Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ficar perto de alguém que está de mau humor às vezes acaba com a sua paz. Você pode se sentir derrotado e esgotado, como se tivesse voltado da guerra, depois de passar um tempo com uma pessoa que está assim. Saber como lidar com alguém de mau humor ajuda a evitar danos emocionais e até físicos. Proteja-se, neutralize a situação e vá preparado para conseguir ajudar a pessoa a melhorar o humor e o relacionamento de vocês.
Passos
-
Tente não deixar o mau humor do outro contaminar você. Muitas vezes, uma pessoa de mau humor vai deixar sua marca em quem estiver por perto. Geralmente, essa marca é deixar os outros de mau humor também. Pessoas que são próximas muitas vezes imitam o comportamento uma das outras, o que pode fazer você ficar irritado também. Procure fazer o seu melhor para evitar que esse clima afete o seu humor.
- Um dos jeitos mais fáceis de não deixar que alguém controle o seu humor é simplesmente ficar longe. Talvez você tenha que sair do mesmo ambiente que a pessoa para fazer isso, mas esse é o melhor jeito. [1] X Fonte de pesquisa
- É difícil sair de perto se a pessoa mora com você, como sua mãe ou o seu parceiro. Nesse caso, procure um "lugar seguro" na casa ou em uma praça próxima para poder ficar longe da pessoa.
- Você também pode fazer uma atividade que ajude a liberar a negatividade, como uma caminhada longa ou uma aula de yoga.
-
Tente não levar para o pessoal. É bem capaz que você não seja o motivo que deixou a pessoa de mau humor. Porém, se você levar para o pessoal, as chances da situação piorar serão bem maiores. Não presuma que o mau humor do outro é por sua causa. Se quiser perguntar o motivo, faça isso sem acusar ninguém de nada.
- Pergunte se a pessoa quer falar do motivo de estar mau humorada. Ouça, caso ela queira falar, e tente não ficar chateado se ela disser que tem a ver com você. Se a pessoa se recusar a falar, deixe para lá.
- Por exemplo, seu chefe pode perder a paciência com você porque está sendo pressionado pelo superior dele. Você pode perguntar "Posso fazer alguma coisa para ajudar?" Caso contrário, dê espaço até ele se acalmar.
-
Saia da situação, se precisar. Às vezes, você só precisa de um pouco de distância da situação. Se você estiver sempre perto de alguém, é muito fácil absorver a energia dele. Você não tem que deixar alguém descontar o mau humor em você. Mesmo se for seu marido ou sua esposa, você não precisa suportar esse tipo de coisa. Saia da situação se o comportamento da pessoa estiver fora de controle ou se você não estiver mais conseguindo lidar com ele.
- Você pode dizer “Eu percebi que você está chateado com alguma coisa e eu sinto muito, mas preciso sair para respirar.” [2] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que você pode escolher o quanto se envolve em algo e, às vezes, é melhor só ignorar a pessoa.
-
Faça da sua segurança sua prioridade. Você não deve proteger só a sua integridade física, como a sua saúde mental também. Estar perto de alguém que está sempre de mau humor pode afetar o seu bem-estar. Considere fazer uma mudança se o humor da pessoa está fazendo mal para você. [3] X Fonte de pesquisa
- Se o mau humor desta pessoa está afetando você, isso pode causar problemas na sua saúde física. Se for o caso, talvez seja melhor para você sair dessa situação.
-
Coloque limites. Não se deixe ser o bode expiatório do mau humor dos outros. Você não tem que suportar esse tipo de coisa para ser um bom amigo, um bom parceiro ou um bom funcionário. Sentir a raiva das outras pessoas vai afetar você com o passar do tempo. Proteja-se decidindo não aguentar mais este tipo de coisa.
- Você pode dizer “Eu me importo com você e sinto muito que você esteja de mau humor. Eu quero ajudar, mas não vou mais ser seu saco de pancadas.” Se a pessoa não entender, talvez você não deva passar muito tempo com ela. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
1Valide o que o outro está sentindo. Não tente diminuir o que a pessoa sente e nem diga para ela “deixar para lá”. Isso só a deixará ainda mais chateada. Procure validar o que ela está sentindo em vez de fazer pouco caso.
- Experimente dizer algo como “Eu percebi que você está chateado. O que está acontecendo?”
-
Não confronte a pessoa. A última coisa que alguém que está de mau humor precisa é de alguém a confrontando. Em vez de ajudar, isso só vai colocar mais lenha na fogueira. Se precisar mesmo saber qual é problema, faça isso de um jeito cuidadoso.
- Digamos que seu amigo passou a semana inteira com mau humor. Em vez de falar “Por que você está desse jeito?” diga “Eu quero muito entender o que está acontecendo.” Esse tipo de frase não soa como um ataque pessoal. Talvez ele continue não querendo falar sobre o assunto, mas o que você disse não vai piorar as coisas.
-
Use elogios. Ouvir coisas bacanas sobre si mesmo quase sempre melhora o humor na mesma hora. Dizer alguma coisa legal sobre a pessoa que está de mau humor pode tirá-la dessa situação ruim. Além disso, um elogio pode aproximar vocês dois neste momento chato.
- Você pode agradecer a pessoa por ajudar você ontem ou elogiar o visual dela para que ela se sinta mais feliz. Esse gesto bacana talvez a tire desse mau humor. [5] X Fonte de pesquisa
- Diga para o seu parceiro "Eu fiquei muito contente que você veio comigo no evento de ontem à noite. Eu sei que você está preocupado com o prazo de entrega do seu trabalho que está chegando. Significa muito para mim que você tenha tirado um tempo para me apoiar no meu trabalho."
- Você também pode convidar a pessoa para fazer alguma coisa que ela gosta, como passear ou jogar algum jogo.
-
Use humor. Talvez você consiga acabar com o mau humor procurando se divertir com ele. O tipo de humor que você deve usar depende da personalidade da pessoa. Se, por acaso, você achar que usar humor não vai dar muito certo com essa pessoa, então é melhor não tentar.
- Por exemplo, se o seu colega de trabalho tiver um acesso de raiva depois de um feedback negativo, talvez não seja uma boa ideia dizer "Quem deu um chifre em você?" brincando. Porém, se ele derrubar café em uma pasta e ficou bravo, talvez dizer "Parabéns, você está com a mesma coordenação motora que o seu filho de cinco anos!" o faça dar um sorriso.
-
Procure a causa por trás do mau humor. Às vezes, o que parece ser o motivo do mau humor não é o que realmente está acontecendo. Afaste-se e tente olhar a situação como um todo para encontrar qual é o problema de verdade.
- Talvez a pessoa esteja com dor de cabeça, está com problemas em casa, não conseguiu dormir à noite ou acabou de descobrir que tem um problema de saúde. Esses problemas podem contribuir para o mau humor que você está presenciando. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Entenda que isso não é para sempre. Felizmente, o mau humor é algo que vem e vai. Lembre-se disso quando for lidar com alguém que está de mau humor. Saber que há uma luz no fim do túnel pode ajudar você a superar essa situação. [7] X Fonte de pesquisa
-
Faça um plano antes de ir falar com a pessoa. Você provavelmente já conhece essa pessoa bem o suficiente para saber como lidar com ela quando ela está de mau humor. Você sabe que ela prefere que você tente entender em vez de dar conselho. O melhor que você pode fazer é já ir preparado e sabendo o que funciona e o que não funciona.
- Evite usar métodos que só são benéficos para você. Em vez de procurar resultados no curto prazo que vão ajudar você, prefira o que vai durar mais tempo. Se não fizer isso, o mau humor vai voltar mais cedo ou mais tarde. [8] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte como você pode ajudar. Às vezes, a tática mais simples é perguntar o que você pode fazer. Se você fez alguma coisa em uma outra oportunidade e deu certo, tente fazê-la de novo. Se não souber direito se vai ajudar ou não, prepare-se para o caso das coisas piorarem.
- Você pode dizer “Posso fazer alguma coisa para ajudar você agora?” Esse gesto legal às vezes é tudo o que precisa para a pessoa se sentir melhor. [9] X Fonte de pesquisa
- Deixe a pessoa dizer o que ela precisa de você ou se prefere ficar sozinha. Talvez ela só precise de um tempo para pensar e lidar com o que está sentindo.
- Se quiser ajudar a pessoa a se acalmar, pergunte algo como "Como você se sente sobre essa situação?" Estimule a pessoa a investigar o que está sentindo e pensando para que ela consiga se compreender melhor.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.scientificamerican.com/article/is-a-bad-mood-contagious/
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/melanie-curtin/10-easy-ways-to-deal-with-me-when-im-being-a-bitch_b_3676315.html
- ↑ http://living.thebump.com/handle-husband-taking-his-bad-mood-out-8946.html
- ↑ http://living.thebump.com/handle-husband-taking-his-bad-mood-out-8946.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/dreaming-freud/201703/how-handle-someone-in-bad-mood
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/melanie-curtin/10-easy-ways-to-deal-with-me-when-im-being-a-bitch_b_3676315.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/happiness-in-world/201306/how-manage-your-partners-bad-moods
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/happiness-in-world/201306/how-manage-your-partners-bad-moods
- ↑ http://www.uncommonhelp.me/articles/dealing-with-moody-people/
Publicidade