  27. Com sua nova superfície de ladrilhos e junções de rejunte fresquinhas, é hora de selar as uniões. Você pode experimentar de tudo, desde encharcar toda a superfície e espalhar o selante com um pincel de esponja descartável até aplicá-lo com cuidado apenas no rejunte em si. A técnica vai depender de como você quer prosseguir. Se precisar selar o ladrilho e o rejunte, faça o ladrilho primeiro para não correr o risco de manchá-lo com o selante para rejunte. Não é bem uma mancha e sim uma diferença na cor, já que você terá selado a pequena porção ao redor da junção antes do resto do azulejo, e pode ser difícil revertê-la. [11]
  28. Deixe secar durante a noite.
  29. Remova a fita crepe e aplique um tratamento reverso ao tampo da mesa. Proteja o rejunte e o ladrilho do acabamento aplicado à moldura. Passe fita ao longo da borda, entre o rejunte e a moldura, de modo que o primeiro não apareça. Nos cantos da mesa, use uma faca ou um estilete para que a borda fique reta. Com cuidado, aplique o stain na moldura e deixe secar.
  30. Você deverá ter uma bela junta quadrada sem excesso de material. Caso haja um pouco de excesso, lixe-o com cuidado usando uma lixa fina como a de grão 100.
  31. Usando uma espátula, limpe o excesso. Algumas massas são à base de água e podem ser limpas com uma toalha de papel úmida. Não use água demais, como no caso da limpeza do rejunte. Lixe usando uma lixa de grão 200 ou palha de aço fina. Limpe a moldura com uma toalha de papel um pouco úmida e deixe secar.
  32. Ele poupa o passo de aplicar o acabamento transparente sobre o stain. Caso vá deixar a mesa do lado de fora, não faça isso. Você também pode apenas usar uma cera não automotiva de boa qualidade sobre o stain, ou um acabamento com um óleo como o de linhaça. Depende da aparência desejada e de onde a mesa será usada.
  33. A nova mesa com ladrilhos está pronta para sua grande estreia. Coloque petiscos e bebidas sobre ela, convide alguns amigos e mostre seu trabalho. Afinal, é a satisfação de ver um trabalho bem-feito sendo admirado que conta, não é?
  34. Lembre-se apenas de que nada pousa no azulejo como em uma mesa de madeira, portanto os copos quase sempre vão se quebrar; um pequeno preço a ser pago por uma bela mesa ladrilhada.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode usar um adesivo de construção como prego líquido no lugar dos pregos de acabamento. Ele não exige que você coloque os pregos no lugar e os encha com massa para madeira, mas demora um pouco mais para assentar. Caso decida usar essa abordagem, aplique o adesivo à borda da mesa e empurre a moldura para cima dele. Nivele a moldura e segure-a no lugar com a fita crepe até que o adesivo seque. Ele faz um pouco de bagunça, portanto mantenha-o longe da pele e das roupas. Remova também o excesso da junção do rejunte usando um prego.
Publicidade

Avisos

  • Você vai trabalhar com materiais que podem cortar você e causar queimaduras químicas. Siga todas as precauções do rótulo do produto e use proteções para os olhos e as mãos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Talocha dentada para espalhar a argamassa.
  • Talocha comum.
  • Uma boa esponja para trabalhar com o rejunte.
  • Desempenadeira ou rodo.
  • Lixa de grãos 60, 100 e 200.
  • Argamassa para azulejos.
  • Masonita.
  • Rejunte de cor complementar ao azulejo.
  • Ladrilhos.
  • Espaçadores.
  • Moldura para a borda da mesa.
  • Selante para rejunte.
  • Selante para azulejos (talvez; depende do ladrilho).
  • 2 a 3 pincéis de esponja descartáveis com 2,5 a 5 cm de largura.
  • Stain para a moldura.
  • Acabamento transparente para a moldura.
  • Fita crepe.
  • Lápis.
  • Régua.
  • Fita métrica.
  • Pano para forrar.
  • Rolo de macarrão.
  • Martelo pequeno e pregos para acabamento com cerca de 2,5 a 4 cm de comprimento.
  • Punção para pregos.
  • Massa para madeira.
  • Serrote de mão pequeno com corte fino.
  • Óculos de proteção.
  • Luvas de borracha para trabalhos pesados.
  • Adesivo de construção (prego líquido, por exemplo, mas é opcional).
  • Um design para os ladrilhos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 249 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade