PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu estilo é o mesmo há mais de cinco anos? Talvez seja hora de uma transformação. Com a maturidade vem a mudança de estilo, representando o estágio atual da vida, o que contribui para que você não pareça um velho adolescente, ou um jovem idoso. Por sorte, uma troca de roupas e atitudes não é tão difícil; na realidade pode ser muito divertido e recompensador.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo um novo estilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de mudar, saiba o que está legal e o que não está no seu visual atual.
    • Por que você se veste assim? O que você mais usa é jeans, tênis e camiseta só porque é simples e rápido de vestir? Nesse caso, você terá que encontrar um estilo tão simples quanto, que funcione para você.
    • Tentar forçar o que não combina com você, seus hábitos e sua atitude não dá certo. Pense bem no que quer e do que você precisa antes de começar.
  2. Assim que conseguir identificar as necessidades de seu estilo, comece a pensar no que as atende e representa o novo tipo de aparência que você quer ter.
    • Para ter uma ideia mais clara do objetivo, seja específico e descritivo ao máximo quando pensar no conceito da estética que quer adotar. Coisas como “clássico dark”, “hipster relax”, “retrô super colorido”, “punk contemporâneo”, etc.
    • Escolher uma musa inspiradora para ajudar a definir sua nova imagem pode ajudar, portanto veja quais são as pessoas (famosas ou não) que têm um estilo próximo ao que você quer incorporar.
  3. Além de pensar em como quer se vestir, considere também como você precisa se vestir. Pergunte-se:
    • Como é o seu ambiente de trabalho/estudo? Você pode usar qualquer roupa e acessório, ou há um código de vestimenta?
    • Como é sua roda social? Como seu visual complementará seu modo de viver? Eles têm alguma coisa a ver?
    • Onde você mora? Você quer se identificar com as pessoas de sua comunidade ou quer se destacar da multidão? Até que ponto você quer chegar? Qual é o tipo de clima na região em que vive? Seu novo estilo pode ser adaptado a essa realidade?
    • Qual é o seu orçamento? Seu objetivo deve ser realista, ou você vai acabar se frustrando e não conseguirá nada do que tinha em mente.
    • Quanto tempo você quer demorar para se arrumar? Se você é uma pessoa de natureza simples e descomplicada, escolher algo elaborado demais pode ser um tiro no pé, especialmente se não se adequar à sua rotina.
    • Não tenha medo de aspirar ter uma aparência – em outras palavras, não tenha medo de começar a se vestir como a pessoa que quer ser; ao mesmo tempo, seja realista e escolha algo que combine com a sua personalidade.
  4. Quando sua nova imagem estiver pronta, você deverá se livrar do que é velho. [1]
    • Faça uma varredura no armário e separe as peças que não se enquadram no modelo que você escolheu, que não servem mais, ou que simplesmente não lhe deixam mais bonito. Talvez você precise ligar para um amigo de confiança para ajudar a decidir quando ficar difícil.
    • Do mesmo modo com a maquiagem, faça uma busca detalhada para eliminar itens vencidos e o que não adiciona ao seu visual novo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Compondo um novo guarda-roupa

PDF download Baixe em PDF
  1. A base de qualquer look é a versatilidade e, apesar dela depender do estilo desejado, o básico de qualquer escolha inclui:
    • Camisas e camisetas lisas. Isso depende do seu gosto, suas camisas e camisetas básicas podem ser polo, social, etc. Qualquer que seja o tipo, elas serão o alicerce do seu estilo.
    • Calças pretas. Essenciais para qualquer armário, são a versatilidade em forma de roupa e podem ser usadas em qualquer ocasião. Procure um modelo que seja moderno e tenha um bom caimento.
    • Um belo par de jeans. As calças jeans escuras são a escolha mais comum, mas novamente, isso depende de seu estilo. Seja qual for sua escolha, lembre-se apenas de que sirva e realce suas qualidades. Não tenha medo de passar tempo procurando seu par de jeans ideal.
    • Blusas e cardigãs de cores lisas. Assim como as camisas, as blusas são itens de base em suas combinações. Você pode preferir blusas elegantes ou cardigãs vintage, mas tenha alguns (uns três ou mais) diferentes para compor com as outras peças.
    • Saias e vestidos fáceis de combinar; se vestidos e saias fazem parte do seu repertório, tenha ao menos um de cada em formato e cor versáteis, como uma saia lápis preta, ou um vestido envelope neutro.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Christina Santelli é proprietária e fundadora da Style Me New, um serviço de atualização de guarda-roupa em Tampa, Florida. Trabalha como estilista há mais de seis anos. Seu trabalho já foi apresentado em HSN, no Pacific Heights Wine and Food Festival e na Nob Hill Gazette.

    Invista em algumas peças de qualidade para compor seu guarda-roupa. A estilista e consultora de imagem Christina Santelli diz: "Vale a pena gastar um pouco a mais em uma calça jeans que fique ajustada em sua cintura e que seja feita de bom material. Também recomendo um bom blazer e um par de tênis confortáveis. Não subestime o poder de uma bolsa versátil e bem-feita. Você pode até usar calças joggers ou de moletom; se sua bolsa for boa, ainda parecerá uma pessoa estilosa."

  2. Roupas do tamanho certo, que realcem seus pontos fortes, são fundamentais para um estilo bem sucedido.
    • Para as roupas femininas, as calças não devem ser justas demais na cintura, nem muito curtas para a altura e não devem ter dobras ou sobras; a blusa deve estar bem alinhada com o tamanho nos ombros, não pode haver aberturas entre os botões da camisa, as mangas devem chegar até seu punho, no máximo e o tecido não pode sobrar em torno dos quadris. [2]
    • Para as roupas masculinas, as camisas devem estar perfeitamente alinhadas com os ombros, as mangas devem chegar até pouco abaixo do pulso, sem excesso de tecido, o corpo da camisa (especialmente se ela for de botões) deve seguir a forma da cintura e não deve ficar folgado nos lados. As calças não podem ser tão largas que fiquem soltas balançando ao redor da perna, nem tão justas que dê para ver os músculos das coxas; em vez disso, elas devem ser soltas o suficiente para sua perna caber dentro, sem puxar, apertar ou sobrar. Ternos devem ser alinhados com os ombros, para que a transição do ombro para o braço seja natural, sem sobrar ou faltar tecido. [3]
    • Quando quiser comprar roupas online, saiba suas medidas. Para os homens: as medidas necessárias são a altura, cintura e entreperna. Medir os quadris ajuda bastante. Para as mulheres, as medidas são altura, busto, cintura, quadril e entreperna. Sempre use uma tabela de medidas de costura para se medir, não confie só na fita métrica, pois há diferenças entre uma marca e outra. [4]
  3. Decida quais são as cores que lhe servem melhor de acordo com o tom de pele e cor dos olhos.
    • Um novo estilo que não o evidencie positivamente não será melhor do que o visual antigo.
    • Para saber quais são as melhores cores para você, leve um amigo de confiança para fazer compras e experimente os modelos em várias cores; seu amigo ajudará na decisão do que fica melhor em você.
  4. Acessórios ajudam a montar um visual exclusivo, portanto as peças certas para o seu estilo deixarão a roupa mais harmoniosa e alinhada com quem você é.
    • Eles também adicionam detalhes ao look, portanto pense na mensagem sutil que quer passar através deles antes de comprar. Por exemplo, acessórios podem conferir elegância discreta, ousadia ou irreverência à roupa como um todo.
    • A linha básica de acessórios é composta por cintos, bijuterias, chapéus, cachecóis, echarpes e óculos. Qualquer um destes itens, seja isoladamente ou com outras peças, podem mudar a área de atenção da roupa, adicionar um toque de cor ou transformar um visual casual em arrumadinho. Por isso, quando for comprar acessórios, seja estratégico. [5] .
  5. Assim que tiver coberto os pontos básicos do visual, comece a fazer seções diversificadas de composições, assim você terá facilmente roupas prontas à mão; por exemplo, roupas de trabalho, casuais, para ir à balada, para ir a encontros, etc. [6]
    • Evite comprar mais do mesmo. Não compre três blusas pretas, ou quatro camisetas brancas. Mesmo que não sejam idênticas, não há nenhum benefício em ter mais de uma peça igual. Isso deixará seu estilo monótono e ocupará espaços desnecessários.
    • Evite usar sempre a mesma cor. Não compre todas as roupas (ou mesmo a maioria delas) na mesma cor, senão logo você terá o armário da Mônica, só com vestidinhos vermelhos. Usar vários tons dentro da mesma cor não é um problema, só não use sempre a mesma cor.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo o novo estilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Enquanto junta mais e mais peças para seu guarda-roupas, tenha seu estilo fresco na memória.
    • Tenha seu próprio guia de estilo se precisar de inspiração visual, com imagens que tragam o seu ideal de imagem e possam guiar suas escolhas no dia-a-dia.
    • Faça uma lista do que está buscando. Chegar numa loja sem saber o que quer comprar é perda de tempo e você pode acabar comprando coisas desnecessárias, se arrepender e se frustrar depois. Com uma boa ideia do que está procurando, você poderá adicionar peças ao seu repertório com confiança e eficiência.
  2. Antes de escolher algo, tenha certeza de que ele pode ser usado com suas coisas, de que ele seja útil para o seu guarda-roupas.
    • Evite comprar coisas muito na moda do momento, que provavelmente não terão serventia na próxima estação e deixarão seu visual decadente. [7] .
    • Tenha uma boa mistura entre cores neutras e chamativas. Esse é um ótimo jeito de causar uma boa impressão com seu estilo.
    • Cada peça que escolher deverá cair bem com todos os seus looks.
  3. Para conseguir usar seu novo estilo ao máximo, compre com versatilidade, vá além das cores.
    • Os novos itens devem cair bem em você e conferir dinamismo ao guarda-roupa.
    • Se você estiver de olho em um artigo parecido com algo que já tem, não compre. Procure algo complementar e diferente do que tem ao mesmo tempo, para ter certeza de que seu visual não se resume a só uma configuração.
    • Quando quiser comprar blusas, pondere se uma em particular pode ser usada de modos diferentes e como parte de várias composições. Por exemplo, quando estiver escolhendo, pense em coisas como “Devo usar por dentro ou por fora da calça?” ou “Posso usar com camadas?” etc. quando escolher uma saia, pense “Posso usar com vários tipos de sapatos (botas, sapatilhas, rasteirinhas, tênis, etc.)?”, “Posso usar com blusas casuais e mais elegantes?” e “Posso jogar uma jaqueta por cima, para finalizar o visual?” [8]
    Publicidade

Dicas

  • Mais ou menos a cada cinco anos uma mudança no estilo é bem-vinda, para refletir quem você é agora e em que ponto da vida você está. [9]
  • Quando quiser experimentar vários estilos diferentes antes de escolher, tente pegar peças emprestadas com amigos que tenham um estilo próprio, para ver se combinam com você.
  • Lembre-se de que a chave não é quantidade e sim a qualidade e o dinamismo das peças. Não saia comprando pilhas e pilhas de roupas, compre artigos estratégicos, práticos e versáteis, que darão a impressão de que você tem um repertório enorme.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 612 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade