Baixe em PDF Baixe em PDF

Caminhar com elegância exige prática, mas dá para conseguir seguindo alguns passos simples. Preste muita atenção à sua postura e faça o possível para exibir uma linguagem corporal confiante. Se quiser fazer isso tudo de salto alto, escolha os sapatos certos para você, que tornem a sua caminhada mais natural.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Caminhando com a postura perfeita

Baixe em PDF
  1. O primeiro passo para dominar a postura para caminhar é deixar a cabeça sempre na sua posição natural, em vez de inclinada para frente ou para cima. Deixe o queixo sempre paralelo ao chão.
    • Preste atenção também para não projetar a cabeça para frente, o que acontece com quem anda de salto alto. Se notar que está fazendo isso, tente inclinar o corpo um pouco para trás e alinhar a cabeça com a coluna. [1]
  2. Tente projetá-los para baixo e para trás. Evite ficar corcunda ou elevá-los demais em direção às orelhas, mesmo quando estiver parada.
    • Se não souber direito o que fazer com os ombros, fique de pé contra uma parede. Projete-os para trás, até que eles toquem o muro, mas não a ponto de ter que tirar a coluna do apoio.
  3. Se exagerar, você pode acabar arqueando essa parte do corpo. Essa postura também não é ideal; relaxe um pouco! Deixe a coluna ereta ao máximo, sem que apareçam curvas óbvias nos ombros ou na região lombar.
    • O modo mais fácil de ver se a sua coluna está ereta é olhar para um espelho de corpo inteiro. O ideal é criar uma linha reta do pescoço até o cóccix. Se estiver arqueando as costas, você provavelmente vai ver que seu traseiro está projetado para trás.
  4. Elas são a base da sua postura; assim, devem ficar na posição correta quando você estiver caminhando. A postura certa não só dá um ar mais elegante, mas também ajuda a evitar problemas e dores na região. Para isso, a distância entre seus pés deve ser a mesma em relação aos seus ombros. Por fim, evite travar os joelhos.
  5. Eles são muito importantes para manter a postura correta. Tente contrair a barriga sempre que caminhar.
    • Se seus músculos abdominais não forem tão fortes, passe a praticar exercícios para fortalecê-los e melhorar sua postura.
  6. Para aperfeiçoar sua postura enquanto caminha, você vai ter que dedicar bastante tempo à prática. Se possível, filme a si mesma enquanto anda e, depois, assista ao vídeo com atenção para ver onde pode melhorar.
    • Você também pode equilibrar um livro na cabeça para treinar a postura. Quanto mais praticar, mais fácil e natural o movimento vai ficar.
  7. Além de sempre prestar atenção à própria postura, estude os movimentos dos outros. Se vir alguém que tenha uma caminhada ideal, tente aprender o possível pela observação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Caminhando com confiança

Baixe em PDF
  1. Você não precisa encarar todo mundo, mas não tenha medo de fazer um pouco de contato visual. Mesmo que a sua postura esteja perfeita, você não parecerá nada elegante se sempre olhar para o chão.
    • Se quiser, tente imaginar uma linha reta no chão e concentrar a sua atenção em um ponto distante. Assim, você caminha de forma mais retilínea, além de parecer que está olhando para frente, sem ter que se preocupar com o contato visual. [2]
  2. Nada estraga mais uma caminhada elegante que não saber o que fazer com as mãos. Quando caminhar, deixe os braços do lado do corpo e mexa-os só um pouco. Não os cruze, nem ponha as mãos nos bolsos ou toque seu cabelo e as roupas. Tudo isso pode deixar você com um aspecto ansioso e desconfortável. [3]
    • Encontre uma posição natural para seus braços. Você não precisa balançá-los com força, nem deixá-los rígidos, como se fosse um robô.
    • Se não conseguir deixar os braços do lado do corpo sem parecer um robô, ande com uma clutch. Assim, suas mãos vão ser mais úteis.
  3. Movimentos súbitos podem fazer você parecer nervosa e insegura, enquanto movimentos calmos e deliberados, por sua vez, podem ser elegantes e confiantes. [4]
    • Preste ainda mais atenção à velocidade da sua caminhada se estiver ansiosa. É fácil apertar o passo sem perceber. Quanto mais tranquila for com seus movimentos, mais natural vai ser a sua caminhada.
    • Tente andar com calma, mas não de modo artificial.
    • Se estiver de salto alto, é ainda mais importante ter calma na caminhada. Sua passada natural fica um pouco mais curta com esse tipo de calçado; assim, se tiver pressa, você vai ficar mais desengonçada e desequilibrada. [5]
  4. Você não precisa estampar um sorriso artificial o tempo todo, mas ter uma expressão agradável no rosto vai dar um ar mais confiante e elegante à sua caminhada. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escolhendo os calçados certos para caminhar

Baixe em PDF
  1. Se eles forem folgados demais, vai ser difícil andar; se forem muito apertados, você vai sentir tanta dor que a sua caminhada vai ficar bem estranha. Reserve um tempo para experimentar os sapatos nas lojas para ver se eles têm as dimensões ideais. [7]
    • Se os sapatos forem um pouco folgados, compre órteses para acolchoar o seu interior e evitar atrito. [8]
  2. Sapatos de salto alto têm vários tamanhos e formas. Para andar com elegância, escolha o par ideal para você. [9]
    • Comece com um salto menor e avance gradualmente aos maiores. Lembre-se de que nem todo mundo consegue se equilibrar em saltos tão altos — quem tem pés menores, por exemplo.
    • Sapatos com salto agulha são muito mais complicados; portanto, compre algo maior se não estiver acostumada.
    • Se seus tornozelos ficarem frouxos depois de usar salto alto, compre sapatos com alças.
    • Sapatos scarpin costumam ser menos confortáveis que as outras opções.
    • Não compre saltos plataforma, a menos que esteja acostumada a andar de salto alto.
  3. Andar de salto alto é um pouco difícil, e muitas mulheres acabam pagando mico quando não estão acostumadas. Antes de ir a público com esse tipo de calçado, reserve um tempo para treinar em casa. Siga estas dicas: [10]
    • Sempre ponha o calcanhar no chão primeiro quando for dar um passo.
    • Dê passos menores do que daria se estivesse com rasteirinhas ou afins.
    • Preste atenção a superfícies macias ou irregulares, que possam prender o salto.
  4. Dá para andar com elegância usando quase todo tipo de calçado, então não se sinta obrigada a usar salto alto. Se preferir rasteirinhas e afins, tente melhorar a sua postura e linguagem corporal com elas — e você vai ficar igualmente elegante.
    • Evite andar de chinelo, já que eles são muito barulhentos, atrapalham a postura e podem causar tropeços — o que não é nada elegante. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Amarre bem os cordões dos calçados para não tropeçar.
  • A prática leva à perfeição. Não desista!
  • Tente não fazer barulho enquanto caminha. Se não conseguir evitar, talvez o salto esteja alto demais para você.
  • Não tente imitar uma modelo no dia a dia, como se estivesse numa passarela. Esse tipo de caminhada é elegante em certa situações, mas fica estranho no corredor da escola ou no mercado, por exemplo.
  • Sempre preste atenção ao caminho à sua frente.
  • Não exagere na sua caminhada: não balance demais os quadris.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 188 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade