Baixe em PDF Baixe em PDF

Os Yorkshire terriers estão entre as raças pequenas mais populares. Eles são famosos por sua lealdade, bravura e espírito de aventura. Infelizmente, estão suscetíveis a doenças dentais por causa da anatomia da boca e da mandíbula. Os dentes deles costumam ficar comprimidos e apertados em uma mandíbula estreita, o que os deixa mais vulneráveis ao acúmulo de placa, à cárie e a doenças na gengiva. [1] Para manter os dentes do seu cãozinho limpos, você precisará treiná-lo para aceitar a escovação, escovar os dentes dele com regularidade e dar a ele alimentos e petiscos que ajudem a manter os dentes saudáveis.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando seu cãozinho para escovar os dentes

Baixe em PDF
  1. A chave para o sucesso na hora de escovar os dentes dessa raça é ir aos poucos. Comece devagar, usando apenas os dedos no começo. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Pippa Elliott, MRCVS

    Veterinária
    A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.
    Pippa Elliott, MRCVS
    Veterinária

    Pippa Elliott, veterinária, aconselha: "A limpeza dos dentes é tão importante que você deve acostumar o filhote desde o começo. Você agradecerá ter feito isso quando o cãozinho tiver os seus cinco ou seis anos de idade e não precisar de anestesia para fazer uma limpeza profissional".

  2. Essa etapa deve levar de dois a três dias. A chave é imitar o que vai acontecer quando você escovar os dentes do cão. Levante os lábios dele para alcançar todos os dentes. [3]
    • Mergulhe o dedo em algo de que o cachorro goste. Caldo de galinha, manteiga de amendoim e marinara tendem a ser escolhas populares.
    • Esfregue o dedo ao longo dos dentes e das gengivas do seu Yorkshire enquanto ele lambe seus dedos.
    • Após o primeiro dia, comece a mergulhar o dedo em pasta de dentes para cães de vez em quando. Alguns sabores populares de pasta incluem frango, carne e fígado. Escolha algo de que seu cachorro goste. Se ele não se interessar, experimente outro sabor.
    • Nunca use pasta de dentes humana para escovar os dentes do seu cãozinho. A pasta humana contém flúor, que é tóxico para os cães. [4]
  3. Para limpar de verdade os dentes do seu Yorkshire, você precisará abrir a boca dele e trabalhar dentro dela sem que o cão fique se contorcendo ou mordendo você. Isso requer prática e guloseimas deliciosas. O cachorro precisa associar a manipulação da boca a coisas positivas, portanto, deixe um petisco do qual ele goste por perto, como queijo ou salsichas. [5]
    • Se o cão se contorcer, agitar a cabeça ou tentar escapar durante os seguintes exercícios, segure o focinho dele com cuidado, porém com firmeza, até que ele pare. Quando ele parar, espere um segundo e solte o focinho.
    • A resistência do animal pode ser um sinal de que você está indo rápido demais. Volte para o passo anterior por alguns dias.
  4. O importante aqui é ir devagar. Você vai escovar os dentes do seu cão durante anos. Não se preocupe se precisar de três a cinco semanas para conseguir no começo.
    • Coloque uma das mãos embaixo do queixo do cachorro e a outra sobre o focinho dele, como se fosse abrir a boca do animal. Em vez disso, solte-o e dê um petisco. Repita de oito a dez vezes por sessão, algumas vezes por dia, durante dois ou três dias.
    • Com as mãos na mesma posição, levante o lábio superior do seu Yorkshire por dois segundos para expor os dentes dele. Solte, elogie e dê uma recompensa. Repita de oito a dez vezes por sessão, três ou mais vezes por dia, durante dois ou três dias.
    • Vá aos poucos aumentando o tempo que mantém o lábio do Yorkshire levantado. Ao longo de uma semana, avance para três segundos, cinco no dia seguinte, depois oito e assim por diante. Quando conseguir manter o lábio do cachorro levantado por dez segundos, siga para o próximo passo.
  5. Novamente, vá devagar, abrindo apenas um pouco a boca dele no começo e avançando nos outros dias. [6]
    • Com as mãos embaixo da mandíbula do cachorro e sobre o focinho dele, abra a boca dele em cerca de 2,5 cm, coloque o dedo dentro dela, solte e dê uma recompensa. Repita de oito a dez vezes.
    • Pratique o mesmo movimento três vezes por dia por um ou dois dias. Ao longo do tempo, procure abrir um pouco mais a boca do seu cão a cada vez, até que consiga ver os dentes de trás dele.
    • Atenção: não abra demais a boca do animal para não machucá-lo.
  6. Aumente a quantidade de tempo durante a qual consegue manter a boca do cãozinho aberta e passar o dedo ao longo dos dentes e das gengivas dele. Pratique de oito a dez vezes por sessão, em três sessões ao dia durante cinco a sete dias. Tente aumentar cada sessão em um segundo, mas sem forçar. Se o cachorro resistir, volte para um passo com o qual ele fique mais à vontade. [7]
    • Quando conseguir manter a boca do animal aberta por dez segundos, você já pode começar a escovar os dentes dele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escovando os dentes do seu Yorkshire

Baixe em PDF
  1. Escovar os dentes do animal regularmente é a maneira mais eficaz e mais importante de manter os dentes dele limpos e diminuir a chance de um problema na gengiva. Esse hábito também ajuda a manter o hálito dele fresco e a evitar que a placa se transforme em tártaro. Procure escovar os dentes do seu cachorro uma vez ao dia e pelo menos duas vezes por semana. [8]
  2. No começo, uma escova do tipo que se encaixa no dedo costuma ser mais bem-aceita pelos Yorkshires. Depois de cerca de uma semana com essa escova, troque para uma escova de dentes para raças pequenas, do tipo que tem três lados. [9]
    • Existem escovas de dentes para cães feitas especialmente para raças pequenas. Algumas têm até cabos ajustáveis que permitem alcançar lugares difíceis mais facilmente. Elas podem ser encontradas em boas pet shops.
    • Você pode usar lenços para limpeza dental se o cão não se acostumar com a escova. Esses lenços podem ser comprados na pet shop local.
    • Não use uma escova para humanos em seu Yorkshire. Essas escovas são muito duras e vão irritar as gengivas do seu cachorro.
  3. Coloque um pouquinho de pasta na escova do cachorro. Em seguida, ponha uma das mãos em cima do focinho do animal para levantar o lábio dele. Use a outra mão para escovar de leve as superfícies externas de alguns dentes em movimentos circulares. Pare após dois a três segundos e dê uma recompensa. [10]
    • Faça isso duas ou três vezes ao dia durante uma a duas semanas. Vá aumentando aos poucos o tempo que você passa escovando: três segundos, depois cinco, oito, dez e assim por diante.
    • Continue aumentando o tempo até que consiga escovar as superfícies externas de todos os dentes do Yorkshire.
  4. Agora que você consegue escovar a superfície exterior dos dentes do cãozinho, é hora de enfrentar as partes internas, o que significa abrir a boca do cachorro. Coloque uma das mãos sobre o focinho do animal e abra a boca dele com cuidado, como praticou antes. Escove apenas alguns dentes por dois a três segundos, solte, elogie e dê um petisco. Repita de três a cinco vezes por sessão. [11]
    • Pratique duas vezes por dia durante três a cinco dias, aumentando aos poucos a quantidade de tempo que você mantém a boca do animal aberta para cinco segundos.
    • Aumente também a quantidade de vezes que você limpa por sessão, até que consiga limpar as superfícies internas de todos os dentes do cachorro de uma só vez.
  5. Escove todos os dias em sessões curtas de cinco minutos. Faça o exterior dos dentes em um dia e o interior no outro.
  6. Brinque com ele ou dê uma guloseima para fazer com que o animal fique ansioso pela hora de escovar os dentes. [12]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo uma boa higiene oral

Baixe em PDF
  1. Alimentar o animal com rações mais duras em vez de comida enlatada pode diminuir bastante a formação do tártaro e da placa nos dentes dele. [13]
    • Qualquer comida seca é melhor do que os alimentos úmidos, mas consulte um veterinário para saber quais alimentos secos são feitos especificamente para diminuir a placa e o tártaro.
  2. Há uma variedade de alimentos que ajudam a remover o tártaro e a placa da boca do seu cãozinho.
  3. A comida humana, que costuma ser rica em açúcar, é muito ruim para os dentes do cachorro. [14]
  4. Mastigar brinquedos como courinhos, orelhas de porco, ossos e Nylabones ajuda a diminuir a placa nos dentes do animal e o mantém entretido. [15]
    • Lembre-se de que você precisará monitorar seu cachorro de perto quando der um brinquedo novo para ele; caso contrário, ele pode engasgar.
  5. Recomenda-se levar o Yorkshire para um check-up dental com um dentista veterinário profissional pelo menos uma vez por ano. O veterinário vai remover o tártaro que a escovação não conseguiu tirar. Caso queira aprender como raspar dos dentes do cachorro você mesmo, peça uma demonstração para o veterinário.
  6. Se seu Yorkshire desenvolver cárie, doença periodontal ou outro problema dentário grave, leve-o ao veterinário assim que possível. Preste atenção em sinais como: [16]
    • Dentes soltos;
    • Mau hálito;
    • Excesso de baba;
    • Gengivas inflamadas;
    • Sangramento das gengivas;
    • Perda de apetite;
    • Tumores na gengiva;
    • Cistos embaixo da língua.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 496 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade