Baixe em PDF Baixe em PDF

Até irmãos que são amigos têm alguns arranca-rabos de vez em quando. É normal ficar frustrado e irritado quando isso acontece, ainda mais quando a tensão repercute em toda a família. Felizmente, você só precisa de um pouco de paciência e compreensão para aprender a ter uma relação positiva com todo mundo de casa!

Método 1
Método 1 de 4:

Evitando certos comportamentos

Baixe em PDF
  1. Ele não tem bola de cristal e decerto não vai saber quais comportamentos o irritam se você não disser nada. Chame-o para uma conversa em um momento tranquilo e, mais uma vez, peça a intervenção dos seus pais se a situação sair do controle. [1]
    • Você pode impor limites de espaço físico, como ter privacidade no seu quarto e com as suas coisas, e também emocionais, como querer o direito de ficar em paz de vez em quando.
    • Se o seu irmão tem uma série de apelidos engraçadinhos para você, pense em quais deles são ofensivos e peça para ele parar.
    • Você também pode pedir para os seus pais estarem presentes na hora dessa conversa para mostrar que a coisa é séria.
  2. Se você sabe que determinadas situações o fazem se comportar mal, fique longe delas a todo custo (de preferência, antes mesmo de elas começarem). Veja exemplos: [2]
    • Se o seu irmão é muito competitivo, não jogue cartas e nem faça apostas contra ele.
    • Dê um bom espaço se ele fica irritado quando está sob pressão, como na época de provas da escola ou faculdade.

    Dica: tente entender como o seu comportamento afeta a situação. Você pode acabar sendo uma influência positiva para o seu irmão se pedir desculpas e assumir a sua parte da responsabilidade.

  3. Isso é mais fácil na teoria, mas mantenha a calma quando o seu irmão fizer algo irritante para evitar que a situação piore. Respire fundo cinco vezes para pensar de cabeça clara, em vez de deixar as suas emoções tomarem conta. [3]
    • Conte devagar até dez antes de falar qualquer coisa. [4]
    • O corpo relaxa mais quando está sentado. Portanto, tente achar o assento mais próximo antes de perder as estribeiras. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Confrontando o problema de cara

Baixe em PDF
  1. Ter uma conversa franca e educada com outra pessoa é uma das melhores formas de entender o comportamento dela. Por mais que não haja um bom motivo por trás de toda a história, você pelo menos vai poder buscar uma maneira de resolver a situação. [6]
    • Por exemplo: imagine que está tentando ler, mas a sua irmã mais nova fica pulando na sua cama e gritando o seu nome; nesse caso, feche o livro e diga "Por que você está fazendo isso?".
    • Em alguns casos, um irmão tenta irritar o outro para chamar atenção. Não demonstre nenhuma reação exagerada à situação, ou você só vai reforçar a ideia de que o outro pode conseguir o que quer assim. É melhor tentar inclui-lo na sua atividade, seja qual for.
    • Pode ser também que o seu irmão fique irritadiço por estar nervoso ou com medo de algo. Dê um tempo para ele se acalmar e diga algo como "Parece que alguma coisa está te incomodando. Você quer falar sobre o assunto?". Talvez isso o faça se sentir melhor e alivie um pouco a sua relação.
  2. Nem todo jovem percebe que certos comportamentos são irritantes para os demais. É por isso que, dependendo do caso, você pode desabafar com o seu irmão sobre o que sente por causa dele. Quem sabe ele não entende e para? [7]
    • Por exemplo: imagine que está irritado porque o seu irmão não quer incluir você nas brincadeiras dele; diga "Eu fico muito magoado quando você me joga para escanteio. O que você sentiria se eu fizesse isso?".
    • Use uma linguagem clara e direta se o seu irmão é muito novo e não compreende tanto as coisas. Por exemplo: diga "Eu fico bravo quando você me interrompe durante o meu dever de casa" ou "Eu fico triste quando você me xinga".
    • Infelizmente, essas estratégias não garantem que o seu irmão vá parar de agir como age. Pode ser até que o comportamento dele piore de propósito!
  3. Talvez fique um pouco mais simples resolver a situação com o seu irmão depois que vocês conversarem. Os dois vão ter que fazer certas concessões em busca da paz, mas lembre-se de que todo mundo vai ficar mais aliviado em longo prazo! Veja dois exemplos: [8]
    • Imagine que o seu irmão está se comportando mal porque quer atenção, mas você precisa de silêncio para estudar; diga que você vai jogar uma hora daquele game de luta com ele se houver cooperação por um tempo.
    • Agora, imagine que o seu irmão vive pegando as suas coisas sem pedir permissão; diga a ele que você não se importa de emprestar quase nada, desde que ele peça antes.
  4. Não deixe a situação fugir do seu controle na hora de conversar com o seu irmão cara a cara. Pare imediatamente e afaste-se um pouco se você sentir que está ficando irritado e a ponto de explodir. [9]
    • Não parta para a violência se o seu irmão começar a mostrar sinais de agressividade. Mais uma vez, afaste-se e peça ajuda aos seus pais.

    Dica: fique atento aos sinais de que o seu irmão está de mau humor, como apresentar alterações no tom e no volume da voz, ficar com o rosto vermelho e afins.

    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Pedindo ajuda aos seus pais

Baixe em PDF
  1. A base de toda relação familiar saudável está no respeito, na atenção às responsabilidades e na obediência às regras da casa. Portanto, vai ser bem mais fácil resolver as situações chatas com o seu irmão se você tiver isso com os seus pais. [10]
    • Sempre converse com os seus pais sobre o que está acontecendo na escola ou faculdade e na sua vida pessoal. Até as coisas mais triviais já contam bastante.
    • Por exemplo: puxe assunto com a sua mãe na hora de fazer o lanche da tarde dizendo "Mãe, deixar eu te contar uma coisa engraçada que aconteceu na escola hoje... O professor de matemática tropeçou e derrubou uma xícara inteira de café na camiseta que ele estava usando. Ela era branquinha. Todo mundo riu, até ele!".
  2. Você não precisa recorrer a eles toda vez que houver qualquer discussão mínima, mas não tente segurar a barra sozinho se a situação sair do controle e ficar muito desagradável. Descreva tudo o que ocorreu com calma e não se deixe tomar pela emoção.
    • Seja específico. Não diga nada vago, como "O João estava agindo como criança". Diga "O João fica me interrompendo enquanto eu preciso estudar. A prova que eu tenho amanhã é muito importante".
    • Se você já tentou resolver a situação sozinho, explique o que fez e qual foi a reação do seu irmão. Por exemplo: diga "Eu disse várias vezes que tinha que terminar de estudar antes de jogar videogame com ele, mas ele não me deixa em paz".

    Dica: converse com os seus pais em um momento em que eles não estejam distraídos ou ocupados. Só assim eles vão ouvir com atenção e tomar as devidas providências.

  3. Os seus pais precisam explicar os tipos específicos de consequências a que vão submeter você e o seu irmão quando alguém agir como criança. Talvez isso já baste para inibir novos problemas partindo dele (já que ninguém gosta de ficar de castigo). [11]
    • Só não se esqueça de que esse castigo também vale para você!
  4. Às vezes, dois irmãos ficam irritados e frustrados porque são obrigados a passar muito tempo juntos. Talvez não dê para cada um ter o seu quarto, mas você ainda pode pedir para os seus pais designarem um espaço individual para as suas necessidades. Veja: [12]
    • Se você e o seu irmão dividem quarto, peça para os seus pais criarem um horário para cada um ficar nele sozinho. O mesmo vale para espaços de convivência, como a sala, a copa e afins.
    • Seus pais podem designar uma hora de controle da televisão para cada um durante o dia; nesse caso, dá até para você ficar no quarto enquanto o seu irmão vê TV!
  5. Dá para evitar inúmeros conflitos quando todo mundo está de acordo com a convivência. Peça para os seus pais marcarem essa reunião uma vez por semana ou por mês e, durante ela, aproveite para falar sobre os seus problemas de relacionamento com seu irmão (sem perder a calma, claro). [13]
    • Essas reuniões também podem acontecer em momentos de lazer em família, quando todo mundo estiver se divertido e mais tranquilo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Criando uma relação de amizade com o seu irmão

Baixe em PDF
  1. Pense em atividades em que dê para interagir e que ajudem a criar lembranças especiais e transforme-as em hábitos frequentes. Quanto mais próximos vocês forem, menos vão pegar no pé um do outro. [14]
    • Que tal vocês montarem quebra-cabeças, construírem maquetes ou cozinhar para os seus pais? Isso vai ensinar habilidades de cooperação, além de ser uma forma de gastar energia em algo positivo (em vez de discutir).
    • Se você e o seu irmão têm algum hobby em comum, pense em uma forma de transformar a ocasião em algo especial. Por exemplo: se gostam de andar de bicicleta, todo mundo pode sair junto de vez em quando pelas ciclofaixas dos parques da cidade; se gostam dos mesmos gêneros de filmes, podem fazer maratonas em casa; e assim por diante.
  2. Caso o seu irmão esteja pegando no seu pé porque quer atenção, talvez você só precise fazer isso para resolver o problema: dar atenção a ele. Mostre interesse pelo que ele está vivendo em casa e na escola ou faculdade, bem como nas amizades. Deixe claro que você sempre está disposto a ouvir. Por exemplo: [15]
    • Se você notar que o seu irmão está abatido, puxe-o para o canto e pergunte: "Você teve um dia difícil na escola? Quer falar sobre o que aconteceu?".
    • Se o seu irmão disser que está correndo algum tipo de risco, como sofrendo bullying na escola, aconselhe-o a falar com os seus pais ou outro adulto de confiança. Caso necessário, diga que vai estar ao lado dele na conversa.
  3. Todo relacionamento é uma via de mão dupla: assim como você se abriu para os desabafos do seu irmão, fale sobre a sua vida quando precisar de um ouvido amigo. Conte detalhes sobre os seus amigos, hobbies, atividades que mais gosta de fazer e assim por diante. [16]
    • Por exemplo: conte ao seu irmão sobre o seu crush na escola, mesmo que ninguém mais esteja sabendo.
    Publicidade

Dicas

  • Amigos vêm e vão, mas irmãos ficam na nossa vida para sempre. Por mais que às vezes seja difícil, tente se lembrar da importância dessa relação.
  • Não tente dar uma de pai para o seu irmão. Ele vai ficar com raiva e começar a guardar rancor. Converse com os seus pais se você ficar preocupado com algo.
  • Tenha paciência e lembre-se de que os seus irmãos mais novos não são tão maduros quanto você. Eles decerto vão ficar menos irritantes conforme crescem.
Publicidade

Avisos

  • Não incomode os seus pais com cada probleminha que surgir, mas também não fique parado se as suas discussões com o seu irmão ficarem cada vez mais violentas (a ponto de haver trocas de socos).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 65 064 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade