Baixe em PDF Baixe em PDF

Neste artigo, o leitor saberá como melhorar a qualidade de qualquer vídeo, convertendo-os para um formato “HD”, ou seja, alta definição. Além disso, há instruções para ajuste de configurações da câmera do iPhone, iPad ou dispositivos Android para realizar a gravação de vídeos com boa imagem e som, na maior resolução possível.

Método 1
Método 1 de 4:

Utilizando o Handbrake para Windows ou macOS

Baixe em PDF
  1. Esse programa, completamente grátis, é um editor de vídeo muito prático que facilita a tarefa de melhorar a qualidade de um clipe de baixa resolução. Para obtê-lo, siga os passos abaixo:
    • Acesse esse endereço em um navegador de internet.
    • Clique no link “Download” correspondente ao seu sistema operacional.
    • Após baixar o instalador, clique duas vezes sobre ele.
    • Se usar um Mac, basta arrastar o ícone do HandBrake à pasta “Aplicativos”. No Windows, siga as instruções fornecidas para terminar a instalação.
  2. A opção estará no canto esquerdo superior do programa.
  3. Ele pode ser arrastado até o HandBrake — solte no campo "Or drop a file or folder here" (Ou solte um arquivo ou pasta aqui) —, ou então selecionado ao clicar em “Arquivo” e localizado de forma manual no computador. [1]
  4. As predefinições são conjuntos de configurações que podem ajustar a qualidade do vídeo, de modo que fique com a resolução adequada em alguns tipos de tela.
    • Por exemplo: para deixá-lo com a resolução 1080p (Full HD), escolha uma das opções com “HQ 1080p30”.
    • Quanto maior a qualidade, maior será o arquivo resultante. Se não precisar, não escolha uma resolução muito grande. [2]
    • Para realizar o ajuste fino da qualidade, clique na guia “Video” e mova o cursor deslizante de "Constant Quality" (Qualidade Constante) para a direita, aumentando-a, ou para a esquerda, reduzindo-a.
  5. Uma amostra rápida, já com os ajustes feitos na qualidade, será exibida.
  6. Não apenas você conseguirá melhorar a resolução, mas poderá se aproveitar de ferramentas, como “Sharpen” (Aumentar Nitidez) e “Deinterlace” (Desentrelaçar) para desfazer imperfeições da fonte. Assim que aplicar as mudanças, clique em “Preview” para analisar a nova qualidade visual.
  7. A barra “Save As” (Salvar Como”), mais ao fim do HandBrake, representa o campo em que ele será guardado após a conversão. Se estiver satisfeito com o diretório, deixe como está; do contrário, clique em “Browse” (Navegar) para definir outra pasta. De qualquer forma, lembre-se dela para que consiga encontrar o novo vídeo após o processo.
  8. O HandBrake começará a transformar o conteúdo original em um vídeo de alta qualidade, que será salvo na pasta que você definiu no passo anterior. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Utilizando um iPhone ou iPad

Baixe em PDF
  1. Antes de capturar um vídeo com um dispositivo iOS, ajuste a qualidade nas preferências do aplicativo “Câmera”; de preferência, opte por alta definição, ou seja, HD ou 4K, para que obtenha uma gravação de excelente qualidade desde o início. Veja como fazer isso: [4]
    • Abra o menu “Ajustes”.
    • Desça a tela e toque em “Câmera”.
    • Escolha “Gravação de vídeos”.
    • Opte por uma resolução alta. Por exemplo: para capturar o vídeo em “Ultra HD”, escolha “4K”.
  2. Quem já possui uma gravação em resolução menor do que a desejada poderá aplicar algumas melhoras através do iMovie. Acesse o aplicativo clicando no ícone roxo com uma estrela branca, que deve estar presente na tela inicial do Mac.
    • Se ele não estiver instalado, obtenha-o gratuitamente na App Store.
  3. Será exibida uma lista de arquivos de vídeo presentes no smartphone ou tablet.
  4. O menu de edição será aberto.
  5. Algumas resoluções serão exibidas.
  6. Ela será aplicada no vídeo a ser criado, que estará no app “Fotos”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Utilizando um dispositivo Android

Baixe em PDF
  1. Antes disso, confirme que as preferências da câmera estão definidas para que o formato seja o melhor possível. Os passos variam de acordo com o Android, e nem todos possuem suporte às mesmas resoluções, mas siga as instruções abaixo para verificar as preferências: [6]
    • Abra o app “Câmera”, que pode estar na tela inicial ou na lista de aplicativos.
    • Toque em “Configurações” ou qualquer opção associada a um ícone de uma engrenagem. Se não encontrar nenhum deles, procure por qualquer um que pareça dar acesso às preferências.
    • Determine qual câmera será usada: a câmera frontal ou traseira.
    • Escolha a maior resolução possível. Para gravar em “Ultra HD”, selecione “4K”.
  2. Há diversos programas gratuitos que fazem esse processo na Loja Play Store, mas com limitações — muitos não permitem que o usuário selecione resoluções mais altas, como 1080p (Full HD) ou 4K (Ultra HD). O “Video Format Factory”, da Keerby, é inicialmente gratuito, mas será necessário pagar R$ 13,99 e obter a versão paga para que o vídeo resultante tenha alta resolução.
    • Quando quiser converter um vídeo de qualidade menor para 720p (ou seja, apenas HD), você pode experimentar o “Video Transcoder”, que é gratuito e de código aberto. Obtenha-o aqui . [7]
  3. Dentro dele, use a opção “Adicionar” ou “Novo” para que você possa navegar e selecionar o vídeo que você gravou e que deverá ser convertido.
  4. Seja qual for o aplicativo usado, será preciso escolher o tamanho do arquivo resultante. Por exemplo: para aumentar a qualidade até 1080p (Full HD), você deverá escolher “1080p” ou “1920 x 1080”.
    • Caso o programa exija uma assinatura ou pagamento para realizar conversões em maiores definições, você poderá inserir seus dados de pagamento ou procurar outro aplicativo.
    • Lembre-se: quanto maior a resolução, maior o tamanho do vídeo resultante.
  5. Talvez você tenha que marcá-lo — indicado pelo sinal de “visto” ao lado — ou simplesmente tocar em “Converter” para que processo se inicie. Ao término, você obterá um vídeo com qualidade maior do que o inicial.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Melhorando a qualidade em qualquer editor de vídeo

Baixe em PDF
  1. Essa opção deverá estar disponível no menu “Filtros e Efeitos”, deixando a imagem mais “limpa” ao identificar e diminuir as arestas do vídeo. Caso existam opções relacionadas à nitidez, aumente essa configuração para obter melhor qualidade.
  2. Mais uma vez, acesse “Filtros e Efeitos” ou alguma seção do tipo; será possível remover artefatos de imagens, que aparecem devido à compressão, como granulação excessiva ou defeitos em arquivos analógicos. Experimente os filtros e aplique as edições para verificar quais resultados o agradam mais; não deve ser necessário fazer alterações muito drásticas.
  3. Isso significa que você pode realizar alterações no contraste, no brilho, na nitidez, no matiz e na saturação para equilibrar a luz, as sombras e as cores da gravação. A grande maioria dos aplicativos de edição de vídeo oferece ferramentas do tipo — mais uma vez, procure pelo menu “Efeitos e filtros” ou semelhante. Mexa em cada um separadamente e veja qual é a melhor combinação de acordo com sua opinião.
  4. Nesse processo, os “ruídos” analógicos — linhas, pontos, degradação de cor e diversos outros artefatos indesejados — podem ser minimizados ou até removidos. Procure por esse recurso no menu de efeitos e filtros do programa de edição.
  5. Ele age em gravações em que a câmera é tremida em excesso, como ao capturar material em movimento, enquanto anda ou corre, por exemplo. A ferramenta compensa a movimentação global através da mudança de quadros, corrigindo a “tremedeira”.
    • Se não houver esse recurso no software, você pode enviar a gravação para que a estabilização seja feita gratuitamente. Acesse este site .
  6. O entrelaçamento é um processo em que apenas metade das linhas horizontais da imagem são escaneadas e alternadas em cada quadro; já a varredura progressiva exibe todas as linhas, produzindo maior qualidade de imagem. Os ajustes a serem feitos para desentrelaçar variam de acordo com o formato da gravação. Eles podem estar disponíveis nos menus de filtros e efeitos, ou até como uma opção ao renderizar ou exportar o vídeo.
  7. Quase todo editor de vídeo apresenta essa ferramenta, que pode estar no menu “Filtros e efeitos”. Localize-a e aplique-a para otimizar a qualidade.
  8. Assim que considerar bom o visual da gravação, será hora de renderizar ou exportá-lo; a opção deverá estar no menu “Arquivo”. Assim que essa etapa se iniciar, você poderá determinar o formato do arquivo — recomenda-se optar pela extensão MP4 e pelo codec H.264.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 090 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade