Baixe em PDF Baixe em PDF

Você e a sua irmã ficam brigando o tempo todo? Saiba que existe uma solução. Ficar bem com ela é fundamental para criar uma relação forte e duradoura. Dê o seu melhor para que as interações sejam positivas, seja educado e gentil, trate-a como se fosse uma amiga, reconheça as virtudes dela e pense no que faz a sua irmã ser uma pessoa legal e interessante. Quando surgir um conflito, converse antes de brigar e discutir. Basta um pouco de esforço para fortalecer os laços com a sua maninha. Quando ela estiver brava com você, dê um tempo, peça desculpas e tente acalmá-la. Compre um presente para demonstrar o seu arrependimento ou leve-a ao shopping. Caso você seja a pessoa chateada, fale o que está sentindo. Converse de uma maneira tranquila. Não deu certo? Peça o conselho de uma pessoa confiável. Faça o máximo para ter uma boa relação com a sua irmã porque, além de ser parte da sua família, no fundo ela tem o mesmo sentimento que você nutre por ela.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Interagindo de um modo positivo com a sua irmã

Baixe em PDF
  1. Você quer ter um relacionamento legal com ela, não é mesmo? Mostre que você a apoia. Não fique com inveja das realizações da sua irmã e seja a pessoa que sempre a estimula para que ela se sinta valorizada e a relação de vocês fique cada vez mais forte. [1]
    • Quando ela for bem em algo, dê os parabéns com sinceridade. Ela tirou um 10 em uma prova difícil? Diga algo como: "Bom trabalho! Eu estou muito orgulhoso de você!" Ao apoiá-la mais, é provável que ela passe a fazer o mesmo por você.
    • É normal ficar com uma invejinha de vez em quando. Em alguns momentos, você pode ter o desejo de conquistar algo por si próprio. Porém, não é porque você tem um sentimento negativo que você deva agir de acordo com ele. Tente colocá-lo de lado e celebre de verdade as conquistas da sua maninha.
  2. Eles são essenciais para qualquer relacionamento saudável. É muito difícil manter uma relação positiva sem deixar os limites bem claros. Você é dono do seu próprio espaço físico e emocional. Quando a sua irmã se exceder, converse com ela e não fique com raiva. [2]
    • Ela está sendo irritante? Peça-lhe para parar. Os irmãos costumam demorar para entender os limites e esse pode ser o caso da sua maninha. Quando ocorrer a situação, lide com ela da forma correta.
    • Peça de um modo maduro para a sua irmã mudar a atitude. Não fale: "Dê o fora do meu quarto! Eu não a quero aqui!" Prefira dizer algo como: "Às vezes eu preciso ficar um tempo sozinho e eu não gosto que você entre aqui quando eu estou estudando." A sua irmã continua a encher o saco e não o trata com respeito? Converse com os seus pais. Uma alternativa é parar de falar com ela e se afastar por um tempo até que a sua maninha mostre respeito por você.
    • Talvez ela não compreenda que você está tentando definir alguns limites. Não fique com vergonha de pedir ajuda aos seus pais caso ela esteja se comportando mal.
  3. Uma maneira muito legal de melhorar a relação é trabalhar em equipe. Ajude-a com as tarefas domésticas dela e peça em troca uma mãozinha com as suas. O trabalho colaborativo reforça a união.
    • Façam as obrigações se tornarem uma atividade divertida para fortalecer o relacionamento. Lavar a louça é chato, não é? Cantem ou inventem uma música para passar o tempo mais rápido.
  4. Muitas pessoas acham que o bom relacionamento entre os irmãos é algo natural e que não exige esforço. Não a veja apenas como um membro da família, mas a considere como uma amiga. Muitos irmãos conseguem se tornar ótimos amigos. [3]
    • Como você lida com os colegas da escola? Você não os fica provocando ou atormentando, não é? Então não aja dessa forma com a sua maninha. Seja legal com ela do mesmo jeito que você é com os seus amigos.
    • Saia com ela às vezes. Não é porque a sua irmã é parte da sua família que você não possa ir a alguns lugares na companhia dela. Façam compras. Convide-a para andar de bicicleta. Joguem um jogo de tabuleiro. Essas interações criam uma relação positiva entre vocês dois.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando a forma de agir com a sua irmã

Baixe em PDF
  1. Esse sentimento aparece com frequência nos irmãos e é uma causa importante dos conflitos. Talvez a sua maninha seja muito elogiada pelos seus pais porque é uma pessoa estudiosa, por exemplo. Não fique com dor de cotovelo, mas sim a admire. [4]
    • Lembre-se das suas próprias qualidades. Por exemplo, a sua irmã leu toda a obra do Guimarães Rosa? Lembre-se de que você é um craque no futebol. Ela é joga vôlei muito bem? Não se abale com isso, porque você é ótimo em Química.
    • Todas as pessoas são únicas. Não faz sentido ficar se comparando com a sua irmã porque vocês são indivíduos diferentes. É normal vocês terem habilidades próprias.
  2. É uma boa ideia lembrar-se das qualidades positivas quando você estiver nervoso com ela. Não fique pensando em como ela o irrita, mas sim no que ela faz de legal. [5]
    • Durante o dia, faça uma pausa e demonstre a admiração que você tem pela sua irmã. Ela fez algo de que você gostou? Não deixe passar em branco.
    • Diga, por exemplo: "Clara, eu fiquei muito feliz com a mãozinha que você me deu com aquele trabalho de História."
    • Ao reconhecer com frequência as virtudes da sua irmã, você fica menos nervoso quando surge uma situação tensa, por conseguir ver que os pontos positivos superam os negativos.
  3. Talvez seja difícil se dar bem com a irmã enquanto vocês moram na casa dos pais, principalmente se os dois têm que dividir muitas coisas. É comum ficar chateado o tempo todo. Porém, pense um pouco sobre o futuro. Daqui alguns anos você não terá a presença da sua irmã todos os dias. Essa é uma maneira de aumentar a sua estima por ela. [6]
    • Muitos irmãos se tornam bons amigos quando ficam adultos. A situação pode até estar complicada agora, mas talvez ela vire a sua melhor amiga algum dia.
    • Lembre-se dessas coisas quando você estiver de saco cheio. Um único momento não é o suficiente para definir todo o relacionamento! Os aborrecimentos vão embora mais rápido quando se colocam as coisas em perspectiva.
  4. Às vezes é difícil ver as pessoas que moram com você como indivíduos. Talvez você pense na sua irmã apenas dentro do contexto da família. Você vê a sua maninha como "o gênio da família" ou "a artista"? Não se prenda a esses estereótipos. Esforce-se para pensar nela como uma pessoa. [7]
    • Quando você perceber que está criando um rótulo, pare. Questione a validade dessa imagem. A sua irmã se vê assim? Existe alguma coisa nela que não se encaixa no rótulo?
    • Concentre-se nos traços reais da personalidade dela. Você acha que ela é uma boa atleta, mas que não vai tão bem na escola? Por que ela tirou aquele notão na prova de Química, então?
  5. Passar um tempo com ela é algo fundamental para começar a estimá-la. A relação de vocês ficará mais forte se os dois fizerem certas atividades juntos. Dê um jeito de separar alguns momentos da semana para vocês.
    • Vá ao jogo da sua irmã depois da escola. Acompanhe-a na próxima aula de violão. Peça em troca para ela ir a um lugar com você. Por exemplo, convide-a para ver uma mostra de arte.
    • Façam atividades em casa também. Assistam a um filme juntos depois do almoço. Joguem videogame. Conversem sobre cinema, literatura e música.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Resolvendo os conflitos com a sua irmã

Baixe em PDF
  1. A pior coisa que você pode fazer durante uma briga é reagir sem refletir. A sua irmã o magoou? Pense um pouco antes de fazer qualquer coisa. Respire fundo e conte até dez. Dessa forma, você não explode com a sua maninha e não piora a situação. [8]
  2. Resolva os conflitos com uma conversa. Não fique gritando, porque isso não é se comunicar de verdade. Nunca parta para a violência física para não agravar o quadro. Você não quer correr o risco de machucá-la durante uma discussão. [9]
    • Diga que ela o magoou ou o chateou. Use uma linguagem clara e simples para falar do comportamento dela e não fique bravo.
    • Diga, por exemplo: "Não me belisque de novo porque dói." Falar uma frase assim funciona muito melhor do que gritar ou revidar.
  3. Há determinados assuntos que por si só provocam uma discussão. Talvez a sua irmã não goste de falar de certos temas na escola ou vocês discordam muito sobre algo. O melhor que você faz é evitar aquilo que apenas alimenta conflitos. Ninguém concorda 100% com outra pessoa. [10]
  4. Caso você esteja com dificuldade para resolver um problema com a sua maninha, fale com os seus pais. O que eles mais querem é que vocês se deem bem. Eles ficarão felizes em mediar o conflito. [11]
    • Não fale do problema de um modo negativo para que eles não pensem que você é quem está provocando ou sendo malvado. Mostre que você quer resolver a questão e não simplesmente que os seus pais fiquem do seu lado.
    • Diga, por exemplo: "Pai, eu tenho brigado muito com a minha irmã esses dias. O que eu posso falar para ela parar de entrar no meu quarto sem a minha permissão?"
    Publicidade

Dicas

  • Façam juntos as atividades de que ambos gostem e transformem esses momentos em algo especial.
  • Faça-a sorrir! O humor une as pessoas e diminui a tensão.
  • Caso ela pareça estar irritada, pergunte sobre o problema. Mostre que você se importa para fortalecer a relação.
  • Quando estiver começando uma briga, dê o fora. Talvez vocês precisem de um pouco de distância por um tempo.
  • Façam um bolo de chocolate juntos, afinal quem não gosta de um bolo? Vocês podem se divertir bastante na cozinha! Caso ela recuse, não se sinta mal, porque pode ser que ela simplesmente não esteja com vontade agora. Faça com outra pessoa e convide-a novamente outra hora.
  • Pergunte o que ela gosta de fazer e crie uma lista de atividades que vocês possam realizar juntos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 972 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade