Baixe em PDF Baixe em PDF

É preciso aceitar os fatos: as crianças são bagunceiras e as cadeirinhas de passeio normalmente pagam o pato. Quando o pequeno cospe, derruba comida ou faz sujeira de qualquer outro modo, é importante tirar a cadeirinha do carro e lavá-la completamente. O processo de limpeza normalmente envolve bastante esforço manual e conhecimentos para desmontar e remontar a cadeirinha. Abaixo você encontrará informações mais detalhadas sobre como cuidar da cadeirinha e mantê-la limpa e segura.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se para uma limpeza completa

Baixe em PDF
  1. A menos que tenha uma cadeirinha extra, é importante deixar para limpar o assento do seu filho quando souber que não vai utilizá-lo por um tempo. Desde que a cadeirinha não esteja suja demais a ponto de precisar de limpeza imediata, espere até conseguir ficar sem utilizá-la por pelo menos algumas horas. Uma hora ideal para a limpeza pode ser depois de colocar o pequeno para dormir à noite.
    • Se estiver lidando com vômito, fezes ou alguma outra coisa, uma limpeza imediata e localizada é provavelmente o melhor meio de salvar a cadeirinha. [1]
  2. Pegue lenços umedecidos ou um pano de limpeza úmido para remover as sujeiras mais óbvias, incluindo as gosmas e outros resíduos do tipo (vamos deixar os detalhes para sua imaginação). [2]
    • Limpar os resíduos o quanto antes facilitará o restante do processo.
  3. Retire todos os encaixes e tire o assento do carro para poder lavá-lo completamente sem precisar fazer uma lambança no carro todo. Além disso, você conseguirá alcançar partes mais escondidas da cadeirinha com mais facilidade. [3]
    • Preste atenção em tudo que faz para tirar a cadeirinha do carro. Grave os passos para poder revertê-los e reinstalar a cadeirinha. Se necessário, tire fotos.
  4. Pegue uma escovinha para retirar as migalhas e outros detritos da cadeirinha e chacoalhe-a para remover o restante. [4]
    • Se tiver um aspirador de pó portátil com escovinha na ponta, use-o para aspirar os detritos extras que possam ter ficado presos.
  5. A maioria das cadeirinhas de passeio infantis tem capas de tecido removíveis. Consulte o manual de cadeirinha para saber como tirá-la; se não tiver mais o manual, tente começar de cima, soltando clipes e encaixes até remover completamente a capa.
    • Depois de removida a capa, retire também os cintos e as alças. Tente memorizar a localização de cada um dos acessórios para saber onde colocá-los de volta, principalmente se não tiver um manual em mãos. Pode ser uma boa ideia tirar uma foto para não esquecer nada.
    • Por segurança, os cintos e as fivelas precisam de cuidados especiais e de muita cautela. Clique aqui para mais informações e, sempre que possível, consulte o manual da cadeirinha. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Lavando a capa e a cadeirinha em si

Baixe em PDF
  1. Depois de removida a capa, esfregue um pouco de detergente neutro nas manchas e nos pontos visíveis, fazendo movimentos circulares. [6]
    • Se a cadeirinha não tiver uma capa removível, tente limpar as manchas com uma esponja e um pouco de sabão, esfregando até que tudo fique limpo.
  2. Confira o manual ou a etiqueta da capa para instruções específicas, mas no geral, use um ciclo suave da máquina com sabão neutro. Como a pele de seu filho entrará em contato com o tecido, é importante enxaguá-lo bem para evitar irritações. [7]
    • No geral, as capas de algodão podem ser lavadas em temperaturas de até 60 °C; se a capa for de tecido sintético ou tiver cores escuras, lave-a em no máximo 40 °C.
    • Se não for possível retirar a capa para lavagem na máquina, vai ser preciso lavá-la à mão com uma esponja e um sabão neutro.
  3. Depois de lavar a capa, é importante lembrar-se de lavar também as partes de plástico e metal da cadeirinha com um pano úmido ou uma esponja. Esfregue com sabão neutro para retirar todas as sujeiras e enxágue bem com água corrente. Se desejar, borrife um pouco de desinfetante. [8]
    • Agora é a hora de liberar algumas de suas frustrações. Desde que não use uma buchinha abrasiva ou um produto forte, sinta-se livre para esfregar bem e com força. Enxágue com uma mangueira de jardinagem, se quiser.
    • Incline a cadeirinha nas mais diversas direções após o enxágue para evitar o acúmulo de água em qualquer uma das partes.
  4. A lavagem na máquina ou com produtos fortes pode acabar prejudicando a segurança dos cintos, tornando-os ineficazes com o tempo. [9]
    • Siga as instruções do manual à risca e clique aqui para dicas sobre a limpeza segura do cinto e das fivelas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Lavando os cintos e as fivelas

Baixe em PDF
  1. A maioria dos fabricantes de cadeirinhas de passeio recomendam que não se coloque os cintos para lavar na máquina e que eles não sejam lavados com produtos muito fortes. Uma limpeza superficial com um paninho e água morna normalmente é o ideal. [10]
    • Por mais que cuidados delicados pareçam estranhos para os cintos de segurança capazes de resistir a acidentes automobilísticos, a preocupação tem a ver com o fato das limpezas fortes e químicas enfraquecerem a resistência do material do cinto, mesmo que ele ainda pareça forte. Isso pode ser muito problemático em caso de um acidente.
  2. Concentre-se em limpar as manchas superficiais e ignore as mais profundas. Use um sabonete líquido neutro, se necessário.
    • Se os cintos estiverem sujos a ponto de não poderem mais ser utilizados, substitua-os imediatamente. Entre em contato com o fabricante e veja se é possível comprar apenas novos cintos. Se não for possível, troque a cadeirinha inteira. [11]
  3. Normalmente de plástico ou metal, as fivelas podem ser lavadas de modo mais vigoroso do que os cintos, mas que ainda devem sofrer o mínimo possível de desgaste na limpeza para que continuem funcionando quando forem necessárias.
    • Segure a fivela com firmeza e mergulhe-a em um balde de água morna. Chacoalhe-a para soltar os resíduos e esfregue com um paninho macio e água; se necessário, use um sabonete líquido neutro. [12]
  4. O ar, a luz do sol e o tempo são as suas melhores armas na hora de se remover odores dos cintos de segurança. Se não tiver tempo, ou sol, pelo menos deixe os cintos secarem naturalmente por algumas horas. [13]
    • Nunca coloque os cintos na secadora ou use um secador de cabelos para acelerar a secagem, pois o calor pode prejudicar a resistência deles.
    • Verifique se a parte interna das fivelas está seca para prevenir a formação de ferrugem.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Secando e montando a cadeirinha

Baixe em PDF
  1. Se a capa é removível, leve-a à secadora (caso a etiqueta indique que é seguro) ou deixe-a secar no varal. [14]
    • Coloque a superfície de plástico para secar no sol. Depois de enxaguar tudo, deixe a base da cadeirinha secar naturalmente em um varal. Se precisa acelerar o processo, seque-a com um pano seco, mas ainda deixe-a secar naturalmente por um tempo.
    • Os cintos e as fivelas devem secar naturalmente sempre.
  2. Se não for possível remover a capa da cadeirinha, deixe-a inteira no sol por um dia para secar. Se o sol estiver fraco, deixe-a um pouco mais. ref> http://csftl.org/clean-my-car-seat/ </ref>
    • Experimente um spray desodorizante se necessário. Lembre-se sempre de que a pele da criança entrará em contato com a cadeirinha e que é importante tomar cuidado com os produtos aplicados na limpeza.
    • Não borrife nada nos cintos, por segurança.
  3. Depois de seca, recoloque a capa de tecido na base da cadeirinha. Consulte o manual de instruções ou as fotos que tirou, se necessário. [15]
    • Basicamente, é só reverter o processo utilizado para a retirada da capa. Se memorizou o processo ou tirou fotos, você provavelmente não terá dificuldades.
  4. Empurre os cintos de volta nos buracos adequados, na ordem certa, para reinstalá-los completamente e fazer com que a cadeirinha continue segura para a criança. Confira o manual de instruções se necessário. [16]
    • Tome cuidado para não torcer os cintos ao passá-los pelo assento, pois isso pode desgastá-los mais rapidamente, além de deixar a cadeirinha mais desconfortável para o pequeno. Em casos extremos, cintos torcidos podem não segurar a criança em uma colisão.
    • Caso esteja preocupado com a reinstalação, leve a cadeirinha até um profissional especializado para que ele verifique a segurança dos cintos.
    • Se estiver preocupado com a integridade de qualquer peça da cadeirinha, troque-a por inteiro. A segurança de seu filho vale o investimento.
    Publicidade

Dicas

  • Compre uma capa extra para a cadeirinha. É possível encontrar estampas e cores diferentes; além de agradar o pequeno, você protegerá o assento da sujeira. Em caso de acidentes com vômitos ou fezes, basta tirar a capa e lavar.
  • Se precisar usar a cadeirinha antes de ela secar completamente, use um aquecedor elétrico ou um ventilador para acelerar a secagem. Tome cuidado para não aquecer demais os cintos.
  • Os corpos de bombeiros podem ajudá-lo a checar a segurança da cadeirinha após a reinstalação. Procure um quartel e veja se alguém pode ajudá-lo.
Publicidade

Avisos

  • Sempre siga as instruções do fabricante, principalmente na hora de limpar e instalar os cintos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 038 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade