Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pais tóxicos muitas vezes são egoístas, manipuladores e negligentes. Crescer perto deles pode ser bem difícil e leva tempo para se curar de tudo isso. A boa notícia é que você pode aprender a lidar com seus pais tóxicos para sentir-se melhor consigo mesmo. Não importa se você ainda mora com seus pais ou se já mora sozinho, é possível “gerenciar” seu relacionamento com eles desvencilhando-se deles emocionalmente e impondo limites. Além disso, você terá que lidar com suas emoções e aprender a cuidar de si mesmo.

Método 1
Método 1 de 4:

Desvincilhando-se emocionalmente dos seus pais

Baixe em PDF
  1. Seus pais tóxicos podem usar a culpa para manipular você a fazer o que eles querem. Entretanto, você não é responsável por fazê-los felizes. Não faça as coisas apenas para agradá-los ou sacrifique o que você quer para deixá-los felizes. [1]
    • Por exemplo, sua mãe pode esperar que você pare de fazer tudo o que você está fazendo para confortá-la quando ela estiver chateada. Não se sinta obrigado a fazer isso.
    • Você pode dizer "Eu preciso terminar minha lição de casa agora. Eu volto para conversar com você quando terminar" ou "Eu tenho minhas próprias responsabilidades, mãe. Eu posso parar por 10 minutos só."
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adam Dorsay, PsyD

    Psicólogo e Palestrante do TEDx
    O Dr. Adam Dorsay é um psicólogo atuante em San Jose, California. É um dos criadores do Project Reciprocity, um programa internacional localizado na matriz do Facebook, e é consultor da equipe de segurança da Digital Ocean. Sua especialidade é tratar adultos bem-sucedidos com problemas de relacionamento, estresse, ansiedade e infelicidade. Em 2016, ministrou uma famosa palestra TEDx sobre homens e emoções. O Dr. Dorsay possui formação em Terapia pela Santa Clara University e recebeu seu título de Doutor em Psicologia Clínica em 2008.
    Adam Dorsay, PsyD
    Psicólogo e Palestrante do TEDx

    Os filhos de pais tóxicos muitas vezes sacrificam suas próprias necessidades para agradar aos pais. Segundo Adam Dorsay, psicólogo licenciado: “Os filhos de pais tóxicos ou narcisistas muitas vezes tornam-se ótimos em discernir ‘O que minha mãe ou meu pai quer? O que eu faço para ela ou ele ficar satisfeito?’ Como resultado dessa vigilância, eles tendem a ter dificuldade de saber quem são e o que querem da vida.

  2. Mesmo que você queira que seus pais passem a tratar você melhor, ninguém tem o poder de mudar o outro. A única pessoa que você pode mudar é a si mesmo. Pare de tentar fazê-los mudar. Prefira focar no que você pode fazer para sentir-se melhor sobre esse relacionamento. [2]
    • Por exemplo, talvez seu desejo seja que seus pais não fiquem criticando você por não tirar nota 10 o tempo todo. Eles provavelmente não vão parar de fazer isso, então talvez seja melhor ignorar. Depois, converse com seu professor sobre o seu esforço na matéria e deixe ele dar um feedback positivo para você.
  3. Seus pais podem falar coisas ofensivas para você e é natural acreditar no que eles dizem. Só que, na verdade, essas palavras ruins que estão saindo da boca deles tem a ver com eles e não com você. Quando eles falarem algo ruim, lembre-se de que não é verdade. Diga algo bacana para você mesmo depois disso. [3]
    • Como exemplo, digamos que seu pai diga “Eu não acredito que eu tenho um filho preguiçoso desse jeito”. Mesmo que isso machuque, questione se o que ele disse é verdade ou não. Liste os motivos pelos quais isso não condiz com a realidade, como “Eu me esforço na escola”; “Eu mantenho meu quarto arrumado”; “Eu tenho um bom desempenho no trabalho” ou “Eu estou correndo atrás do meu objetivo”. Diga para si mesmo algo como “Eu sei que não sou preguiçoso porque eu estudo bastante”.

    Dica: caso você se pegue pensando na ofensa, tente ouvi-la com uma voz engraçada. Por exemplo, você pode repetir a ofensa fazendo uma voz fina e estridente. Isso deixará a frase boba e engraçada para ajudar você a vê-la como irrelevante.

  4. Seus pais tóxicos podem usar o que você contar contra você. Em vez de desabafar com eles, fale com alguém de confiança, como um amigo ou um parente. Só tome o cuidado de escolher alguém que não vai contar tudo o que disser para seus pais depois. [4]
    • Por exemplo, não conte a eles que está saindo com alguém ou que discutiu com um amigo de longa data.
  5. Se você mora com seus pais ou os vê nos feriados e fins de semana, as chances de ocorrer uma situação chata são grandes. Faça um plano para escapar disso antes que aconteça. Você pode inventar uma história, marcar outro compromisso ou encontrar algum lugar que possa ficar sozinho. [5]
    • Por exemplo, peça licença e vá ao banheiro, finja que está recebendo uma ligação ou uma mensagem importante ou diga que precisa ir a determinado lugar.
    • Você pode falar “Nossa! Esqueci que tenho que encontrar com o grupo do trabalho de ciências hoje. Preciso ir até a casa da Sara para não ganhar uma nota baixa”.
    • Se puder, peça para alguém ajudar você, como seu cônjuge, seu irmão ou um amigo. Use uma palavra combinada antes quando precisar sair da situação para que a outra pessoa crie uma desculpa.

    Dica: invente algumas frases para ajudar a encerrar uma conversa. Diga algo que valide o que seus pais parecem estar sentindo e depois saia. Você pode falar “Você está chateado, não é? Eu vou deixar você sozinho para não incomodar”; “Você está bem brava, então vou para o meu quarto” ou “Você está chateado, não é? Eu entendo. Vou pensar em algo que possa ajudar e depois conversamos”. [6]

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Estabelecendo limites

Baixe em PDF
  1. Reflita sobre o tipo de comportamento que irrita você. Depois, faça uma lista do que você não vai mais aceitar dos seus pais, que são seus limites. Por fim, defina claramente quais serão as consequências caso seus pais ultrapassem esses limites. [7]
    • Se você mora com eles, seus limites podem ser “Você não pode gritar comigo”; “Você não pode me xingar” e “Não pode me interromper enquanto estou estudando para me mandar fazer outra coisa”. Suas consequências podem ser não responder qualquer coisa que seja dita gritando, que colocará o fone de ouvido e sairá andando ou que vai trancar a porta do quarto enquanto estuda.
    • Se não mora mais com seus pais, você pode colocar limites como “Você não pode me ligar quando estiver bêbado”, “Você não pode usar palavrões para se referir a mim” e “Você não pode ficar na minha casa se estiver gritando”. As consequências podem ser desligar na cara do seu pai, parar de conversar com sua mãe por um tempo ou pedir que eles se retirem da sua casa.

    Dica: se os seus pais agridem você fisicamente, intimidam você a fazer as coisas ou se recusam a respeitar seus limites, o melhor a fazer é procurar alguém que possa ajudar. Por exemplo, conte tudo para um parente, um professor ou para sua vizinha, se vocês são próximos.

  2. Eles não tem como saber o que você espera deles se você não disser. Explique como você espera ser tratado e o que não vai tolerar deles. Depois, diga quais são as consequências de violar esses limites. [8]
    • Você pode dizer “Quando vocês gritam comigo, eu fico com medo de vocês. De agora em diante, eu não vou mais aceitar gritaria. Se vocês começarem a gritar, eu vou me trancar no quarto e colocar um fone de ouvido”.
  3. Seus pais provavelmente vão passar do limite em algum momento, pois mudar de comportamento não é algo fácil de se fazer. Quando isso acontecer, coloque as consequências que você avisou em prática. Isso vai mostrar a eles que você está falando sério. [9]
    • Por exemplo, se você disse para seu pai que ele não pode ligar para você quando estiver bêbado e ele ignorar seu pedido, desligue o telefone assim que perceber que ele está alcoolizado.
    • Da mesma forma, se você disse para a sua mãe que vai virar as costas e sair andando se ela começar a criticar as coisas que você faz, saia de perto dela assim que ela começar a ter esse comportamento.
  4. Mesmo que pareça impossível encontrar ajuda, eles não podem ser abusivos com você. Isso inclui tanto abusos verbais quanto físicos. Se eles ficarem bravos ou se recusarem a deixar você sozinho, vá para um local seguro e ligue para alguém de confiança. Se não tiver alguém para telefonar, conte o que aconteceu para um professor, alguém da secretaria da escola ou algum outro adulto de confiança que possa ajudar. [10]
    • Por exemplo, você pode se esconder no banheiro e ligar para a sua tia. Diga "Minha mãe está gritando muito e batendo com força na porta. Você pode vir me ajudar?".
    • Talvez a primeira pessoa com quem você fale não entenda a gravidade do problema. Se isso acontecer, ligue para outra pessoa.
  5. Às vezes é preciso sair de perto dos pais tóxicos para poder se sentir melhor. Não tenha medo de cortar relações com eles por um tempo, se precisar. Bloqueie o número e os perfis deles nas redes sociais. Dê-se tempo para relaxar e curar as feridas. [11]
    • Procure lugares onde você possa ir para ficar sozinho se ainda mora com seus pais. Por exemplo, você pode se esconder no banheiro ou montar um cantinho no armário com algumas almofadas. Se puder, marque de passar uns dias na casa de parentes ou de amigos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Lidando com seus sentimentos

Baixe em PDF
  1. Não tem problema algum ficar triste pelo que aconteceu e sentir que perdeu um relacionamento entre pais e filho saudável e normal. Deixe-se sentir o que vier, como raiva ou tristeza. Libere essas emoções do jeito que achar melhor, como chorando, escrevendo o que aconteceu ou desabafando com um amigo ou psicólogo. Isso vai ajudar você a começar a se sentir melhor. [12]
    • Não defina quanto tempo você pode ficar triste. Tire o tempo que precisar.
  2. seus pais quando estiver pronto. O perdão é para você, não para quem o magoou. Quando estiver pronto, reconheça que seus pais estavam errados, mas que eles são humanos e passíveis de errar. Aceite que não tem como mudar o passado e perdoe o que eles fizeram com você. [13]
    • Você pode dizer “Eu perdoo você pelas coisas que aconteceram. Espero que nosso relacionamento seja melhor daqui para frente”.
    • Você não precisa dizer que os perdoa caso não queira. Se preferir, escreva isso em uma carta e depois a destrua.

    Dica: perdoar alguém que fez mal para você pode parecer impossível, e não tem problema nenhum se você ainda não se sente pronto para fazer isso. Lembre-se de que o perdão não quer dizer que o que a pessoa fez deixa de ter importância ou que você não está mais magoado. É apenas uma forma de deixar os sentimentos ruins irem embora para que você possa seguir em frente.

  3. A terapia pode ajudar você a identificar o que está sentindo e aprender como botar essas coisas para fora. Ela ensinará estratégias mentais para melhorar sua vida e se relacionar com os outros. Além disso, o psicólogo ajudará você a aprender a lidar com seus pais de agora em diante. [14]
    • Procure um profissional que tenha experiência em lidar com dinâmicas familiares tóxicas.
    • Se você mora com seus pais, peça para ir a um psicólogo. Se eles disserem “não” ou estiver com medo de pedir, procure ajuda na escola.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando de si mesmo

Baixe em PDF
  1. para se sentir querido. Cuidar bem de si mesmo significa suprir suas necessidades e tratar-se bem. Para cuidar das suas necessidades, crie uma rotina para lembrar-se de praticar exercícios físicos, se alimentar bem e limpar o seu espaço. Além disso, faça coisas bacanas por você todos os dias, como comprar um café, tomar um banho quente ouvindo música ou assistir sua série preferida. [15]
    • Se você tem dificuldade de manter alguns hábitos de higiene, torne-os parte da sua rotina também. Pegue o costume de escovar os dentes depois de cada refeição e tomar banho antes de ir dormir. Também é bom lavar suas roupas sujas uma vez por semana. Isso pode ser difícil se estiver deprimido por conta da situação ou se seus pais não ensinaram essas coisas para você, mas as coisas podem melhorar.
  2. Lide com o estresse para não entrar em colapso. Ter pais tóxicos pode causar muito estresse. Faça uma lista de formas que você pode liberar o estresse e sentir-se melhor. Isso vai ajudar você a aproveitar melhor sua vida e evita um acúmulo de sentimentos ruins. Veja abaixo algumas formas de liberar o estresse: [16]
    • Meditar por 10 minutos.
    • Escrever em um diário.
    • Praticar exercícios físicos.
    • Brincar com seu bichinho de estimação.
    • Colorir um livro de ilustrações para adultos.
    • Fazer aromaterapia.
    • Fazer artesanato.
  3. As expectativas dos seus pais podem pesar nos seus ombros, mas você não tem que ser quem eles querem que você seja. Foque no que você valoriza na vida e defina as metas que você quer alcançar. Procure viver de acordo com esses valores e metas que criou para si mesmo. [17]
    • É normal crescer e mudar à medida que você vai ficando mais velho, então redefina seus objetivos com frequência para ter a certeza de que está contente com o caminho que está trilhando na vida.
    • Por exemplo, você pode decidir fazer uma graduação em uma área que realmente gosta em vez de fazer o que seus pais querem.
    • Seguindo o mesmo raciocínio, você pode decidir que não quer ter filhos mesmo que seus pais queiram netos.
  4. Procure um grupo de ajuda no seu bairro ou na sua cidade ou entre em um fórum na internet. Compartilhe experiências com pessoas que passaram por algo parecido ao que você passou e peça conselhos, se sentir essa vontade. Isso pode ajudá-lo a sentir-se melhor sobre a situação que está enfrentando. [18]
    • Só você sabe o que é melhor para você. Ouça ao que os outros tem a dizer, mas saiba que não tem problema algum escolher o que você acredita que é melhor para si mesmo.

    Dica: pode ser difícil conversar com pessoas que não passaram por esse tipo de coisa porque elas não entenderão como é. Elas podem dizer coisas como “Bem, ela ainda é sua mãe”. Não deixe que esse tipo de comentário faça você se sentir culpado por impor limites. Isso é um direito seu.

    Publicidade

Dicas

  • Não é sua culpa que seus pais são tóxicos e você não pode fazer nada para mudá-los. Porém, você pode se sentir melhor colocando seu foco na sua própria saúde mental.
  • Não tenha medo de dizer “não” para seus pais.
  • Se você ainda mora na casa dos seus pais, pode sentir que está preso nessa situação e que as coisas não vão melhorar, mas isso não é verdade. Você pode se desvencilhar, impor limites e cuidar de si mesmo para melhorar sua situação. As coisas vão melhorar sim!
Publicidade

Avisos

  • No geral, cortar o relacionamento com seus pais pode não ser a melhor opção. Porém, isso pode ser o melhor para você. Tome as decisões que você acredita que trarão felicidade para a sua vida. [19]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 406 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade